InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Tarsila
Sabido(a)
Sabido(a)
Tarsila

Mensagens 243
Inscrição 10/02/2018
Idade 34
Gênero : Feminino

Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia Empty
MensagemAssunto: Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia   Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia Empty14/5/2018, 18:05

Oi, gente. Não sei se aqui é o lugar certo pra este assunto, mas bem... (desculpem qualquer coisa)

Só queria compartilhar uma coisa que descobri esses dias.
Comecei a assistir a série de TV Riverdale (passa na Warner e tem a primeira temporada na Netflix). Pesquisando um pouco sobre a série, me deparei com este artigo:

https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/riverdale-jughead-nao-sera-assexual-como-nos-quadrinhos/

Queria saber se alguém mais sabia disso, conhece a série ou os gibis e o que vocês acham disso.

Não conhecia os gibis, só tinha ouvido falar de Josie e as Gatinhas por conta de um filme tosco dos anos 90, acho (aliás, foi uma surpresa descobrir que essa série é baseada em um quadrinho desse tipo), então me senti dividida, pois estava gostando bastante do personagem e do seu envolvimento com uma das garotas da série. Mas saber agora que ele podia ter sido um meio de representatividade das pessoas assexuais me chateia.

A pergunta final é... por que os produtores/roteiristas da série acham melhor fazer o personagem ser heterossexual e não deixar ele permanecer como assexual? Afinal, já existem outros personagens heterossexuais na série, e também homossexuais.

Como ainda não terminei a primeira temporada, não sei se os envolvimentos amorosos que vão estar ligados ao personagem vão ter alguma grande importância pro enredo da série (que parece ser beem diferente dos quadrinhos), e isso justificaria...

Não sei. Só algumas ideias jogadas ao vento.
Ir para o topo Ir para baixo
Jujudi
Aprendiz
Aprendiz
Jujudi

Mensagens 83
Inscrição 29/04/2018
Idade 27
Gênero : Feminino

Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia   Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia Empty14/5/2018, 21:49

Eu li sobre essa série no site ConversaCult - tem muitos artigos bons escritos por aces para aces nesse site. Recomendo! Achei super legal o próprio ator se engajar para manter essa característica na personagem. Ele não conseguiu, mas o simples gesto mostra a mudança de pensamentos que a nova geração apresenta. Fiquei feliz por ele ter feito isso.
Sobre a sua questão, bem, rende um bom debate. Se reparar, todas as minorias cobram mais representatividade. Lembro que quando estreiou a série Constantine os fãs ficaram irritados porque o protagonista não seria bissexual como é retratado nos quadrinhos. Esses casos acontecem aos montes, acho que pela resistência das pessoas em reconhecer a existência dessas minorias antes tão demonizadas. Não é um problema só de roteiristas/diretores, porque eles simplesmente criam o que vai vender mais para mais gente. Se eles percebem que os personagens não-heterossexuais serão rejeitados pelo grande público, riscam esse "detalhe" do enredo e foda-se quem se sentir ofendido. O negócio é dinheiro.
No caso específico da representatividade assexual, somos uma minoria dentro da minoria. Veja que a comunidade ace dos EUA é um exemplo de organização e visibilidade, porém, mesmo assim não teve sucesso em emplacar esse personagem de Riverdale.
Tenho esperanças que num futuro próximo tenhamos um bom personagem ace pra chamar de nosso. Só o fato de ter gente não-assexual defendendo esta bandeira já é um significativo avanço.
Ir para o topo Ir para baixo
Bia hosH
Aprendiz
Aprendiz
Bia hosH

Mensagens 51
Inscrição 16/04/2018
Idade 24
Gênero : Feminino

Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia   Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia Empty16/5/2018, 15:32

Pois é... é bem desanimador a falta de representatividade. Pelo menos há a presença da assexualidade em roteiro como tentativa, ex: The end of the f*** world. É falado em uma fala, mas não há personagem que realmente represente.

Enviado pelo Topic'it
Ir para o topo Ir para baixo
morangloria
Aprendiz
Aprendiz
morangloria

Mensagens 69
Inscrição 29/04/2018
Idade 30
Pensamento "Amar e mudar as coisas me interessam mais..."
Gênero : Feminino

Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia   Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia Empty16/5/2018, 19:34


Oi.
Eu não vi essa série, mas vi comentários no Twitter sobre o apagamento assexual que ela causava. E sinceramente? Não há nada novo sob o sol... triste 2 Isso me entristece muito, mas a nossa sociedade é assim né. Acho que o único assexual que vi, em séries, que foi bem aceito e não sofreu apagamento ou preconceito, foi o Todd, do Bokack Hoserman. Esses dias eu vi um episódio de House (uma das minhas séries favoritas) em que houve muito apagamento (o House não acreditou que um casal vivia um relacionamento ace e fez testes físicos nos dois para descobrir alguma condição clínica que pudesse minar neles o desejo sexual. Ele descobriu que a moça era "saudável", mas que o rapaz tinha um câncer que o deixava sem desejo. Eu fiquei bem incomodada com a situação, pois foi uma série bem importante e com muita visibilidade que propagou a mensagem de que assexuais têm algum tipo de problema e que a sexualidade é normal, enquanto que a assexualidade não é).
Vi comentários também sob o apagamento assexual do Sherlock Holmes. Nos livros, o Autor não esconde a assexualidade dele, mas na série quiseram "forçar" um Sherlock sexual, o que não combina com ele.

Enfim, o apagamento que a gente sofre parece que não vai acabar tão cedo...
Força pra nós.
Força. coração roxo
Ir para o topo Ir para baixo
Tarsila
Sabido(a)
Sabido(a)
Tarsila

Mensagens 243
Inscrição 10/02/2018
Idade 34
Gênero : Feminino

Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia   Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia Empty28/5/2018, 16:25

Eu terminei a primeira temporada de Riverdale e meio que tenho uma teoria (não que justifique).
O personagem em questão é praticamente o personagem principal da série (já que aquele que seria o personagem principal mesmo na verdade é bem apagadinho). Assim sendo, o personagem principal de uma série adolescente deve "obrigatoriamente" estar envolvido em relacionamentos que envolvam tensão sexual, para a série ter cenas "quentes", com músicas do momento, se não fica "sem graça".
No geral a série é boa, devo assistir a segunda temporada, mas ela é cheia de clichês do gênero, e esse é mais um entre os outros.

Morangloria, o que você falou sobre House me fez lembrar uma coisa que pensei nessa última novela das 21h da Globo... Não assisti de verdade, mas tinha uma personagem que não queria fazer sexo com o namorado ou algo assim, e tá certo, ok, depois se descobriu que ela tinha sido abusada pelo padastro... Mas o ponto é, eu acabei assistindo justamente o capítulos que os personagens principais lá descobriam que ela não "gostava de sexo" e me incomodou a reação de todo mundo do tipo "como assim?! como alguém não gosta de sexo?! TEM que ter alguma coisa errada com ela".
Tá certo, é novela da Globo, né? Não dá pra esperar muito. Mas foi algo que me deixou incomodada na época.

E Jujudi, concordo com você, achei muito louvável a atitude do ator!
Ir para o topo Ir para baixo
anokaaaaa
Aprendiz
Aprendiz
anokaaaaa

Mensagens 91
Inscrição 30/04/2018
Idade 23
Pensamento "Vi que no final das contas, estamos todos quebrados. Não exatamente quebrados, mas que nos falta um pedaço" As Águas-Vivas Não Sabem de Si
Gênero : Outro / Não divulgar

Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia   Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia Empty28/5/2018, 21:39

O que vejo é ainda a ideia de sermos "doente", pegando de exemplo a novela que a Tarsila fez da novela da Globo.
Eu não sou muito sério, prefiro uns animes e desenhos, pois eles representam a gente, a minoria da minoria. Por exemplo: Nanatso no Taisai (anime que tem na Netflix) tem um personagem não-binário; Steven Universe temos a Ametista, só uma possível representação dos aces; Todd do Bojack Horseman, assexual.
Só que, o que me entristece são duas coisas:
1.a gente ser representado só nos desenhos, como algo ainda lúdico
2.terem que criarem mitos (como Steven Universe) para poder debater esses assuntos.
Isso me deixa chateada, pois somos de carne e osso, existimos.
Obs: tem um filme que trás um personagem assexual, é Ninfomaníaca o nome do filme, mas eu nunca vi o filme, sei que trazem esse personagem em um momento de reflexão com a principal, o quê não tenho bem uma opinião formada.
Ir para o topo Ir para baixo
https://aalpacademi.wordpress.com/
Sam
Admin
Admin
Sam

Mensagens 1756
Inscrição 03/04/2012
Idade 35
Gênero : Masculino

Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia   Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia Empty4/6/2018, 14:43

Só sei que é uma pena terem alterado esse detalhe. Eu nunca vi, mas parece que o seriado tem feito sucesso.


"Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança" (Três Dias, Marcelo Camelo)


https://www.assexualidade.com.br/
Ir para o topo Ir para baixo
 

Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» O que mais incomodam vocês sobre a falta de conhecimento da assexualidade dentre os sexuais?
» Assexualidade na Midia?
» Assexualidade na mídia
» Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral
» Lithromânticos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Visibilidade assexual e chamadas para entrevistas-