InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Assexual vs. assexuado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Atropa belladonna
Aprendiz
Aprendiz
Atropa belladonna

Mensagens 68
Inscrição 11/07/2012
Idade 38

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty6/8/2012, 20:49

Gente, não sei quantos de vocês visitam o fórum AVEN, mas se ao menos já deram uma passadinha por lá, sabem que é um local cheio de recursos e discussões, muito animado. Eu gostaria que aqui fosse assim também, e torço pra que no futuro com mais pessoas se conscientizando sobre a assexualidade, o fórum tenha mais movimentando.

Pensando nisso, gostaria de propor uma discussão sobre termos ligados a asexualidade. Em vários momentos já vi usuários deste fórum usando assexuado ao invés de assexual, e o que pude perceber é que não existe um padrão de como nos identificarmos. Muitos dos termos que eu uso, pra falar da minha sexualidade, estão em inglês e toda vez que vou explicar alguma coisa, esbarro no problema da tradução (e vejam lá, sou tradutora formada, isso não é problema pra mim, só acho um pouco inconveniente). Então, como fazer com termos que soam muito bem em inglês, mas dão trabalho na hora de falar em português?

Por exemplo, eu prefiro dizer assexual, pra início de conversa, porque assexuado me lembra muito cissiparidade, e orientação sexual não tem nada a ver com isso. Sem falar que, seguindo as outros orientações como heterossexual, homossexual, bissexual, pansexual... não faz mais sentido dizer assexual também? Isso me parece mais condizente.

Outros termos que me fazem coçar a cuca são aqueles com "romantic", como, homoromantic, heteromantic, biromantic, panromantic... Traduzindo isso pro português soa um pouco estranho dizer bi-romântico/birromântico, não? Recentemente usei esses termos e depois percebi que poderia usar "afetivo" também, mas ainda sim é um pouco estranho. Bi-afetivo? Hm. Não sei.

Vocês tem alguma sugestão com relação a isso? Se puderem opinar, agradeço. feliz
Ir para o topo Ir para baixo
Sha
Admin
Admin
Sha

Mensagens 656
Inscrição 30/03/2012
Idade 39
Pensamento "Nós temos que aprender que não somos isso que a sociedade diz que nós somos." Laércio Fonseca
Gênero : Feminino

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty7/8/2012, 12:59

A socióloga Elisabete Oliveira, que estuda a assexualidade, me disse o seguinte:

Citação :
Na pesquisa científica a gente fala “assexual”, primeiro porque esta é a palavra sendo utilizada internacionamente na literatura acadêmica, e segundo, porque como estamos falando na perspectiva da orientação sexual, a palavra assexual segue a mesma formação de outras orientações seuxuas homoSSEXUAL, heteroSSEXUAL, biSSEXUAL, aSSEXUAL. Mas não tem nenhuma contradição entre a linguagem popular e a linguagem científica, são somente dois modos diferentes de falar.

Ou seja, pode se usar assexuado também, segundo ela. Mas eu concordo com você e acho que todos deveriam adotar o "assexual".

Há termos demais. Para mim existem os que querem um relacionamento afetivo e outros não. Ponto.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.BabaDeAnimais.net
Fundador
Admin
Admin
Fundador

Mensagens 449
Inscrição 16/08/2009
Idade 15
Gênero : Masculino

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty11/8/2012, 01:59

Syz10, a Elisabete não é socióloga, mas sim pedagoga.

E assexualidade não é sobre relacionamento afetivo. Para isso as pessoas usam termos como "arromantismo".

É bom fazer essa diferenciação, especialmente para os "novatos" que podem se sentir confusos e inadequados ao imaginar que não "podem" ser assexuais porque se apaixonam, etc.

Atropa, o termo mais apropriado é assexual mesmo, tenho repetido constantement. Mas é um vício de linguagem da nossa língua. Muitas vezes as pessoas não o utilizam com más intenções.


Atenção

Este perfil não é mais utilizado por ninguém. Para falar com os administradores, envie mensagem privada para Sha, Romântico, Sam ou envie um e-mail para assexualidade.com.br@gmail.com

Evite responder mensagens antigas desse perfil.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.assexualidade.com.br
Atropa belladonna
Aprendiz
Aprendiz
Atropa belladonna

Mensagens 68
Inscrição 11/07/2012
Idade 38

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty12/8/2012, 08:40

Syz10, mas os termos estão aí justamente pra ajudar aqueles que são assexuais e querem explicar por quem se sente atraídos romanticamente. Não é? E se existem muitos, é consequência da diversidade, já que invariavelmente os interesses não são direcionadas a só um tipo de relacionamento. Eu acho legal que as pessoas possam usar os termos que melhor os descrevem, e acredito que pra isso é preciso que eles estejam disponíveis. Mas o que me faz coçar a cabeça é como adaptá-los para a língua portuguesa.

Júlio, quer dizer que os termos já existem então, em português? Como arromantismo. Que legal! Já existe um glossário? Não me lembro de ter visto um, mas isso pode ser falhar minha. Ah, assexuado, creio eu, deve ser usado porque é o termo, pelo menos por enquanto, mais comum. Mas é importante mesmo reforçar o uso de assexual. sorrindo
Ir para o topo Ir para baixo
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty27/8/2012, 09:49

Também considero o termo assexual mais adequado, apesar de não me importar muito com o uso da expressão assexuado.
Ir para o topo Ir para baixo
Arcano VII
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Arcano VII

Mensagens 1
Inscrição 17/01/2013
Gênero : Masculino

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Orientação Sexual: prefiro ver filmes...   Assexual vs. assexuado Empty17/1/2013, 21:20

A grosso modo, se é hetero, homo, seja o que for, da mesma forma que se é "flamengo" ou "corinthias"; A sexualidade é uma construção subjetiva, lógico que não consciente, é mais como um resultado. Tanto é, que muitas estatisticas mostram que as pessoas não são tão ortodoxas sexualmente falando ( ex. tipico: tenho uma tendencia, praticamente um padrão ou regra, mas naquele carnaval de 1996 eu bebi um pouquinho e...).

Enfim, se nem "os normais", na pratica, são ortodoxos, porque nós seriamos? Não ligo para termos. Na pratica nunca tive vontade de passar de preliminares ( preliminares é meu máximo vez ou outra). Mas não gosto da ideia de "definir que sexo não serve para mim e acabou". Estou vivo. To na pista, não muito afim de negócios, mas estou aí no mundo. Odeio clichês. Mas tem um clichê - normalmente usado por bissexuais - que acho razoável e oportuno para "assexuais": "Definir é limitar".

Claro que esses termos propostos, por exemplo, assexual ou assexuado, possuem a sua função. Foi por esses nomes que chegamos aqui neste forum. Esses nomes marcam uma tendencia, um comportamento e servem como "sinalizador". Porém, na vida cotidiana, não vejo vantagem em sair de casa com a convicção que sou assexual e eu não faço sexo. Simplesmente saio e tento ser eu mesmo.

ps:Ninguém aqui falou na importancia de si rotular, acho até que saí do foco do tópico. Mas deu vontade de expressar essa opinião aqui, valeu?

ps2: assexual é mais chique e tem uma vantagem: em livros de biologia você vai encontrar a expressão "assexuado" para organismos ridiculos sob o ponto de vista evolutivo, mas duvido que encontre "assexual" se referindo a essas coisinhas. Então, deixo o meu voto para o assexual se for para dar nomes...

Abraço pessoas!
O/
Ir para o topo Ir para baixo
Gioberto
Sabido(a)
Sabido(a)
Gioberto

Mensagens 335
Inscrição 11/01/2013
Gênero : Masculino

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty18/1/2013, 15:44

Relmente definir é limitar e limitar-se pode ser uma grande desvantagem quando se pode enxergar de outra forma. Detesto limites porque eles são muito variáveis e acabam por trazer insegurança quanto àquilo que a gente realmente quer
Ir para o topo Ir para baixo
Lordney
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Lordney

Mensagens 19
Inscrição 01/02/2013
Idade 32
Gênero : Masculino

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty2/2/2013, 02:32

Também prefiro falar assexual, assexuado é uma palavra mais composta
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/thiego.bastos.1
WicCaesar
Novato(a)
Novato(a)
WicCaesar

Mensagens 30
Inscrição 22/02/2013
Idade 34
Gênero : Masculino

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty22/2/2013, 05:53

Eu uso assexual mas não corrijo quando ouço assexuado. Só tenho para mim que assexuado significaria que eu não tenho sexo, e eu sou do sexo masculino.
Ir para o topo Ir para baixo
http://wiccaesar.tumblr.com
Convidado
Convidado
avatar


Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty23/2/2013, 01:23

.


Última edição por ℓєαиdяα ℓuтħσя em 5/4/2013, 14:46, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
yang
Novato(a)
Novato(a)
yang

Mensagens 23
Inscrição 24/05/2012

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty28/2/2013, 15:34

Eu uso assexual e digo aos conhecidos para que usem assexual também. Assexuado sempre relaciono com anjos e amebas, ou outras criaturas que não possuem sexo.
Ir para o topo Ir para baixo
nyex
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
nyex

Mensagens 11
Inscrição 26/12/2011
Idade 39
Gênero : Feminino

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty5/3/2013, 12:01

eu costumo dizer que ASSEXUADO é planta. não sou planta, pá.

sorrindo

mas convenhamos que precisamos em português de um termo mais bonitinho que ASSEXUAL. em inglês eles usam ace, que é mais sutil e simpático. quando você diz ASSEXUAL, pelo menos em português (porque em inglês o A sai mais marcado) tem que articular demais pra palavra soar direito. dá um trabalho...
Ir para o topo Ir para baixo
http://oliviamaia.net
Convidado
Convidado
avatar


Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Alerta de texto gigante   Assexual vs. assexuado Empty5/3/2013, 15:30

Não sei porque cargas d'água o termo Assexuado é mais conhecido que o termo Assexual e cabe comparação quando o termo mais conhecido era Homossexualismo do que Homossexualidade. Existe uma diferença básica: não acredito que "Assexuado" sirva como forma de denegrir ninguém - já "Homossexualismo" relaciona a opção sexual da pessoa a uma suposta doença, obviamente um termo espalhado por pessoas homofóbicas.

Claro que haverão Assexuais ofendidos quando a primeira pré-concepção deles é de que "Eles não tem capacidade reprodutiva" mas eu garanto que existem Assexuais que não ligam tanto pra isso e se preocupam mais com outras formas de preconceito. Eu diria que sou um deles, tanto que adotei a pobre Ameba que no começo era um símbolo pra Assexualidade mas com o tempo foi denegrida pela falta de bom senso de alguns que a carregavam.

Entendo completamente a diferença entre você não ser capaz (Assexuado) e você não querer (Assexual) e penso que as pessoas que usam essas concepções necessitam serem informadas. Só não creio que me fechar ao círculo de pessoas que sabem a diferença entre Assexual e Assexuado vá resolver algo. Coisa que ainda bem vejo muitas pessoas não fazerem - nossa comunidade em geral é receptiva e educada.

Medida que sempre tomo quando alguém vem com o termo Assexuado pra cima de mim é inicialmente ignorar o uso de palavra errado. Acho que se eu querer espalhar por aí a Assexualidade em si necessito de medidas menos prolixas e mais simples. Quando a pessoa já estiver entendendo o conceito de "pessoa que não quer fazer sexo porque quer" aí sim solto a Grammar bomb, ou seja, "corrijo" o uso de palavras.

Dá certo ao menos nos casos que já aconteceram comigo. Aliás, faço isso com qualquer coisa que sou e pessoas acham estranho. Esses dias mesmo uma amiga minha se identificou com a concepção da Sociedade Alternativa de Raul Seixas (da qual sou adepto) por palavras simples que eu disse. No outro dia ela se aprofundou no assunto voluntariamente. Enfim...
Ir para o topo Ir para baixo
nyex
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
nyex

Mensagens 11
Inscrição 26/12/2011
Idade 39
Gênero : Feminino

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty6/3/2013, 14:01

kavernista escreveu:
Existe uma diferença básica: não acredito que "Assexuado" sirva como forma de denegrir ninguém - já "Homossexualismo" relaciona a opção sexual da pessoa a uma suposta doença, obviamente um termo espalhado por pessoas homofóbicas.
de fato, não parece que é pra denegrir, e sim mera repetição do que se ouve (na folha saiu ASSEXUADO todas as vezes que teve matéria, e mais curiosamente, numa mesma matéria tinha o uso de assexuado e assexual). mas é que me soa mui esquisitinho. e aí entre ouvir e olhar estranho não tem mediação!
Ir para o topo Ir para baixo
http://oliviamaia.net
Convidado
Convidado
avatar


Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty6/3/2013, 14:34

nyex escreveu:

de fato, não parece que é pra denegrir, e sim mera repetição do que se ouve (na folha saiu ASSEXUADO todas as vezes que teve matéria, e mais curiosamente, numa mesma matéria tinha o uso de assexuado e assexual). mas é que me soa mui esquisitinho. e aí entre ouvir e olhar estranho não tem mediação!

Bom... Assexuado é fortemente associado com a falta de capacidade de fazer sexo, não sei se muitos associam a uma patologia quando isso é descrito pra humanos até porque vivemos em uma era que tende a caminhar pra fora do Antropocentrismo e entrar em alguma forma de Biocentrismo, Ecocentrismo... Então não seria um "crime" não ter uma característica humana.

Claro que não é exatamente o caso, afinal a Assexualidade vem de opção, escolha, personalidade... Mas continuo achando que aqueles que querem nos enquadrar como "doentes" vivem em uma esfera diferente daqueles que nos nomeiam erroneamente.
Ir para o topo Ir para baixo
Gensaku
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Gensaku

Mensagens 13
Inscrição 29/03/2014

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty29/3/2014, 02:05

Eu ODEIO o termo assexuado.  :evil: 

Se há heterosexual, homosexual, bisexual, pansexual, porque assexuado? Sou uma planta, se eu cortar meu braço vai surgir outra pessoa a partir dele? rs
Ir para o topo Ir para baixo
Glacio
Aprendiz
Aprendiz
Glacio

Mensagens 51
Inscrição 15/07/2014
Idade 31
Gênero : Feminino

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty4/8/2014, 21:13

É assim... não sei se isto já foi dito (li alguns comentários, mas não todos) mas quando eu ouvi pela primeira vez o termo "assexuado" andava na primária e foi em Estudo do Meio quando a professora falou em estrelas-do-mar... "As estrelas-do-mar não se reproduzem a partir de um macho e de uma fêmea como a maior parte dos animais... se se cortar uma estrela do mar a meio, nascem novas pontas nas duas partes e ficam duas estrelas-do-mar. São assexuadas: não têm órgãos sexuais."... a modos que, vou ser sincera, quando vejo a palavra "assexuado" cá no fórum só me recordo das estrelas-do-mar e do "não ter sexo"... quer dizer, sexo todos temos. E se é um termo da biologia para designar animais que não têm gâmetas sexuais... não sei, parece-me um bocado inadequado, uma vez que todos temos :S (mas o significado de um termo também muda consoante o uso das pessoas... não é estanque... logo talvez seja válido.)
Ir para o topo Ir para baixo
The 2D
Mestre
Mestre
The 2D

Mensagens 808
Inscrição 20/11/2013
Idade 28
Pensamento "Oh no, uiu"
Gênero : Masculino

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty30/11/2014, 20:55

Eu ja fui de ficar bravo com o "assexuadx" mas agora nao ligo nao.
O que importa é o contexto e a mensagem dada/recebida.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty19/12/2014, 20:57

Eu falo "assexual" (atualmente) e peço para amigos e conhecidos também falarem assim. Li recentemente, não lembro onde, que "assexuadx" se referiria a andróginos... Quanto ao termo romântico/afetivo, não sei, eu uso ambos, mas particularmente prefiro "afetivo", porque romântico me lembra pessoas melosas e eu não sou assim XD, entretanto, acho que, ~para o mundo~, é mais apropriado falar "romântico", para evitar que achem que assexuais não têm sentimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
whybobby
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
whybobby

Mensagens 1
Inscrição 31/01/2015
Idade 37
Gênero : Feminino

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty31/1/2015, 19:53

Então, eu sou bióloga E tradutora. "Assexuado" me parece um tanto ofensivo, porque me remete a organismos que se reproduzem assexuadamente - aquela coisa de comparar a gente a plantas ou seres unicelulares, como se não fôssemos humanos de funcionalidade completamente normal. Sempre corrijo para "assexual" quando ouço o contrário. Já aos termos "românticos", também acho que ficam palavras estranhas, mas não consigo pensar em outra coisa. Afetividade não tem a ver com romance, já que você pode sentir afeto por pessoas e não querer uma relação romântica com elas.

Inclusive, outra dúvida: por que estamos disseminando em português os termos em inglês (tipo "ace", "demissexual" ou "gray")? Por que não "ás"? A gente não costuma usar o prefixo demi- em português, mas semi-, que significa a mesma coisa. E por que não "assexual-cinza"? Digo porque não é todo mundo que entende os termos em inglês e, convenhamos, já é difícil explicar a assexualidade pra quem não quer entender, quem dirá ter que dar aula de inglês, ainda!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty31/1/2015, 20:47

Assexual -  Orientação sexual
Assexuado- ser vivo sem sexo definido e o termo assexuada também se refere a um tipo de reprodução que ocorre em alguns micro-organismos.
Ir para o topo Ir para baixo
Yellow Diamond ♢
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Yellow Diamond ♢

Mensagens 14
Inscrição 05/05/2015
Idade 27
Gênero : Feminino

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty5/5/2015, 12:35

É meio tosco porque ninguém vai dizer que é heterosexuado ou homosexuado.
Ir para o topo Ir para baixo
ROBERIO TRAVASSOS
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
ROBERIO TRAVASSOS

Mensagens 4
Inscrição 08/12/2016
Idade 47
Pensamento O TEMPO É O PAI DAS RESPOSTAS...
Gênero : Masculino

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: ASSEXUAL OU ASSEXUADO   Assexual vs. assexuado Empty8/12/2016, 20:24

TAMBÉM EU ACHO QUE SOA BEM MAIS SUAVE A PALAVRA ASSEXUAL,MENOS COMPLEXO.
Ir para o topo Ir para baixo
ROBERIO TRAVASSOS
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
ROBERIO TRAVASSOS

Mensagens 4
Inscrição 08/12/2016
Idade 47
Pensamento O TEMPO É O PAI DAS RESPOSTAS...
Gênero : Masculino

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: Re: Assexual vs. assexuado   Assexual vs. assexuado Empty8/12/2016, 20:26

EU VEJO QUE A MÍDIA EXPLORA MUITO POUCO ESTE TERMO ASSEXUAL,ESTA ORIENTAÇÃO SEXUAL.
TEMOS A NOSSA COMUNIDADE ,MESMO ASSIM VEJO QUE SE DEVERIA SER MAIS PUBLICIZADO,COM ISTO MAIS PESSOAS SE ENCONTRARIAM NESTE MUNDO UM TANTO SALUTAR E VITAL.
Ir para o topo Ir para baixo
ROBERIO TRAVASSOS
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
ROBERIO TRAVASSOS

Mensagens 4
Inscrição 08/12/2016
Idade 47
Pensamento O TEMPO É O PAI DAS RESPOSTAS...
Gênero : Masculino

Assexual vs. assexuado Empty
MensagemAssunto: FALTA DE UMA INFORMAÇÃO SOCIAL   Assexual vs. assexuado Empty8/12/2016, 20:29

Yellow Diamond ♢ escreveu:
É meio tosco porque ninguém vai dizer que é heterosexuado ou homosexuado.
REALMENTE SOA MAL,ACHO QUE COM UMA EDUCAÇÃO CONTINUADA,PUBLICIDADE SE REVERTERIA ESTE CENÁRIO.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Assexual vs. assexuado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-