InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Sobre a acefobia e a arofobia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Jade
Novato(a)
Novato(a)
Jade

Mensagens 37
Inscrição 24/05/2021
Idade 19
Pensamento Você não pode deixar de ser quem você é por conta do medo.
Gênero : Feminino

Sobre a acefobia e a arofobia  Empty
MensagemAssunto: Sobre a acefobia e a arofobia    Sobre a acefobia e a arofobia  Empty21/12/2021, 14:23

Vocês assexuais ou arromânticos vocês acham que sofrem preconceito? Se sim de que forma e como isso agride você?




É uma pergunta pois há uma discussão muito grande se a acefobia realmente existe ou se é tudo um grande mimimi, um grande drama.
Ir para o topo Ir para baixo
BPBertolino
Sabido(a)
Sabido(a)
BPBertolino

Mensagens 236
Inscrição 30/09/2011
Idade 36
Gênero : Masculino

Sobre a acefobia e a arofobia  Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a acefobia e a arofobia    Sobre a acefobia e a arofobia  Empty21/12/2021, 16:39

Eu não sofro. Pode ser que outros sofram.

De qualquer forma, acho que é conveniente tratar da assexualidade nos seus fundamentos teóricos próprios (ainda que sejam poucos), porque as dificuldades individuais ou coletivas relacionadas a ela são bastante particulares.
Ir para o topo Ir para baixo
M-Aril
Sabido(a)
Sabido(a)
M-Aril

Mensagens 255
Inscrição 25/12/2014
Idade 30
Pensamento "Jamais deixarei que suas preces terminem em desespero" —Kaname Madoka
Gênero : Masculino

Sobre a acefobia e a arofobia  Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a acefobia e a arofobia    Sobre a acefobia e a arofobia  Empty22/12/2021, 12:49

Não existe conhecimento geral sobre assexualidade, é uma coisa muito de seletas bolhas sociais mesmo, assexualidade é um termo q a grande maioria desconhece, então como sofrer acefobia? O q mais acontece é as pessoas acharem q aquela pessoa (q é assexual mas não conta pros quatro ventos) é na verdade um gay q não saiu do armário, daí essa pessoa começa a sofrer homofobia mesmo sem ser homossexual, esse é o caso mais corriqueiro existente, daí a pessoa q sofre com isso se vê na obrigação de casar, transar, ter filho e o escambau. enjoado
Ir para o topo Ir para baixo
Jade
Novato(a)
Novato(a)
Jade

Mensagens 37
Inscrição 24/05/2021
Idade 19
Pensamento Você não pode deixar de ser quem você é por conta do medo.
Gênero : Feminino

Sobre a acefobia e a arofobia  Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a acefobia e a arofobia    Sobre a acefobia e a arofobia  Empty22/12/2021, 13:14

M-Aril escreveu:
Não existe conhecimento geral sobre assexualidade, é uma coisa muito de seletas bolhas sociais mesmo, assexualidade é um termo q a grande maioria desconhece, então como sofrer acefobia? O q mais acontece é as pessoas acharem q aquela pessoa (q é assexual mas não conta pros quatro ventos) é na verdade um gay q não saiu do armário, daí essa pessoa começa a sofrer homofobia mesmo sem ser homossexual, esse é o caso mais corriqueiro existente, daí a pessoa q sofre com isso se vê na obrigação de casar, transar, ter filho e o escambau. enjoado




Realmente é uma coisa que pode acontecer muito, outra coisa que acontece é associarem assexualidade a eventos ruins ou doenças, a forma que a acefobia se manifesta é de forma implícita, algo que acontece entre quatro paredes e que também não envolve violência física por isso tem uma discussão se realmente a acefobia existe.
Ir para o topo Ir para baixo
PumpkinCake
Sabido(a)
Sabido(a)
PumpkinCake

Mensagens 229
Inscrição 06/01/2021
Idade 26
Pensamento "Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar." -Vincent van Gogh
Gênero : Feminino

Sobre a acefobia e a arofobia  Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a acefobia e a arofobia    Sobre a acefobia e a arofobia  Empty23/12/2021, 12:36

Eu acho que a gente compara muito com o tipo de preconceito que os demais da comunidade lgbt sofrem, com xingamentos, agressões etc. As outras orientações sexuais são mais visíveis pela mídia e acabam ganhando mais destaque em tudo (ainda bem que está sendo mais mostrado, mas poderiam explorar a nossa também, somos uma orientação invisível ainda).  Fui pesquisar mais sobre acefobia e tudo aquilo que ouvimos de leigos sobre o assunto é considerado discriminação, ou seja, que somos um bando de virgens que não tem sentimentos, hormônios e desejos, traumatizados escondendo os seus medos com um rótulo, robôs para ser mais exata. Digo isso porque como existe esse desconhecimento da sociedade, acabam não aceitando que aces são pessoas normais porque na cabeça delas temos um perfil, estigma, ou que somos assim porque falta algo ou que precisamos de conserto.
Sobre a acefobia e a arofobia  Bb2bf610[/url]
Sobre a acefobia e a arofobia  Zdj0in10
Sobre a acefobia e a arofobia  Downlo10

Ah, respondendo a pergunta se já escutei alguma coisa do tipo, sim. Apenas 1% das pessoas que me conhecem sabem que sou ace e já ouvi que não sou isso por x motivos, que "rótulos" escondem pessoas traumatizadas de enfrentarem seus medos, que é uma fase, ainda vai aparecer a pessoa certa etc. É como se considerassem como uma patologia ou uma regra (aces são de tal jeito fixo e quem não for assim não é), não é algo agradável de se ouvir, por isso que prefiro parar de falar sobre isso com leigos e apenas ficar aqui pelo fórum.
Ir para o topo Ir para baixo
Jade
Novato(a)
Novato(a)
Jade

Mensagens 37
Inscrição 24/05/2021
Idade 19
Pensamento Você não pode deixar de ser quem você é por conta do medo.
Gênero : Feminino

Sobre a acefobia e a arofobia  Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a acefobia e a arofobia    Sobre a acefobia e a arofobia  Empty23/12/2021, 13:33

PumpkinCake escreveu:
Eu acho que a gente compara muito com o tipo de preconceito que os demais da comunidade lgbt sofrem, com xingamentos, agressões etc. As outras orientações sexuais são mais visíveis pela mídia e acabam ganhando mais destaque em tudo (ainda bem que está sendo mais mostrado, mas poderiam explorar a nossa também, somos uma orientação invisível ainda).  Fui pesquisar mais sobre acefobia e tudo aquilo que ouvimos de leigos sobre o assunto é considerado discriminação, ou seja, que somos um bando de virgens que não tem sentimentos, hormônios e desejos, traumatizados escondendo os seus medos com um rótulo, robôs para ser mais exata. Digo isso porque como existe esse desconhecimento da sociedade, acabam não aceitando que aces são pessoas normais porque na cabeça delas temos um perfil, estigma, ou que somos assim porque falta algo ou que precisamos de conserto.
Sobre a acefobia e a arofobia  Bb2bf610[/url]
Sobre a acefobia e a arofobia  Zdj0in10
Sobre a acefobia e a arofobia  Downlo10

Ah, respondendo a pergunta se já escutei alguma coisa do tipo, sim. Apenas 1% das pessoas que me conhecem sabem que sou ace e já ouvi que não sou isso por x motivos, que "rótulos" escondem pessoas traumatizadas de enfrentarem seus medos, que é uma fase, ainda vai aparecer a pessoa certa etc. É como se considerassem como uma patologia ou uma regra (aces são de tal jeito fixo e quem não for assim não é), não é algo agradável de se ouvir, por isso que prefiro parar de falar sobre isso com leigos e apenas ficar aqui pelo fórum.



Cara adorei sua resposta, porque a desumanização é uma coisa que acontece muito. As pessoas juram que a gente não sofre mas estão sendo preconceituosos com a gente o tempo todo, se a invalidação, a patologização, a desumanização, a desvalorização de assexuais em relacionamentos românticos porque ninguém quer namorar um assexual o que leva a solidão ace, o abuso médico que implica tratamento de conversão e a super dosagem pra tentar curar uma coisa que não é uma doença pra início de conversa, a situação dos estupros corretivos que se atrelam as questões do machismo e por fim a sexo e amatonormatividade não são formas de opressão e preconceito eu realmente não sei mais o que é preconceito.
Ir para o topo Ir para baixo
100 nome
Novato(a)
Novato(a)
100 nome

Mensagens 28
Inscrição 25/05/2014
Idade 28
Pensamento Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o ultimo instante seu direito de dizê-la (Evelyn Beatrice Hall, The Friends of Voltaire; 1906).
Gênero : Feminino

Sobre a acefobia e a arofobia  Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a acefobia e a arofobia    Sobre a acefobia e a arofobia  Empty6/1/2022, 10:12

acho q o pior tipo de coisa q pode acontecer como preconceito eh qdo vc explica pra alguem q vc confia que é ace e ela desconsidera o q vc falou e interpreta do jeito que ela acha q é

Aconteceu isso com 2 pessoas (das poucas que me declarei como ace). Uma delas era o meu ex namorado antes da gt começar a namorar. Ele interpretou como eu nunca tendo namorado antes e q eu mudaria depois de um tempo e ele esperaria isso, bom, digamos q não deu mto certo. Outra pessoa foi minha mãe, diferente dele, pelo menos ela me respeita e me apoia, mas ela acha que eu sou assim (ace) pq meu namoro não deu certo e as coisas sexuais foram bem ruins e que com o tempo e com uma experiencia diferente eu nao seria assim

O nosso preconceito pode ser um pouco diferente de outros preconceitos como homofobia, transfobia, etc, mas eles também são relevantes e podem afetar bastante a vida de algum ace, dependendo do que for como abuso sexual, consentimento duvidoso, estupro e até estupro consentido.

Recentemente li um artigo feminista falando sobre estupro consentido, ele tem o foco na mulher, mas considerando a sociedade majoritariamente allo, dá pra fazer paralelos com um relacionamento entre um ace e allo (não importando o genero) uma passagem dele especificamente é muito boa:

"Mulheres [aces no geral] consentem, dentro da definição patriarcal, sem querer sexo o tempo todo. Consentem para que seus maridos ou namorados [allos no geral] parem de insistir no sexo [...] Não são ensinadas a dizer não, não têm poder sexual dentro da sociedade, e se culpam quando se sentem violadas por não terem sido capazes de verbalizar suas vontades."

link do artigo: https://medium.com/qg-feminista/estupro-sexo-e-consentimento-8a0d192ed6ec

Já vi vários relatos por aq de aces (principalmente de pessoas que estão se descobrindo ainda ou q chegaram no forum recentemente) comentando q faziam sexo sem querer fazer so pq o parceiro insistia, ou so pra agradar, ou so pq achava q era o q tinha q fazer etc, e de varios relacionamentos tbm q nao dao certo por causa desse conflito (coisa q tbm aconteceu comigo)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Sobre a acefobia e a arofobia  Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a acefobia e a arofobia    Sobre a acefobia e a arofobia  Empty8/1/2022, 21:29

Uma vez eu tava conversando com minha família (eles não sabem que sou ace) e eu deixei claro que sexo não é sas coisas todas pra mim, que eu não sinto sá atração toda (talvez eu só queira ter com alguém que eu tenha muita intimidade e aaaa já me perdi), e me perguntaram se existia uma pessoa que não quer sexo. Eu fiquei tão pra baixo que nem reagi.

Na faculdade já disseram que eu iria gostar de sexo e que esse "desinteresse" iria passar (o povo não sabe que sou ace tbm, é pq tavam falando de algo e só lembro que relacionaram a sexo, aí a burra se meteu).
Ir para o topo Ir para baixo
theredqueen
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
theredqueen

Mensagens 16
Inscrição 02/01/2022
Idade 43
Pensamento "Olha-me de novo. Com menos altivez. E mais atento" (Hilda Hilst)
Gênero : Feminino

Sobre a acefobia e a arofobia  Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a acefobia e a arofobia    Sobre a acefobia e a arofobia  Empty10/1/2022, 18:03

Jade escreveu:
PumpkinCake escreveu:
Eu acho que a gente compara muito com o tipo de preconceito que os demais da comunidade lgbt sofrem, com xingamentos, agressões etc. As outras orientações sexuais são mais visíveis pela mídia e acabam ganhando mais destaque em tudo (ainda bem que está sendo mais mostrado, mas poderiam explorar a nossa também, somos uma orientação invisível ainda).  Fui pesquisar mais sobre acefobia e tudo aquilo que ouvimos de leigos sobre o assunto é considerado discriminação, ou seja, que somos um bando de virgens que não tem sentimentos, hormônios e desejos, traumatizados escondendo os seus medos com um rótulo, robôs para ser mais exata. Digo isso porque como existe esse desconhecimento da sociedade, acabam não aceitando que aces são pessoas normais porque na cabeça delas temos um perfil, estigma, ou que somos assim porque falta algo ou que precisamos de conserto.
Sobre a acefobia e a arofobia  Bb2bf610[/url]
Sobre a acefobia e a arofobia  Zdj0in10
Sobre a acefobia e a arofobia  Downlo10

Ah, respondendo a pergunta se já escutei alguma coisa do tipo, sim. Apenas 1% das pessoas que me conhecem sabem que sou ace e já ouvi que não sou isso por x motivos, que "rótulos" escondem pessoas traumatizadas de enfrentarem seus medos, que é uma fase, ainda vai aparecer a pessoa certa etc. É como se considerassem como uma patologia ou uma regra (aces são de tal jeito fixo e quem não for assim não é), não é algo agradável de se ouvir, por isso que prefiro parar de falar sobre isso com leigos e apenas ficar aqui pelo fórum.



Cara adorei sua resposta, porque a desumanização é uma coisa que acontece muito. As pessoas juram que a gente não sofre mas estão sendo preconceituosos com a gente o tempo todo, se a invalidação, a patologização, a desumanização, a desvalorização de assexuais em relacionamentos românticos porque ninguém quer namorar um assexual o que leva a solidão ace, o abuso médico que implica tratamento de conversão e a super dosagem pra tentar curar uma coisa que não é uma doença pra início de conversa, a situação dos estupros corretivos que se atrelam as questões do machismo e por fim a sexo e amatonormatividade não são formas de opressão e preconceito eu realmente não sei mais o que é preconceito.


Também gostei dessa resposta.
Vivemos em tempos tenebrosos.
Acredito que o maior problema de todos é essa obrigação de viver como todo mundo vive convencionalmente. Tipo, voce nao pode ter uma opiniao diferente? Nao pode ter outros interesses, outras prioridades?
A pessoa pode até ter traumas e vivências ruins e mesmo assim ser ace independentemente... As vezes ser uma pessoa até que saudável, sem traumas sexuais e ainda assim nao ter o menor interesse em sexo.
Quem persegue o diferente apenas esconde sua propria insegurança por nunca ter se sentido livre pra avaliar se ele é assim mesmo ou apenas segue a boiada...
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago
Sabido(a)
Sabido(a)
Tiago

Mensagens 295
Inscrição 15/02/2019
Idade 33
Pensamento "Rótulos carregam expectativas sociais e também pessoais, alimentadas pelo social." Laura Pires
Gênero : Masculino

Sobre a acefobia e a arofobia  Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a acefobia e a arofobia    Sobre a acefobia e a arofobia  Empty12/1/2022, 11:14

Gostei bastante das respostas de vcs e concordo tbm. Acrescento mais algumas coisas, as pessoas tratam e consideram violência só quando esta é física, de fato nós sofremos menos agressões do que os outros LGBT, mas não significa que não sofremos todo tipo de violência psicológica e de várias cobranças diárias, fora o apagamento e invisibilidade, a violência médica que as mulheres sofrem quando vão fazer exames ginecológicos ou até mesmo de terapeutas! Afinal, vivemos num mundo aloheteronormativo qlq um que seja diferente disso é tratado como um ser "anormal". Já vi vários relatos aqui de pessoas que casaram ou tiveram relacionamentos com alos e que tiveram que sofrer todo tipo de cobrança, tipo, como isso não é considerado violência!? Pior ainda que algumas pessoas da comunidade LGBT desconsideram nossa condição, nossa sexualidade e acham que nós não deveríamos estar representados na bandeira...alguns argumentam que não dá pra chamar de sexualidade se não há sexo virada de olhos virada de olhos
Ir para o topo Ir para baixo
Jade
Novato(a)
Novato(a)
Jade

Mensagens 37
Inscrição 24/05/2021
Idade 19
Pensamento Você não pode deixar de ser quem você é por conta do medo.
Gênero : Feminino

Sobre a acefobia e a arofobia  Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a acefobia e a arofobia    Sobre a acefobia e a arofobia  Empty15/1/2022, 11:38

Tiago escreveu:
Gostei bastante das respostas de vcs e concordo tbm. Acrescento mais algumas coisas, as pessoas tratam e consideram violência só quando esta é física, de fato nós sofremos menos agressões do que os outros LGBT, mas não significa que não sofremos todo tipo de violência psicológica e de várias cobranças diárias, fora o apagamento e invisibilidade, a violência médica que as mulheres sofrem quando vão fazer exames ginecológicos ou até mesmo de terapeutas! Afinal, vivemos num mundo aloheteronormativo qlq um que seja diferente disso é tratado como um ser "anormal". Já vi vários relatos aqui de pessoas que casaram ou tiveram relacionamentos com alos e que tiveram que sofrer todo tipo de cobrança, tipo, como isso não é considerado violência!? Pior ainda que algumas pessoas da comunidade LGBT desconsideram nossa condição, nossa sexualidade e acham que nós não deveríamos estar representados na bandeira...alguns argumentam que não dá pra chamar de sexualidade se não há sexo virada de olhos virada de olhos




Isso é verdade, as pessoas tem uma visão muito limitada do que é preconceito e do que é opressão como se isso só se resumisse a agressão física mas não, além da expulsão de casa, agressão, mortes, dificuldade de arrumar emprego, também tem a invalidação, patologização, tratamento de conversão, desumanização e estupro corretivo que é uma coisa que acontece com aces, mas acho que uma coisa que todas as letras da comunidade LGBTI+ vão csg se relacionar é a pressão que existe pra se encaixar no padrão da sociedade, e com aces não é diferente porque a sociedade é hiper sexualizada e vê o sexo como uma necessidade e quem é fora disso é visto como doente.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Sobre a acefobia e a arofobia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Como vocês presenciam a acefobia ou arofobia?
» Ginecologistas e Acefobia
» Minha experiência com acefobia.
» Cansada da acefobia (pode ter gatilhos)
» Lithromânticos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Depoimentos-