InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Hinagiku
Sabido(a)
Sabido(a)
Hinagiku

Mensagens 408
Inscrição 18/05/2016
Idade 37
Pensamento "Tudo é Um e Um é Tudo"
Gênero : Feminino

A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty
MensagemAssunto: A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori)   A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty8/2/2017, 16:38

Algum de vcs já ouviu falar disso, conhece alguém que é assim, ou vcs mesmo são assim? Se sente em dificuldades para sair de casa e ter uma vida social lá fora?? Ou já passaram por isso... o que acham disso?

http://www.psicologiamsn.com/2014/03/sindrome-isolamento-em-casa-hikikomori.html
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty
MensagemAssunto: Re: A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori)   A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty8/2/2017, 19:18

Pela descrição, me considero uma "Pré-Hikikomori ou junhikikomori: Consegue sair de casa algumas vezes na semana, seja para ir à escola ou faculdade, mas tem muito pouco contato social."
Só saio de casa para coisas úteis e não para "me divertir/distrair", porque sair de casa é o oposto de diversão para mim UAHSUAHSUAHSAU

esse link me levou a esse: http://www.psicologiamsn.com/2014/02/a-psicologia-da-solidao-introversao-e-extroversao.html
E li uma parte que me descreve perfeitamente: "Introvertidos podem ser péssimos para falar, mas bons escritores."
Eu sou MUITO ruim em me comunicar oralmente (jogar conversa fora ou me expressar), também por causa da minha ansiedade extrema, mas quando estou escrevendo a coisa muda completamente. Tenho uma amiga que quando lê meus textos (independente do gênero ou conteúdo), sempre pergunta "fulana, é mesmo você? Foi você mesmo que escreveu isso?". Choro de rir. língua
Ir para o topo Ir para baixo
Sha
Admin
Admin
Sha

Mensagens 656
Inscrição 30/03/2012
Idade 39
Pensamento "Nós temos que aprender que não somos isso que a sociedade diz que nós somos." Laércio Fonseca
Gênero : Feminino

A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty
MensagemAssunto: Re: A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori)   A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty8/2/2017, 19:22

Interessante! Nunca tinha ouvido falar.
Não querer sair também pode ser depressão ou algum trauma. Só um profissional pode diagnosticar.

Eu gosto de ficar em casa, mas longe de ter fobia.


Se ame, se cuide.  coração roxo

bandeira assexual Todos os links da Comunidade Assexual
linktr.ee/assexualidade

Figurinhas ace pro WhatsApp: Baixe o app Sticker.ly e busque por "Comunidade Assexual" ou 547PS6
Figurinhas ace pro Telegram: https://t.me/addstickers/assexualidade

Contato: assexualidade.com.br@gmail.com

⚠️ Nós não estamos no Discord
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.BabaDeAnimais.net
Sheldon
Sabido(a)
Sabido(a)
Sheldon

Mensagens 306
Inscrição 11/09/2016
Idade 34
Gênero : Masculino

A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty
MensagemAssunto: Re: A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori)   A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty8/2/2017, 22:25

Sempre achei que isso tivesse a ver com a depressão / síndrome do pânico
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty
MensagemAssunto: Re: A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori)   A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty8/2/2017, 22:40

Os japoneses tem também os mendokusai, que são as pessoas que deliberadamente não buscam relacionamentos românticos. Nas matérias que li sobre o assunto, a opção de não se relacionar com ninguém estava associada à incapacidade de lidar com as pressões e expectativas de um namoro ou um matrimônio, então não sei se eles seriam necessariamente arromânticos. Até 20% dos japoneses jovens do sexo masculino são mendokusai.

Nem todo mendokusai é hikikomori, mas acho que todo hikikomori acaba sendo um mendokusai. Sayonara!
Ir para o topo Ir para baixo
Sam
Admin
Admin
Sam

Mensagens 1756
Inscrição 03/04/2012
Idade 34
Gênero : Masculino

A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty
MensagemAssunto: Re: A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori)   A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty14/2/2017, 00:39

Muito interessante, não conhecia os termos.
Obrigado por compartilhar.

Essa é uma coisa que eu preciso ser bastante cuidadoso, e pra ser sincero me policio bastante. Tenho uma forte tendência ao isolamento!


"Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança" (Três Dias, Marcelo Camelo)


https://www.assexualidade.com.br/
Ir para o topo Ir para baixo
Romântico
Admin
Admin
Romântico

Mensagens 2516
Inscrição 16/04/2014
Idade 46
Pensamento "O amor está acima da morte, assim como como o céu, do oceano" (Jean Baptiste Henri Lacordaire)
Gênero : Masculino

A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty
MensagemAssunto: Re: A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori)   A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty21/2/2017, 08:27

Hinagiku escreveu:
Algum de vcs já ouviu falar disso, conhece alguém que é assim, ou vcs mesmo são assim? Se sente em dificuldades para sair de casa e ter uma vida social lá fora?? Ou já passaram por isso... o que acham disso?
http://www.psicologiamsn.com/2014/03/sindrome-isolamento-em-casa-hikikomori.html

Faço minhas as palavras da Sha:
ShaCapell escreveu:
Interessante! Nunca tinha ouvido falar.
Não querer sair também pode ser depressão ou algum trauma. Só um profissional pode diagnosticar.
Eu gosto de ficar em casa, mas longe de ter fobia.


Visite o site oficial:
https://www.assexualidade.com.br


------

Confira os tópicos selecionados, na barra lateral direita do Fórum!
Ir para o topo Ir para baixo
http://vk.com/megasenaminhavida
Nina_SC
Novato(a)
Novato(a)
Nina_SC

Mensagens 26
Inscrição 02/01/2015
Idade 31
Pensamento "Todo mundo pensa em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo." (Leon Tolstoi)
Gênero : Feminino

A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty
MensagemAssunto: Re: A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori)   A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty20/3/2017, 11:47

.


Última edição por Nina_SC em 8/9/2019, 00:00, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Insolitus
Aprendiz
Aprendiz
Insolitus

Mensagens 99
Inscrição 02/07/2016
Idade 37
Pensamento É melhor ser feliz do que ter razão
Gênero : Masculino

A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty
MensagemAssunto: Re: A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori)   A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty24/3/2017, 20:02

ShaCapell escreveu:

Eu gosto de ficar em casa, mas longe de ter fobia.

No meu caso, é exatamente isso, Mas a minha cidade também acaba influenciando porque todo mundo vive estressado, atrasado, tentando se apressar para chegar em lugar nenhum. Sem falar na violência que no Brasil é um problema muito sério, esse tipo de coisa também influencia na decisão de sair ou não de casa e com o passar do tempo isso vai virando um comportamento que eventualmente acaba sendo incorporado no estilo de vida da pessoa.
Ir para o topo Ir para baixo
Matteus
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Matteus

Mensagens 13
Inscrição 10/11/2019
Idade 44
Gênero : Masculino

A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty
MensagemAssunto: Re: A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori)   A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty10/11/2019, 16:15

Eu já fui um hikikomori. Fiquei 5 anos sem sair de casa, até que me animei e arrumei um trabalho.
Ir para o topo Ir para baixo
Shipow
Mestre
Mestre
Shipow

Mensagens 578
Inscrição 15/03/2018
Idade 45
Pensamento Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança. Todo mundo é composto de mudança, tomando-se sempre novas qualidades.
Gênero : Masculino

A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty
MensagemAssunto: Re: A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori)   A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori) Empty11/11/2019, 00:21

Olha só Matteus, vc encontrou um tópico do Hinagiku de 2017 e que eu não tinha visto. Adorei ler essa matéria!!

No meu caso, sempre apresentei esse comportamento mesmo na vida adulta. Na adolescencia eu trocava o dia pela noite, pois ainda não trabalhava. Depois saí de casa e fui morar sozinho, só saía de casa pro trabalho e pra facu, mas nada. Ficava o resto do meu tempo quieto em casa com as cortinas fechadas. Assistia animes, jogava videogames, lia, escrevia, fazia pinturas, meditações e as unicas conversas que eu tinha era nos bate papos. Durante meu casamento, esse fator foi um grande problema, pois, minha ex esposa adorava sair e eu odiava. Não faço questão alguma de participar de eventos sociais ou de ter amigos. Hoje sei que isso não é saudável e já estou fazendo terapia para trabalhar essa questão, pois quero conseguir me relacionar melhor com as pessoas.
Ir para o topo Ir para baixo
 

A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» O Vício do Isolamento Social
» Síndrome de Asperger e assexualidade.
» A rara síndrome pós-orgasmo que só afeta homens
» Já ouviu falar de síndrome do impostor para ser assexual?
» Chegueeei!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Miscelânea-