InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Como sua religião entende a assexualidade?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Phili
Sabido(a)
Sabido(a)
Phili

Mensagens 156
Inscrição 28/06/2018
Idade 31
Gênero : Feminino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty21/9/2018, 17:09

Procurei aqui no fórum os tópicos sobre religião e vi que bastante gente respondeu que faz parte de alguma religião organizada ou que tem alguma fé, apesar de não ser membro de qualquer denominação.

A pergunta que ficou pra mim foi como a sua religião entende a assexualidade? Para quem congrega em algum templo/igreja/grupo religioso, como as pessoas agem ou vocês esperam que ajam a respeito desse assunto? Sua religião tende a ser sexo positiva (vê o sexo como uma coisa boa, havendo ou não regras sobre as formas de praticar) ou não? Seria anti-natural na sua religião?

São muitas perguntas, por isso, apesar de ser uma enquete, achei melhor fazer da maneira qualitativa, com respostas por extenso ao invés das opções para marcar.

Fiquem livres para estender o tema, mas a idéia aqui é entender como a religião de vocês compreende a assexualidade, em um primeiro momento, pra depois discorrermos sobre o que nós pensamos a respeito disso.

Enfim, vamos ver no que dá coração roxo
Ir para o topo Ir para baixo
Sam
Admin
Admin
Sam

Mensagens 1756
Inscrição 03/04/2012
Idade 34
Gênero : Masculino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty21/9/2018, 18:31

Interessante, nunca tinha parado pra pensar na assexualidade sob a ótica de uma religião.
Sei que algumas religiões são abertas a diversas variações de sexualidade, mas ainda não vi nenhuma citar a assexualidade.

Phili escreveu:
Enfim, vamos ver no que dá coração roxo

Vamos lá!


"Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança" (Três Dias, Marcelo Camelo)


https://www.assexualidade.com.br/
Ir para o topo Ir para baixo
lhf01
Novato(a)
Novato(a)
lhf01

Mensagens 20
Inscrição 05/09/2018
Idade 36
Gênero : Masculino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty21/9/2018, 20:52

Não tinha parado para pensar sobre isso. Eu sou Umbandista a mais de 7 anos (porém só me entendi assexual a uns dois meses) e nunca li nada a respeito dentro da literatura umbandista. O que eu sei: Na Umbanda o sexo é algo bem importante e sagrado (o simbolo de Exú é o falo - aliás as linhas de esquerda - Exús e Pomba Giras - tem uma forte ligação com a energia sexual). Por outro lado é bem comum na Umbanda antes de rituais religiosos haver os preceitos, dentre eles a abstinência sexual (pois há uma visão que no sexo - mesmo sendo um ato sagrado - há uma troca de energia muito intensa - além de um gasto de energia - que atrapalha os rituais religiosos).

Porém, ao menos nos terreiros sérios, nenhum tipo de sexualidade é recriminada, muito pelo contrário, todos são estimulados a serem quem são (diga-se de passagem no meu antigo terreiro já teve até casamento de um casal de homens). Com base nisso eu acho que, apesar do sexo ser algo importante não acho que a Umbanda entenda a assexualidade como algo ruim (pois assim como a Umbanda não recrimina a homossexualidade não há motivo para recriminar qualquer "outra letra da sigla" (LGBT+).
Porém precisaria mandar mensagens para mais pessoas para uma discussão (existem dois canais de Umbanda grande vou ver se alguns dos dirigentes donos desses canais fariam um vídeo sobre o assunto)

Ir para o topo Ir para baixo
Tenente Dan
Aprendiz
Aprendiz
Tenente Dan

Mensagens 70
Inscrição 23/06/2017
Idade 23
Pensamento ...Now she walks through her sunken dream, to the seat with the clearest view, then she's hooked to the silver screen. But the film is saddening bore, 'cause she lived it ten times or more...
Gênero : Masculino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty22/9/2018, 22:02

Chico Xavier disse numa vez numa entrevista que ser homossexual, bissexual ou assexual não era ser anormal (ele disse isso antes da criação do termo, pensem oq quiserem sobre isso), já vi o vídeo dessa entrevista aqui no fórum em algum lugar, vou procurar pra vocês, já posto aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
Tenente Dan
Aprendiz
Aprendiz
Tenente Dan

Mensagens 70
Inscrição 23/06/2017
Idade 23
Pensamento ...Now she walks through her sunken dream, to the seat with the clearest view, then she's hooked to the silver screen. But the film is saddening bore, 'cause she lived it ten times or more...
Gênero : Masculino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty22/9/2018, 22:06



Tá aí a entrevista, eu não lembrava direito oq ele havia dito mas achei interessante que quando ele cita a heterossexualidade ele diz: "sexualidade dita normal"
Ir para o topo Ir para baixo
Chantilly
Novato(a)
Novato(a)
Chantilly

Mensagens 23
Inscrição 31/08/2018
Idade 22
Pensamento “ Saio em busca de um grande talvez.. "
Gênero : Feminino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty24/9/2018, 13:33

Eu cresci em uma igreja evangelica, ao qual não estou indo mais (Devido a minha opinião pessoal sobre como as coisas funcionam la dentro) e pelo que eu ouvi e vi, ao menos no meu caso, falar sobre sexo ou coisas relacionadas a isso era visto como um "Tabu", como se fosse algo proibido. E isso claro, incluia a orientação sexual e romantica, e apenas depois que eu sai da igreja e pude pesquisar sobre que eu comecei a descobrir onde eu me encaixava e porque de eu me sentir de tal forma em relação a tal coisa.. Mas creio que, se fosse hoje falar sobre isso com pessoas de la, ou tentar comenta, a maioria não vai saber nem que existia, e as poucas que souberem, devem considerar como algo "anormal" ou mal-visto perante a Deus (Oque acho estranho pois, na biblia mesmo, não diz relatos que Jesus teve nenhuma pratica sexual e nem por isso foi mal visto pela comunidade atual, muito pelo contrario). Mas isso varia de pessoa pra pessoa, e eu não vejo nada disso como algum tipo de pecado ou algo a ser julgado por qualquer religião, pois como bem sabemos, não escolhemos ser assim. E também acredito sim que pessoas que sejam da comunidade lgbt possam ter alguma religião, principalmente a cristã, que por muitas das vezes acaba tendo uma visão distoricida de como as coisas realmente são. Penso que muitos da comunidade, antes de se assumirem realmente, praticavam alguma religião mas devido ao medo de julgamento (ou outra situação.. ) das pessoas, acabou assumindo outra posição em relação a isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Sam
Admin
Admin
Sam

Mensagens 1756
Inscrição 03/04/2012
Idade 34
Gênero : Masculino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty25/9/2018, 04:07

Tenente Dan escreveu:


Bem interessante.
Fico feliz por ouvir essa opinião.

Uma pergunta: você tem alguma ideia do ano em que essa entrevista foi gravada?


"Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança" (Três Dias, Marcelo Camelo)


https://www.assexualidade.com.br/
Ir para o topo Ir para baixo
Quino
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Quino

Mensagens 7
Inscrição 14/09/2018

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty25/9/2018, 06:31

Grande parte das religiões pregam que o ser humano deve procriar para garantir a perpetuação da espécie (algo visto na biologia tbm), e como um assexual pode ter filhos... não acho que possa ser visto como um “monstro da natureza”, já que a própria Natureza não eh perfeita e existem humanos que não podem gerar filhos mesmo que queriam.
De acordo com a TEORIA...
Creio que nas religiões cristãs, Cristo ama igualmente as pessoas... ser LGBTA+ não está como algo que pode condenar alguém, pois essa força maior não julga você pela sua orientação, julga pela suas ações, sua personalidade, etc.
Espiritismo já trabalha com o livre arbítrio, prega que você eh livre para fazer as suas escolhas, afinal, você está na terra para fazer o bem ou o mal, e um bom espírita não deve julgar.
Infelizmente, eu não tenho conhecimentos sobre outras religiões. Mas de um modo geral, raramente elas trabalham com o tema de ser assexual, visto que eh algo que começou a se espalhar recentemente.


Enviado pelo Topic'it
Ir para o topo Ir para baixo
Tenente Dan
Aprendiz
Aprendiz
Tenente Dan

Mensagens 70
Inscrição 23/06/2017
Idade 23
Pensamento ...Now she walks through her sunken dream, to the seat with the clearest view, then she's hooked to the silver screen. But the film is saddening bore, 'cause she lived it ten times or more...
Gênero : Masculino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty25/9/2018, 10:06

Sam escreveu:
Uma pergunta: você tem alguma ideia do ano em que essa entrevista foi gravada?

Me surpreendi agora, pelo que eu pesquisei isso foi na ida dele no programa Pinga Fogo em 1971
Ir para o topo Ir para baixo
lhf01
Novato(a)
Novato(a)
lhf01

Mensagens 20
Inscrição 05/09/2018
Idade 36
Gênero : Masculino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty25/9/2018, 10:19

Foi no programa Pinga Fogo de 1971 sim.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel F.S
Aprendiz
Aprendiz
Gabriel F.S

Mensagens 119
Inscrição 09/02/2018
Idade 26
Pensamento Não confunda paixão com amor ! ! !
Gênero : Masculino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty27/9/2018, 20:12

Sou cristão e pelo que aprende sobre os ensinamentos cristão levando como base sempre a bíblia e não opiniões de pastores, não ah nenhum tipo proibição da pratica do sexo "com tanto que não seja antes do casamento" e nem aqueles que optam por não praticar, acho que é ate visto com bons olhos as pessoas que se definem ace.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel F.S
Aprendiz
Aprendiz
Gabriel F.S

Mensagens 119
Inscrição 09/02/2018
Idade 26
Pensamento Não confunda paixão com amor ! ! !
Gênero : Masculino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty27/9/2018, 20:20

Quino escreveu:
Grande parte das religiões pregam que o ser humano deve procriar para garantir a perpetuação da espécie (algo visto na biologia tbm), e como um assexual pode ter filhos... não acho que possa ser visto como um “monstro da natureza”, já que a própria Natureza não eh perfeita e existem humanos que não podem gerar filhos mesmo que queriam.
De acordo com a TEORIA...
Creio que nas religiões cristãs, Cristo ama igualmente as pessoas... ser LGBTA+ não está como algo que pode condenar alguém, pois essa força maior não julga você pela sua orientação, julga pela suas ações, sua personalidade, etc.
Espiritismo já trabalha com o livre arbítrio, prega que você eh livre para fazer as suas escolhas, afinal, você está na terra para fazer o bem ou o mal, e um bom espírita não deve julgar.
Infelizmente, eu não tenho conhecimentos sobre outras religiões. Mas de um modo geral, raramente elas trabalham com o tema de  ser assexual, visto que eh algo que começou a se espalhar recentemente.


Enviado pelo Topic'it

Mas ser assexual não significa que vc não possa ter filhos
Ir para o topo Ir para baixo
Dominic
Aprendiz
Aprendiz
Dominic

Mensagens 106
Inscrição 16/01/2018
Idade 25

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty27/9/2018, 21:10

Sou cristã e na minha igreja a assexualidade é bem aceita. Não usam o termo assexualidade, mas falam de pessoas que não sentem atração e aconselham que estas não se casem com sexuais pq segundo eles, não daria certo. Enfim...
Ir para o topo Ir para baixo
Nephilim
Sabido(a)
Sabido(a)
Nephilim

Mensagens 256
Inscrição 21/01/2017
Idade 23
Pensamento "I'm made of love and it's stronger than you!"
Gênero : Feminino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty30/9/2018, 17:24

Mesmo as pessoas de uma mesma religião têm opiniões diferentes sobre algo. Assim como têm cristãos que não descriminam a homofobia e dizem que não é errada, existem cristãos que dizem que é pecado.
Poucas pessoas podem falar em nome de uma religião inteira, então eu acho que é mais sobre como enxergamos a assexualidade através da nossa religião e da religião do outro.
Mas bem legal você ter começado essa discussão. Acho que muitos assexuais têm dúvidas sobre como tal religião vê a falta de desejo por sexo.
Ir para o topo Ir para baixo
Belle Baudin
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Belle Baudin

Mensagens 6
Inscrição 02/11/2018
Idade 28
Gênero : Feminino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Ficou um pouco grande   Como sua religião entende a assexualidade? Empty13/11/2018, 18:32

Phili escreveu:
A pergunta que ficou pra mim foi como a sua religião entende a assexualidade? Para quem congrega em algum templo/igreja/grupo religioso, como as pessoas agem ou vocês esperam que ajam a respeito desse assunto? Sua religião tende a ser sexo positiva (vê o sexo como uma coisa boa, havendo ou não regras sobre as formas de praticar) ou não? Seria anti-natural na sua religião?

Sou evangélica de um grupo de igrejas que tem por todo país. É uma igreja no geral bem tradicional e conservadora, mas particularmente a minha é um pouco menos. Inclusive algumas semanas atrás minha igreja sediou (junto com um grupo de jovens missionários não-denominacionais) várias palestras sobre sexualidade.

Até onde eu sei devem levar a assexualidade de boa como se fosse celibatário mesmo. Há vários celibatários na bíblia e até na história da igreja (que também poderiam ser assexuais, vai se saber). Devem pensar como um celibato-não-optativo. Mas condenam a homossexualismo, a masturbação, adultério, sexo fora do casamento... Consequentemente condenam algumas subdivisões da comunidade assexual.

Acho que agiriam primeiramente de forma negativa a respeito. E mesmo que não fosse com palavras, seria com expressões não verbais. Na verdade, ás vezes, já parecem meio negativos quanto ao celibato. Porque minha igreja é bem voltada para famílias. Aí, se você ameaça isso... Mesmo dizendo que pode ser vontade de Deus que seja assim! (Já li livros a respeito de celibato). Que não vai haver relacionamentos, casamento ou filhos ficarão no mínimo irritados, pois veja bem: a maioria dos projetos está voltada para famílias (de um pai, uma mãe e filhos). E vivem na cabeça que todo mundo é igual a eles. Não criam imagens mentais para tais situações não programadas.

Vou ilustrar com uma situação que eu vivi ano passado. Não sei o motivo, mas é frequente as pessoas me perguntarem se eu tenho namorado e depois se eu já tive. E ficam assustadas quando eu sinceramente digo que não para as duas perguntas.  chateado  Isso também acontece com vocês!?
Eu estava numa festa de 15 anos de uma menina da minha igreja, quando um pastor me fez essas mesmas perguntas na frente dos meus pais - só estávamos nós quatro na mesa - Eu disse não e depois ele respondeu: "Nossa! Esse é meu sonho para as minhas filhas" - E ele tem duas.
Não demorou muito para a esposa dele saber disso. E na semana seguinte, achar um momento que estávamos a sós para me encurralar com toda sorte de perguntas: "Mas você já beijou? Mas você já ficou? Pegou? Mas você já gostou de alguém? Você está me falando a verdade ...? - O fato era que ela, que casou aos 17 anos, não conseguia acreditar que era possível existir alguém na minha idade (ou beleza  óculos ) que nunca tenha nem beijado, e fazia essas perguntas num tom de "você-está-mentindo", o que me irritou profundamente. Eu senti raiva  bravo  e tristeza  chorando muito  ao mesmo tempo.


E, francamente, eu me sinto deslocada quando vou lá no grupo de jovens, pois são em maioria casais de namorados, ou casados, da minha idade lá. E eu sozinha como sempre. Ás vezes eu queria só ter um namorado só para me encaixar (Não só na igreja, em outros locais também) e não ter de explicar também o porquê não quero ninguém. E vocês sabem, ver aquelas caras meio retorcidas de "não-entendi" ou "você-deve-ter-problemas-psicológicos".

Acredito que sejam sexo positivos, que sexo é algo bom, criado por Deus, apesar de haver divergências quanto a parte "não ter regras sobre as formas de praticar". Já ouvi pastor dizendo que havendo consentimento de ambas as partes dentro do casamento tudo é lícito, e outros que preferem que tenha regras.

Antes de conhecer o termo "assexual" eu já aceitava um pouquinho isso, pois tem a seguinte passagem bíblica: "Então os fariseus saíram e começaram a planejar um meio de enredá-lo em suas próprias palavras. Enviaram-lhe seus discípulos juntamente com os herodianos [...] Naquele mesmo dia, os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão:
"Mestre, Moisés disse que se um homem morrer sem deixar filhos, seu irmão deverá casar-se com a viúva e dar-lhe descendência. Entre nós havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu. Como não teve filhos, deixou a mulher para seu irmão. A mesma coisa aconteceu com o segundo, com o terceiro, até o sétimo. Finalmente, depois de todos, morreu a mulher. Pois bem, na ressurreição, de qual dos sete ela será esposa, visto que todos foram casados com ela?"
Jesus respondeu: "Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em casamento; mas são como os anjos no céu.
[...]" Mateus 22:15-46

Na minha interpretação acho que assexuais são como os anjos, ou melhor, que o espírito não tem sexo ou até mesmo gênero, só enquanto está no corpo que se possui isso, depois que morre não tem tanta diferenciação.
Ir para o topo Ir para baixo
Nephilim
Sabido(a)
Sabido(a)
Nephilim

Mensagens 256
Inscrição 21/01/2017
Idade 23
Pensamento "I'm made of love and it's stronger than you!"
Gênero : Feminino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty13/11/2018, 20:18

Tenente Dan escreveu:


Tá aí a entrevista, eu não lembrava direito oq ele havia dito mas achei interessante que quando ele cita a heterossexualidade ele diz: "sexualidade dita normal"
Eu acredito que o Espiritismo de maneira geral aceite bem a diversidade sexual das pessoas. É uma doutrina bem promissora no Brasil, vejo cada vez mais gente se interessando.
Ir para o topo Ir para baixo
Cindy_SP
Novato(a)
Novato(a)
Cindy_SP

Mensagens 22
Inscrição 30/10/2018
Idade 38
Pensamento ..."Stop searching and start believing"...
Gênero : Feminino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty14/11/2018, 22:44

No catolicismo, pelo que entendo, existem dois caminhos: a vocação religiosa (consagração) ou matrimonial... Como o sexo antes do casamento é considerado pecado, somos encorajados a namorar de forma casta (sem sexo), e casar somente após conhecer bastante a pessoa durante o namoro. E aí sim, formar uma família...

Na Bíblia, o apóstolo Paulo diz em em 1 Coríntios 7:7-8: “Porque queria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.”

Nunca ouvi tratarem sobre assexualidade diretamente na igreja, mas a pessoa que não é casada e se mantém casta, é bem vista. Apenas percebo que há um direcionamento dessa pessoa "celibatária" para a vida religiosa, caso ela se manifeste a alguém da comunidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Sam
Admin
Admin
Sam

Mensagens 1756
Inscrição 03/04/2012
Idade 34
Gênero : Masculino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty15/11/2018, 09:39

Belle Baudin escreveu:
Vou ilustrar com uma situação que eu vivi ano passado. Não sei o motivo, mas é frequente as pessoas me perguntarem se eu tenho namorado e depois se eu já tive. E ficam assustadas quando eu sinceramente digo que não para as duas perguntas.  chateado  Isso também acontece com vocês!?
Eu estava numa festa de 15 anos de uma menina da minha igreja, quando um pastor me fez essas mesmas perguntas na frente dos meus pais - só estávamos nós quatro na mesa - Eu disse não e depois ele respondeu: "Nossa! Esse é meu sonho para as minhas filhas" - E ele tem duas.
Não demorou muito para a esposa dele saber disso. E na semana seguinte, achar um momento que estávamos a sós para me encurralar com toda sorte de perguntas: "Mas você já beijou? Mas você já ficou? Pegou? Mas você já gostou de alguém? Você está me falando a verdade ...? - O fato era que ela, que casou aos 17 anos, não conseguia acreditar que era possível existir alguém na minha idade (ou beleza  óculos ) que nunca tenha nem beijado, e fazia essas perguntas num tom de "você-está-mentindo", o que me irritou profundamente. Eu senti raiva  bravo  e tristeza  chorando muito  ao mesmo tempo.
 

Nossa, realmente dá para ficar bem irritado!
Quando mais novo, também passava por estes interrogatórios. No início eu respondia a tudo e me sentia muito mal, como se tivesse traído a mim mesmo por ter me aberto contra minha vontade, me passar por alguém que está mentindo ou ainda, passivamente ser alvo de chacota.
Então aprendi a me recusar a falar. Se a pessoa insiste a reação dependia: se fosse uma pessoa a quem eu devia grande respeito, fingia estar me divertindo e achando a situação muito engraçada; se fosse outra pessoa eu dizia logo que não dei nenhum tipo de liberdade para que aquelas perguntas fossem feitas.

Cindy_SP escreveu:
No catolicismo, pelo que entendo, existem dois caminhos: a vocação religiosa (consagração) ou matrimonial... Como o sexo antes do casamento é considerado pecado, somos encorajados a namorar de forma casta (sem sexo), e casar somente após conhecer bastante a pessoa durante o namoro. E aí sim, formar uma família...

Na Bíblia, o apóstolo Paulo diz em em 1 Coríntios 7:7-8: “Porque queria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.”

Nunca ouvi tratarem sobre assexualidade diretamente na igreja, mas a pessoa que não é casada e se mantém casta, é bem vista. Apenas percebo que há um direcionamento dessa pessoa "celibatária" para a vida religiosa, caso ela se manifeste a alguém da comunidade.

Eu não saberia colocar dessa forma. Cresci no catolicismo e concordo com o que escreveu!


"Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança" (Três Dias, Marcelo Camelo)


https://www.assexualidade.com.br/
Ir para o topo Ir para baixo
Docinho
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Docinho

Mensagens 6
Inscrição 24/01/2018
Idade 30
Gênero : Feminino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty16/11/2018, 15:02

Minha religião vê como algo natural.

Aqui umna entrevista do Chico falando sobre isso.

Ir para o topo Ir para baixo
Kaca
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Kaca

Mensagens 6
Inscrição 18/11/2018
Idade 39
Pensamento Antes só que mal acompanhada
Gênero : Feminino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: As religiões não estão preparadas para isso   Como sua religião entende a assexualidade? Empty18/11/2018, 18:08

Penso que nem a ciência ainda conseguiu explicar de uma maneira razoável a Assexualidade ou qualquer coisa referente ao universo LGBT, imagina a religião que se baseia em crescer e multiplicar?

Nada contra, claro, sou espirita desde os 15 e Chico Xavier era ''assexual''. Termo que na época em que ele informou não sentir desejo, não existia para classificar os seres humanos.

A maioria das religiões pregam ou celibatário como prova de fé em Jesus visto que ele *historicamente era celibatário ou a monogamia.

Ainda não vou pensar a fundo sobre esse tema pois como me descobri ace há pouco tempo, ainda tenho que me adaptar á essa nova realidade para depois me preocupar realmente sobre o que a espiritualidade pensa sobre a assexualidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Sam
Admin
Admin
Sam

Mensagens 1756
Inscrição 03/04/2012
Idade 34
Gênero : Masculino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty20/11/2018, 20:23

Fusão de tópicos realizada!
A usuária foi notificada dessa ação através de MP.

Kaca escreveu:
Nada contra, claro, sou espirita desde os 15 e Chico Xavier era ''assexual''. Termo que na época em que ele informou não sentir desejo, não existia para classificar os seres humanos.

Minha intenção não é dizer que você está errada. Já vi uma linha do tempo envolvendo os acontecimentos mais relevantes do estudo da assexualidade. Para não confiar totalmente nessas informações recorri também a dicionários que mostram a data em que o termo foi cunhado.

- 1820–30: o termo assexual é criado (não estou certo se esse termo era usado para classificar pessoas, provavelmente não);
- 1869: primeiro trabalho com menção a assexuais.

Desde então vários outros trabalhos foram publicados utilizando diversas terminologias, como monossexuais ou grupo X, por exemplo. A fonte que eu tenho disponível é vaga sobre a data exata em que "assexuais" foi de fato usado para designar seres humanos. Pretendo pesquisar isso e trazer na forma de um tópico ou algum texto.


"Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança" (Três Dias, Marcelo Camelo)


https://www.assexualidade.com.br/
Ir para o topo Ir para baixo
Hinagiku
Sabido(a)
Sabido(a)
Hinagiku

Mensagens 408
Inscrição 18/05/2016
Idade 37
Pensamento "Tudo é Um e Um é Tudo"
Gênero : Feminino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty12/12/2018, 17:42

Conversei com uma moça muçulmana num forum desses de amizade. E um certo dia ela me contou q na cultura islâmica, o casamento é muito importante e que tanto os rapazes quanto as moças devem se preservar antes do casamento. As famílias escolhem juntas os pretendentes, numa lista com fotos em que os jovens devem escolher com quem queiram se casar. Se tudo der certo entre ambos, nas escolhas... Então as famílias combinam o dote e os detalhes como data e local das festas, etc. (São 3 dias de festas). Depois do casamento... o homem, se quiser, com o consentimento da esposa, arruma outra esposa, se puder sustentar outra esposa... e a mulher só pode arrumar outro homem se ela pedir divórcio ao marido. Adultério é um crime gravíssimo!!
Ir para o topo Ir para baixo
Tarsila
Sabido(a)
Sabido(a)
Tarsila

Mensagens 243
Inscrição 10/02/2018
Idade 34
Gênero : Feminino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty17/1/2019, 22:34

Cindy_SP escreveu:
No catolicismo, pelo que entendo, existem dois caminhos: a vocação religiosa (consagração) ou matrimonial... Como o sexo antes do casamento é considerado pecado, somos encorajados a namorar de forma casta (sem sexo), e casar somente após conhecer bastante a pessoa durante o namoro. E aí sim, formar uma família...

Na Bíblia, o apóstolo Paulo diz em em 1 Coríntios 7:7-8: “Porque queria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.”

Nunca ouvi tratarem sobre assexualidade diretamente na igreja, mas a pessoa que não é casada e se mantém casta, é bem vista. Apenas percebo que há um direcionamento dessa pessoa "celibatária" para a vida religiosa, caso ela se manifeste a alguém da comunidade.

É bem assim mesmo. Só acrescentaria dois pontos (detalhe que isso é uma interpretação minha a partir da minha vivência dentro da Igreja, do posicionamento que já presenciei de padres e outros membros e das coisas que li):

1- Eu percebo que se a pessoa "escolhe" ser celibatária é esperado que ela o faça por motivos religiosos ou espirituais, como uma forma de servir melhor a Deus ou de "oferecer" a algo a ele. Se você "faz" isso apenas "por você", e não por Deus, algumas pessoas podem ver como algo não tão positivo.
2- Dentro do casamento, é esperado que você pratique atividades sexuais, uma vez que um dos objetivos do casamento (talvez o principal, para a Igreja) é gerar filhos. Assim, imagino que um casamento entre assexuais vá ser criticado nesse sentido. Inclusive na celebração do matrimônio, é perguntado aos noivos se eles estão dispostos a aceitar os filhos que Deus lhe enviar. O fato de o casamento não ser / não "poder" ser "consumado", inclusive, é um dos fatores que possibilitam sua anulação.
Nesse último sentido, qualquer casamento que não gere filhos tem a tendência de ser mal visto. A não ser que uma das partes seja infértil, aí não se exige uma adoção nem nada do gênero.
Ir para o topo Ir para baixo
Nix
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Nix

Mensagens 3
Inscrição 18/05/2019
Idade 22
Pensamento “A flor que floresce na adversidade é a mais rara e bela de todas”
Gênero : Feminino

Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty18/5/2019, 21:13

Então, eu sou espirita e só me descobri assexual por causa de um encontro de jovens onde o tema era justamente a sexualidade, depois do encontro eu fui pesquisando e encontrei a assexualidade... Então por tudo que conheço do espiritismo e pelo que Chico Xavier falou em um video que já colocaram aqui, acredito que a assexualidade é algo "normal", mas sempre existem pessoas no meio que não devem aceitar bem.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Como sua religião entende a assexualidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Como sua religião entende a assexualidade?   Como sua religião entende a assexualidade? Empty23/5/2019, 23:04

Não tenho religião mas minha crença e bem proxima da católica e da cristã (vamos assim dizer) mas acho que muitos deles acham que assexualidade assim como qualquer coisa LGBT+ representa a homosexualidade e eles desprezam isso, mas isso vem deles (da visão do que a pessoa acha que a religião dela diz) porque até mesmo na bíblia que eles (os ignorantes) usam para atacar nós LGBT's não fala nada que a homosexualidade é algo negativo motivo de pecado e etc...

Para quem é uma dessas que eu falei e qualquer um de uma diferente  que tenha curiosidade, aqui um link falando sobre para vocês terem uma visão melhor.

Ir para o topo Ir para baixo
 

Como sua religião entende a assexualidade?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Religião vs ateísmo
» Assexuais e Religião
» Religião e assexualidade
» A questão da religião é assexualidade.
» Ajudem-me a entende isso.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-