InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Manter contato visual

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Sha
Admin
Admin
Sha

Mensagens 656
Inscrição 30/03/2012
Idade 39
Pensamento "Nós temos que aprender que não somos isso que a sociedade diz que nós somos." Laércio Fonseca
Gênero : Feminino

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Manter contato visual   Manter contato visual Empty29/11/2016, 14:26

Vi em algum lugar um assexual dizendo que não consegue manter contato visual com a pessoa durante uma conversa e outras pessoas disseram que também tinham esse problema. Hoje teve uma publicação no Facebook sobre isso e resolvi postar aqui.

"Não é só timidez: partes do seu cérebro não funcionam direito enquanto você olha nos olhos de outra pessoa."
http://super.abril.com.br/comportamento/por-que-e-tao-dificil-manter-contato-visual-durante-uma-conversa/


Se ame, se cuide.  coração roxo

bandeira assexual Todos os links da Comunidade Assexual
linktr.ee/assexualidade

Figurinhas ace pro WhatsApp: Baixe o app Sticker.ly e busque por "Comunidade Assexual" ou 547PS6
Figurinhas ace pro Telegram: https://t.me/addstickers/assexualidade

Contato: assexualidade.com.br@gmail.com

⚠️ Nós não estamos no Discord
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.BabaDeAnimais.net
Léo
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Léo

Mensagens 1586
Inscrição 24/07/2013
Idade 105
Pensamento y1 = -√(1-x²) + √|x|, y2 = √(1-x²) + √|x|
Gênero : Masculino

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty29/11/2016, 14:52

Legal o link. Demais saber que as linguagens verbal e não verbal podem vir da mesma fonte no cérebro envergonhado

Eu até consigo manter contato visual enquanto converso com alguém, e acho que fica mais fácil "acertar" no discurso porque vc vai vendo a reação da pessoa, mas me sinto mais cansado, realmente.
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 33
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty29/11/2016, 16:10

Acho complicado alguém tentar associar isso a assexualidade, bem, tenho disso também mas é só quando eu olho pra alguém que eu gosto ou quando tô com vergonha :3
Ir para o topo Ir para baixo
Sha
Admin
Admin
Sha

Mensagens 656
Inscrição 30/03/2012
Idade 39
Pensamento "Nós temos que aprender que não somos isso que a sociedade diz que nós somos." Laércio Fonseca
Gênero : Feminino

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty29/11/2016, 17:39

Eu não associei, por isso não está na seção sobre assexualidade. piscando
Pode acontecer com qualquer um.


Se ame, se cuide.  coração roxo

bandeira assexual Todos os links da Comunidade Assexual
linktr.ee/assexualidade

Figurinhas ace pro WhatsApp: Baixe o app Sticker.ly e busque por "Comunidade Assexual" ou 547PS6
Figurinhas ace pro Telegram: https://t.me/addstickers/assexualidade

Contato: assexualidade.com.br@gmail.com

⚠️ Nós não estamos no Discord
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.BabaDeAnimais.net
Fernando
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Fernando

Mensagens 1592
Inscrição 30/03/2015
Idade 26
Pensamento When you lose small mind you free your life
Gênero : Masculino

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty29/11/2016, 19:37

Eu não gosto de contato visual. Tenho que me forçar para manter.


Última edição por Fernando em 11/12/2016, 18:44, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Bane
Novato(a)
Novato(a)
Bane

Mensagens 20
Inscrição 07/10/2016
Idade 35

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty29/11/2016, 21:25

eu escutei em um podcast que a dificuldade em manter contato visual está relacionada a ansiedade social, mas embora eu não consiga manter contato visual o meu problema está mais relacionado a concentração mesmo
Ir para o topo Ir para baixo
Jeeh
Sabido(a)
Sabido(a)
Jeeh

Mensagens 161
Inscrição 02/11/2016
Idade 30
Pensamento Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito. Clarice Lispector
Gênero : Feminino

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty30/11/2016, 01:14

Eu uso muito do contato visual quando quero ter uma conversa bem franca, ser extremamente clara e objetiva ou convencer alguém de alguma coisa. Mas, manter o contato visual por muito tempo me deixa um pouco desconfortável e até desconcentrada rs
Ir para o topo Ir para baixo
Bells
Sabido(a)
Sabido(a)
Bells

Mensagens 208
Inscrição 04/09/2016
Idade 30
Pensamento See the line where the sky meets the sea? It calls me
Gênero : Feminino

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty1/12/2016, 14:02

Eu tenho dificuldade. Acho cansativo e também fico com a impressão de que devo estar parecendo assustadora encarando a pessoa desse jeito HGIUDFHGIDFUHGIFDHGID
Ir para o topo Ir para baixo
Alis-
Sabido(a)
Sabido(a)
Alis-

Mensagens 279
Inscrição 01/09/2016
Idade 28
Pensamento Aprenda a enxergar. Perceba que tudo se conecta a tudo o resto.
Gênero : Feminino

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty1/12/2016, 16:07

Bane escreveu:
eu escutei em um podcast que a dificuldade em manter contato visual está relacionada a ansiedade social, mas embora eu não consiga manter contato visual o meu problema está mais relacionado a concentração mesmo

PODE estar relacionada sim, mas não é uma regra. Pessoas com ansiedade social tem dificuldade de manter contato visual, mas nem todo mundo que tem essa dificuldade tem ansiedade social. Às vezes é só timidez, ou vergonha, ou só dificuldade mesmo piscando



Também já tive essa dificuldade, mas a gente acostuma. Dependendo da pessoa dá até pra levar.
Ir para o topo Ir para baixo
Sheldon
Sabido(a)
Sabido(a)
Sheldon

Mensagens 306
Inscrição 11/09/2016
Idade 34
Gênero : Masculino

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty3/12/2016, 22:08

Bells escreveu:
Eu tenho dificuldade. Acho cansativo e também fico com a impressão de que devo estar parecendo assustadora encarando a pessoa desse jeito HGIUDFHGIDFUHGIFDHGID

[2]

nos olhos n me sinto bem ... focar no rosto blz, mas prefiro focar no além
Ir para o topo Ir para baixo
Alis-
Sabido(a)
Sabido(a)
Alis-

Mensagens 279
Inscrição 01/09/2016
Idade 28
Pensamento Aprenda a enxergar. Perceba que tudo se conecta a tudo o resto.
Gênero : Feminino

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty6/12/2016, 20:47

Sheldon escreveu:
Bells escreveu:
Eu tenho dificuldade. Acho cansativo e também fico com a impressão de que devo estar parecendo assustadora encarando a pessoa desse jeito HGIUDFHGIDFUHGIFDHGID

[2]

nos olhos n me sinto bem ... focar no rosto blz, mas prefiro focar no além

AMO conversar com pessoas sentada num banco de praça ou lugares assim. Você pode ficar só observando o movimento do lugar sem olhar pra pessoa, e não parece nem um pouco estranho hahahaha
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Fernando

Mensagens 1592
Inscrição 30/03/2015
Idade 26
Pensamento When you lose small mind you free your life
Gênero : Masculino

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty6/12/2016, 21:26

Alis- escreveu:
Sheldon escreveu:
Bells escreveu:
Eu tenho dificuldade. Acho cansativo e também fico com a impressão de que devo estar parecendo assustadora encarando a pessoa desse jeito HGIUDFHGIDFUHGIFDHGID

[2]

nos olhos n me sinto bem ... focar no rosto blz, mas prefiro focar no além

AMO conversar com pessoas sentada num banco de praça ou lugares assim. Você pode ficar só observando o movimento do lugar sem olhar pra pessoa, e não parece nem um pouco estranho hahahaha

É muito bom conversar assim.
Também gosto de conversar caminhando, simplesmente não dá para ficar olhando pro outro o tempo todo, além de que gosto de andar.


Última edição por Fernando em 11/12/2016, 18:42, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Alis-
Sabido(a)
Sabido(a)
Alis-

Mensagens 279
Inscrição 01/09/2016
Idade 28
Pensamento Aprenda a enxergar. Perceba que tudo se conecta a tudo o resto.
Gênero : Feminino

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty7/12/2016, 15:57

Fernando escreveu:
Alis- escreveu:
Sheldon escreveu:
Bells escreveu:
Eu tenho dificuldade. Acho cansativo e também fico com a impressão de que devo estar parecendo assustadora encarando a pessoa desse jeito HGIUDFHGIDFUHGIFDHGID

[2]

nos olhos n me sinto bem ... focar no rosto blz, mas prefiro focar no além

AMO conversar com pessoas sentada num banco de praça ou lugares assim. Você pode ficar só observando o movimento do lugar sem olhar pra pessoa, e não parece nem um pouco estranho hahahaha

É muito bom conversar assim.
Também gosto de conversar caminhando, simplesmente não dá para ficar olhando pro outro o tempo todo, além de que gosto de andar.

Eu também! ahahah gosto mais de caminhar com as pessoas do que ir em algum lugar (bar, restaurante, cinema, etc.) com elas. Pena que a maioria das pessoas prefere sair para algum lugar, e não só apenas sair para andar um pouco. A vida é sempre mais complicada pra gente que não se adapta aos padrões sociais.
Ir para o topo Ir para baixo
Jeeh
Sabido(a)
Sabido(a)
Jeeh

Mensagens 161
Inscrição 02/11/2016
Idade 30
Pensamento Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito. Clarice Lispector
Gênero : Feminino

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty19/12/2016, 13:54

Alis- escreveu:
Fernando escreveu:
Alis- escreveu:
Sheldon escreveu:
Bells escreveu:
Eu tenho dificuldade. Acho cansativo e também fico com a impressão de que devo estar parecendo assustadora encarando a pessoa desse jeito HGIUDFHGIDFUHGIFDHGID

[2]

nos olhos n me sinto bem ... focar no rosto blz, mas prefiro focar no além

AMO conversar com pessoas sentada num banco de praça ou lugares assim. Você pode ficar só observando o movimento do lugar sem olhar pra pessoa, e não parece nem um pouco estranho hahahaha

É muito bom conversar assim.
Também gosto de conversar caminhando, simplesmente não dá para ficar olhando pro outro o tempo todo, além de que gosto de andar.

Eu também! ahahah gosto mais de caminhar com as pessoas do que ir em algum lugar (bar, restaurante, cinema, etc.) com elas. Pena que a maioria das pessoas prefere sair para algum lugar, e não só apenas sair para andar um pouco. A vida é sempre mais complicada pra gente que não se adapta aos padrões sociais.

Eu também prefiro conversar caminhando tranquilamente ou mesmo em algum lugar que se tenha algo para observar e não ter de ficar encarando a pessoa, como a Alis disse. Fazer contato visual vez ou outra até vai para não parecer um completo estranho ou que está no mundo da lua HAUSHAUS mas ficar encarando ou ficar sendo encarada é desconfortável. Até porque se eu vou num barzinho ou pub é pra ver as bandas tocarem, não pra ficar conversando, assim como se vou no cinema é pra ver o filme e no restaurante pra comer língua rindo muito rindo muito rindo muito
Ir para o topo Ir para baixo
Sam
Admin
Admin
Sam

Mensagens 1756
Inscrição 03/04/2012
Idade 34
Gênero : Masculino

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty20/12/2016, 15:20

Eu concordo com o que vocês colocaram sobre o contato visual ser um pouco cansativo, mas a ausência dele é perturbadora (para mim).

Já conversaram com alguém usando óculos escuros? Eu fico totalmente perdido!
Por mais que o excesso de contato visual não seja confortável eu realmente preciso avaliar a expressão da pessoa enquanto falo para saber se devo continuar falando e qual a maneira mais apropriada (assim como o Léo falou).


"Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança" (Três Dias, Marcelo Camelo)


https://www.assexualidade.com.br/
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty20/12/2016, 23:20

Não acredito que haja uma relação entre assexualidade e contato visual não... ou melhor, me parecem coisas em que não há uma correlação muito clara.
Mas se você pensar que há uma parte de pessoas assexuais que possuem diagnóstico de Síndrome de Asperger e que pessoas Asperger tem dificuldade de manter contato visual na maioria das vezes, a tese me soa mais verossímil.
Ir para o topo Ir para baixo
Insolitus
Aprendiz
Aprendiz
Insolitus

Mensagens 99
Inscrição 02/07/2016
Idade 37
Pensamento É melhor ser feliz do que ter razão
Gênero : Masculino

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty23/12/2016, 02:45

Jeeh escreveu:
Alis- escreveu:
Fernando escreveu:
Alis- escreveu:
Sheldon escreveu:
Bells escreveu:
Eu tenho dificuldade. Acho cansativo e também fico com a impressão de que devo estar parecendo assustadora encarando a pessoa desse jeito HGIUDFHGIDFUHGIFDHGID

[2]

nos olhos n me sinto bem ... focar no rosto blz, mas prefiro focar no além

AMO conversar com pessoas sentada num banco de praça ou lugares assim. Você pode ficar só observando o movimento do lugar sem olhar pra pessoa, e não parece nem um pouco estranho hahahaha

É muito bom conversar assim.
Também gosto de conversar caminhando, simplesmente não dá para ficar olhando pro outro o tempo todo, além de que gosto de andar.

Eu também! ahahah gosto mais de caminhar com as pessoas do que ir em algum lugar (bar, restaurante, cinema, etc.) com elas. Pena que a maioria das pessoas prefere sair para algum lugar, e não só apenas sair para andar um pouco. A vida é sempre mais complicada pra gente que não se adapta aos padrões sociais.

Eu também prefiro conversar caminhando tranquilamente ou mesmo em algum lugar que se tenha algo para observar e não ter de ficar encarando a pessoa, como a Alis disse. Fazer contato visual vez ou outra até vai para não parecer um completo estranho ou que está no mundo da lua HAUSHAUS mas ficar encarando ou ficar sendo encarada é desconfortável. Até porque se eu vou num barzinho ou pub é pra ver as bandas tocarem, não pra ficar conversando, assim como se vou no cinema é pra ver o filme e no restaurante pra comer língua rindo muito rindo muito rindo muito

Eu também rindo muito rindo muito , esses contratos sociais são complicados demais para o meu tico e teco rindo muito

front escreveu:
Não acredito que haja uma relação entre assexualidade e contato visual não... ou melhor, me parecem coisas em que não há uma correlação muito clara.
Mas se você pensar que há uma parte de pessoas assexuais que possuem diagnóstico de Síndrome de Asperger e que pessoas Asperger tem dificuldade de manter contato visual na maioria das vezes, a tese me soa mais verossímil.

Sim, no meu caso é bem por aí mesmo, um dos motivos de eu decidir encarar terapia é uma certa desconfiança de que eu tenho Asperger ou algo assim. Contato visual realmente me incomoda, mas ficar olhando pro além acaba incomodando as pessoas ao meu redor. Daí eu preciso achar um meio termo chateado .
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty23/12/2016, 07:05

Insolitus escreveu:
Sim, no meu caso é bem por aí mesmo, um dos motivos de eu decidir encarar terapia é uma certa desconfiança de que eu tenho Asperger ou algo assim. Contato visual realmente me incomoda, mas ficar olhando pro além acaba incomodando as pessoas ao meu redor. Daí eu preciso achar um meio termo chateado .

Eu tenho este diagnóstico há uns anos e terapia ajudou bastante.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty11/1/2017, 15:20

Prefiro não manter o contato visual, me sinto incomodada, mas consigo manter o contato se for preciso. Só que algumas vezes acabo viajando na maionese no que a pessoa está dizendo (quando o assunto é chaa...aato, ou estou muito nervosa) porque lá dentro de minha cabeça eu estou dizendo  "olhe nos olhos dela, olhe nos olhos dela, olhe nos olhos dela, parecerá que vc é confiante, está calma e importa com o que ela está dizendo" AHAHAHAHHA
(só que isso de ficar viajando pode trazer alguns problemas, por exemplo, afirmar que prestei atenção no que o dentista/médico me disse, e mais tarde ter que ligar e perguntar o que era mesmo para fazer ;p)
Ir para o topo Ir para baixo
Sheldon
Sabido(a)
Sabido(a)
Sheldon

Mensagens 306
Inscrição 11/09/2016
Idade 34
Gênero : Masculino

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty11/1/2017, 16:37

sobre viajar, eu vivo em outro mundo, não basta muita conversa pra eu ficar "offline"
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty11/1/2017, 19:26

O pior é que quando é o oposto (eu falando sobre um assunto que gosto, geralmente séries, livros, doenças "estranhas" ou mentais, etc), algumas pessoas nem se esforçam para, pelo menos, fingir que estão interessadas (como eu faço por elas) e normalmente mudam de assunto para algo que eu não me interesso (como festas, bebidas, "esquemas" ~assuntos que normalmente são repetitivos)
Ir para o topo Ir para baixo
ju2017
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
ju2017

Mensagens 5
Inscrição 08/01/2017
Idade 44
Gênero : Feminino

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty11/1/2017, 21:05

Interessante o link. Isso explica porque acho fácil manter contato visual quando estou ouvindo, mas preciso desviar o olhar frequentemente quando estou falando.

Sobre "viajar", também acontece com frequência comigo. Esforço-me para me concentrar e mantenho contato visual, mas há momentos que fico totalmente "offline" e perco várias frases durante a conversa. Já quando o assunto é sobre algo que muito me interessa, não tenho dificuldades para manter a atenção plena, desde que a pessoa não seja excessivamente prolixa.
Ir para o topo Ir para baixo
rodrigoas9
Aprendiz
Aprendiz
rodrigoas9

Mensagens 109
Inscrição 22/11/2012

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty11/1/2017, 21:11

que eu saiba quem não mantêm contato visual e tem o "olhar perdido" são os aspergers
Ir para o topo Ir para baixo
rodrigoas9
Aprendiz
Aprendiz
rodrigoas9

Mensagens 109
Inscrição 22/11/2012

Manter contato visual Empty
MensagemAssunto: Re: Manter contato visual   Manter contato visual Empty11/1/2017, 21:21

sim manter contato visual o tempo todo é cansativo, o certo é vc manter o contato visual de maneira natural sem forçar, como disseram acima sempre dizem "se vc manter o contato visual em uma entrevista de emprego parecerá confiante" eu acho que há um exagero, eu acho q vc tem que manter contato visual de forma natural e não o tempo todo para não parecer forçado
Ir para o topo Ir para baixo
 

Manter contato visual

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Dificuldade em manter relacionamentos (homor)românticos
» Novo visual do fórum
» Entrevista sobre assexualidade
» Mapa de assexuais no Brasil
» Como foi o primeiro contato de vocês com o amor?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Miscelânea-