InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

[DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty
MensagemAssunto: [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade   [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty21/3/2014, 23:16

Julio escreveu:
Acho que foi ideia do Saulo utilizar essa definição de assexualidade como "assexual é a pessoa q n tem interesse na prática sexual com outra pessoa"... bem, tem alguns problemas nessa definição, a AVEN mantêm o termo "atração sexual" justamente por ele ser polisêmico, amorfo... é um termo horrível, eu odeio, mas acho que, ao menos por enquanto, é uma definição útil. Eu, por exemplo, me identificando como gay, posso ter interesse em praticar sexo com minha esposa, mesmo não sentindo atração sexual por ela - ficando apenas excitado pelo contato físico, posso manter esse "interesse" por motivos religiosos. Interesse sempre é algo subjetivo, complexo, nunca é algo necessariamente carnal... assexualidade é identidade, mesmo que alguém sinta atração sexual hard alí por alguém, possivelmente não deixará de se identificar assim (ou pouco da sua identidade mudará). Nossas relações aqui são de afinidades (essas "afinidades" também aproximam ou distanciam as pessoas da identidade gay, por exemplo... homens héteros podem fazer sexo com travesti rotineiramente e se considerar hétero, tecnicamente é uma relação homossexual, mas subjetivamente ele mantêm a mesma identidade).

Citação retirada deste tópico: http://www.forumassexual.org/t1071-eu-aqui-novamente

Em diversos locais e em diversos momentos nós discutimos essa questão da definição da assexualidade. Mas, para não haver mais questionamentos e nós chegarmos a uma decisão final, estou criando este tópico para chegarmos a uma conclusão o mais concreta possível sobre essa definição.

Essa definição, na verdade, foi algo construído no antigo espaço da equipe e que, com a anuência posterior do pessoal, acabou estampando a nossa home page.

NESTE POST eu expliquei um pouco o motivo da classificação da AVEN não ter sido adotada e as vantagens da utilizada atualmente.

Por isso, eu não chego a concordar totalmente com Júlio, pois vejo um significado um pouco mais estrito para "atração sexual" e, acredito, a subjetividade do termo "interesse", permitindo-nos torná-lo maleável para os nossos interesses no contexto da definição que tornaria possível uma definição mais exata. Tanto é que a própria Elisabete Regina, ao ter contato com o portal, elogiou a nova definição e afirmou ter achado ela melhor que a da AVEN.

Mas isso significa que eu apoio totalmente a definição atual? Não. Recentemente tenho percebido que o seu entendi mento, alem de ser mais complexo, acaba recebendo certa resistência, já que "falta de atração sexual" é a ideia que as pessoas normalmente têm da assexualidade.

Além disso, será realmente necessário mudar a definição da assexualidade só por "atração sexual" na definição mais comum da assexualidade não ser compatível com o entendimento psiquiátrico da expressão?

Enfim... Estou começando a ceder e começar a achar vantajoso o retorno à definição antiga. Mas e o que vocês acham? Qual rumo devemos tomar?
Ir para o topo Ir para baixo
Solitary Star
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Solitary Star

Mensagens 1041
Inscrição 02/09/2012
Gênero : Feminino

[DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade   [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty21/3/2014, 23:40

Difícil isso...
Eu sempre gostei mais do termo ''interesse'' do q ''atração''. ''Interesse'' é um termo q vc bate o olho e já entende e ''atração'' demora um pouco até processar, é estranho.


Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


[DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade   [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty22/3/2014, 00:33

Bem, eu penso que assim como qualquer estudo ou pesquisa, a assexualidade, também deve estar aberta a não só uma definição exata. Quando temos algo estabelecido como definitivo pode trazer a impressão de que estaria se fechando para novas ideias ou definições sobre tal.

Enfim, eu acho que as duas definições são bem aceitáveis. Entretanto acho que "a falta de interesse sexual" se adequa melhor! sorrindo
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


[DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade   [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty22/3/2014, 01:00

Encontrei aqui no Dicionário Barsa isso:

Assexual/Assexuado - 1. Que não tem os órgãos sexuais. (esqueça) chocado 
2. Que não tem interesse por sexo, ou que não incita o desejo sexual. (aêêê)

Também acabei indo pesquisar os significados de sexualidade e vi que cada lugar fala de uma maneira totalmente diferente...

"É o impulso natural a todo ser vivo, que nos impulsiona na busca de um parceiro, visando a troca de energias sexuais." (wtf?????) ._.
"Vida ou atividade sexual."
"Conjunto de caracteres especiais, externos ou internos, determinados pelo sexo do indivíduo; qualidade sexual."

Tava pensando aqui, vejam se é insanidade da minha parte, rs... Será que não seria uma boa inicialmente sabermos como definiríamos o que é sexualidade? Para expressarmos o que não é sexualidade? Ou seja, o que é assexualidade?
Espero não ter complicado ainda mais o assunto hehe :cyclops:
Ir para o topo Ir para baixo
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

[DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade   [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty22/3/2014, 07:31

ruthjamison escreveu:
Bem, eu penso que assim como qualquer estudo ou pesquisa, a assexualidade, também deve estar aberta a não só uma definição exata. Quando temos algo estabelecido como definitivo pode trazer a impressão de que estaria se fechando para novas ideias ou definições sobre tal.

No site, logo após a definição, temos o seguinte: "Essa é uma das definições mais bem aceitas da assexualidade, entretanto, ela não abrange todas as pessoas que adotam este rótulo. Podemos dizer que esse conceito ainda está em construção e que ainda não há uma delimitação exata para toda a sua abrangência."

Por isso, fique tranquila piscando
Quando falo de decisão final, não é de algo inalterável, mas de um maior consenso possível na escolha de uma definição para colocarmos no nosso site, para que não haja mais incertezas - pelo menos neste momento.

No restante, achei muito interessante tudo o que você colocou, mas como to na Universidade, no celular, com a aula p/ acabar, vou parando por aqui :p
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


[DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade   [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty22/3/2014, 09:24

Eita, não tinha lido essa parte! rsrs
Então assim tá jóinha, bem explicadinho feliz
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


[DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade   [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty22/3/2014, 09:31

Me identifico com a "definição" atual da A2 e não com a da AVEN.
Embora eu tenha desejo e atração sexual branda, não tenho vontade de prática sexual com ninguém.
Ir para o topo Ir para baixo
The 2D
Mestre
Mestre
The 2D

Mensagens 808
Inscrição 20/11/2013
Idade 28
Pensamento "Oh no, uiu"
Gênero : Masculino

[DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade   [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty22/3/2014, 10:42

pego carona no pensamento da Elemento e digo que interesse realmente qualqier um pode entender do que se teata. Ja atracao é algo que nem todos entendem (lembra do topico do glossario?) eu endendia de um forma ai o Leo deu a opiniao dele que achei super valido tambem e ate agora estou meio dividido. (omg)
Interesse ja é uma palavra descomplicada e pratica.
Ir para o topo Ir para baixo
H D
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
H D

Mensagens 12
Inscrição 11/12/2018
Idade 58
Gênero : Masculino

[DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade   [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty27/6/2021, 12:39

Ver além do arco-íris é enxergar todos apenas como pessoas, independentemente de sua identidade, orientação ou qualquer outra característica.

Indivíduos diversos e cheios de vida colorindo o mundo com suas diferentes formas de amar.”

“O espectro assexual é muito amplo e abrange diversas identidades que vão desde a ausência total, parcial ou condicional de atração sexual. O vínculo emocional se torna muito mais importante para o relacionamento, seja ele romântico ou não.

Não é algo que se escolha ter, é apenas natural.

Muitos não enxergam a assexualidade como algo real, tornando difícil outras pessoas se identificarem com esse aspecto. Caminhar em uma sociedade heteronormativa e hiper-sexualizada faz nossa trajetória ser solitária e invisível.  
Texto da Raquel Lopes, engenheira de software
Ir para o topo Ir para baixo
https://guiadorio.tur.com
C.a.s.lin
Aprendiz
Aprendiz
C.a.s.lin

Mensagens 80
Inscrição 24/06/2021
Idade 20
Pensamento " ✨History,huh? Bet we could make some"
Gênero : Feminino

[DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade   [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty27/6/2021, 18:39

Eu já ouvir em algum lugar uma definição de Assexualidade dessa forma:
"Uma pessoa que não sente ou sente pouca/em níveis menores de atração sexual"

Acho que nesse caso abrangeria uma pouco mais,apesar que pelo que li nos comentários existe bastante definições. E é também preciso estuda o que seria sexualidade mais a fundo,porque ouvi já que sexualidade é fluída...Então a Assexualidade também é fluída pois existe vários níveis e aspectos ,fora que cada pessoa é diferente. Então a sexualidade seria um nivel muita grande de atração? Já a assexualidade um número menor?

E tem coisas comuns porque pessoas alossexuais(que sentem atração) tem experiências que podem se dizer parecidas no quesito sentir atração. E pessoas assexuais também tem parecidas entre si. Então isso que separa,acho que são os níveis mas não sei. Talvez eu esteja pensando demais após ver uma série de ficção científica.

Acho que se for para amplificar as definições precisa saber mais o que é em si sexualidade(como definida hoje) e prestar atenção nos níveis. E também observa a definição de Assexualidade e pensar nos níveis.

Talvez seja complicado chegar uma definição total que abrange todes,mas quem sabe alguma hora chega uma que é mais abrangente e simples que a atual. Não sei.
É algo que to pensando sobre definição porque também estou me descobrindo no momento e me encontrando (ainda não sei onde estou,mas caminhando).
Acho esse dialogo bastante necessário para pensar sobre tudo isso🤔
Ir para o topo Ir para baixo
PumpkinCake
Sabido(a)
Sabido(a)
PumpkinCake

Mensagens 227
Inscrição 06/01/2021
Idade 26
Pensamento "Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar." -Vincent van Gogh
Gênero : Feminino

[DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade   [DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade Empty29/12/2021, 20:24

Eu não sei se vocês já viram isso, mas encontrei um exemplo de como seria o funcionamento de um ace http://www.conversacult.com.br/2017/11/qual-diferenca-entre-ter-tesao-e-ser.html. Achei bem interessante para enriquecer esse tópico.

Ir para o topo Ir para baixo
 

[DECISÃO FINAL] Definição da assexualidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Dificil decisão.
» Procurando a definição de romance e a diferença da atração alterous
» E gouinage, cai em que definição?
» Há, por aqui, mais Gray-A?
» Sobre a nossa definição de assexualidade

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-