InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Assexual arromântica: como me tornei mais resiliente com esta identidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Anders
Aprendiz
Aprendiz
Anders

Mensagens 90
Inscrição 24/06/2017
Idade 103

Assexual arromântica: como me tornei mais resiliente com esta identidade Empty
MensagemAssunto: Assexual arromântica: como me tornei mais resiliente com esta identidade   Assexual arromântica: como me tornei mais resiliente com esta identidade Empty6/10/2018, 16:57

Autora: Sara K., em 24/06/2016. Tradução: Anders Bateva.

A um longo tempo atrás, eu acreditava que iria eventualmente terminar num relacionamento sexual/romântico, e que era apenas questão de encontrar a pessoa certa. Ao longo do tempo, eu gradualmente me dei conta de que isto a) não estava acontecendo e b) havia mais sobre não estar acontecendo do quê simplesmente não estar encontrando "a pessoa certa".

Eu tive mais sorte do que outras pessoas, por isto nunca ter sido uma grande fonte de stress em minha vida. Porém, eu realizei algumas tentativas mal-feitas de busca do tipo de pessoa que ao menos me interessasse em tentar sexo/romance. Identificar-me como assexual pôs um fim nisto (foi anos depois que comecei a me identificar como arromântica).

O que teria me acontecido se eu não houvesse me identificado como assexual naquele tempo? Eu não sei. Eu não me arrependo das tentativas (fúteis) que fiz de tentar ter qualquer romance/sexo na minha vida, mas eu creio que não teria me beneficiado de novas tentativas, então eu penso que veio a calhar que eu parasse justamente quando parei. Apenas isto - parar de tentar ter sexo e romance na minha vida - aumentou minha resiliência pessoal, dado que permitiu-me focar mais em coisas que contribuíram muito mais para me desenvolver enquanto pessoa.

Minha identidade também me ajuda a lidar com a maneira pela qual as pessoas reagem à ausência de sexo e romance na minha vida. Antes de eu assumir uma identidade assexual, as pessoas frequentemente teciam comentários sobre sexo e/ou romance que me deixavam desconfortável. Mas eu não entendia o porquê de ficar desconfortável. Agora, eu compreendo que eu tenho uma perspectiva bem diferente da maioria das pessoas, em questão de sexo e romance. Isto explica um bocado da dissonância que eu sentia entre meus pensamentos e o das outras pessoas, nestes temas. Independente do que as pessoas pensem de mim, minha perspectiva sobre minha própria vida sem-sexo é 100% válida. Isto torna-me mais resiliente perante comentários ignorantes que outras pessoas fazem.

E finalmente, eu sei, graças a outras pessoas assexuais e arromânticas que discutiram suas identidades, que eu não estou sozinha. Eu não sei porquê as pessoas sentem uma necessidade de encontrarem-se nas outras para poderem sentirem-se bem consigo mesmas, com o que são, mas é assim que a natureza humana, e eu não sou uma exceção. Saber que isso não se dá apenas comigo me dá um tiquinho adicionar de resiliência psicológica.




CC0O texto deste post de Anders Bateva está liberado sob domínio público.
Baseado no trabalho disponível no The Notes Which Do Not Fit.
Ir para o topo Ir para baixo
https://andersbateva.xyz
Dominic
Aprendiz
Aprendiz
Dominic

Mensagens 106
Inscrição 16/01/2018
Idade 25

Assexual arromântica: como me tornei mais resiliente com esta identidade Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual arromântica: como me tornei mais resiliente com esta identidade   Assexual arromântica: como me tornei mais resiliente com esta identidade Empty7/10/2018, 21:01

Nossa, ótimo texto. Obrigada por traduzir. coração vermelho
Eu percebi essa resiliência aumentada depois de me descobrir ace,porque eu achava que havia algo de errado comigo, mas não sabia nem como explicar para os outros! E quando alguém acabava percebendo que eu não estava interessada em ficar com ninguém vinha a estranheza. Já chegaram a me perguntar se eu tinha mesmo recebido amor dos meus pais e aquela pergunta me tocou muito, já que eu não sabia o que estava acontecendo comigo , aquilo pesou bastante. Saber e se encontrar como um ser social e político no mundo às vezes te dá ferramentas para se entender e continuar firme.
Se eu não tivesse me descoberto ace, sei que ia me submeter a experiências bem ruins.
Ir para o topo Ir para baixo
Anders
Aprendiz
Aprendiz
Anders

Mensagens 90
Inscrição 24/06/2017
Idade 103

Assexual arromântica: como me tornei mais resiliente com esta identidade Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual arromântica: como me tornei mais resiliente com esta identidade   Assexual arromântica: como me tornei mais resiliente com esta identidade Empty8/10/2018, 12:01

Dominic escreveu:
Nossa, ótimo texto. Obrigada por traduzir. coração vermelho

De nada!
Se quiser ver os outros textos que postei por aqui: https://assexualidade.forumeiros.com/st/andersbateva

Dominic escreveu:
Eu percebi essa resiliência aumentada depois de me descobrir ace,porque eu achava que havia algo de errado comigo, mas não sabia nem como explicar para os outros! E quando alguém acabava percebendo que eu não estava interessada em ficar com ninguém vinha a estranheza. Já chegaram a me perguntar se eu tinha mesmo recebido amor dos meus pais e aquela pergunta me tocou muito, já que eu não sabia o que estava acontecendo comigo , aquilo pesou bastante. Saber e se encontrar como um ser social e político no mundo às vezes te dá ferramentas para se entender e continuar firme.
Se eu não tivesse me descoberto ace, sei que ia me submeter a experiências bem ruins.

Isso infelizmente é bem comum de acontecer com os assexuais.
Ir para o topo Ir para baixo
https://andersbateva.xyz
anokaaaaa
Aprendiz
Aprendiz
anokaaaaa

Mensagens 91
Inscrição 30/04/2018
Idade 23
Pensamento "Vi que no final das contas, estamos todos quebrados. Não exatamente quebrados, mas que nos falta um pedaço" As Águas-Vivas Não Sabem de Si
Gênero : Outro / Não divulgar

Assexual arromântica: como me tornei mais resiliente com esta identidade Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual arromântica: como me tornei mais resiliente com esta identidade   Assexual arromântica: como me tornei mais resiliente com esta identidade Empty8/10/2018, 13:58

Obrigada por traduzir!
É importante termos uma visão positiva das coisas e esse texto passa isso.
Às vezes penso que se assexualidade fosse mais falada sem os achismos que é cercada, teriam menos problemas de se entender e se aceitar como cada um é.
Ir para o topo Ir para baixo
https://aalpacademi.wordpress.com/
Anders
Aprendiz
Aprendiz
Anders

Mensagens 90
Inscrição 24/06/2017
Idade 103

Assexual arromântica: como me tornei mais resiliente com esta identidade Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual arromântica: como me tornei mais resiliente com esta identidade   Assexual arromântica: como me tornei mais resiliente com esta identidade Empty8/10/2018, 19:03

anokaaaaa escreveu:
Obrigada por traduzir! É importante termos uma visão positiva das coisas e esse texto passa isso.

De nada!

anokaaaaa escreveu:
Às vezes penso que se assexualidade fosse mais falada sem os achismos que é cercada, teriam menos problemas de se entender e se aceitar como cada um é.

Preconceitos e estereótipos sempre são prejudiciais. Mas seria mesmo possível viver sem eles? Existem tantos temas sobre os quais pouco ou nada entendo... Parece que necessariamente eu vou ter sobre eles só mesmo uma visão superficial. E isso é o que acontece com as outras pessoas a respeito da assexualidade. Então as minorias, a meu ver, sempre passarão pela incompreensão da maioria, seja qual for a característica que a torna minoria. Parece mais vantajoso aumentar a resiliência da minoria.
Ir para o topo Ir para baixo
https://andersbateva.xyz
 

Assexual arromântica: como me tornei mais resiliente com esta identidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Como está sendo seu fim de ano?
» Como está se sentindo hoje?
» Olá, sou nova e gostaria de conhecer mais pessoas assim como eu :D
» Olá à todos! Aqui está um pouco sobre como descobri minha assexualidade.
» Como vocês assexuais se sentem quando estão apaixonados ou gostando de alguem mais doque amizade ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Visibilidade assexual e chamadas para entrevistas-