InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Arromantismo, gray-a e demissexualidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6
AutorMensagem
marytme
Aprendiz
Aprendiz
marytme

Mensagens 67
Inscrição 01/07/2020
Idade 34
Pensamento " é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã"
Gênero : Outro / Não divulgar

Arromantismo, gray-a e demissexualidade - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Arromantismo, gray-a e demissexualidade   Arromantismo, gray-a e demissexualidade - Página 6 Empty16/12/2020, 09:23

a visão de arromanticidade ainda é um pouco confusa para mim. Eu não vejo que haja uma norma de apaixonamento na sociedade. Tirando da minha própria experiência e observação de pessoas próximas com quem convivi, parece que é mais comum ter muitos apaixonamentos na infância, mas na idade adulta isso não é tão frequente. Na vida adulta me parece que sentimentos romanticos já ficam mais em segundo plano, são divididos com trabalho, amizades,encontros sexuais, etc, então não acho que exista muita gente preocupada com estar desejando relações romanticas um número de vezes x ou não, apesar de sempre haver pressão social para ter parcerias romanticas, casar,etc. Não vejo muito uma norma social de relações românticas na vida adulta, então para que existir um rotulo de frequencia de relação romantica? alguém pode me esclarecer melhor sobre essa questão? como se autodenominar arromantico afeta a vida de vocês? que diferença vocês notam de relevante da experiência de vocês para a experiência do restante das pessoas?
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago
Sabido(a)
Sabido(a)
Tiago

Mensagens 295
Inscrição 15/02/2019
Idade 33
Pensamento "Rótulos carregam expectativas sociais e também pessoais, alimentadas pelo social." Laura Pires
Gênero : Masculino

Arromantismo, gray-a e demissexualidade - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Arromantismo, gray-a e demissexualidade   Arromantismo, gray-a e demissexualidade - Página 6 Empty16/12/2020, 12:33

Northern Lad escreveu:
Sobre demi li as pontuações abaixo e acabei salvando-as há um tempo (não lembro a fonte e creio que não constava autor). Seguindo tais itens me considero demi (ainda que não me encaixe em 100% deles). Inclusive, se alguém souber de quem é o texto e puder me avisar, agradeço.

"15 sinais que podem representar uma pessoa Demissexual:

Lembrando que são sinais, não são exigências ou características fixas. Você continua sendo Demissexual mesmo se não se identificar com vários dos tópicos da lista.

Nem toda pessoa Demi precisa se identificar com tudo do texto - se identificando com um tópico só já tá valendo. Afinal a forma como cada um vê a própria sexualidade é algo bastante único e pessoal.

Antes de começar, vamos responder, o que é ser Demissexual?
A Demissexualidade é um espectro da Assexualidade (uma derivação) e representa pessoas cuja atração sexual surge somente quando existe envolvimento e/ou laço emocional, afetivo, e/ou intelectual com a outra pessoa, não sendo a estética o único fator determinante para o surgimento da atração sexual.
Agora os "sinais" (lembrando que são sinais, sugestões, não são regras fixas, pessoas Demi não necessariamente precisam se encaixar nesses tópicos para se identificarem como Demissexuais):

1. Pessoas Demissexuais não são muito fãs de contato físico: A menos que haja algum laço emocional direto entre a pessoa e os outros, elas preferem evitar o contato direto como abraços e beijos.
2. Elas crescem se sentindo "diferentes"
E isso, acredito eu, se aplica a todas as sexualidades do espectro Ace, a outras sexualidades e a identidades de gênero - mas hei, ser diferente não é algo ruim.
3. Elas gostam de sexo, mas somente sob certas circunstâncias: Pessoas Demi precisam criar um laço emocional/afetivo com a outra pessoa, antes de se sentirem confortáveis para fazer sexo.
4. Elas não acham pessoas desconhecidas "sexy": Como dito no tópico acima, pessoas Demi precisam criar um laço afetivo para ter interesse em alguém, então, elas não sexualizam pessoas desconhecidas, como aquele cara ou aquela garota bonita que você, pessoa alossexual - que sente atração e interesse sexual instantâneo - faz.
5. Elas constantemente são chamadas (erroneamente) de pudicas: Só porque pessoas Demi não sentem atração sexual por todos que passam na sua frente, isso não quer dizer que elas sejam pudicas ou "ingenuas".
6. Elas anseiam por um relacionamento longo, mas sem muito contato físico: Por se tratar de um espectro da Assexualidade, pessoas Demi muitas vezes não tem interesse em contato físico direto com muita frequência. Lembrando o tópico n.3 e aqui eu acrescento o fator do desejo sexual, que nas pessoas Demi é bem restrito, acontecendo em ocasiões bastante específicas.
7. Você (pessoa Demi) não está só: O termo Demissexualidade é bastante novo, surgiu em 2008 e aos poucos foi ganhando reconhecimento e visibilidade, mas, saiba que existem muitas outras pessoas Demi e que fazem parte do espectro e da comunidade Assexual e que vão te apoiar.
8. Elas não entendem a "Cultura do amasso":
Aqui eu acredito que se estende para os outros espectros da Assexualidade também, pois para pessoas dentro desta sexualidade, sair com alguém e trocar uns beijos e algo mais, sem qualquer tipo de sentimento envolvido ou no caso de pessoas Arromânticas, sem um propósito específico, não é algo atraente. E isso não quer dizer que você está quebrado.
9. Elas não ficam tão excitadas como o resto do mundo: Pessoas do espectro Ace (no caso aqui pessoas Demi) como foi dito no tópico 3, precisam de uma interação emocional para se sentirem sexualmente atraídas. O que significa que a atração e o interesse são menores e mais esparsos que o das pessoas Alosexuais.
10. Laços emocionais são extremamente importantes para pessoas Demi: Laços emocionais são importantes para todo mundo, mas para pessoas do espectro Ace, elas são quase indispensáveis, afinal, como pessoas deste espectro quase não sentem atração sexual ou romântica, os relacionamentos de amizade preenchem e ocupam esse espaço na vida da pessoa.
11. Elas são sexualmente auto-suficientes:
A grande maioria dos momentos de satisfação sexual de pessoas Demi (e algumas pessoas Ace) vem da masturbação. O prazer pessoal, já que esse tipo de satisfação, para estas pessoas, muitas vezes, parece ser mais significativo e agradável do que o ato sexual em si.
12. Para elas, sexo é sinônimo de conexão:
Como foi dito no tópico 3, quando pessoas Demi fazem sexo, é porque há um grande laço emocional, conexão envolvidas. O contato no entanto deve começar com coisas simples, entre a pessoa Demi e seu parceiro/a, como abraços e beijos.
13. Elas (normalmente) não flertam: Pessoas Demi não flertam, pois boa parte destas pessoas não tem ideia de como fazer isso. Algumas até se irritam quando se veem sendo objeto de um flerte. (eu disse "boa parte" não "todas as pessoas demi" se você flerta e se identifica como Demissexual, então você é!)
14. Elas costumam namorar amigos: Para muitas pessoas Demi, seus melhores relacionamentos vieram das próprias amizades, já que com isso elas tem a chance de conhecer a outra pessoa de forma mais sincera e completa, para só então no futuro, talvez, se deixar apaixonar.
15. Elas podem ter fantasias sexuais ou gostar de consumir conteúdo erótico: Agora entenda uma coisa, pessoas do espectro Ace podem gostar de consumir conteúdo erótico/sexual sem no entanto se verem praticando o ato. Existe uma grande diferença entre ler/ouvir/ver um material fictício erótico e praticar o ato.

Enfim, sexualidade não é uma coisa preto-e-branca, na verdade é um grande arco-íris multicolorido de informações que se completam. E se você se sente feliz em ser quem você é e sentir (ou não) atração por quem você gosta, isso é o mais importante."

Nossa! Me identifiquei com quase todos esse tópicos (só alguns que to na dúvida), mas o 13 e o 14 particularmente me identifiquei demais, se tem uma coisa que eu não sei e nunca aprendi na vida é flertar, mesmo interessado na pessoa, ainda é algo que não me sai bem. E o 14, de fato, com amizades é comum rolar interesse, até porque costumo fazer amizades com pessoas que tem muito em comum comigo.
Adorei, eu sinto que ainda tem pouquíssima informação sobre a área cinza, principalmente sobre a demissexualidade e quando aparece algo assim já me deixa feliz rsrs
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago
Sabido(a)
Sabido(a)
Tiago

Mensagens 295
Inscrição 15/02/2019
Idade 33
Pensamento "Rótulos carregam expectativas sociais e também pessoais, alimentadas pelo social." Laura Pires
Gênero : Masculino

Arromantismo, gray-a e demissexualidade - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Arromantismo, gray-a e demissexualidade   Arromantismo, gray-a e demissexualidade - Página 6 Empty16/12/2020, 12:46

marytme escreveu:
a visão de arromanticidade ainda é um pouco confusa para mim. Eu não vejo que haja uma norma de apaixonamento na sociedade. Tirando da minha própria experiência e observação de pessoas próximas com quem convivi, parece que é mais comum ter muitos apaixonamentos na infância, mas na idade adulta isso não é tão frequente. Na vida adulta me parece que sentimentos romanticos já ficam mais em segundo plano, são divididos com trabalho, amizades,encontros sexuais, etc, então não acho que exista muita gente preocupada com estar desejando relações romanticas um número de vezes x ou não, apesar de sempre haver pressão social para ter parcerias romanticas, casar,etc. Não vejo muito uma norma social de relações românticas na vida adulta, então para que existir um rotulo de frequencia de relação romantica? alguém pode me esclarecer melhor sobre essa questão? como se autodenominar arromantico afeta a vida de vocês? que diferença vocês notam de relevante da experiência de vocês para a experiência do restante das pessoas?

Interessante observação. Muito embora eu não vá conseguir te responder sobre a arromanticidade, por eu ser romântico, mas tem um ponto que vc tocou que agora eu pensando aqui, é algo que sinto tbm. Eu percebo que na infância e na adolescência, era mais comum de eu me apaixonar, hoje em dia é bem mais difícil (talvez por maturidade emocional, não sei). Até mesmo o sonho de viver um romance vem ficando de lado. Já fantasiei demais sobre isso, talvez seja por isso que falou, aparecem outras preocupações e tal. Mas sobre as exigências da relação romântica, lembro de alguém ter falado aqui no fórum sobre isso. A pessoa colocou que no ponto de vista dela, ela via as relações e essa necessidade do mundo em achar um amor, como algo das inseguranças da própria pessoa, como se uma relação amorosa fosse resolver todos os problemas dela. Sabe, a coisa da magia do amor dos filmes da Disney (principalmente da Disney mas tem muitos outros)? E aí, as pessoas acabam levando isso para suas vidas, esse encantamento. E talvez seja isso mesmo, eu percebo que muita gente procura esse tipo de relação, que provavelmente nem exista, nós, seres humanos somos muito mais complexos que isso, e temos nossas diferenças. Perfeição é algo que não existe. Pra mim o amor é algo que vc vai aprendendo na convivência com o outro. É algo não tão simples assim.

Na verdade nem sei se era isso que queria saber, mas ta aí rindo muito rindo muito rindo muito
Ir para o topo Ir para baixo
O_Bala
Sabido(a)
Sabido(a)
O_Bala

Mensagens 273
Inscrição 19/09/2020
Idade 39
Gênero : Masculino

Arromantismo, gray-a e demissexualidade - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Arromantismo, gray-a e demissexualidade   Arromantismo, gray-a e demissexualidade - Página 6 Empty17/12/2020, 09:38

marytme escreveu:
a visão de arromanticidade ainda é um pouco confusa para mim. Eu não vejo que haja uma norma de apaixonamento na sociedade. Tirando da minha própria experiência e observação de pessoas próximas com quem convivi, parece que é mais comum ter muitos apaixonamentos na infância, mas na idade adulta isso não é tão frequente. Na vida adulta me parece que sentimentos romanticos já ficam mais em segundo plano, são divididos com trabalho, amizades,encontros sexuais, etc, então não acho que exista muita gente preocupada com estar desejando relações romanticas um número de vezes x ou não, apesar de sempre haver pressão social para ter parcerias romanticas, casar,etc. Não vejo muito uma norma social de relações românticas na vida adulta, então para que existir um rotulo de frequencia de relação romantica? alguém pode me esclarecer melhor sobre essa questão? como se autodenominar arromantico afeta a vida de vocês? que diferença vocês notam de relevante da experiência de vocês para a experiência do restante das pessoas?
A maturidade acredito que tire um pouco do romantismo. Pelo menos foi assim comigo que estou chegando nos 36 anos
Ir para o topo Ir para baixo
Carol.ss
Sabido(a)
Sabido(a)
Carol.ss

Mensagens 166
Inscrição 05/02/2021
Idade 26
Pensamento eu não me encaixo, eu so quero me entender
Gênero : Feminino

Arromantismo, gray-a e demissexualidade - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Arromantismo, gray-a e demissexualidade   Arromantismo, gray-a e demissexualidade - Página 6 Empty8/2/2021, 19:32

Deve ser normal eu ficar bastante confusa mas to entre assexual romântica e demissexual.
Ir para o topo Ir para baixo
B_Alva
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
B_Alva

Mensagens 4
Inscrição 12/08/2021
Idade 26

Arromantismo, gray-a e demissexualidade - Página 6 Empty
MensagemAssunto: É possível ser Demi e arromantic ?    Arromantismo, gray-a e demissexualidade - Página 6 Empty12/8/2021, 01:14


Me identifico muito com os dois, não suporto afeições e “romance” mas também só começo a sentir algum desejo pela pessoa depois de alguma “ligação”, não é amor ou vontade de namorar … nem sei explicar!
Vivo num estado de torpor onde Nd me interessa, (beleza e ser uma pessoa bacana ñ me fazem sentir NADA)mas de vez em quando me atraio pela “mente da pessoa” mas eu odeiooooo qualquer expressão de carinho ou forma de afeição! mas surge desejo sexual e honestamente ND mais.
Não consigo me relacionar exatamente por não mostrar nenhuma afeição e ao mesmo tempo precisar de alguma conexão, fico frustrada pois a maioria das pessoa busca um ou o outro, sexo casual ou namoro e não me encaixo triste
Eu sinto como se odiava td mundo e fosse odiando um pouquinho menos quem se mostra merecedor, mas eu ainda odeio kkk
A ideia de “namoro” me enoja e ficar com alguém sem sentir algo profundo é extremamente incômodo.
Das vezes q tentei sinto como se beijasse uma parede, o ato não me excita a pessoa muito menos.
Ao mesmo tempo nas primeiras demonstrações de afeto eu corro como o diabo corre da Cruz.
Vou morrer virgem T-T
Ir para o topo Ir para baixo
B_Alva
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
B_Alva

Mensagens 4
Inscrição 12/08/2021
Idade 26

Arromantismo, gray-a e demissexualidade - Página 6 Empty
MensagemAssunto: É possível ser Demi e arromantic ?    Arromantismo, gray-a e demissexualidade - Página 6 Empty12/8/2021, 01:15

Me identifico muito com os dois, não suporto afeições e “romance” mas também só começo a sentir algum desejo pela pessoa depois de alguma “ligação”, não é amor ou vontade de namorar … nem sei explicar!
Vivo num estado de torpor onde Nd me interessa, (beleza e ser uma pessoa bacana ñ me fazem sentir NADA)mas de vez em quando me atraio pela “mente da pessoa” mas eu odeiooooo qualquer expressão de carinho ou forma de afeição! mas surge desejo sexual e honestamente ND mais.
Não consigo me relacionar exatamente por não mostrar nenhuma afeição e ao mesmo tempo precisar de alguma conexão, fico frustrada pois a maioria das pessoa busca um ou o outro, sexo casual ou namoro e não me encaixo triste
Eu sinto como se odiava td mundo e fosse odiando um pouquinho menos quem se mostra merecedor, mas eu ainda odeio kkk
A ideia de “namoro” me enoja e ficar com alguém sem sentir algo profundo é extremamente incômodo.
Das vezes q tentei sinto como se beijasse uma parede, o ato não me excita a pessoa muito menos.
Ao mesmo tempo nas primeiras demonstrações de afeto eu corro como o diabo corre da Cruz.
Vou morrer virgem T-T
Ir para o topo Ir para baixo
 

Arromantismo, gray-a e demissexualidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 6 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

 Tópicos semelhantes

-
» Arromantismo
» Arromantismo ou Arromanticidade?
» Mas que confusão! (Romamtismo/Arromantismo)
» Como você "define" o seu arromantismo?
» Arromantismo: o que pensar sobre isso?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-