InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Faz do teu amor o teu melhor amigo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidado
Convidado
avatar


Faz do teu amor o teu melhor amigo Empty
MensagemAssunto: Faz do teu amor o teu melhor amigo   Faz do teu amor o teu melhor amigo Empty9/1/2016, 15:57

Faz tempo que não interajo aqui. rs... Bom... eu gostei muito desse texto e resolvi compartilhar aqui no fórum. Espero que vocês gostem.  

Quando o amor vira amizade...
:: Rosana Braga ::

Creio que todo casal, em algum momento da relação, já se perguntou: “será que eu realmente amo esta pessoa
ou estou com ela apenas porque já me acostumei?”. Ou seja, a dúvida parece reincidir sobre dois sentimentos
que aparentemente exigem posturas diferentes: amor e amizade.

Porém, creio que alguns conceitos necessitem de certa reflexão. Se podemos nos apaixonar por um amigo,
supomos que amizade e amor podem ter íntima correlação. Se podemos nos tornar amigos de quem amamos, a
afirmação continua valendo. Isto é, podemos acrescentar amor à amizade e amizade ao amor.
Mas por que, em muitos casos, quando uma pessoa se questiona sobre o fato do amor ter­se tornado amizade,
fica a impressão de que algo se perdeu? Fica a sensação de que falta alguma coisa, de que foi subtraído da
relação o mais importante? Será?

Claro que buscamos o despertar de sentimentos peculiares quando decidimos nos entregar a uma relação
amorosa. Paixão, excitação e palpitação não combinam com as relações que vivemos entre amigos. Espera­se
que no ‘grande encontro’ haja mais do que a paz que pode ser encontrada num ombro companheiro. Espera­se
que haja desejo.
Muito bem. Isso é verdade. Mas qual é o prazo de validade da paixão? Qual é a função desse fogo que parece nos
consumir e nos movimentar no auge de sua envolvência. Será possível viver nesta ardência por toda a vida? Será
construtivo?

O que quero dizer, na verdade, é que a base de uma relação de amor, especialmente com o tempo, a dedicação
e a construção de uma vida em comum, vai ganhando mais em amizade e permitindo que se apague, de forma
saudável e necessária, o fogo da paixão. E é absolutamente preciso que seja assim, acredite!
A paixão é maravilhosa, deliciosa, imperdível e desejável, mas como fogueira vai se apagando em seu devido
tempo. Fogo demais queima, machuca, dói, destrói. Fogo de menos faz falta, deixa frio, escuro, desconfortável.

É preciso acertar o tom, aceitar o ritmo, embriagar­se de labaredas na medida certa... e depois, aprender a manter
acesas somente as brasas.
Mas as crenças e os romances nos enganam; deixam no ar a ilusão de que podemos estar constante e
ininterruptamente apaixonados, ardendo, como se o amor se resumisse a isso. E assim, nos perdemos em
desejos impossíveis. Acreditamos que falta algo nas relações duradouras. Simplesmente porque não aprendemos
a apreciar a sutileza do amor. Ficamos presos e condenados à aflição que nos causa a paixão.

E o fato é que ela acaba. Ela sempre acaba. É assim, não tem jeito. Mas a gente não aceita. Busca outra e outra,
nos remetendo a um vazio que nunca poderá ser preenchido senão com a delicadeza do amor. Precisamos nos
deixar apaziguar, mais cedo ou mais tarde. Geralmente, mais tarde. Algumas vezes, bem mais tarde! Noutras,
nunca, infelizmente.
Por isso, antes de pôr fim a uma relação que tem mais sutileza do que ardência, que lhe provoca mais paz do que
desejo, pense bem. Não se deixe cair numa armadilha ardilosa e extremamente perigosa.
Não estou, de forma alguma, subestimando a importância da paixão. Ela é necessária e imperdível. Contém em si
o impulso da provocação, a coragem para a entrega. Sem ela não há início, não há motivação para o nascimento
do amor.

A paixão rompe a terra para deixar nascer o amor, em forma de fruto.
Desejo assim, que todos nós tenhamos a oportunidade de nos envolver nas chamas da paixão. Se preciso for, até
arder, doer e aprender. Para depois, enfim, valorizar a calmaria do amor. Afinal, a paixão queima e machuca
enquanto que o amor aquece e acolhe... e que você descubra e usufrua do segredo contido na relação que tornase
mais parecida com amizade e menos com a angústia das paixões.

http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=04510
Ir para o topo Ir para baixo
Oromë
Sabido(a)
Sabido(a)
Oromë

Mensagens 191
Inscrição 17/10/2015
Idade 30
Pensamento Power to the people, stick it to the man!
Gênero : Masculino

Faz do teu amor o teu melhor amigo Empty
MensagemAssunto: Re: Faz do teu amor o teu melhor amigo   Faz do teu amor o teu melhor amigo Empty9/1/2016, 23:37


A paixão é algo de impulso, vem e vai embora muito rápido se comparado ao amor. Há quem prefira abandonar um amor verdadeiro, por mais nutrido que ele seja, pelas aventuras de paixões embriagantes que irão se evaporar tão rápido quanto chuvas de verão.

Em mim, encontro um forte desejo não só de um amor, mas de uma amizade. Não uma qualquer, me refiro a uma amizade verdadeira em sinergia com um amor genuíno, recheado de cumplicidade, lealdade e companheirismo. Onde há ajuda mútua em prol do crescimento de ambos.
Um tanto utópico né? Não posso negar que as chances estão contra mim.

Considero amizade (quando verdadeira) uma das muitas formas do amor. Por isso concordo com o texto quando ele diz que há uma correlação íntima entre amor e amizade.

Acredito que para que uma relação venha a realmente dar certo, ambos precisam estar cientes que a paixão, todo aquele interesse que surge junto da curiosidade em conhecer mais sobre o outro, irá lentamente desaparecer. Nem por isso o relacionamento tem que ficar na mesmice e comodismo, ao contrário, ter ciência de que a paixão tem data de validade, prepara o casal para aproveitar essa fase da paixão, do descobrimento e após ela, focar na amizade e amor que nutrem um pelo outro.

Admito ser muito mais fácil falar do que fazer, é preciso ter maturidade em ambas as partes e infelizmente, maturidade as pessoas pouco tem. Talvez por isso muitos relacionamento cheguem a seu fim mesmo existindo amor.

Obrigado por compartilhar o texto, gostei muito.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Faz do teu amor o teu melhor amigo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Ricardo RJ
» Me conhecendo melhor
» O que é melhor que sexo? (de "A" a "Z")
» O sexo para o homem e para a mulher
» Será que posso encontrar aqui um amor para a vida?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Miscelânea-