InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Duas formas de manifestação do arromantismo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty
MensagemAssunto: Duas formas de manifestação do arromantismo?   Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty12/7/2013, 23:58

Um dos maiores problemas na percepção da existência do arromantismo é a dificuldade que temos em definí-lo, e temos dificuldade em definí-lo devido às diversas percepções que os assexuais que consideram-se arromânticos têm da sub-classificação.

No mesmo dia em que eu conheci a assexualidade eu passei a me entender como arromântico, e isto não ocorreu por conformismo ou pela necessidade de auto-afirmação em um grupo, mas porque a ideia do arromantismo era totalmente compatível com o que eu era e continua sendo. O arromantismo é algo que mantêm-se firme na ideia que eu tenho de mim mesmo como assexual.

Mas o que faz com que eu acredite ser assexual? Acontece que eu não sinto, nem nunca senti atração romântica, ou seja, nunca me apaixonei e nem acredito possuir este sentimento de forma latente ou em potencial. É o tipo de coisa que só fazendo parte de você para entender. Entretanto, muitos dizem ser arromânticos, mas não colocam a "paixão" ou o "amor romântico" como questões chave da classificação, mas sim o próprio romantismo. Estes outros arromânticos dizem não se identificar com as relações românticas da contemporaneidade, e chegam a se classificar como heterorromânticos arromânticos ou como homorromânticos arromânticos.

Apesar de parecer confuso, percebi que, basicamente, a questão é bastante simples. Existem aqueles assexuais que possuem o amor romântico como sentimento em potencial, e outros que não possuem esta característica, e o que faz do arromântico que pode se apaixonar um arromântico é exatamente a sua falta de identificação com as relações  amorosas da atualidade, preferindo ignorar este tipo de relacionamento.

Não estou defendendo a ideia de sub-classificações do arromantismo ou a legitimidade de cada uma delas. Apenas quis contribuir com a percepção destas diferenças para futuras discussões sobre o tema.

E aí? O que acham?
Ir para o topo Ir para baixo
Lara
Mestre
Mestre
Lara

Mensagens 563
Inscrição 12/10/2010
Idade 36
Pensamento Autoestima te livra das ciladas.
Gênero : Feminino

Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Duas formas de manifestação do arromantismo?   Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty13/7/2013, 09:43

Eu não entendi bem o que quis dizer em relação a sub-classificações...mas acho que é bem possível sim que os arromanticos não se identifiquem com os padrões amorosos que estão na sociedade, mesmo possuindo sentimentos em potencial. Por isso, eles se identificam como arromanticos e é o meu caso, tenho sentimentos mas não me identifico com os padrões de relacionamentos, por exemplo, o fato de que quando se namora alguém se ignora o resto do mundo...isso é uma coisa que odeio, ou quando você namora você obrigatoriamente tem que andar colado 24h com a pessoa...tem que saber todos os passos...por isso, o padrão atual de namoro ou até mesmo de amizade na nossa atual sociedade não me representa. sorrindo
Ir para o topo Ir para baixo
Solitary Star
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Solitary Star

Mensagens 1041
Inscrição 02/09/2012
Gênero : Feminino

Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Duas formas de manifestação do arromantismo?   Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty13/7/2013, 15:55

Pelo q entendi tem surgido dois tipos de arromanticos:

- O que não sente atração romantica e não sente falta de um relacionamento.

- E o que por não se identificar com as relações amorosas atuais, acaba evitando esses relacionamentos.

Me identifico com o segundo tipo de arromantico. Mas tb me sinto como o primeiro pq ter um relacionamento não é fundamental pra mim.
Ir para o topo Ir para baixo
Walter Bishop
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Walter Bishop

Mensagens 1324
Inscrição 06/05/2013
Idade 25
Pensamento "solidão como situação pode ser corrigida,mas como estado de espirito é uma doença incurável."
Gênero : Masculino

Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Duas formas de manifestação do arromantismo?   Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty13/7/2013, 16:08

a assexualidade existe em tantas formas que parece que existe um tipo para cada pessoa.essas classificações são úteis apenas para auto -conhecimento ou para arranjar parceiros compativeis.não acredito que seja possivel criar uma classificação para cada sentimento,por que todos amam de um jeito diferente.
Ir para o topo Ir para baixo
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Duas formas de manifestação do arromantismo?   Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty18/7/2013, 11:40

Sim, eu não quero criar ainda mais classificações para definir sentimentos. O que eu quis expor é a percepção que eu tive de dois padrões diferentes dentro do arromantismo, e quis trazer isso à vocês para contribuir com a discussão sobre o arromantismo, já que um dos maiores problemas no entendimento do tema é a diferença entre as visões que os arromânticos têm do seu próprio arromantismo.
Ir para o topo Ir para baixo
Gioberto
Sabido(a)
Sabido(a)
Gioberto

Mensagens 335
Inscrição 11/01/2013
Gênero : Masculino

Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Duas formas de manifestação do arromantismo?   Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty18/7/2013, 15:12

Eu acho que a vida é bem mais gostosa quando a gente tem aquela meiguice, aquela sensação inebriante de gostar e de ser querido por um alguém ou por muitos. Talvez devéssemos encarar o romantismo com algo não ligado ao sexual. Será que o filho que leva flores pra mãe, pra avó, não por obrigação nem por convencionalismo mas porque quis demonstrar amor através deste gesto não será também ele um romântico? Viver a vida assim à seco, sem essas pequenas coisinhas vale mesmo à pena? Eu olho pra  foto do Saulo e vejo nele um áurea de meiguice, de carinho e de doçura, aliás tem alguém aqui aqui que viu até encantamento, e me pergunto: será que e esse moço é mesmo assim tão incapaz de um gesto mesmo que furtivo de carinho? Frankly dear! I really don't think so, sorry!!
Ir para o topo Ir para baixo
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Duas formas de manifestação do arromantismo?   Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty18/7/2013, 15:45

Gioberto escreveu:
Eu acho que a vida é bem mais gostosa quando a gente tem aquela meiguice, aquela sensação inebriante de gostar e de ser querido por um alguém ou por muitos. Talvez devéssemos encarar o romantismo com algo não ligado ao sexual. Será que o filho que leva flores pra mãe, pra avó, não por obrigação nem por convencionalismo mas porque quis demonstrar amor através deste gesto não será também ele um romântico? Viver a vida assim à seco, sem essas pequenas coisinhas vale mesmo à pena? Eu olho pra  foto do Saulo e vejo nele um áurea de meiguice, de carinho e de doçura, aliás tem alguém aqui aqui que viu até encantamento, e me pergunto: será que e esse moço é mesmo assim tão incapaz de um gesto mesmo que furtivo de carinho? Frankly dear! I really don't think so, sorry!!

Mas eu não vejo o arromantismo ligado à falta de carinho ou destes pequenos atos de romantismo que você descreveu. Esta é uma interpretação sua. Vejo o arromantismo como a falta de atração romântica por pessoas ou a falta de identificação com os relacionamentos românticos, e isso, dentro da minha visão, não faz necessariamente do arromântico uma pessoa fria e seca. Eu não sou assim, pelo menos.
Ir para o topo Ir para baixo
Leonardo de Andrade
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Leonardo de Andrade

Mensagens 10
Inscrição 18/07/2013
Idade 28
Gênero : Masculino

Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Duas formas de manifestação do arromantismo?   Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty18/7/2013, 16:21

Elemento Neutro escreveu:
Pelo q entendi tem surgido dois tipos de arromanticos:

- O que não sente atração romantica e não sente falta de um relacionamento.

- E o que por não se identificar com as relações amorosas atuais, acaba evitando esses relacionamentos.

Me identifico com o segundo tipo de arromantico. Mas tb me sinto como o primeiro pq ter um relacionamento não é fundamental pra mim.

Também entendi a questão desse jeito. E sendo assim, eu também me identifico mais com o segundo tipo, embora o primeiro não se exclua totalmente em mim. Pra mim, a dificuldade está em entender a definição de "romântico". Eu estou verdadeiramente perdido nesse contexto. Seria, o que, ter interesse em namorar uma pessoa? Ou de fazer amizade? Juro que não faço a menor ideia do que isso significa. Nunca fiz. Para mim, ser romântico sempre esteve ligado àquela coisa melosa e clichê de dar flores e de fazer declarações absurdas e tudo o mais. Só que havia um ponto: quando eu pensava nisso em um namoro, eu repugnava (ainda é assim, ok), mas quando a situação é com amigos, eu sou muito tranquilo. Eu tenho um amor gigantesco, imensurável e inexplicável (viram?) pelos meus amigos, e eu me sinto bem em dizer isso a eles. E nada disso nunca fez o menor sentido pra mim. Essa separação.
Ir para o topo Ir para baixo
http://celene-cln.blogspot.com/
gab
Aprendiz
Aprendiz
gab

Mensagens 57
Inscrição 11/11/2012
Gênero : Feminino

Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Duas formas de manifestação do arromantismo?   Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty21/8/2013, 23:33

Me identifiquei bastante com o que o Leonardo disse.
Eu sou um amor com meus amigos, do tipo sempre levar docinhos pra eles, abraçar, oferecer carinho, se preocupar, etc e tal. Entretanto, não consigo ser assim em um relacionamento... Passei um tempo sem frequentar o fórum, e neste meio tempo tentei entrar em um relacionamento mais uma vez, só que novamente não deu certo... (infelizmente persisto lutando contra mim)
Ir para o topo Ir para baixo
Léo
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Léo

Mensagens 1586
Inscrição 24/07/2013
Idade 105
Pensamento y1 = -√(1-x²) + √|x|, y2 = √(1-x²) + √|x|
Gênero : Masculino

Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Duas formas de manifestação do arromantismo?   Duas formas de manifestação do arromantismo? Empty16/11/2013, 00:02

Elemento Neutro escreveu:
Pelo q entendi tem surgido dois tipos de arromanticos:

- O que não sente atração romantica e não sente falta de um relacionamento.

- E o que por não se identificar com as relações amorosas atuais, acaba evitando esses relacionamentos.

Me identifico com o segundo tipo de arromantico. Mas tb me sinto como o primeiro pq ter um relacionamento não é fundamental pra mim.
Legal esses dois "tipos", me identifico com o segundo, depois o primeiro. Eu tenho uma "namorada" (é fachada, gente - história longa), nunca a beijei, não senti falta de "agarrar" -argh- pois acho esse tipo de afeto algo muito superficial, assim como aliança, casamento, status no face... Nunca isso me interessaria, mas em compensação, somos bons amigos um para o outro. Desmentindo o coração seco dos arromânticos.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Duas formas de manifestação do arromantismo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Arromantismo ou Arromanticidade?
» Arromantismo, gray-a e demissexualidade
» Mas que confusão! (Romamtismo/Arromantismo)
» Romance de duas pessoas diferentes
» Arromantismo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-