InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Saúde mental e assexualidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Jade
Novato(a)
Novato(a)
Jade

Mensagens 37
Inscrição 24/05/2021
Idade 19
Pensamento Você não pode deixar de ser quem você é por conta do medo.
Gênero : Feminino

Saúde mental e assexualidade Empty
MensagemAssunto: Saúde mental e assexualidade   Saúde mental e assexualidade Empty11/2/2022, 09:03

Se vocês presenciaram ou precensiam acefobia, como isso afetou vocês e como vocês lidaram com ela??
Ir para o topo Ir para baixo
samuloko
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
samuloko

Mensagens 19
Inscrição 26/06/2021
Idade 19
Pensamento estou tentando ser a melhor versão de mim mesmo todo dia.
Gênero : Masculino

Saúde mental e assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Saúde mental e assexualidade   Saúde mental e assexualidade Empty27/2/2022, 07:44

Ficaram de perguntinhas idiotas na minha escola, eu só ignorei e segui minha vida
Ir para o topo Ir para baixo
Andréa Aline
Aprendiz
Aprendiz
Andréa Aline

Mensagens 58
Inscrição 30/11/2021
Idade 28
Pensamento Não tinha aquela coisa delicada que se chama encanto
Gênero : Feminino

Saúde mental e assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Saúde mental e assexualidade   Saúde mental e assexualidade Empty27/2/2022, 11:28

Como eu nunca contei sobre minha assexualidade para pessoas próximas, eu nunca tive problemas.

Eu só tenho uma certa pressão dos meus pais para ter um namoradO (para eles, precisa ser um homem).

Ir para o topo Ir para baixo
Jade
Novato(a)
Novato(a)
Jade

Mensagens 37
Inscrição 24/05/2021
Idade 19
Pensamento Você não pode deixar de ser quem você é por conta do medo.
Gênero : Feminino

Saúde mental e assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Saúde mental e assexualidade   Saúde mental e assexualidade Empty27/2/2022, 11:46

samuloko escreveu:
Ficaram de perguntinhas idiotas na minha escola, eu só ignorei e segui minha vida

Que tipo de perguntas idiotas?? Não precisa falar se não quiser.
Ir para o topo Ir para baixo
O_Bala
Sabido(a)
Sabido(a)
O_Bala

Mensagens 273
Inscrição 19/09/2020
Idade 39
Gênero : Masculino

Saúde mental e assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Saúde mental e assexualidade   Saúde mental e assexualidade Empty27/2/2022, 23:30

Andréa Aline escreveu:
Como eu nunca contei sobre minha assexualidade para pessoas próximas, eu nunca tive problemas.

Eu só tenho uma certa pressão dos meus pais para ter um namoradO (para eles, precisa ser um homem).

Acredito que isso é previsível já que nossos pais são de outra geração.
A referência deles é outra época quando se casava bem cedo e se tinha filhos bem jovens tbm (antes dos 30).

Ir para o topo Ir para baixo
samuloko
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
samuloko

Mensagens 19
Inscrição 26/06/2021
Idade 19
Pensamento estou tentando ser a melhor versão de mim mesmo todo dia.
Gênero : Masculino

Saúde mental e assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Saúde mental e assexualidade   Saúde mental e assexualidade Empty28/2/2022, 08:15

Jade escreveu:
samuloko escreveu:
Ficaram de perguntinhas idiotas na minha escola, eu só ignorei e segui minha vida

Que tipo de perguntas idiotas?? Não precisa falar se não quiser.

O tipo de "Ah então você quando acorda n fica de *** duro? Kkkkk" ou coisas idiotas desse tipo.

Eu percebo que é pra me zuar e nem respondo. Se fosse uma pergunta genuína eu responderia
Ir para o topo Ir para baixo
OiEuSouLouie
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
OiEuSouLouie

Mensagens 9
Inscrição 03/03/2022
Idade 22
Gênero : Outro / Não divulgar

Saúde mental e assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Saúde mental e assexualidade   Saúde mental e assexualidade Empty4/3/2022, 00:47

Eu já sofri um rolê na terapia, quando eu ainda tava me entendendo como assexual. Eu falei com a minha terapeuta de ter lido só de assexualidade na internet e que me identificava e ela me falou basicamente que eu nunca ia me realizar na vida e que todos os meus outros problemas eram por eu ter essa trava sexual. Aí eu fui tentar outra terapeuta que foi pior ainda, porque quando eu falei que achava q era ace ela riu da minha cara e falou que isso não existia e que ela ia me ajudar a "me curar". Depois disso eu passei um bom tempo sem falar com ninguém sobre isso e até o hoje o que elas me falaram meio que me atrapalha tanto na minha auto aceitação, quanto em falar pra outras pessoas
Ir para o topo Ir para baixo
Tarsila
Sabido(a)
Sabido(a)
Tarsila

Mensagens 243
Inscrição 10/02/2018
Idade 34
Gênero : Feminino

Saúde mental e assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Saúde mental e assexualidade   Saúde mental e assexualidade Empty19/3/2022, 21:35

OiEuSouLouie escreveu:
Eu já sofri um rolê na terapia, quando eu ainda tava me entendendo como assexual. Eu falei com a minha terapeuta de ter lido só de assexualidade na internet e que me identificava e ela me falou basicamente que eu nunca ia me realizar na vida e que todos os meus outros problemas eram por eu ter essa trava sexual. Aí eu fui tentar outra terapeuta que foi pior ainda, porque quando eu falei que achava q era ace ela riu da minha cara e falou que isso não existia e que ela ia me ajudar a "me curar".  Depois disso eu passei um bom tempo sem falar com ninguém sobre isso e até o hoje o que elas me falaram meio que me atrapalha tanto na minha auto aceitação, quanto em falar pra outras pessoas

Sinto muito por isso. Vejo que isso de terapia é um problema com muitos, muito triste isso :/
Ir para o topo Ir para baixo
AlyneFerreira
Novato(a)
Novato(a)
AlyneFerreira

Mensagens 42
Inscrição 27/10/2017
Idade 22
Gênero : Feminino

Saúde mental e assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Saúde mental e assexualidade   Saúde mental e assexualidade Empty19/3/2022, 23:22

Galera que sofreu esses problemas com terapeuta, peguem o nome completo e número de CRP desses psicólogos e denunciem ao CRP-SP, não importa quanto tempo tenha se passado. Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, Art. 2° "Ao psicólogo é vedado (proibido):
a) Praticar ou ser conveniente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão;
b) Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais;"

NÃO tenham medo de denunciar. Esse tipo de "profissional" é o mesmo tipo que fala de "cura gay" e trata com desrespeito e descaso a saúde mental da pessoa, e deve receber advertências para tais atos. A denúncia é anônima e o psicólogo não poderá fazer nada contra você, pois também é quebra do código de ética ele querer te prejudicar de qualquer forma. Qualquer dúvida, estou a disposição! Mas não tenham medo, denunciem!
Ir para o topo Ir para baixo
AlyneFerreira
Novato(a)
Novato(a)
AlyneFerreira

Mensagens 42
Inscrição 27/10/2017
Idade 22
Gênero : Feminino

Saúde mental e assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Saúde mental e assexualidade   Saúde mental e assexualidade Empty19/3/2022, 23:28

Ah, caso você seja de outro estado, procure o CRP do seu estado. Escrevi "CRP-SP" no automático pq sou daqui. Mas só acrescentar a sigla após CRP que você achará mais informações de como denunciar. Se não souber o CRP do psico, poe o nome delu do google e tenta achar alguma rede social, que elu deve ter colocado lá em algum canto
Ir para o topo Ir para baixo
Andréa Aline
Aprendiz
Aprendiz
Andréa Aline

Mensagens 58
Inscrição 30/11/2021
Idade 28
Pensamento Não tinha aquela coisa delicada que se chama encanto
Gênero : Feminino

Saúde mental e assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Saúde mental e assexualidade   Saúde mental e assexualidade Empty20/3/2022, 11:33

AlyneFerreira escreveu:
Ah, caso você seja de outro estado, procure o CRP do seu estado. Escrevi "CRP-SP" no automático pq sou daqui. Mas só acrescentar a sigla após CRP que você achará mais informações de como denunciar. Se não souber o CRP do psico, poe o nome delu do google e tenta achar alguma rede social, que elu deve ter colocado lá em algum canto

Obrigada pela orientação!
Ir para o topo Ir para baixo
Thaysa
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Thaysa

Mensagens 1
Inscrição 28/04/2022
Idade 35
Gênero : Feminino

Saúde mental e assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Saúde mental e assexualidade   Saúde mental e assexualidade Empty28/4/2022, 09:36

Fico muito triste quando vejo esse tipo de relato em relação a colegas de profissão, mas infelizmente tem muito psicólogo despreparado para lidar com sexualidade e gênero, então concordo com quem disse pra denunciar, assim aos poucos vamos tirando de cena pessoas que promovem uma perpetuação dos sofrimentos. Em uma profissão de acolhimento não cabe julgamentos nem achismos.
Ir para o topo Ir para baixo
Yara
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Yara

Mensagens 5
Inscrição 25/06/2022
Idade 22
Gênero : Feminino

Saúde mental e assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Saúde mental e assexualidade   Saúde mental e assexualidade Empty26/6/2022, 00:01

Eu sempre senti uma certa pressão dos outros, principalmente no fundamentação, em saber com que eu me relacionava ou se me relacionava com alguém, até mesmo gosta eu não falava. Porque não era natural para mim ter um crush em qualquer pessoa só por olhar, então eu só seguia minha vida, mas sempre tinha um momento que alguém ou um grupo de amigos ou colegas uma hora me perguntava sobre e eu morro de vergonha de admitir então fingia com qualquer pessoa que as outras consideravam razoável (isso já me causou situação piores, mas nunca fiz nada que não quis pelo menos). Acho que isso já seria uma acefobia, mas eu não sabia que era assexual na época.
No ensino médio eu fugia ter um crush é tal, tentar ser "normal" e deu certo, não me perguntavam muito e nem se interessavam depois.

Só fui descobrir alguns anos atrás sobre assexualidade, agora já estou na faculdade e disse para algumas pessoas que me relacionam nesse semestre que sou assexual, acho que eles me desmerecem por assexual (mais uns do que outros, mas todos no final não querem entender que eu simplesmente sou assim é não tenho escolha), sinto também que me acham mais inocente ou idiota/lerda por não ficar toda hora falando de sexo ou de querer fazer sexo.
Acredito que esse é o pensamento popular sobre os assexuais, nem sei se fiz certo em falar sobre ou se devia ter fingido ser "normal" como todos os outros tentam.

Não sei como vcs lidaram com esses momentos ou se tiveram, mas sempre fui uma pessoa reservada é isso só piorou me relacionamento com as pessoas, pq acho que tenho que provar algo para eles ( eu sou muito competitiva).
Ir para o topo Ir para baixo
Unknow
Novato(a)
Novato(a)
Unknow

Mensagens 22
Inscrição 21/06/2022
Idade 23
Pensamento “Existe uma teoria que diz que, se um dia alguém descobrir exatamente para que serve o Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável. Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu.”
Gênero : Outro / Não divulgar

Saúde mental e assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Saúde mental e assexualidade   Saúde mental e assexualidade Empty26/6/2022, 00:37

Não se é pq eu sou meio competitiva também, mas me sinto meio inferior a eles por não ter essa habilidade (mesmo que não tenha vontade/interesse), então para evitar esse estresse desnecessário eu escondido.
Me sinto um pouco mal comigo mesma por isso, mas sei que melhor do que ter que lidar com acefobia.
Ir para o topo Ir para baixo
Lis.
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Lis.

Mensagens 14
Inscrição 14/09/2021
Idade 34
Gênero : Feminino

Saúde mental e assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Saúde mental e assexualidade   Saúde mental e assexualidade Empty29/6/2022, 21:01

Não sei se foi bem acefobia foi mais uma expressão facial de muito espanto com uma cara de “como isso é possível”?

Tipo não gostar de sexo?

Um pouquinho de contexto: essa pessoa perguntou porque eu não usava apps de namoro e nunca saia para paquerar se estava solteira. Eu disse a ela q nunca tinha feito sexo porque não gostava.

Só q essa pessoa gosta muitoooooooo de sexo e foi bem reprimida na infância então hoje em dia libeirou geral e ela é bem romântica e idealiza muito os relacionados então na visão de mundo dela não tem nada mais estranho do q alguém q está sozinha há anos e não está a procura porque ela só se sente completa com um relacionamento.

Acho q não configura acefobia acho q foram só visões de mundo muito conflitantes.

Uma pessoa hipersexualizada e carente com outra q é bem resolvida emocionalmente e provavelmente arromantica.
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago
Sabido(a)
Sabido(a)
Tiago

Mensagens 295
Inscrição 15/02/2019
Idade 33
Pensamento "Rótulos carregam expectativas sociais e também pessoais, alimentadas pelo social." Laura Pires
Gênero : Masculino

Saúde mental e assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Saúde mental e assexualidade   Saúde mental e assexualidade Empty2/7/2022, 10:44

Lis. escreveu:
Não sei se foi bem acefobia foi mais uma expressão facial de muito espanto com uma cara de “como isso é possível”?

Tipo não gostar de sexo?

Um pouquinho de contexto: essa pessoa perguntou porque eu não usava apps de namoro e nunca saia para paquerar se estava solteira. Eu disse a ela q nunca tinha feito sexo porque não gostava.

Só q essa pessoa gosta muitoooooooo de sexo e foi bem reprimida na infância então hoje em dia libeirou geral e ela é bem romântica e idealiza muito os relacionados então na visão de mundo dela não tem nada mais estranho do q alguém q está sozinha há anos e não está a procura porque ela só se sente completa com um relacionamento.

Acho q não configura acefobia acho q foram só visões de mundo muito conflitantes.

Uma pessoa hipersexualizada e carente com outra q  é bem resolvida emocionalmente e provavelmente arromantica.

Eu tive uma colega que era assim também! Pra ela relacionamento era tudo. Ela não conseguia ficar muito tempo sozinha. E aí depois eu descobri que era mais por questão de pressão familiar, ela era de cidade pequena e aí sempre comparavam ela aos irmãos e primos que era todos casados, e ela era a única solteira. E por isso ficava entrando em e outro relacionamento sem sentido.

Na forma que ela falava era como se fosse uma necessidade estar com alguém, não algo que fosse bom pra ela. Na época eu não sabia da assexualidade, mas sempre achei estranho a forma de ela ver relacionamentos, não fazia nenhum sentido pra mim kkkk
Ir para o topo Ir para baixo
 

Saúde mental e assexualidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Desabafo sobre independência, família e saúde mental
» Como o cinema estigmatiza os problemas de saúde mental
» Assexualidade e saúde
» assexualidade e masturbação
» "problema de saúde pública"

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Depoimentos-