InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 [PROJETO] Tópico de normas para o fórum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

[PROJETO] Tópico de normas para o fórum Empty
MensagemAssunto: [PROJETO] Tópico de normas para o fórum   [PROJETO] Tópico de normas para o fórum Empty5/6/2014, 22:47

[PROJETO] Normas de conduta e dicas de boa convivência

Durante toda a existência dessa comunidade, ocorreram várias vezes casos de desentendimento entre membros ou de pessoas que causaram confusões na comunidade. Mas temos que ter em mente, a princípio, que a divergência de opiniões é algo totalmente normal. Como pessoas diferentes, essa é uma consequência natural da interação. Entretanto, nos casos em que as divergências e os conflitos ultrapassaram a fronteira do aceitável, ocasionando conflitos, a equipe da moderação logo tentava entrar em contato com as pessoas envolvidas para dialogar, amenizar o problema, e tentar recobrar a paz na comunidade.

Porventura, recentemente ficou claro que a administração e a moderação pode ser falha. Não conseguimos impedir certos problemas e desentendimentos, o que acabou afetando certas pessoas. E como nós não podemos voltar e tentar fazer o que deixamos de fazer, estamos tentando repensar os fatos e, a partir do aprendizado adquirido com eles, evitar que problemas semelhantes voltem a ocorrer no futuro.

A minha ideia em relação a isso é criar um conjunto de dicas de boa convivência e normas de conduta para que a moderação/administração possa ser mais ágil e incisiva em relação a futuros problemas que venham a ocorrer. Além disso, a criação de normas pré-avaliadas por todos vocês tiraria ainda mais do arbítrio da administração/moderação, já que nós faríamos ou deixaríamos de fazer em relação aos membros o que fosse pré-determinado aqui. Deem uma olhada e façam os julgamentos necessários.

Citação :

Título do tópico: Normas de conduta e dicas de boa convivência

A Comunidade Assexual A2 é um espaço para construção de conhecimento assexual e também para interação entre assexuais, e o nosso objetivo é manter um espaço pacífico que proporcione a melhor convivência possível entre os membros dessa comunidade. Porventura, sabemos que conflitos e desentendimentos podem existir, o que nos coage a manter um conjunto de regras para aplicar certas sanções se necessário. Mas antes de falar dessas regras e sanções, queremos compartilhar algumas dicas de boa convivência:

- O respeito ao próximo e às suas diferenças é fundamental. Por isso, ao discordar de alguém, evite extrapolar o plano da crítica de ideias para a crítica da pessoa por trás delas. A discussão de ideias é construtiva, a troca de ofensas não.

- A crítica pejorativa é destrutiva, pois além de não ajudar ninguém, serve apenas para gerar mágoa e angústia. Não existe erro em criticar, mas é essencial saber criticar de forma construtiva.

- Algumas formas de interação não são pertinentes de ocorrerem de forma pública. É preciso ter bom senso para saber o que deve ser dito publicamente ou não. Em qualquer caso, o fórum oferece um sistema de mensagens privadas entre os membros.

Normas de conduta

1- Troca de ofensas pessoais entre membros do fórum.
Sanção: inicialmente, ambas as partes envolvidas receberão uma notificação simples. Entretanto, caso o comportamento se repita, a depender da gravidade, poderá gerar uma segunda notificação ou uma suspensão de sete dias. Em outro caso de reincidência em curto prazo de tempo, ocorrerá a expulsão.

2- Criação de perfil com o objetivo exclusivo de perseguir membro do fórum ou de enviar spam para membros da comunidade.
Sanção: expulsão imediata.

3- Criação de tópico ou mensagem ofensiva ou explicitamente preconceituosa.
Sanção: exclusão do tópico ou mensagem e a notificação do membro. Em caso de repetição da conduta, haverá nova notificação ou suspensão de sete dias a depender da gravidade. Com a manutenção da conduta em curto prazo, haverá a expulsão.

No momento eu estou sem ideias para novas regras. Ideias?
E como esse é apenas um projeto, a aprovação dele ou não depende de vocês.

Daqui uma semana ou um pouco mais apareço novamente para ver o que vocês postaram e ver como faremos. Por isso, não estranhem meu sumiço para responder novamente nesse meu tópico. Acontece que além de eu estar bastante saturado com a quantidade de problemas recentes, eu também estou atolado de coisas para resolver na minha vida pessoal e não estou com tanto tempo disponível no momento. Peço desculpas por tudo isso, mas logo estarei de volta.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


[PROJETO] Tópico de normas para o fórum Empty
MensagemAssunto: Re: [PROJETO] Tópico de normas para o fórum   [PROJETO] Tópico de normas para o fórum Empty5/6/2014, 22:59

Acho que, infelizmente, demorou-se muito para serem criadas essas normas, que são imprescindíveis para o bom convívio em qualquer lugar.

Concordo com todas, sem exceção.

E ainda acrescentaria uma ou outra que vou formular melhor antes de postar aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
Léo
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Léo

Mensagens 1586
Inscrição 24/07/2013
Idade 105
Pensamento y1 = -√(1-x²) + √|x|, y2 = √(1-x²) + √|x|
Gênero : Masculino

[PROJETO] Tópico de normas para o fórum Empty
MensagemAssunto: Re: [PROJETO] Tópico de normas para o fórum   [PROJETO] Tópico de normas para o fórum Empty6/6/2014, 00:32

Hm... Acho que terei que discordar. Primeiro porque as regras são muito óbvias. Segundo que terá que definir o conceito de tudo que está aí, ou seja, não adiantaria para nada, continuaria a ter que "julgar" cada caso individualmente - o que já acontece. E terceiro porque me sentirei muito envergonhado de ter que passar a seguir regras de convivência que já existem, mas agora, será vergonhoso para a história deste fórum.

Lembremos, o fórum não tem quase 1000 usuários, ele tem no máximo 20-50. Essas regras são para 20-50 então.

As confusões que rolam aqui por vezes acontecem mesmo, mas É NORMAL. O máximo que acontece é dois membros se chocarem e os dois se auto explodirem - e quando isto acontece, não vemos mais os mesmos aqui, já fazem o trabalho de se auto-expulsar, na pior das hipóteses, é a união desses poucos membros que acabam tentando resolver os problemas. Se alguém violar qualquer uma dessas regras, o que acontecerá efetivamente? Nop, nadinha. É aqui (nos tópicos), que podemos resolver, essas regras são óbvias, se escrevê-las numa pedra, só vai afirmar nossa incapacidade de convívio comunitário aqui...

Já recebi muitos spam, a maioria deles é de namoros, mas é meio claro que a conta deve ser excluída, o ser deve ter mandado o mesmo texto para uns dez sites... Nem voltam... Sobre perseguição de membros, é a mesma ineficiência, a pessoa cria uma conta fake e vai ficar difícil criar outra? Nem deveriam perder tempo em fazer conta, o chat é público (:

Só queria destacar que isso será muito feio para o Fórum se for implantado, pois essas regras sempre existiram... Mas... Se preferirem..


Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


[PROJETO] Tópico de normas para o fórum Empty
MensagemAssunto: Re: [PROJETO] Tópico de normas para o fórum   [PROJETO] Tópico de normas para o fórum Empty6/6/2014, 01:15

Acho meio radical isso.

Essas coisas acontecem, é natural, até como o Léo mesmo disse.
Não dá pra tentar controlar a situação a todo o momento. E toda a ideia de supervisionamento do que é certo e do que é errado pode até limitar os membros. As pessoas evitarão escrever sobre o que pensam, acreditam. Deixarão de expressarem o que sentem para se excluírem, pensando se podem ofender alguém, se com isso serão punidas.
Tá certo que respeitar é algo que deve acontecer, além do mais por sermos uma comunidade... mas estabelecer isso como norma, acho meio fraco.

E sobre essas brigas na internet...
[PROJETO] Tópico de normas para o fórum Tumblr_mwgv0heOyc1qzft56o1_400

Acho que pra evitar é só não dar bola.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


[PROJETO] Tópico de normas para o fórum Empty
MensagemAssunto: Re: [PROJETO] Tópico de normas para o fórum   [PROJETO] Tópico de normas para o fórum Empty6/6/2014, 09:40

Léo, eu concordo com o que você escreveu, no sentido de ser algo óbvio.

Só que, infelizmente, o que é óbvio para mim, pode não ser para o outro. É como viver em sociedade. Ora, se você pensar, é óbvio que não se pode matar alguém, mas se faz necessário escrever isso e prever penas para tal feito. Claro que estou dando um exemplo extremo.  Não acho que seja vergonhoso para comunidade a criação dessas regrinhas. Eu mesma tive conflito com duas pessoas aqui e me senti meio perdida, não tinha um norte sobre os parâmetros de comportamento aqui dentro. Nas duas vezes consultei a administração sobre regras e se tais comportamentos meus e das outras pessoas eram aceitáveis e não obtive uma resposta (clara).

O que eu penso ser ofensivo - como opinarem sobre minha vida, por exemplo - outra pessoa acha que não é. E aí? O que é desrespeitoso para mim, não é para o outro - principalmente nas coisas mais sutis. Claro que a gama de situações é infinita. Mas com alguns princípios básicos estabelecidos, fica mais fácil pautar as atitudes. Não acho que ninguém deve temer postar nada, ainda mais com as regras definidas. Pelo contrário. Tenho plena convicção que esses nortes nos darão mais tranquilidade e impedirão outros conflitos.
Ir para o topo Ir para baixo
Léo
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Léo

Mensagens 1586
Inscrição 24/07/2013
Idade 105
Pensamento y1 = -√(1-x²) + √|x|, y2 = √(1-x²) + √|x|
Gênero : Masculino

[PROJETO] Tópico de normas para o fórum Empty
MensagemAssunto: Re: [PROJETO] Tópico de normas para o fórum   [PROJETO] Tópico de normas para o fórum Empty6/6/2014, 10:45

Sim, a ideia de criar normas que o Saulo exibiu neste tópico é muito interessante, nesses dia estava pensando 'hey! O fórum não tem 'regrinhas'! Que máximo! Rs ', também as acho necessárias, mas gostaria muito que essa ideia sempre pudesse ser adiada...adiada...adiada, para sempre, mas é só um 'sonho'. Que drama o meu na última mensagem...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


[PROJETO] Tópico de normas para o fórum Empty
MensagemAssunto: Re: [PROJETO] Tópico de normas para o fórum   [PROJETO] Tópico de normas para o fórum Empty6/6/2014, 20:13

Acho uma ótima ideia! sorrindo 

Concordo com os outros membros que comentaram que são regras óbvias e que se as pessoas tiverem o mínimo de educação e a mínima noção de respeito, cumprem isto naturalmente. MAS é assim, se alguém vier cá arranjar problemas, tem logo o aviso que o seu mau comportamento não fica impune. E acho que as faltas de educação de algumas pessoas são bem mais radicais do que estas regras.

Atenção, até agora não apanhei uma única pessoa a fazer um comentário maldoso nem nada disso, o pessoal aqui é infinitas estrelas, mas lá está, não acho bem que um dia apareça aí alguém a desestabilizar o bom ambiente que há aqui no fórum. É como diz no post, uma ofensa pode magoar bastante e nem quero imaginar como é que seria se alguém andasse por aqui a perseguir os membros... Credo!  chocado 
Ir para o topo Ir para baixo
Romântico
Admin
Admin
Romântico

Mensagens 2516
Inscrição 16/04/2014
Idade 46
Pensamento "O amor está acima da morte, assim como como o céu, do oceano" (Jean Baptiste Henri Lacordaire)
Gênero : Masculino

[PROJETO] Tópico de normas para o fórum Empty
MensagemAssunto: Re: [PROJETO] Tópico de normas para o fórum   [PROJETO] Tópico de normas para o fórum Empty6/6/2014, 20:19

Pra facilitar, vou postar em itens:

I) A iniciativa é ótima e já deveria ter sido tomada antes. Regras são necessárias em qualquer grupo com quantidade razoável de membros... e no Fórum já há quase mil cadastrados. Nem sempre dá pra resolver tudo na conversa. Basta notar que há quem reincida na conduta inadequada.

II) Desavenças ocorrerão, isso é natural... e a falha da Administração não está em impedir que ocorram, pois é impossível isso, mas sim em não existirem Punições pra quem extrapola os limites.

III) Como vc bem disse "É preciso ter bom senso para saber o que deve ser dito publicamente ou não. Em qualquer caso, o fórum oferece um sistema de mensagens privadas entre os membros."
Ou seja... quer interagir, mas não quer se expôr? Então, mande mensagem inbox, oras!
O Fórum foi feito pra DEBATER... postou em lugar público, então qualquer um(a) pode comentar a mensagem, desde que não haja ofensa. Isso é até óbvio, mas há quem não compreenda, por isso é bom que conste nas regras.

IV) Punições pré-estabelecidas facilitam para os Administradores. Se a cada confusão todos tiverem que analisar o caso, a demora ao agir transmitirá uma sensação de impunidade. Spammers, por exemplo, devem ser imediatamente banidos/as. De resto, pode ser elaborado um esquema assim:
1) infração leve = advertência
2) infração média ou reincidência na infração leve = suspensão (por uns 10 dias)
3) três infrações leves, duas médias ou uma grave = banimento

sorrindo


Visite o site oficial:
https://www.assexualidade.com.br


------

Confira os tópicos selecionados, na barra lateral direita do Fórum!
Ir para o topo Ir para baixo
http://vk.com/megasenaminhavida
 

[PROJETO] Tópico de normas para o fórum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» [PROJETO] Seja bem-vindo(a) ao fórum!
» Contribuição com o projeto da comunidade
» Tópico para SP
» Projeto Visibilidade Assexual 2014
» Fórum com mais dinâmica ... um enorme bolo para festejar!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Sobre o fórum e o site-