InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Como definir "romance"?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Fujoshi
Sabido(a)
Sabido(a)
Fujoshi

Mensagens 159
Inscrição 09/04/2017
Idade 23
Pensamento A vida é um tela, transforme-a em arte!
Gênero : Feminino

Como definir "romance"? Empty
MensagemAssunto: Como definir "romance"?   Como definir "romance"? Empty31/7/2017, 22:13

Então, atualmente eu venho me fazendo esse questionamento, e gostaria muito da ajuda de vocês para responder.

No momento atual, eu tenho certeza que sou arromântica (ou algo em seu espectro), então não sei se é por esse motivo, ou se só sou meio louca mesmo... Mas eu me perguntei bastante isso esses dias.

Na verdade, eu nunca gostei muito de romance em geral, meu gosto por livros, filmes, animes, desenhos, entre outros, sempre se focou em coisas como "aventura, mistério, fantasia", e, apesar de muitas vezes eu até gostar do romance com plano de fundo ou desenvolvimento secundário, eu realmente nunca dei tanta importância para isso. Há uns dois anos isso mudou um pouco. Não leio em livros, só uma ou outra vez, mas já vi alguns animes (normalmente filmes) que focam nisso, apesar de quase sempre serem drama, ou então algo relacionado a comédia.
Mas tem uma coisa que eu me foco 99% em apenas romance, que são as fanfics. Eu passei a shippar diversos casais, e normalmente leio fanfics sobre eles, focadas em desenvolvimento romântico entre personagens. Além disso, eu também escrevo algumas.

E é por isso que eu resolvi perguntar aqui: qual seria uma boa definição do romance e o que realmente o separa da amizade?

Eu tenho o "romance" em minha mente, minha própria definição (apesar de eu não saber como explicá-la), mas, na verdade, eu nunca senti, não sei como realmente é. Então, após ler fanfics muito bem escritas e observar relacionamentos amorosos entre algumas pessoas, eu me perguntei se minha definição realmente poderia descrever o romance. O que eu sei, é basicamente ideias que foram se juntando e modificando de acordo com o que eu via sobre isso nas histórias (na vida real não rola, não tenho envolvimento), então, pelas descrições de como as pessoas se sentem, aquela coisa normalmente reflexiva e/ou açucarada, algumas vezes dramáticas... Tudo parece mais do que o que eu tinha em mente.

Antes de conhecer a assexualidade, eu achava que as pessoas exageravam muito quando se tratava disso, como se fosse uma das principais coisas da vida... E eu me perguntava, como era possível amar e achar alguém mais importante do que você mesma? Afinal, é você! Você é o centro da sua vida, você é a sua vida!
Mas depois de conhecer esse "mundo", eu percebi que as pessoas parecem levar isso sério de uma maneira imensa e extrema, e o que eu julgava como exagerado, muitas vezes era realmente a verdade.

Então estou bem confusa... Vocês poderiam me responder as perguntas abaixo? Mas sem aqueles textos do estilo "é quando a pessoa se torna seu céu, seu chão, seu sol...", algo mais objetivo e menos poético.

O que realmente seria considerado romance, e o que o separa da amizade?

Como é se apaixonar e estar apaixonado por alguém? Você realmente sente essas coisas do coração batendo rápido, respiração pesada, encontro de olhares, etc...?

Eu preciso muito saber essas respostas, não apenas por eu estar extremamente confusa agora, mas também porque vai me ajudar a desenvolver minha escrita e criar relacionamentos mais sinceros e próximos da realidade. Então me ajudem aí, ok? :P
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Como definir "romance"? Empty
MensagemAssunto: Re: Como definir "romance"?   Como definir "romance"? Empty1/8/2017, 04:55

Esse tópico é muito interessante, jamais havia pensado em definir Romance até então.

Eu acho que essa é uma daquelas coisas que é diferente para cada um. Existem bilhões de pessoas no mundo e todas elas são diferentes, sem falar que é impossível saber precisamente o que as outras pessoas estão sentindo já que estamos presos dentro das nossas próprias cabeças.
Vou compartilhar um pouca das minhas experiências com assunto, que não foram muitas, mas foram exaustivamente analisadas para que eu chegasse na conclusão de que sou assexual.

Primeiro:

Esses clichês de nervosismo (coração batendo rápido, respiração pesada) já aconteceram comigo. Não foi nada muito exagerado. Acredito que a intensidade dessas coisas varie de acordo com a pessoa.

Segundo:

Na vez em que me apaixonei foi um período de extrema confusão mental. Não tinha certeza do que a pessoa queria e não tinha certeza do que eu queria. Eu só sabia que gostava de estar perto daquela pessoa e de deixar ela feliz.

Terceiro:

Na questão de Romance Stricto Sensu varia muito dependendo de cada casal. No meu caso acontecia  através de pequenos atos sutis um pro outro que demonstravam cuidado e afeto. ( uma palavra carinhosa colocada sutilmente no meio de uma sentença, correr pra melhorar o humor da pessoa quando alguma coisa ruim acontece, ter conversas extremamente longas sobre assuntos que seriam muito chatos se discutidos com qualquer outra pessoa, enfim.)
Passávamos muito tempo juntos, as vezes nem conversávamos, apenas ficávamos um ao lado do outro concentrados em nossos próprios afazeres. Chegávamos meia hora mais cedo do que todo mundo na aula (estudávamos na mesma escola) para ter esses momentos.

Com relação a contato físico, quase não acontecia. Nem apertávamos as mãos ( nos cumprimentávamos com acenos). Tinha mais contato físico com outras amigas por quem não sentia nada (como por exemplo abraços) do que com ela. Qualquer tentativa que fizemos de expressar afeto através de contato físico era muito esquisito e ficava um clima ruim.  

Eu concluí que era assexual graças a esse relacionamento. Nós nunca fizemos nada além de aproveitar a companhia um do outro e aquilo era o suficiente para mim.

Eventualmente nós nos formamos no Ensino Médio, crescemos, nos tornamos pessoas diferentes e por fim nos afastamos. Desde então nunca mais senti algo parecido  e, para ser sincero, acho improvável que eu sinta de novo.


Eu definiria Romance como duas pessoas que sentem muito carinho uma pela outra fazendo o que as deixam felizes (seja lá o que isso for).


Espero ter te ajudado a compreender isso melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Como definir "romance"? Empty
MensagemAssunto: Re: Como definir "romance"?   Como definir "romance"? Empty1/8/2017, 12:04

Nossa, esse tópico é perfeito! Eu estava com a mesma dúvida, só não sabia como escrever. Me sinto muito confusa em diferenciar amizade de romance. Já aconteceu várias vezes de eu pensar que estava estabelecendo uma amizade com alguém e descubro que na verdade esse alguém estava me paquerando! Ai eu ficava tipo chorando muito
Quer dizer, "duas pessoas que sentem muito carinho uma pela outra fazendo o que as deixam felizes" soa muito como uma amizade, uma amizade dessas íntimas. Mas então o que seria o romance?
Eu já senti o coração disparar e tals, nada intenso demais, mas eu sinceramente não trocaria para por no lugar de uma amizade. Sei la, fiquei mais confusa ainda agora.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabes
Aprendiz
Aprendiz
Gabes

Mensagens 79
Inscrição 22/05/2017
Idade 25
Pensamento Contemple sua originalidade.
Gênero : Feminino

Como definir "romance"? Empty
MensagemAssunto: Re: Como definir "romance"?   Como definir "romance"? Empty1/8/2017, 18:45

Que belo tópico, eu também já me questionei sobre isso (apesar de que me vejo como assexual romântica). Sempre tentei entender isso e diria como a segunda pessoa que comentou acima. Já senti algo por uma pessoa, e não era como dizem do coração bater forte, ou nada disso, eu apreciava estar na companhia dessa pessoa. Eu vinha da escola ao seu lado e isso pra mim era ótimo, não sei afirmar se foi paixão e essas coisas, mas sei que também não era só amizade. As vezes você não precisa fazer o que dizem que é pra fzr (como beijar, andar de mãos dadas, "flertar") para saber que gosta de alguém. Isso é muito da conexão que você e a pessoa passam um para o outro. Digo isso, porque certas vezes já vivi muitas sensações boas ao lado de uma pessoa que eu tinha sentimentos assim e n precisávamos estar de mãos dadas, a gente ficava sentado junto, conversando sobre algo bem aleatório, e ali criávamos o nosso mundo. Apesar de que o que eu sentia era platônico, isso foi um dos melhores momentos q eu vivi. E não precisei fazer nada muito além.

Então isso vai de pessoa para pessoa, cada um sente de sua forma, e acredito que ao longo de sua vida que for conhecendo pessoas e desenvolvendo qualquer sentimento por elas, irá perceber e irá conseguir diferenciar.

Acho que nao ajudei tanto rsrsrs, desculpas. O tópico aborda um assunto bem interessante q eu sempre pensei e nunca conseguia fazer alguém se interessar em questionar. Ainda bem que você comentou sobre.

Ir para o topo Ir para baixo
 

Como definir "romance"?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Difilculade em me definir: sou ou não sou?
» Não sei como me definir
» Tentando definir assexualidade
»  Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?
» pra que se definir?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-