InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Shipow
Mestre
Mestre
Shipow

Mensagens 578
Inscrição 15/03/2018
Idade 45
Pensamento Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança. Todo mundo é composto de mudança, tomando-se sempre novas qualidades.
Gênero : Masculino

RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty
MensagemAssunto: RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE   RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty17/6/2018, 17:30

A algum tempo venho me questionando sobre essa questão e eu gostaria muito de saber a opinião de vcs:

Dizem que nao se escolhe a quem gostar, que quem ama cuida, é fiel e que até sentir um pouquinho de ciúmes faz bem pra relaçao. "Ciúmes na medida certa, é claro".
Como arromantico, nunca entendi sobre estas coisas que sempre ouvi, pois nunca fez parte de meu mundo.
Só posso afirmar que, aprendi a ser romântico, por necessidade, para que eu pudesse demonstrar afetividade. E se eu estou com uma pessoa serei fiel pelos meus próprios princípios. Não entendo pq as pessoas traem. Não seria mais fácil se está com uma pessoa e se interessou por outra terminar um relacionamento para iniciar outro?
Ninguém é dono de ninguém e ninguém é obrigado a estar com ninguém.
Por isso, a meu ver, não há uma relação direta entre amor e fidelidade, pois teria mais a ver com a natureza da pessoa e a cultura em que ela está inserida.
Neste mesmo diapasão, trago a seguinte questão polêmica e delicada: Se seu parceiro(a) sexual lhe pedisse para abrir a relação para que ele(a) pudesse ter apenas sexo, mesmo com um(a) profissional, vcs concordariam?
Estou falando de sexo não um caso.
Vcs acham que quem abre a relação é pq não ama ou não se importa?

Ir para o topo Ir para baixo
Sam
Admin
Admin
Sam

Mensagens 1756
Inscrição 03/04/2012
Idade 34
Gênero : Masculino

RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty
MensagemAssunto: Re: RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE   RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty17/6/2018, 18:53

Na minha opinião a fidelidade está, sim, atrelada ao amor. Amar é oposto a querer causar danos a uma outra pessoa!

Por outro lado, fidelidade não é sinônimo de monogamia! Você pode ser estar em um relacionamento aberto e ser fiel. Tudo depende do "contrato", isto é, de cumprir o compromisso que ambos fizeram durante a relação.

Shipow escreveu:
Não entendo pq as pessoas traem. Não seria mais fácil se está com uma pessoa e se interessou por outra terminar um relacionamento para iniciar outro?

As pessoas não terminam o relacionamento simplesmente porque querem continuar nele. Querer ter um caso com outra pessoa não exclui sua vontade de estar no relacionamento. É algo imoral (quando feito na forma de traição), mas normal.

A pergunta que eu me faço é: por que não tentar abrir o relacionamento? Seria egoísmo? (por não querer que a pessoa faça o mesmo) Medo do que pode acontecer? Medo de julgamentos? Medo da recepção do(a) parceiro(a)? Enfim... são muitas possibilidades. Só sei de uma coisa: enfrentar esses medos deveria ser a escolha certa frente a decisão da maioria que é a de ocultar tudo e trair (causar danos na outra pessoa).


"Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança" (Três Dias, Marcelo Camelo)


https://www.assexualidade.com.br/
Ir para o topo Ir para baixo
Shipow
Mestre
Mestre
Shipow

Mensagens 578
Inscrição 15/03/2018
Idade 45
Pensamento Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança. Todo mundo é composto de mudança, tomando-se sempre novas qualidades.
Gênero : Masculino

RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty
MensagemAssunto: Re: RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE   RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty17/6/2018, 19:38

Sam escreveu:
Na minha opinião a fidelidade está, sim, atrelada ao amor. Amar é oposto a querer causar danos a uma outra pessoa!

Obrigado por compartilhar Sam. Concordo muitíssimo com vc em dizer que quando se ama de forma alguma se quer magoar a outra pessoa.


Sam escreveu:
A pergunta que eu me faço é: por que não tentar abrir o relacionamento? Seria egoísmo? (por não querer que a pessoa faça o mesmo) Medo do que pode acontecer? Medo de julgamentos? Medo da recepção do(a) parceiro(a)? Enfim... são muitas possibilidades. Só sei de uma coisa: enfrentar esses medos deveria ser a escolha certa frente a decisão da maioria que é a de ocultar tudo e trair (causar danos na outra pessoa).

Pois é, eu me faço a mesma pergunta. Como nossa sociedade, infelizmente, ainda é muito machista, tendem a trair por achar que é da natureza do homem, mas não aceitariam de forma alguma que fosse o contrário. E acaba que, ultimamente, tem aparecido muitas mulheres fazendo a mesma coisa e o fato é tratado na gozação.
Concordo que abrir a relação seria uma solução, mesmo que essa ideia não é nem de longe aceita.
Então pelo que entendi de sua resposta Sam, abrir a relação, de forma consensual, as pessoas envolvidas não estariam se amando menos.
Ir para o topo Ir para baixo
Sam
Admin
Admin
Sam

Mensagens 1756
Inscrição 03/04/2012
Idade 34
Gênero : Masculino

RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty
MensagemAssunto: Re: RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE   RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty17/6/2018, 22:17

Shipow escreveu:
Obrigado por compartilhar Sam. Concordo muitíssimo com vc em dizer que quando se ama de forma alguma se quer magoar a outra pessoa.

Não há de quê, foi uma reflexão interessante essa que você trouxe.

Shipow escreveu:
Pois é, eu me faço a mesma pergunta. Como nossa sociedade, infelizmente, ainda é muito machista, tendem a trair por achar que é da natureza do homem, mas não aceitariam de forma alguma que fosse o contrário.  E acaba que, ultimamente, tem aparecido muitas mulheres fazendo a mesma coisa e o fato é tratado na gozação.
Concordo que abrir a relação seria uma solução, mesmo que essa ideia não é nem de longe aceita.

É verdade, tem a questão do machismo e propagação do comportamento entre as mulheres. Parece que está ficando cada vez mais aceitável ou bem-visto. Estranho!

Shipow escreveu:
Então pelo que entendi de sua resposta Sam, abrir a relação, de forma consensual, as pessoas envolvidas não estariam se amando menos.

Sim, é isso mesmo que você entendeu.  
Relacionamento aberto não é algo que eu tenho como ideal, pelo contrário, acho a monogamia muito mais atraente e admirável, além de ser como eu gostaria que as coisas fossem. Tudo, no entanto, não passa de uma opinião/desejo pessoal.

Agora, imagine um casal que permanece junto e consegue compreender que não consegue suprir todas as necessidades do outro e por esse motivo, cada um abre mão da exclusividade com a finalidade de que o outro seja capaz de buscar coisas além da atual relação. Se pensarmos bem isso não é tradicional, mas é uma forma de abdicação em prol do outro. Isso se parece amor, para mim (mesmo que diferente do que estamos acostumados).

Sei que nesses casos a pessoa não toma a decisão apenas para conceder um benefício para o outro já que ela recebe o mesmo direito, ou seja, há interesses próprios em jogo. Também sei que esse modelo de relacionamento não serve para todas as pessoas e não tô querendo dizer que quem se recusa a um relacionamento aberto ame menos o(a) seu(sua) parceiro(a). Tudo que eu quis dizer é que podemos interpretar o ato como uma forma de amor: o casal quer continuar junto e oferece outras possibilidades ao outro ao invés de requerer o benefício apenas para si (traindo).


"Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança" (Três Dias, Marcelo Camelo)


https://www.assexualidade.com.br/
Ir para o topo Ir para baixo
Midori Shoujo Tsubaki
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Midori Shoujo Tsubaki

Mensagens 1232
Inscrição 21/05/2014
Idade 33
Pensamento Ahhh...se o mundo inteiro me pudesse ouvir... tenho muito pra contar... dizer que aprendi...
Gênero : Feminino

RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty
MensagemAssunto: Re: RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE   RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty18/6/2018, 17:40

Sou arromântica, mas se eu tivesse interesse por relacionamentos amorosos, não iria jamais tolerar traição. Na minha opinião, traição não tem perdão. Quem ama não trai.

Agora, em se tratando de um relacionamento aberto, ou de um relacionamento poligâmico, eu não vejo problema, desde que seja com o conhecimento e o consentimento de todos os envolvidos. Não quero isso para mim, mas se outras pessoas gostam, quem sou eu para dizer que é errado?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty
MensagemAssunto: Re: RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE   RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty18/6/2018, 22:27

Shipow escreveu:
Não entendo pq as pessoas traem. Não seria mais fácil se está com uma pessoa e se interessou por outra terminar um relacionamento para iniciar outro? Ninguém é dono de ninguém e ninguém é obrigado a estar com ninguém.

E o orgulho? Sair da relação perdendo? Já lidei com uma garota assim, ela queria pegar todos os garotos da escola para se vingar do namorado, e fazer ele terminar com ela, ao invés dela terminar com ele e sair como a perdedora. "Seu 02, pede pra sair, você é moleque, seu fanfarão, pede pra sair!" Algo assim. Se ele pediu pra terminar, é porquê ele não aguentou a pressão e ela é melhor que ele. Ridículo, não é? Não foi a única situação do tipo que vi.

Dando uma resposta mais ampla: porquê as pessoas prometem algo e não cumprem? Porquê as pessoas falam algo que não é verdade? Tudo isso é traição também, e não tem a ver com amor, sexo, nem namoro necessariamente.

Shipow escreveu:
Neste mesmo diapasão, trago a seguinte questão polêmica e delicada: Se seu parceiro(a) sexual lhe pedisse para abrir a relação para que ele(a) pudesse ter apenas sexo, mesmo com um(a) profissional, vcs concordariam?

Não tenho parceiro(a)s sexuais.
Ir para o topo Ir para baixo
morangloria
Aprendiz
Aprendiz
morangloria

Mensagens 69
Inscrição 29/04/2018
Idade 30
Pensamento "Amar e mudar as coisas me interessam mais..."
Gênero : Feminino

RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty
MensagemAssunto: Re: RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE   RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty25/7/2018, 21:44

Para mim, quem ama não trai. Mas aqui eu estou analisando um relacionamento ideal e ace, né.

Pelo o que eu vejo, alos tendem a separar amor de sexo, dizendo que traem porque a carne é fraca (nem todo alo trai, mas quando trai, essa é a desculpa mais usada). Ou seja, afirmam que continuam amando o seu parceiro, e que o sexo foi somente necessidade fisiológica, um deslize.

Agora falando como uma assexual: eu não consigo separar amor de fidelidade porque eu não trairia alguém por sexo. Das vezes que eu estive em um relacionamento e me apaixonei por outras pessoas, eu terminei o namoro para estar com outra pessoa. A minha necessidade com essa nova pessoa não era fisiológica, era paixãozinha mesmo, então eu ficava dividida e terminava o certo para ficar com o duvidoso. (me arrependo de ter esse comportamento, mas aprendi com os meus erros).

Sobre a questão polêmica "Se seu parceiro(a) sexual lhe pedisse para abrir a relação para que ele(a) pudesse ter apenas sexo, mesmo com um(a) profissional, vcs concordariam?"
Não, porque eu não quero mais ter relacionamento com alo. Por ser gray-assexual, eu sei que o sexo não está 100% "banido" da minha vida, mas mesmo assim eu não quero mais me relacionar com alos. Se eu não encontrar um ace para viver comigo, eu prefiro passar meus dias sozinha. :lol!: :lol!:
Ir para o topo Ir para baixo
Dominic
Aprendiz
Aprendiz
Dominic

Mensagens 106
Inscrição 16/01/2018
Idade 25

RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty
MensagemAssunto: Re: RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE   RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty25/7/2018, 22:57

Eu acho fidelidade algo muito relativo,porque os casais e pessoas são múltiplas. Existe uma infinidade de possibilidades e formas de contratos. Mas eu não acho que se interessar ou até mesmo se apaixonar por outra pessoa que não seja seu parceiro diminua o que você sente pelx parceirx. Na sociedade é super aceito que você tenha pai, padastro ao mesmo tempo e ame os dois do mesmo jeito. Vários irmãos e o amor Por  nenhum é diminuído, e também podemos ter vários amigos, por que não daria para amar mais de uma pessoa?

Eu abriria o relacionamento com um alo. Na minha cabeça funciona de forma simples. Eu gosto de usar uma metáfora boba pra ilustrar meu ponto de vista: seu e meu parceiro comemos kibe, mas ele gosta de comer figado (e eu não) e acha alguém que goste de comer figado com ele, por que eu me importaria?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty
MensagemAssunto: Re: RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE   RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty26/7/2018, 09:17

morangloria escreveu:
Pelo o que eu vejo, alos tendem a separar amor de sexo, dizendo que traem porque a carne é fraca (nem todo alo trai, mas quando trai, essa é a desculpa mais usada). Ou seja, afirmam que continuam amando o seu parceiro, e que o sexo foi somente necessidade fisiológica, um deslize.

Eu acho que os alos não separam amor de sexo como você diz. Isso de "a carne é fraca" não é bem aceito e, se descoberto, normalmente leva à separação.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty
MensagemAssunto: Re: RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE   RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty26/7/2018, 09:28

Dominic escreveu:
Na sociedade é super aceito que você tenha pai, padastro ao mesmo tempo e ame os dois do mesmo jeito. Vários irmãos e o amor Por  nenhum é diminuído, e também podemos ter vários amigos, por que não daria para amar mais de uma pessoa?

As pessoas esperam dedicação total do(a) parceiro(a) romântico(a), exatamente para diferenciar de "ficar" e de amizade. As pessoas querem que seja "O Relacionamento", não apenas mais um relacionamento. Eu conheço uma mulher cujo marido tem depressão, e ela o está apoiando para que supere essa fase ruim (na alegra e na tristeza, na saúde e na doença). Porém, conheço caras solteiros que tiveram depressão e todos os amigos e amigas saíram de perto dele: não tiveram nenhum apoio.

Tem também aquilo de "nos bons momentos, você conhece a quantidade de amigos, nos maus momentos, a qualidade". Um bom amigo tem necessariamente de ajudar o outro num momento de necessidade! Mas às vezes, nem uma amizade forte é garantia suficiente, e aí as pessoas querem um relacionamento mais forte, o que às vezes é um erro, pois tem muita gente que namora e não dá a mínima pro(a) namorado(a), enfim...
Ir para o topo Ir para baixo
Dominic
Aprendiz
Aprendiz
Dominic

Mensagens 106
Inscrição 16/01/2018
Idade 25

RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty
MensagemAssunto: Re: RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE   RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty26/7/2018, 09:42

Citação :
Mas às vezes, nem uma amizade forte é garantia suficiente, e aí as pessoas querem um relacionamento mais forte, o que às vezes é um erro, pois tem muita gente que namora e não dá a mínima pro(a) namorado(a), enfim...

Realmente é difícil prever a durabilidade de um relacionamento. E tem isso de que algumas pessoas que namoram pelo motivo errado também... complicado
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty
MensagemAssunto: Re: RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE   RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty26/7/2018, 10:12

Dominic escreveu:
Citação :
Mas às vezes, nem uma amizade forte é garantia suficiente, e aí as pessoas querem um relacionamento mais forte, o que às vezes é um erro, pois tem muita gente que namora e não dá a mínima pro(a) namorado(a), enfim...

Realmente é difícil prever a durabilidade de um relacionamento. E tem isso de que algumas pessoas que namoram pelo motivo errado também... complicado

Você pode detalhar o que você testemunhou até hoje de pessoas namorarem pelo motivo errado? Parece interessante.
Ir para o topo Ir para baixo
Dominic
Aprendiz
Aprendiz
Dominic

Mensagens 106
Inscrição 16/01/2018
Idade 25

RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty
MensagemAssunto: Re: RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE   RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty28/7/2018, 20:10

Ace Ventura escreveu:
Dominic escreveu:
Citação :
Mas às vezes, nem uma amizade forte é garantia suficiente, e aí as pessoas querem um relacionamento mais forte, o que às vezes é um erro, pois tem muita gente que namora e não dá a mínima pro(a) namorado(a), enfim...

Realmente é difícil prever a durabilidade de um relacionamento. E tem isso de que algumas pessoas que namoram pelo motivo errado também... complicado

Você pode detalhar o que você testemunhou até hoje de pessoas namorarem pelo motivo errado? Parece interessante.

Eu já vi casos de pessoas aceitarem namorar com fulano porque tinham pena, e não sentia nenhum tipo de atração pela pessoa. Já vi pessoas namorarem porque o outro bajulava ele, desde financeiramente até o ego. Enfim, eu não considero esses motivos como "certos" para se namorar alguém.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty
MensagemAssunto: Re: RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE   RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty9/1/2019, 11:57

Dominic escreveu:
Eu já vi casos de pessoas aceitarem namorar com fulano porque tinham pena, e não sentia nenhum tipo de atração pela pessoa. Já vi pessoas namorarem porque o outro bajulava ele, desde financeiramente até o ego. Enfim, eu não considero esses motivos como "certos" para se namorar alguém.

Já vi algo do tipo. Eu nunca namorei, mas já tive próxima de mim uma garota que me bajulava, e eu tinha certa pena dela, no bom sentido. Até certo ponto, não há nada de errado em gostar de ser bajulado, nem em ter pena/compaixão pelos outros, mas realmente, não são motivos para namorar.
Ir para o topo Ir para baixo
Ellene
Aprendiz
Aprendiz
Ellene

Mensagens 133
Inscrição 02/11/2018
Idade 26
Pensamento "A beleza que seduz poucas vezes desperta amor" - Sócrates
Gênero : Feminino

RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty
MensagemAssunto: Re: RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE   RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty18/2/2019, 17:05

Gente desculpe mas eu não concordo e nunca vou concordar com relacionamentos não monogamicos, se tem quem goste e aceita, e se sujeita a isso OK. Mas acho que este tipo de coisa não é todo mundo que deseja ter isso na sua vida como a colega disse acima.

Pra mim amor e fidelidade andam de mãos dadas, acredito que ninguém aqui iria gostar de estar namorando e ser "trocado(a)" só por que " a carne é fraca" e teu parceiro(a) chegou a desejar mais outro para fazer sexo do que você, que esta na relação.

Eu estou ciente que ninguém tem 100% de tesão em apenas uma única pessoa, sempre vai haver os tais mais atraentes do que o que você.
Como por exemplo as pessoas que tem traços do espectro demi, só porque achou alguém mais belo/atraente por ai,não chegaria nessa pessoa sem ter uma ligação com ele só para fazer sexo.
O que não seria o mesmo caso de um alo ( ou pelo menos a maioria deles), que já olha com as possíveis segundas intenções.

Enfim... seria muito estranho e desconfortável para mim se alguém me pedisse para abrir a relação, se quer a possibilidade de outras pessoas estarem na sua vida extra conjugal, então eu terminaria o relacionamento. Acho que este tipo de possibilidade deve ser discutido antes de se entrar em um relacionamento, para não acabar entrando numa furada.
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago
Sabido(a)
Sabido(a)
Tiago

Mensagens 295
Inscrição 15/02/2019
Idade 33
Pensamento "Rótulos carregam expectativas sociais e também pessoais, alimentadas pelo social." Laura Pires
Gênero : Masculino

RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty
MensagemAssunto: Re: RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE   RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE Empty20/2/2019, 13:41

Eu tenho um sério problema com o termo amor. Não sei ao certo o que seria. Mas penso que fidelidade é algo fundamental em uma relação séria. Porque na minha visão é um compromisso que você tem combo outro, e por isso é algo que precisa de respeito e confiança. No momento que há traição, tudo isso é quebrado. Eu considero a traição uma das piores coisas que uma pessoa pode fazer com a outra numa relação. Se acontecesse comigo, acredito que nunca mais confiaria na pessoa, além de que o relacionamento iria desandar mesmo.
Com relação a poligamia, eu acho a idéia interessante, mas muito difícil de dá certo. Nós culturalmente temos um pensamento muito possessivo, e pra isso funcionar ambos teria que ser bastante mente aberta e está fora desse pensamento.

Enviado pelo Topic'it
Ir para o topo Ir para baixo
 

RELAÇAO ENTRE AMOR E FIDELIDADE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Dúvida entre a relação existente entre afetividade/assexualidade/masturbação
» Desabafo do dia
» Tem alguma relação entre autismo e assexualidade?
» Poliamor, relação aberta, amor livre... você é?
» Histórias de amizade e amor entre assexuais

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Miscelânea-