InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Cyrus
Sabido(a)
Sabido(a)
Cyrus

Mensagens 454
Inscrição 28/06/2014
Idade 27
Pensamento ^^
Gênero : Masculino

Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo  Empty
MensagemAssunto: Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo    Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo  Empty17/6/2015, 09:33

Fiquei muito revoltado (mas não surpreso) por ler um notícia ruim como essa e quis divulgar aqui pela comunidade.
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/06/crianca-e-vitima-de-intolerancia-religiosa-no-rio.html
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/06/acham-que-sao-deus-diz-tia-de-menina-apedrejada-apos-culto-no-rio.html
Como esse assunto é extremamente complexo e extenso vou tentar sintetizá-lo um pouco.Em alguns casos de intolerância religiosa - especialmente em se tratando do islamismo e religiões de matriz afro no Brasil - existe muito mais do que o atrito entre diferentes credos. Na epoca de colonização do Brasil, os escravos africanos trazidos para cá eram obviamente muito mais do que mão de obra para realizar os interesses e caprichos da coroa portuguesa, eram povos, culturas, idiomas, músicas, comidas e religiões - e essa é grande parte do mix de culturas que resulta na diversidade brasileira. No período do Brasil império a Igreja Católica e sua mania de superioridade conseguiram enraizar preconceitos que perduram até hoje na nossa sociedade, o negro e as religiões africanas foram demonizadas, o negro era visto como vil e inferior, logo, a religião do negro era vista como "coisa do demônio". Diferentemente da cultura africana, que vem, mesmo que a passos lentos, sendo reconhecida e apreciada - em atos como a admiração do cabelo crespo, valorização da capoeira e promoção da diversidade étnica - as religiões de matriz afro ainda encontram forte resistência em serem aceitas e geralmente são vistas como "coisa de Satanás". Grande parte do problema é que o racismo contra os afrodescendentes está se tornando cada vez mais implícito e por isso perde-se a noção da sua correlação com a intolerância religiosa, mas a discriminação de religiões de matriz afro tem SIM ligação histórica com a discriminação do negro.
Deixo alguns links para quem quiser ler sobre isso
http://www.geledes.org.br/discriminacao-religiosa-ainda-esta-ligada-ao-racismo-no-brasil/#gs.1e9f0c44269d4d73859b8cc833531c7d
http://afroeducacaoemgoias.blogspot.com.br/2014/05/racismo-e-religiao-discriminacao-das.html

Nesse vídeo o professor Daniel Leite explica o fundamentalismo de uma forma bem interessante

Achei esse outro vídeo também muito interessante sobre o estado islâmico

Ir para o topo Ir para baixo
http://amizadefofinha.tumblr.com/
Rosenhain
Sabido(a)
Sabido(a)
Rosenhain

Mensagens 258
Inscrição 23/05/2015
Idade 22
Pensamento Dance with me
Gênero : Masculino

Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo  Empty
MensagemAssunto: Re: Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo    Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo  Empty17/6/2015, 22:35

É revoltante mesmo. E pra completar, tem os comentários da notícia, a maioria são de intolerantes denegrindo a imagem do candomblé. Os videos são interessantes, eu não sabia muita coisa do Estado Islâmico, o vídeo ajudou bastante.
Ir para o topo Ir para baixo
Arwen
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Arwen

Mensagens 7
Inscrição 21/06/2015
Idade 26
Gênero : Feminino

Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo  Empty
MensagemAssunto: Re: Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo    Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo  Empty22/6/2015, 20:47

Há muito intolerância sim, mas a igreja católica actualmente (no passado era diferente) tem vindo a melhorar, e eu acredito que também estamos a evoluir como humanidade.
Portugal foi o primeiro país a abolir a escravatura e esta abolição foi catalisada pelos padres jesuítas.
Por muito que pareçam más as coisas, eu acredito que possam melhorar e só o facto de falarmos sobre elas nos dá a hipótese de as mudar.
Ir para o topo Ir para baixo
Cyrus
Sabido(a)
Sabido(a)
Cyrus

Mensagens 454
Inscrição 28/06/2014
Idade 27
Pensamento ^^
Gênero : Masculino

Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo  Empty
MensagemAssunto: Re: Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo    Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo  Empty23/6/2015, 20:32

Rosenhain escreveu:
É revoltante mesmo. E pra completar, tem os comentários da notícia, a maioria são de intolerantes denegrindo a imagem do candomblé. Os videos são interessantes, eu não sabia muita coisa do Estado Islâmico, o vídeo ajudou bastante.
eu postei o video na ordem errada
O primeiro vídeo pra entender é esse aqui, sobre a formação do ISIS e a relação étnica entre os conflitos
Ir para o topo Ir para baixo
http://amizadefofinha.tumblr.com/
Cyrus
Sabido(a)
Sabido(a)
Cyrus

Mensagens 454
Inscrição 28/06/2014
Idade 27
Pensamento ^^
Gênero : Masculino

Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo  Empty
MensagemAssunto: Re: Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo    Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo  Empty23/6/2015, 20:35

Gente assinem esse abaixo-assinado em favor de uma campanha para a liberdade religiosa, feito após o atentado contra a menina Kayllane
https://www.change.org/p/assine-para-apoiar-kayllane-e-pedir-uma-campanha-a-favor-da-liberdade-religiosa-no-brasil?utm_source=action_alert&utm_medium=email&utm_campaign=331238&alert_id=RtWBFjzTLs_gIgXoiEs6S70ZAx2T0liHtR2u%2BZwToMC2H7E%2BPk2r2E%3D
Ir para o topo Ir para baixo
http://amizadefofinha.tumblr.com/
Rosenhain
Sabido(a)
Sabido(a)
Rosenhain

Mensagens 258
Inscrição 23/05/2015
Idade 22
Pensamento Dance with me
Gênero : Masculino

Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo  Empty
MensagemAssunto: Re: Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo    Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo  Empty3/7/2015, 12:15

Cyrus escreveu:
Rosenhain escreveu:
É revoltante mesmo. E pra completar, tem os comentários da notícia, a maioria são de intolerantes denegrindo a imagem do candomblé. Os videos são interessantes, eu não sabia muita coisa do Estado Islâmico, o vídeo ajudou bastante.
eu postei o video na ordem errada
O primeiro vídeo pra entender é esse aqui, sobre a formação do ISIS e a relação étnica entre os conflitos

Eu vi os videos na ordem certa ahahah
Ir para o topo Ir para baixo
Hist
Sabido(a)
Sabido(a)
Hist

Mensagens 229
Inscrição 14/06/2015
Idade 26
Gênero : Masculino

Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo  Empty
MensagemAssunto: Re: Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo    Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo  Empty5/7/2015, 14:58

Eu sou ateu, no entanto eu tenho visões religiosas que muitos não gostam kkkkk, na minha opinião nenhuma religião é ruim, todas são boas, porém determinados grupos podem fazer interpretações que favoreçam a si mesmos como no caso dos EUA em que grupos extremistas utilizavam a bíblia para a "supremacia branca", ou no caso do Alcorão, lembro-me de um professor que tive que morou na Jordânia, lá eles utilizavam um preceito sobre a mentira, a mentira para eles era o pior dos pecados, pois a partir do momento que o indivíduo mente, ela está tirando o direito de outras pessoas de descobrirem a verdade, entretanto outra parte do mesmo livro sagrado fala que pode mentir em benefício das Jihad ou guerras santas, um exemplo claro é a bíblia, no Levítico que fala dos homossexuais, também fala que homens que cortam o cabelo ou as barbas ou pessoas que comem frutos do mar também são condenados, mas os "espertinhos" falam apenas da parte dos homossexuais em benefício de seu grupo.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Relações entre intolerância religiosa, fundamentalismo e racismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Relações Líquidas
» Dúvida entre a relação existente entre afetividade/assexualidade/masturbação
» Qual é sua visão religiosa?
» Descentralização do sexo nas relações
» Compatibilidade nas Relações românticas ou nao

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Miscelânea-