InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Aplatônic@: já ouviram falar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Val_de_espadas
Aprendiz
Aprendiz
Val_de_espadas

Mensagens 58
Inscrição 05/06/2014
Idade 29
Pensamento Not all those who wander are lost. ~J.R.R.Tolkien
Gênero : Feminino

Aplatônic@: já ouviram falar? Empty
MensagemAssunto: Aplatônic@: já ouviram falar?   Aplatônic@: já ouviram falar? Empty10/6/2014, 00:50

Olá a todos, esse post é mais uma dúvida minha que qualquer outra coisa. Acontece que eu esbarrei recentemente num conceito novo: era um relato na AVEN de uma mulher que se considerou aplatônica. Ao que parece, ela se sentia incapaz de experimentar o amor platônico, e os únicos laços profundos que criou ao longo da vida foram aqueles que experimentou em relacionamentos românticos. Ela disse que nunca teve laços de amizade daqueles que ficam pra vida toda, daqueles que são pro que der e vier, daqueles que são a família que você pôde escolher. Vocês devem saber do que estou falando.

Então, a minha pergunta era se alguém aqui já sentiu algo parecido. Eu mesma tenho muita dificuldade em criar laços, mas um ou outro acaba ficando. Essa ideia de ser incapaz de criar uma amizade profunda mas conseguir se envolver em relacionamentos românticos é algo que eu nunca tinha visto antes e quero muito saber o que vocês acham.

Quem quiser ver o relato dela, está aqui: http://www.asexuality.org/en/topic/73079-aplatonic/
Ir para o topo Ir para baixo
Solitary Star
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Solitary Star

Mensagens 1041
Inscrição 02/09/2012
Gênero : Feminino

Aplatônic@: já ouviram falar? Empty
MensagemAssunto: Re: Aplatônic@: já ouviram falar?   Aplatônic@: já ouviram falar? Empty10/6/2014, 11:00

Ficou confuso pra mim. =/
Será q ela não quis dizer amor fraternal? Amor platônico é aquele que a gente sente por alguém mas que não precisa se realizar, pois ele já te faz feliz. E se realizar pode ser que aquela perfeição de amor se desfaça com a realidade.

Bom, acho que é possível. Eu tb me acho um pouco distante dos meus amigos. Acho que o amor que tenho pelos amigos é ''fraternal platônico''. Não demonstro muito o q sinto, mas ele existe! Mas isso faz com que muitos achem que eu não me importo e acabam se afastando!

Tem gente tb que só tem como amigo o seu par romântico, fora disso não existe nada pra essa pessoa. Pode ser o caso dela. Isso é bem comum. Não é raro se ver gente reclamando de um amigo que sumiu pq arrumou um namora(a).
Ir para o topo Ir para baixo
Walter Bishop
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Walter Bishop

Mensagens 1324
Inscrição 06/05/2013
Idade 25
Pensamento "solidão como situação pode ser corrigida,mas como estado de espirito é uma doença incurável."
Gênero : Masculino

Aplatônic@: já ouviram falar? Empty
MensagemAssunto: Re: Aplatônic@: já ouviram falar?   Aplatônic@: já ouviram falar? Empty10/6/2014, 13:01

Creio que se não fosse um amor platônico seria um amor comum.
O amor platônico é apenas uma das várias formas de amar.Não acho uma classificação necessária,mas se alguem se identificar não vejo problemas,na verdade se for util já é muito boa.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Aplatônic@: já ouviram falar? Empty
MensagemAssunto: Re: Aplatônic@: já ouviram falar?   Aplatônic@: já ouviram falar? Empty10/6/2014, 16:17

Nunca tinha refletido sobre uso de "-platônico" nessas conjunturas...Pra mim parece ser interessante, principalmente porque ando tentando fugir de "-sexual", "-romântico" pra poder avaliar melhor o que eu sou.  scratch 

E de fato, pra mim amor e amor platônico sempre pareceram duas coisas separadas. O primeiro soa mais como derivar da realização e o segundo da distância. Quero dizer, todos nós temos tipos de relações próximas e distantes, né ? Existem amigos que você não pode viver sem e amigos que você considera tanto quanto os que estão perto, mas você prefere estar longe. Existem admirações que são próximas, alguém que te serve como tutor e exemplo. E existem admirações distantes, ídolos...

Quanto ao amor, bem, isso cabe ser melhor discutido. Eu sinto que alguns de nós Assexuais nos sentimos desconfortáveis com o que se considera amor. Lembro até de uma imagem bonita que rolava no facebook que me passaram, era algo nas linhas "é ok ser Assexual, você também ama... mas do seu jeito!"... Daí fico pensando, mas peraí, e se eu não amar ? Seria Ok do mesmo jeito ? Até onde nós associamos pessoas boas com pessoas que amam ?

Essa história da moça aplatônica cairia como uma luva pra podermos nos guiarmos mais nisso. Outra vez tenho que mostrar minha admiração por essa liberdade de criar vamos dizer, neologias, que temos nos nossos meios...
Ir para o topo Ir para baixo
Val_de_espadas
Aprendiz
Aprendiz
Val_de_espadas

Mensagens 58
Inscrição 05/06/2014
Idade 29
Pensamento Not all those who wander are lost. ~J.R.R.Tolkien
Gênero : Feminino

Aplatônic@: já ouviram falar? Empty
MensagemAssunto: Re: Aplatônic@: já ouviram falar?   Aplatônic@: já ouviram falar? Empty10/6/2014, 20:51

Elemento Neutro escreveu:
Ficou confuso pra mim. =/
Será q ela não quis dizer amor fraternal? Amor platônico é aquele que a gente sente por alguém mas que não precisa se realizar, pois ele já te faz feliz. E se realizar pode ser que aquela perfeição de amor se desfaça com a realidade.

Não creio que seja o fraternal. O que essa moça quis dizer, ao que me parece, é que por mais que queira ela não consegue criar o tipo de relação que você descreveu fora de um relacionamento romântico. Mas só para checar, o que você quer dizer com "o amor não precisa se realizar"? Eu não entendi mesmo.

Se você souber ler inglês, recomendo que veja Platonic Love na Wikipedia. Talvez entenda melhor o que quero dizer. (Mas se não souber inglês esqueça, eu não recomendo nem um pouco a página em português.)

kavernista escreveu:
Quanto ao amor, bem, isso cabe ser melhor discutido. Eu sinto que alguns de nós Assexuais nos sentimos desconfortáveis com o que se considera amor. Lembro até de uma imagem bonita que rolava no facebook que me passaram, era algo nas linhas "é ok ser Assexual, você também ama... mas do seu jeito!"... Daí fico pensando, mas peraí, e se eu não amar ? Seria Ok do mesmo jeito ? Até onde nós associamos pessoas boas com pessoas que amam ?

Essa história da moça aplatônica cairia como uma luva pra podermos nos guiarmos mais nisso. Outra vez tenho que mostrar minha admiração por essa liberdade de criar vamos dizer, neologias, que temos nos nossos meios...

Eu também sinto isso, não gosto do que normalmente se considera amor por aí. Conheço muitas pessoas que facilmente me excluiriam das "pessoas que amam" por ser arromântica. As noções de amor e amizade parecem estar rigidamente separadas, e o amor entre membros de família é uma pequena exceção que confirma a "regra". Vamos ver se chegamos a alguma conclusão aqui sobre aplatônicos, e se chegarmos com certeza será um avanço, não pela criação do rótulo mas pela compreensão de mais um dos infindáveis comportamentos humanos!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Aplatônic@: já ouviram falar? Empty
MensagemAssunto: Re: Aplatônic@: já ouviram falar?   Aplatônic@: já ouviram falar? Empty11/6/2014, 12:06

Val_de_espadas escreveu:
Eu também sinto isso, não gosto do que normalmente se considera amor por aí. Conheço muitas pessoas que facilmente me excluiriam das "pessoas que amam" por ser arromântica. As noções de amor e amizade parecem estar rigidamente separadas, e o amor entre membros de família é uma pequena exceção que confirma a "regra". Vamos ver se chegamos a alguma conclusão aqui sobre aplatônicos, e se chegarmos com certeza será um avanço, não pela criação do rótulo mas pela compreensão de mais um dos infindáveis comportamentos humanos!

Não lembro em que tópico, inclusive acho que de uma membro que infelizmente saiu, saiu alguma pergunta assim "O que seria amor arromântico ?"... Usando ainda analogias de Doctor Who, seria algo que o Doctor sente pela Rose. Ele inclusive nunca fala que a ama e nunca tem um relacionamento romântico com ela em si. Mas o sentimento está ali.

E bom, eu nem me arrisco a tentar entender noções de amor e amizade. Já vi muitas explicações boas disso aqui na A2 também. :P Ultimamente eu ando tentando entender também o que as outras pessoas tem como amor e eu não consigo conectar com nada que eu já experienciei.  No Acho interessante essa desmontagem desse sentimento, pra entender como cada parte funciona e tal...
Ir para o topo Ir para baixo
Val_de_espadas
Aprendiz
Aprendiz
Val_de_espadas

Mensagens 58
Inscrição 05/06/2014
Idade 29
Pensamento Not all those who wander are lost. ~J.R.R.Tolkien
Gênero : Feminino

Aplatônic@: já ouviram falar? Empty
MensagemAssunto: Re: Aplatônic@: já ouviram falar?   Aplatônic@: já ouviram falar? Empty11/6/2014, 22:48

Acabei de atualizar o tópico "Arromantismo, gray-a e demissexualidade", e nele foi discutida a questão do que seria o amor arromântico. Deve ter sido nesse que você (kavernista) leu a pergunta, tinha uma postagem sua lá. Eu ainda não sei bem como vejo o amor arromântico, mas acredito que para mim seria algo muito próximo do que sinto com meus amigos mais íntimos. Não sei se seria adequado criar uma generalização para ele, já que a arromanticidade parece se expressar de forma distinta em cada indivíduo. É um terreno perigoso. O que eu queria discutir neste tópico também é, e certamente se manifesta diferentemente em cada pessoa que se disser aplatônica. Heheh, mais uma prova da maravilhosa diversidade da individualização humana! (E da incrível inutilidade que os rótulos teriam em uma sociedade de aceitação plena.)
Ir para o topo Ir para baixo
Bian
Sabido(a)
Sabido(a)
Bian

Mensagens 352
Inscrição 20/10/2012
Idade 32
Pensamento If it' s peace you find in dying Well then, let the time be near
Gênero : Feminino

Aplatônic@: já ouviram falar? Empty
MensagemAssunto: Re: Aplatônic@: já ouviram falar?   Aplatônic@: já ouviram falar? Empty12/6/2014, 23:21

Achei o conceito confuso, alias tudo soou um pouco confuso, mais em parte eu acho que entendi. 


Li de novo, e...
Ir para o topo Ir para baixo
Anne - Pr
Aprendiz
Aprendiz
avatar

Mensagens 86
Inscrição 23/02/2013
Idade 43
Gênero : Feminino

Aplatônic@: já ouviram falar? Empty
MensagemAssunto: Re: Aplatônic@: já ouviram falar?   Aplatônic@: já ouviram falar? Empty9/8/2015, 12:28

)
Ir para o topo Ir para baixo
 

Aplatônic@: já ouviram falar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Já ouviram falar no termo DUO?
» Já ouviram falar sobre Gouinage?
» Nao sei mais oque falar,....
» Falar, falar, falar
» Pra falar de amor

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-