InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Assexuais: iguais, mais, ou menos evoluídos que os alosexuais?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Nephilim
Sabido(a)
Sabido(a)
Nephilim

Mensagens 256
Inscrição 21/01/2017
Idade 23
Pensamento "I'm made of love and it's stronger than you!"
Gênero : Feminino

Assexuais: iguais, mais, ou menos evoluídos que os alosexuais? Empty
MensagemAssunto: Assexuais: iguais, mais, ou menos evoluídos que os alosexuais?   Assexuais: iguais, mais, ou menos evoluídos que os alosexuais? Empty4/3/2017, 18:45

Bom dia, boa tarde, ou boa noite, assexuais!  sorrindo  fatia de bolo
Primeiramente, desculpem-me caso esta discussão já exista em algum tópico específico.
E, sem mais delongas, vamos ao tema: Será que os assexuais são iguais, mais, ou menos evoluídos que os alosexuais? Este tema pode ser desenvolvido tanto em termos religiosos quanto em científicos.

Em termos religiosos, a repreensão do comportamento sexual em diversas religiões é gloriosamente vista como uma virtude, algo que apenas os sacerdotes - dotados de maior inspiração divina - usufruem, ou ainda, um estado evoluído do espírito humano, alcançado apenas após diversas reencarnações ou treinamentos espirituais que controlam a libido, estes últimos mais característicos do Budismo, Espiritismo e religiões afro. Acreditava-se que assim como a homossexualidade, a assexualidade (embora menos visível) fosse um chamado explícito para uma vida dedicada á religião. Será então, que em termos religiosos, os assexuais seriam mais evoluídos espiritualmente? Ora, se a assexualidade difere de celibato, assexuais terão então o ''dom'' desenvolvido do desapego total ou parcial dos prazeres sexuais mundanos? Dizem que sexualidade não define caráter, ainda assim, teriam os assexuais uma propensão á dedicação ás virtudes e á bondade humanas?
OBS: Como sou agnóstica ateia - e deve ser similar aos demais descrentes assexuais - esta discussão é irrelevante para mim, no entanto, é decisão sua comentar estes questionamentos ou não.

Em termos científicos, acredito que a ausência total de desejo sexual seja uma desvantagem evolutiva, ou ainda, um subproduto da evolução, ou seja, um ''acidente genético'' que nossos progenitores alosexuais guardavam em recessividade em seus genes. A reprodução sexuada é algo de extrema importância para a maioria seres vivos sexuados e para os rígidos padrões da Seleção Natural, para ela, está claro que aquele que não se reproduz não merece ter seus genes copiados. A assexualidade, portanto, em minha opinião, é uma desvantagem evolutiva, tendo em vista que o assexual radical tem suas chances de cópula drasticamente reduzidas, o que, consequentemente, faz com que seus genes sejam descartados pela Seleção Natural. Todavia, os assexuais da área cinza, principalmente os Demissexuais, têm sim, certas vantagens em relação aos alosexuais. Por exemplo, ao contrário das alosexuais, uma fêmea Demisseuxal que opta por uma corte mais prolongada é mais segura de que o macho em questão não irá abandonar a si ou a prole, que a ajudará a criar os filhos, e que, portanto, não terá de enfrentar sozinha as dificuldades de criar, alimentar e proteger os filhos, o que poderia acarretar em morte ou desvantagens para ela e para toda a prole. Em contrapartida, será um tanto mais difícil para ela obter um macho que tenha a paciência e o padrão de seu agrado, tendo uma menor chance de repassar seus genes.
Quanto aos fatores psicológicos, embora estejam mais distantes de meus domínios, talvez os assexuais - sem restrição - usufruam de maior tempo para si mesmos, ou ainda, tanham a segurança de terem um parceiro interessados em quem são, e não no que podem fazer em baixo de lençóis, na cama.
Enfim, será que a assexualidade, ainda assim, seria uma vantagem genética ou evolutiva? Teria ela sua causa em um fator mais psicológico, genético ou ambos? Seriam os assexuais mais dedicados aos estudos e ao trabalho por dispensarem o foco em relacionamentos sexuais frequentes? Quando pensa no futuro, a humanidade continua tendo esta obsessão por sexo ou está tão evoluída a ponto de ter outros interesses? Aliás, o que faria os humanos - seres altamente sexuais - perderem o interesse em sexo?!
OBS: Embora hajam indivíduos criacionistas ou fixistas, isto é, não adeptos da Teoria da Evolução de Darwin-Wallace, pensar nas possíveis causas genéticas ou psicológicas da assexualidade, incluindo a possibilidade de um futuro sem sexo, não implica em uma restrição.
Ir para o topo Ir para baixo
netowm
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
netowm

Mensagens 1
Inscrição 10/10/2016
Idade 36
Gênero : Masculino

Assexuais: iguais, mais, ou menos evoluídos que os alosexuais? Empty
MensagemAssunto: Re: Assexuais: iguais, mais, ou menos evoluídos que os alosexuais?   Assexuais: iguais, mais, ou menos evoluídos que os alosexuais? Empty6/3/2017, 13:28

Nephilim, que bucha.
Ahahahaha...
Frequentemente esse tipo de discussão surge por aí. Pessoalmente, não me considero mais ou menos evoluído que ninguém, mas sei lá...

Ok, só pra dar seguimento...
Quanto ao ponto religioso, confesso que não tenho nenhuma opinião.
Durante minha fase de "descobrimento" ace, li muitas referência de textos religiosos que exaltavam a assexualidade como uma virtude... mas confesso que não tenho nenhuma capacidade pra tomar partido em algum dos lados. ^^'
Pessoalmente, acho que a visão da assexualidade como uma virtude se refere mais ao fato de que muitas religiões acabam não tendo uma visão muito positiva do ato sexual... confesso que não sei se me sentiria contente com essa linha de pensamento... mas, repito: esse foi só meu rasante; acho que algum filósofo de religião pode dar alguma posição melhor.

Em relação ao ponto científico...
Olha, acho que li um artigo científico que justificava, ou buscava justificar porque a assexualidade seria uma ocorrência natural na biologia e uma possível vantagem competitiva.
Hummm... Eu provavelmente não vou achar o artigo (confesso que nem me lembro se ele era em inglês ou português), mas ele pode ser resumido assim:
     - um dos objetivos da reprodução seria assegurar a transmissão dos seus genes, a existência de indivíduos assexuais, ao contrário do que possa parecer em primeira análise, garantiria uma maior chance de sobrevivência dos genes que esses indivíduos compartilham com seus "irmãos" pois teríamos uma concentração de esforços e recursos em um grupo menor de indivíduos possuem uma chance muito grande de transmitir os genes do indivíduo assexual em sua própria futura reprodução.
Lembrei mais ou menos desse artigo assim que li seu post.

Aahahaha... Acho que é isso, uma contribuição pro post. sorrindo
Ir para o topo Ir para baixo
Romântico
Admin
Admin
Romântico

Mensagens 2516
Inscrição 16/04/2014
Idade 46
Pensamento "O amor está acima da morte, assim como como o céu, do oceano" (Jean Baptiste Henri Lacordaire)
Gênero : Masculino

Assexuais: iguais, mais, ou menos evoluídos que os alosexuais? Empty
MensagemAssunto: Re: Assexuais: iguais, mais, ou menos evoluídos que os alosexuais?   Assexuais: iguais, mais, ou menos evoluídos que os alosexuais? Empty7/3/2017, 07:41

Nephilim escreveu:
Bom dia, boa tarde, ou boa noite, assexuais!  sorrindo  fatia de bolo
Primeiramente, desculpem-me caso esta discussão já exista em algum tópico específico.
E, sem mais delongas, vamos ao tema: Será que os assexuais são iguais, mais, ou menos evoluídos que os alosexuais? Este tema pode ser desenvolvido tanto em termos religiosos quanto em científicos.
Interessante o seu tópico... Respondendo:

Nephilim escreveu:
Em termos religiosos, a repreensão do comportamento sexual em diversas religiões é gloriosamente vista como uma virtude, algo que apenas os sacerdotes - dotados de maior inspiração divina - usufruem, ou ainda, um estado evoluído do espírito humano, alcançado apenas após diversas reencarnações ou treinamentos espirituais que controlam a libido, estes últimos mais característicos do Budismo, Espiritismo e religiões afro. Acreditava-se que assim como a homossexualidade, a assexualidade (embora menos visível) fosse um chamado explícito para uma vida dedicada á religião. Será então, que em termos religiosos, os assexuais seriam mais evoluídos espiritualmente? Ora, se a assexualidade difere de celibato, assexuais terão então o ''dom'' desenvolvido do desapego total ou parcial dos prazeres sexuais mundanos? Dizem que sexualidade não define caráter, ainda assim, teriam os assexuais uma propensão á dedicação ás virtudes e á bondade humanas?
OBS: Como sou agnóstica ateia - e deve ser similar aos demais descrentes assexuais - esta discussão é irrelevante para mim, no entanto, é decisão sua comentar estes questionamentos ou não.
(As)sexualidade e abstinência nada têm a ver com alguém ser melhor ou pior do que outras pessoas. Evolução espiritual alcança quem faz o bem, sem esperar nada em troca, e sem precisar seguir preceitos de qualquer livro religioso.

Nephilim escreveu:
Em termos científicos, acredito que a ausência total de desejo sexual seja uma desvantagem evolutiva, ou ainda, um subproduto da evolução, ou seja, um ''acidente genético'' que nossos progenitores alosexuais guardavam em recessividade em seus genes. A reprodução sexuada é algo de extrema importância para a maioria seres vivos sexuados e para os rígidos padrões da Seleção Natural, para ela, está claro que aquele que não se reproduz não merece ter seus genes copiados. A assexualidade, portanto, em minha opinião, é uma desvantagem evolutiva, tendo em vista que o assexual radical tem suas chances de cópula drasticamente reduzidas, o que, consequentemente, faz com que seus genes sejam descartados pela Seleção Natural. Todavia, os assexuais da área cinza, principalmente os Demissexuais, têm sim, certas vantagens em relação aos alosexuais. Por exemplo, ao contrário das alosexuais, uma fêmea Demisseuxal que opta por uma corte mais prolongada é mais segura de que o macho em questão não irá abandonar a si ou a prole, que a ajudará a criar os filhos, e que, portanto, não terá de enfrentar sozinha as dificuldades de criar, alimentar e proteger os filhos, o que poderia acarretar em morte ou desvantagens para ela e para toda a prole. Em contrapartida, será um tanto mais difícil para ela obter um macho que tenha a paciência e o padrão de seu agrado, tendo uma menor chance de repassar seus genes.
Quanto aos fatores psicológicos, embora estejam mais distantes de meus domínios, talvez os assexuais - sem restrição - usufruam de maior tempo para si mesmos, ou ainda, tenham a segurança de terem um parceiro interessados em quem são, e não no que podem fazer em baixo de lençóis, na cama.
Enfim, será que a assexualidade, ainda assim, seria uma vantagem genética ou evolutiva?
Entendo que não há vantagem genética/evolutiva na assexualidade, mas na minha opinião, e como vc bem disse, a Área Cinza possui algumas vantagens (em relação aos sexuais em geral).

Nephilim escreveu:
Teria ela sua causa em um fator mais psicológico, genético ou ambos?
Creio que ambos, com predominância da segunda.

Nephilim escreveu:
Seriam os assexuais mais dedicados aos estudos e ao trabalho por dispensarem o foco em relacionamentos sexuais frequentes?
Geralmente sim.

Nephilim escreveu:
Quando pensa no futuro, a humanidade continua tendo esta obsessão por sexo ou está tão evoluída a ponto de ter outros interesses?
Existem outros interesses, é claro.

Nephilim escreveu:
Aliás, o que faria os humanos - seres altamente sexuais - perderem o interesse em sexo?!
OBS: Embora hajam indivíduos criacionistas ou fixistas, isto é, não adeptos da Teoria da Evolução de Darwin-Wallace, pensar nas possíveis causas genéticas ou psicológicas da assexualidade, incluindo a possibilidade de um futuro sem sexo, não implica em uma restrição.
São muitos os fatores... por exemplo, problemas de saúde, no emprego, na família, ou ainda uma criação mais conservadora/religiosa, etc.


Visite o site oficial:
https://www.assexualidade.com.br


------

Confira os tópicos selecionados, na barra lateral direita do Fórum!
Ir para o topo Ir para baixo
http://vk.com/megasenaminhavida
Convidado
Convidado
avatar


Assexuais: iguais, mais, ou menos evoluídos que os alosexuais? Empty
MensagemAssunto: Re: Assexuais: iguais, mais, ou menos evoluídos que os alosexuais?   Assexuais: iguais, mais, ou menos evoluídos que os alosexuais? Empty7/3/2017, 09:58

netow escreveu:
Em relação ao ponto científico...
Olha, acho que li um artigo científico que justificava, ou buscava justificar porque a assexualidade seria uma ocorrência natural na biologia e uma possível vantagem competitiva.
Hummm... Eu provavelmente não vou achar o artigo (confesso que nem me lembro se ele era em inglês ou português), mas ele pode ser resumido assim:
     - um dos objetivos da reprodução seria assegurar a transmissão dos seus genes, a existência de indivíduos assexuais, ao contrário do que possa parecer em primeira análise, garantiria uma maior chance de sobrevivência dos genes que esses indivíduos compartilham com seus "irmãos" pois teríamos uma concentração de esforços e recursos em um grupo menor de indivíduos possuem uma chance muito grande de transmitir os genes do indivíduo assexual em sua própria futura reprodução.
Lembrei mais ou menos desse artigo assim que li seu post.

Aahahaha... Acho que é isso, uma contribuição pro post. sorrindo
Vou pular a parte religiosa, porque sou ateu, e não tô nem aí e não tenho opinião nesse sentido;
Se formos olhar a evolução da maneira simples, em que cada individuo precisa sobreviver e repassar seus genes, de fato a assexualidade (excetuando a área cinza) é claramente uma desvantagem, mas como nesse artigo que o netow citou, se formos olhar por grupos, a coisa muda drasticamente. Imaginem um grupo familiar pré-histórico, em que todos os indivíduos lutam por direitos de reprodução ao mesmo tempo em que precisam lidar com outras necessidades, como comida, proteçao e cuidado com os bebes e pequenas crianças, e imaginem um segundo grupo, no qual um individuo assexual nasceu, ele nao se interessa em reproduzir, o que o deixa completamente livre para assumir diversas outras responsabilidades e cuidar de maneira muito mais eficaz das necessidades basicas do grupo. Uma criança nasce em cada grupo, qual das duas tem mais chance de sobreviver? Obviamente, a do segundo grupo, um individuo assexual tem poucas chances de passar por si mesmo seus genes adiante, mas pode aumentar significativamente as chances dos genes de seus familiares serem passados, e os "genes assexuais" se propagariam dessa forma, sendo assim, se a assexualidade tiver origem, ou ao menos contribuição genética, não há motivo para acreditar que somos "acasos" ou "erros da evolução, seríamos mais como indivíduos de apoio, que mantém o mundo girando enquanto os outros só pensam em sexo :lol!:
Ir para o topo Ir para baixo
 

Assexuais: iguais, mais, ou menos evoluídos que os alosexuais?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Mais amor, menos sexo.
» Existe pessoas mais ACE ou menos ACE?
» Quanto mais tento, menos quero.
» Sou alossexual (Pelo menos me reconheço assim)
» Mais uma pessoa animada para criar novas amizades e descobrir mais sobre sua assexualidade

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-