InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Bandeira do orgulho assexual???

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Lyja
Aprendiz
Aprendiz
Lyja

Mensagens 54
Inscrição 30/11/2013
Idade 40
Gênero : Feminino

Bandeira do orgulho assexual??? Empty
MensagemAssunto: Bandeira do orgulho assexual???   Bandeira do orgulho assexual??? Empty1/12/2013, 14:53

Oi pessoal, tudo bem?

Esse é meu segundo post e eu andei passeando por alguns tópicos pra entender mais sobre as discussões em torno da assexualidade e pegar o "jeito"do fórum, já que faz muito tempo que não participo de um. Mesmo assim, tudo é muito novo pra mim que sou uma leiga no próprio assunto que me envolve, apesar de ter me descoberto recentemente. Então já sabem, em meio a tantas discussões num tema complexo como esse, pego um pouquinho de fala aqui, outro ali e vou montando o quebra-cabeças. Creio que tenho mais perguntas a fazer do que afirmações, e peço desculpas se for um pouco chata nesse quesito e fizer perguntas demais. Por favor me avisem se eu não estiver sendo conveniente ou falando besteira.envergonhado 

Bom, eu pra começar não sabia que existia uma "bandeira do orgulho assexual" . Nem fazia idéia. Achei isso o máximo pra dizer a verdade (e me perdoem a empolgação de "novata"), mas não sei exatamente qual a simbologia por trás, por exemplo como em relação à bandeira do orgulho gay. Recentemente eu li um artigo, não me lembro onde infelizmente,se na Folha de S. Paulo, ou no Uol notícias, em que se falava sobre a assexualidade e na parte destinada aos comentários, havia um assim: "tomara que não se tornem uns chatos como os militantes homossexuais". E claro que achei o comentário ridículo. Pra começar vejo que nossa condição está "em estudo" ainda, que dentro do campo da assexualidade há uma série de possibilidades de ser, passeando entre entre as cores preto, cinza, branco e roxo e não dá pra ficar rotulando e classificando as pessoas de forma precisa, uma vez que cada um tem sua própria vivência pessoal nisso e fora isso não existe uma Igreja ou qualquer instituição religiosa nos condenando ao fogo do inferno, não existem direitos que nos estão sendo negados por qualquer motivo, não existe nada a não ser uma leve estranheza por parte da nossa sociedade altamente sexualizada... Então embora eu ache bacana pensei: Por que existe a tal bandeira do orgulho assexual? É uma mera questão de visibilidade? Qual a nossa real necessidade de posicionamento frente à sociedade?
Ir para o topo Ir para baixo
lee nunes
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
lee nunes

Mensagens 1524
Inscrição 12/12/2012
Idade 29
Gênero : Masculino

Bandeira do orgulho assexual??? Empty
MensagemAssunto: Re: Bandeira do orgulho assexual???   Bandeira do orgulho assexual??? Empty1/12/2013, 15:42

na minha opinião é meio isso mesmo que vc disse.... a bandeira e o orgulho serve para nos dar visibilidade..... tipo uanto mais visibilidade melhor e menos pessoas vão sofrer por ser algo que nem sabia que existia (o que é o caso da maioria aqui) será muito melhor pras pessoas saberem que nós realmente existimos!!!! e que nao gostar de sexo nao é errado nem bizarro.... é só algo normal nossa necessidade de posicionamento é essa... evitar ue mais aces sofram por ter que fingir ser algo que nao são, que é o que mais ocorre hj em dia quando um ace nao consegue se descobrir por falta de informação
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Bandeira do orgulho assexual??? Empty
MensagemAssunto: Re: Bandeira do orgulho assexual???   Bandeira do orgulho assexual??? Empty1/12/2013, 17:25

Há um texto em que coloquei no tópico "pensamento assex do dia" que fala sobre isso, quem você poderia dar uma lida e comentar o que achou aqui.

Seria bom para o debate deste assunto.

;D
Ir para o topo Ir para baixo
Solitary Star
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Solitary Star

Mensagens 1041
Inscrição 02/09/2012
Gênero : Feminino

Bandeira do orgulho assexual??? Empty
MensagemAssunto: Re: Bandeira do orgulho assexual???   Bandeira do orgulho assexual??? Empty1/12/2013, 17:26

Tb acho q a bandeira serve pra nos dar visibilidade. É uma forma de dizer: Sim! Nós existimos.

Acho q a maior dificuldade de ser assexual é a falta de conhecimento das pessoas. E como todo mundo sabe, a falta de conhecimento gera ignorância e com a ignorância, o preconceito.

Com a visibilidade há maior chance de aces conhecerem outros como ele. Imagine como dever ser difícil pra um ace romântico tentar encontrar outro sendo q somos 1% da população sem a Visibilidade Asexual? Ou ele teria q se conformar com a sua condição e viver sozinho ou teria q tentar ser o mais sexual possível pra se ter um relacionamento.
Ir para o topo Ir para baixo
The 2D
Mestre
Mestre
The 2D

Mensagens 808
Inscrição 20/11/2013
Idade 28
Pensamento "Oh no, uiu"
Gênero : Masculino

Bandeira do orgulho assexual??? Empty
MensagemAssunto: Re: Bandeira do orgulho assexual???   Bandeira do orgulho assexual??? Empty1/12/2013, 20:00

Como todos ja disseram....
Visibilidade!
Quando voce ve uma bandeira com as cores do arco iris, ja tem uma ideia de que isso se trata. Isso porque a homossexualidade ja é reconhecida (nao necessariamente aceita) pela maioria das pessoas. isso infelizmente ainda nao acontece conosco.
Ir para o topo Ir para baixo
Lyja
Aprendiz
Aprendiz
Lyja

Mensagens 54
Inscrição 30/11/2013
Idade 40
Gênero : Feminino

Bandeira do orgulho assexual??? Empty
MensagemAssunto: Re: Bandeira do orgulho assexual???   Bandeira do orgulho assexual??? Empty1/12/2013, 20:24

Certo, entendido agora :-). Muito obrigada pelas respostas, pessoal. Lipe de Freitas, vi o tópico que você indicou. Realmente, vejo que a visibilidade é muito importante pra pessoas na nossa condição, e me faz pensar um pouco no futuro, sobre uma maior necessidade de conscientização da sociedade sobre a nossa existência e no que poderia se desenrolar a partir daí... Vejo que as coisas, ao que parecem, andam engatinhando ainda, mas isso já é um começo, espero que hajam mais movimentos em nosso favor.
Ir para o topo Ir para baixo
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

Bandeira do orgulho assexual??? Empty
MensagemAssunto: Re: Bandeira do orgulho assexual???   Bandeira do orgulho assexual??? Empty2/12/2013, 01:40

Lyja, fique tranquila, porque isso não tem nada de incoveniente. Tendo as suas dúvidas, fique à vontade p/ expressá-las sorrindo

Eu até poderia responder, mas o pessoal já disse tudo. Vou só acrescentar o meu ponto de vista sobre o tema.

Em primeiro lugar, a bandeira vai ser uma forma de identificação, já que toda orientação sexual tem a sua bandeira própria. Aí, depois vem a questão mais importante, que é a da visibilidade.

Mas por que visibilidade? É isso aí que o pessoal disse mesmo.
Penso que a maior violência que existe hoje contra a assexualidade é o silêncio, pois é esse silêncio que faz com que milhares de assexuais sofram em silêncio por anos, sem conhecerem sua sexualidade, e esse silêncio também gera um preconceito velado, o qual as pessoas nem percebem ser preconceito.
Então, sobre o preconceito, muitos pensam que ele nao existe, mas nesse vídeo super interessante, Swankivy fala sobre o preconceito contra os assexuais (está em inglês, mas pode ativar a legenda e colocar para traduzir pelo player mesmo).

Ir para o topo Ir para baixo
 

Bandeira do orgulho assexual???

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» A Bandeira da Assexualidade
» Caneca da bandeira assexual
» Orgulho Em Ser Ace?
» HISTÓRIA DO MOVIMENTO HETERO GØY
» Cores oficiais da bandeira assexual

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-