InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Arromantismo ou Arromanticidade?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Val_de_espadas
Aprendiz
Aprendiz
Val_de_espadas

Mensagens 58
Inscrição 05/06/2014
Idade 29
Pensamento Not all those who wander are lost. ~J.R.R.Tolkien
Gênero : Feminino

Arromantismo ou Arromanticidade? Empty
MensagemAssunto: Arromantismo ou Arromanticidade?   Arromantismo ou Arromanticidade? Empty16/6/2014, 21:24

Olá amigos, atendendo a alguns pedidos, venho aqui tratar de um tema que já discuti em alguns tópicos e acho muito importante, então vamos lá.

Acho maravilhoso existir aqui uma discussão constante sobre as diferentes orientações românticas dos indivíduos, mas existe uma coisa que sempre me dá uns arrepios quando leio: os próprios nomes que damos a essas orientações. Com isso, me refiro aos termos arromantismo, romantismo cinzento e demirromantismo. Sei que o teor prático das palavras não muda e sei que todos nós sabemos o que elas significam, mas há um grande problema nelas gramaticalmente falando.

Vejam bem, no português todas as palavras são compostas por partes. Quando um substantivo foi originado de uma outra palavra, o radical dessa palavra foi unido a um sufixo que indica a significação que o novo nome tem. Um mesmo radical pode dar origem a vários nomes diferentes. Por exemplo, espiritual dá origem tanto a espiritualidade (espiritual + dade) quanto a espiritualismo (espiritual + ismo), que significam coisas completamente diferentes, mas relacionadas ao significado da palavra original. Se elas se originam da mesma palavra, como podem ser tão distintas? É o sufixo que dá essa característica. Cada sufixo tem um significado próprio, e atribui esse significado à palavra que cria. Isso pode facilmente ser verificado aqui: http://www.portugues.com.br/gramatica/os-sufixos-uma-analise-minuciosa.html .

Por que então tenho essa cisma com 'arromantismo' (arromântico + ismo) e outros? É justamente por causa do significado que o prefixo 'ismo' atribui às suas palavras. Esse prefixo cria, nada mais nada menos, do que nomes de <>. Não é à toa que, até a homossexualidade deixar de ser vista como doença, era chamada de homossexualismo na medicina. Como podem ver, nenhum dos significados citados se aplica a uma orientação romântica, e é por isso, só por isso, que recomendo que larguemos esses termos e os modifiquemos para algo mais adequado.

O que seria, então? Surge aí um outro sufixo, o 'dade', tão querido por nós por aqui: assexualidade = assexual + dade. Esse sufixo tem um significado diferente do 'ismo'. Ele é usado para transformar adjetivos em substantivos que indicam estado, situação, quantidade, ou, na medicina, vejam só: modo de ser ou comportamento. Foi aí que o nome da homossexualidade passou a ser este, e é por isso que todas as orientações sexuais recebem esse sufixo. Então só resta a pergunta: por que não as orientações românticas? Elas também são modos de ser!

Se você ainda tem alguma dúvida, pesquise sobre o que o Romantismo realmente é. Verá que, na verdade, foi uma escola literária do século XIX e, por isso, é uma ideologia e um conjunto de regras. Por mais que as pessoas já se identifiquem com 'arromantismo' e semelhantes, acho válido tentar mudar nossa visão desses termos e aceitar outros que expressem exatamente o que queremos dizer quando falamos com tanta alegria de nossas orientações românticas diferentes.

Este blog explica bem a diferença entre os dois sufixos: http://mimiseven.blogspot.com.br/2011/06/sufixo-ismo-e-dade.html . Lembrem-se da diferença entre espiritualidade e espiritualismo, e tudo ficará mais claro.

Depois de tudo explicado, vamos ver como esses novos termos ficariam. A ideia é criar nomes para as orientações dos arromânticos, dos grays e dos demirromânticos, mas com o sufixo 'dade' ao invés de 'ismo'. Vejamos:


Arromântico + dade => ARROMANTICIDADE

Romântico cinzento => Romântico + dade  cinzento => ROMANTICIDADE CINZENTA
ou
Semirromântico + dade => SEMIRROMANTICIDADE

Demirromântico + dade => DEMIRROMANTICIDADE


E então, o que acham?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Arromantismo ou Arromanticidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Arromantismo ou Arromanticidade?   Arromantismo ou Arromanticidade? Empty17/6/2014, 13:21

Ótimo tópico. -qq Eu usava arromantismo mais por desleixo mesmo, nunca parei pra pensar direito... :/ Mas agora acho que arromanticidade soa bem maais apropriado! ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Leila
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Leila

Mensagens 1539
Inscrição 26/12/2013
Idade 27
Pensamento “A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação.”
Gênero : Feminino

Arromantismo ou Arromanticidade? Empty
MensagemAssunto: Re: Arromantismo ou Arromanticidade?   Arromantismo ou Arromanticidade? Empty17/6/2014, 13:53

Também acho mais adequado aderirmos ao sufixo 'dade' a partir de então.

Seria de grande valor se este tópico fosse inserido na lista de tópicos importantes.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Arromantismo ou Arromanticidade?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Duas formas de manifestação do arromantismo?
» Duvida sobre arromanticidade
» Arromantismo
» Arromantismo, gray-a e demissexualidade
» Mas que confusão! (Romamtismo/Arromantismo)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-