InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Você conhece o Movimento Slow?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Hevy
Aprendiz
Aprendiz
Hevy

Mensagens 93
Inscrição 16/08/2020
Idade 33
Pensamento Carpe diem, quam minimum credula postero.
Gênero : Masculino

Você conhece o Movimento Slow? Empty
MensagemAssunto: Você conhece o Movimento Slow?   Você conhece o Movimento Slow? Empty31/8/2020, 13:56

Uma simples busca no Google nos aponta a seguinte definição: "Um movimento de conscientização sobre o ritmo frenético da sociedade atual, e a proposta de viver sem pressa, fazer as coisas com presença e atenção plena, estar atento às relações, buscar uma vida mais simples".

Segundo a Wikipédia
  "O Slow Movement é um movimento que propõe uma mudança cultural para a desaceleração da vida cotidiana. A ideia surgiu quando Carlo Petrini realizou um protesto contra a inauguração de um restaurante McDonald's na Piazza di Spagna, em Roma, em 1986. Nesse contexto, surgiu o movimento Slow Food. Com o tempo, esse princípio 'Slow' foi sendo aplicado em outras áreas, como o Cittaslow, que poderia ser traduzido como cidade lenta (...)". O autor Carl Honoré, em In Praise of Slowness, diz: "Ser devagar significa controlar os ritmos da nossa vida. É você que decide em que velocidade deve andar em determinado contexto. Se hoje eu quiser andar depressa, vou depressa; se amanhã quiser andar devagar, vou devagar. Estamos lutando pelo direito de determinar nosso próprio andamento".

O que vocês acham sobre o Movimento Slow e suas várias vertentes (Slow Food, Slow Cities, Slow Fashion etc.)?

Ace cuida de ace. fatia de bolo  bandeira assexual
Ir para o topo Ir para baixo
Sam
Admin
Admin
Sam

Mensagens 1756
Inscrição 03/04/2012
Idade 35
Gênero : Masculino

Você conhece o Movimento Slow? Empty
MensagemAssunto: Re: Você conhece o Movimento Slow?   Você conhece o Movimento Slow? Empty1/9/2020, 00:29

Que interessante!

Eu não conhecia, mas me identifiquei bastante com isso.
Gosto de fazer coisas devagar. Não significa que eu não consiga ser rápido, que não seja ágil quando necessário ou que nunca opto por ir mais depressa. Apenas vejo mais valor e qualidade no que é feito com calma.

Se estou fazendo algo para alguém, tento ser o mais ágil possível (bom senso em primeiro lugar). Do contrário, por que preciso correr? O que estou fazendo "agora" não pode ser ser considerado agradável de forma alguma? Não é possível sentir prazer na atividade "atual" ou aproveitar o momento de alguma forma produtiva?

Percebo, no entanto, que algumas pessoas sentem algum incômodo em me ver fazendo algo com calma - ainda que isso não vá afetar a vida dessa pessoa. Por isso, as vezes evito.


"Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança" (Três Dias, Marcelo Camelo)


https://www.assexualidade.com.br/
Ir para o topo Ir para baixo
Hevy
Aprendiz
Aprendiz
Hevy

Mensagens 93
Inscrição 16/08/2020
Idade 33
Pensamento Carpe diem, quam minimum credula postero.
Gênero : Masculino

Você conhece o Movimento Slow? Empty
MensagemAssunto: Re: Você conhece o Movimento Slow?   Você conhece o Movimento Slow? Empty1/9/2020, 20:11

Sam eu também não consigo ser multitarefa. Entendo que executar as ações com calma e foco leva a um melhor resultado. Ditado popular: "a pressa é inimiga da perfeição".

Ace cuida de ace. fatia de bolo bandeira assexual
Ir para o topo Ir para baixo
Tarsila
Sabido(a)
Sabido(a)
Tarsila

Mensagens 243
Inscrição 10/02/2018
Idade 34
Gênero : Feminino

Você conhece o Movimento Slow? Empty
MensagemAssunto: Re: Você conhece o Movimento Slow?   Você conhece o Movimento Slow? Empty7/9/2020, 14:41

Sim, conheço! Sou uma grande admiradora do movimento slow! Sei da existência dele há pelo menos 8 anos!

Quando eu era mais nova, meu sonho era me mudar para uma das slow cities da Itália ^^"
Eu ficava sempre entrando no site cittaslow (https://www.cittaslow.org/) para ver que novas cidades tinham ganhado o certificado huhuhu..

Adoro o sistema que eles possuem de colaboração, de vida em comunidade.
Uma vez conversando sobre o movimento com uma professora minha, ela argumentou que é algo que só se consegue aplicar em cidades muito pequenas.
Ir para o topo Ir para baixo
Hevy
Aprendiz
Aprendiz
Hevy

Mensagens 93
Inscrição 16/08/2020
Idade 33
Pensamento Carpe diem, quam minimum credula postero.
Gênero : Masculino

Você conhece o Movimento Slow? Empty
MensagemAssunto: Re: Você conhece o Movimento Slow?   Você conhece o Movimento Slow? Empty7/9/2020, 20:35

Tarsila escreveu:
Sim, conheço! Sou uma grande admiradora do movimento slow! Sei da existência dele há pelo menos 8 anos!

Quando eu era mais nova, meu sonho era me mudar para uma das slow cities da Itália ^^"
Eu ficava sempre entrando no site cittaslow (https://www.cittaslow.org/) para ver que novas cidades tinham ganhado o certificado huhuhu..

Adoro o sistema que eles possuem de colaboração, de vida em comunidade.
Uma vez conversando sobre o movimento com uma professora minha, ela argumentou que é algo que só se consegue aplicar em cidades muito pequenas.

Vamos criar uma slow citie ace aqui no Brasil.

Ace cuida de ace.
fatia de bolo bandeira assexual
Ir para o topo Ir para baixo
Tarsila
Sabido(a)
Sabido(a)
Tarsila

Mensagens 243
Inscrição 10/02/2018
Idade 34
Gênero : Feminino

Você conhece o Movimento Slow? Empty
MensagemAssunto: Re: Você conhece o Movimento Slow?   Você conhece o Movimento Slow? Empty20/9/2020, 19:20

Hevy escreveu:
Vamos criar uma slow citie ace aqui no Brasil.

Ace cuida de ace.
fatia de bolo bandeira assexual


hahaha... São muitos critérios e etapas q a cidade precisa cumprir, não é nada fácil. Tem q ser um desejo da comunidade, pq é algo q teria q ser política de Estado, não de governo, pq só 4 anos não chega nem perto do tempo q seria preciso...

"The certification of towns concerns 72 requirements for quality, subdivided into 7 macro areas:
1. Energy and environmental policies
Parks and green areas, renewable energy, transport, recycling, etc
2. Infrastructure policies
Alternative mobility, cycle paths, street furniture, etc.
3. Quality of urban life policies
Requalification and reuse of marginal areas, cable network city (fibre optics, wireless), etc.
4. Agricultural, touristic and artisan policies
Prohibiting the use of GMO in agricolture, increasing the value of working techniques and traditional crafts, etc.
5. Policies for hospitality, awareness and training
Good welcome, increasing awareness of operators and traders (transparency of offers and practised prices, clear visibility of tariffs), etc.
6. Social cohesion
Integration of disable people, poverty, minorities discriminated, etc.
7. Partnerships
Collaboration with other organizations promoting natural and traditional food, etc."

Não é um sonho??? (se quiserem, eu traduzo)

Por sinal, uma senhora coincidência, esta semana eu li um artigo falando sobre a proximidade do Papa Francisco com o criador do movimento. Não fazia ideia q existia essa conexão entre eles. Pensei em compartilhar aqui, mas o texto tava truncado, mal traduzido, tive nem paciência de ler até o fim rsrsrsrs...
Ir para o topo Ir para baixo
Hevy
Aprendiz
Aprendiz
Hevy

Mensagens 93
Inscrição 16/08/2020
Idade 33
Pensamento Carpe diem, quam minimum credula postero.
Gênero : Masculino

Você conhece o Movimento Slow? Empty
MensagemAssunto: Re: Você conhece o Movimento Slow?   Você conhece o Movimento Slow? Empty24/9/2020, 22:45

Tarsila escreveu:
Hevy escreveu:
Vamos criar uma slow citie ace aqui no Brasil.

Ace cuida de ace.
fatia de bolo bandeira assexual


hahaha... São muitos critérios e etapas q a cidade precisa cumprir, não é nada fácil. Tem q ser um desejo da comunidade, pq é algo q teria q ser política de Estado, não de governo, pq só 4 anos não chega nem perto do tempo q seria preciso...

"The certification of towns concerns 72 requirements for quality, subdivided into 7 macro areas:
1. Energy and environmental policies
Parks and green areas, renewable energy, transport, recycling, etc
2. Infrastructure policies
Alternative mobility, cycle paths, street furniture, etc.


3. Quality of urban life policies
Requalification and reuse of marginal areas, cable network city (fibre optics, wireless), etc.
4. Agricultural, touristic and artisan policies
Prohibiting the use of GMO in agricolture, increasing the value of working techniques and traditional crafts, etc.
5. Policies for hospitality, awareness and training
Good welcome, increasing awareness of operators and traders (transparency of offers and practised prices, clear visibility of tariffs), etc.
6. Social cohesion
Integration of disable people, poverty, minorities discriminated, etc.
7. Partnerships
Collaboration with other organizations promoting natural and traditional food, etc."

Não é um sonho??? (se quiserem, eu traduzo)

Por sinal, uma senhora coincidência, esta semana eu li um artigo falando sobre a proximidade do Papa Francisco com o criador do movimento. Não fazia ideia q existia essa conexão entre eles. Pensei em compartilhar aqui, mas o texto tava truncado, mal traduzido, tive nem paciência de ler até o fim rsrsrsrs...

Realmente não é simples chocado, pelo menos sonhar é de graça sorriso 2. Dizem que cidade de interior o ritmo é outro. Nunca fui então não posso opinar.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Você conhece o Movimento Slow?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Se você fosse uma letra de música qual música você seria?
» Movimento Assexual ou Movimento Antissexual?
» Alô! Você! É, você! Venha cá, eu trago cupcakes!
» HISTÓRIA DO MOVIMENTO HETERO GØY
» o que vc acha do movimento LGBTTTQIAPD2S+ ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Miscelânea-