InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Depoimento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
MX
Convidado
avatar


Depoimento Empty
MensagemAssunto: Depoimento   Depoimento Empty1/2/2014, 12:45

Queria fazer um depoimento... A interessante questão que o Léo colocou me estimulou a falar disto. Ah! Oi Léo? Rsss, como sempre tem ótimas questões.

Comportamento sexual de um assexual

Sua observação foi bem pontual o que a torna muito perspicaz. Geralmente este tipo de comportamento acontece com pessoas próximas aos 30 ou mais, que só pôde conhecer o estudo da assexualidade numa fase da vida onde sua personalidade já foi formada. É possível que aconteça com pessoas mais novas, mas o fato de já estar desenvolvendo seu autoconhecimento (quem conhece a assexualidade), facilita e muito, a defesa da sua personalidade diante de relacionamentos, causando assim, uma maior naturalidade no despertar de sua identidade e assim também, do seu comportamento.

"Recentemente contei no chat a minha situação, quando você durante muito tempo se comportou como um SEXUAL, ganhou a confiança das pessoas como um SEXUAL, viveu e deu opiniões, conselhos, como literalmente um SEXUAL e, do nada, descobre, finalmente o alívio, de ser assexual e decidir se conta ou não àqueles que daqui a pouco sentirão uma facada nas costas. Ou não."

Léozin, eu gostaria de propor uma revisão neste seu parágrafo. Assim, mesmo que estas pessoas não tenham o esclarecimento de ser assexual e tentem se colocar no mundo sexual, elas nunca terão um comportamento sexual pleno, diria assim. Acredito que muito menos conquistar um espaço neste mundo. Porque geralmente isto irá sempre "de encontro" a sua personalidade. No meu caso, por exemplo, tentei sim ter um comportamento sexual, mas ao sexo sempre foi indiferente. Partindo deste ponto, só fiz sexo uma vez e meio que obrigado. Mas nesta obrigação existe uma questão. Por mais que eu não tenha tido este interesse a sociedade sempre me cobrou - e me cobra - a ter este tipo de comportamento. É aí que está uma outra questão, que é uma certa tristeza e meio que deprê por me sentir estar no mundo errado. Descobrir a assexualidade é libertador mesmo, pois nos esclarece que não somos anormais e que a assexualidade existe mesmo.

"é possível aprender um comportamento e não se incomodar nenhum pouco com ele?"

Acredito que não! Não completamente. Lembra da questão da liberdade. Que a nossa termina quando começa a do outro? E vice versa. Pois bem, quando a sua liberdade é ferida, o incomodo toma proporções gigantescas. O ser humano se fere quando tem tomada de atitudes que não condizem com sua personalidade. Ter certos comportamentos sexuais para quem é ace (mesmo que não saiba) é um deslocamento do seu "eu" natural, portanto fere. Mas sim, é possível se ter um comportamento sexual - mais leve. O ser humano, por ser um "ser social", sempre irá se cobrar a participar do mundo, do seu ciclo social. Isto faz com que estas pessoas absorvam certos comportamentos. Posso citar o meu caso também. Tenho 30 anos, só vim me debruçar sobre o tema assexualidade agora. Sempre me feriu quando minha liberdade foi atacada pelas pessoas sexuais, mas, em contrapartida, como um mecanismo de autodefesa, desenvolvi alguns comportamentos que são tidos como sexuais. Digo isto considerando que 99% do mundo é sexual, e naturalmente, todas as manifestações sociais, seja no mundo do trabalho, na escola, faculdade, vida em família, terão estas diretrizes sexuais.

"é possível um assexual se comportar como sexual a vida toda? Até que ponto?"

Portanto Léo, considerando as coisas que explanei acima, acho que é possível sim. Só que em partes. Até onde a liberdade e identidade dela não for atacada nem ferida. Vou dar mais um exemplo como estudo de caso. Sou homem, heteressexual. Tenho comportamento de homem, mas sou evasivo quando entra em pauta as questões sexuais. Por ter esta postura, muitas pessoas chegam a mim esperando um comportamento sexual. E me ferem, porque me "cutucam" de maneira tão feroz, até eu me expor. O que me entristece... Esta superexposição forçada, gera crise de identidade. Por não ter tido o conhecimento sobre a assexualidade já me questionei se sou gay, mas não tenho atração por homens... Percebi que tenho atração estética por mulheres. O pior de tudo é que 99% destas mulheres são sexuais, o que não daria certo para mim. Já me questionei sobre transexualidade, também cheguei a conclusão que não sou, pois não me sinto mulher. Muito ao contrário, me manifesto, por identidade natural minha, como homem. Isto me atrapalha, por que novamente sou desafiado, numa espécie de dialética só que não do conhecimento mas do autoconhecimento.

Vejo exatamente como você disse: "A pessoa exposta à sua cultura a modela, os costumes e tradicões que durante a vida vai conhecendo o modela, mas quando não encontra a assexualidade ele não consegue se modelar à sexualidade." Ela não consegue, é um sofrimento eterno...

"Até que ponto as características comportamentais dos novatos no fórum são importantes para definirem sua (a)sexualidade?"

Nenhum ponto Léo, considerando o que dissemos, a pessoa sim, pode ter comportamento "manifestadamente considerado" sexual, mas a sexualidade propriamente dita ela não vive, ou se vive, a vive na depressão.

"Como seria o comportamento sexual de um assexual? Até que ponto?"

Acho que este comportamento é mais epidérmico, no sentido de não ser um estranho no mundo. Não é invasivo. A pessoa se comporta como alguém que se autodefende. Agora, temos que considerar outra questão. O que é um comportamento sexual? Já nos questionamos? A natureza humana é heterogênea, o ser humano possui um universo interior extenso. Mas o imperativo sexual modela as relações sociais, como foi explanado acima. Cria um padrão comportamental que seus tentáculos alcançam, e se refletem, até mesmo aqui no fórum em algumas pessoas. As pessoas assexuais, meio que por oposição e rebeldia (a rebeldia boa, da fuga ao controle), de certa forma, criam um padrão comportamental também. Mas o ser humano, por esta heterogeneidade, como foi dito, pode não se encaixar também. Exemplificando: ser competitivo não é necessariamente ser sexual, ser competitivo na disputa sexual sim, mas se colocarmos o mercado de trabalho, por exemplo. Mesmo a pessoa que não se manifesta sexualmente por sua natureza de ser, será competitivo, pois isto está ligado mais a sobrevivência.

"Uma pessoa só se descobrir assexual após mais de 30 anos? Como ele se comportou esse tempo todo? Só teve um forte conflito agora?"

Não, provavelmente ela teve este conflito a vida inteira. Só não teve a oportunidade de trabalhar seu autoconhecimento e descobrir sua identidade verdadeira. No meu caso, eu sofri a vida inteira, me questionei sobre todas as possibilidades aceitas de orientação e identidade, mas não vivi nenhuma delas por ir de encontro a minha liberdade. Foi um alívio agora saber que a assexualidade existe.

"É possível um assexual se comportar como um sexual? - a prática que é diferente"

Vai sofrer do mesmo jeito que um sexual tentar se colocar como assexual.

Elemento "Acho q todo assexual sabe que tem algo q o diferencia das outras pessoas, mas a sociedade acaba sufocando a sua identidade. Provavelmente uma pessoa q se descobriu assexual só depois dos 30 não era feliz." Nunca fui feliz, algo sempre me travou, me isolou. Agora estou vendo a possiblidade de ser livre, e, por conseguinte, feliz!



Ir para o topo Ir para baixo
Walter Bishop
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Walter Bishop

Mensagens 1324
Inscrição 06/05/2013
Idade 25
Pensamento "solidão como situação pode ser corrigida,mas como estado de espirito é uma doença incurável."
Gênero : Masculino

Depoimento Empty
MensagemAssunto: Re: Depoimento   Depoimento Empty1/2/2014, 12:55

mx,amei seu depoimento,a forma como comentou as coisas que o leo disse(um tópico muito bom inclusive).
Mesmo que tantos anos tenham sido ruins,agopra vc está aqui e tem a oportunidade de se conhecer melhor e conhecer pessoas parecidas com ti.
desejo-lhe muita felicidade!
Ir para o topo Ir para baixo
Maximos
Convidado
avatar


Depoimento Empty
MensagemAssunto: Depoimento   Depoimento Empty1/2/2014, 14:49

Verdade Walter (grande poeta, conhecedor da pureza humana), a oportunidade de se conhecer muda realmente a vida das pessoas. Me questiono... Não sou bom em levantar bandeiras, mas me questiono... Os estudos sobre assexualidade já existem a algum tempo, mas a visibilidade ainda é pouca. Fico triste em saber que tem muitas pessoas sofrendo e não sabem (os que são ace) que a resposta a este sofrimento existe...

Mas fico feliz, por outro lado, por ver uma participação intensa neste fórum. Sou profissional que trabalha com a informação. E vejo que todos as discussões, depoimentos e coisas escritas aqui, de certa forma ampliam a visibilidade. Quer saber como? Cada palavra manifestada aqui é indexada pelos motores de busca. A web semântica ainda não existe, mas existe uma sinonímia nas expressões sintáticas. Muitas pessoas entram nos buscadores e digitam expressões de buscas (como eu fiz por anos) e não encontram nada. Na sua necessidade informacional, por não conhecer muitas vezes a terminologia "assexualidade", buscam sinônimos ou expressões afins. Na segunda quinzena de dezembro deste ano encontrei o fórum. Talvez tivesse descoberto antes se tivesse procurado, a última vez que fiz isto foi a 2 anos atrás, quando encontrei a AVEN e um fórum em espanhol. Bem, continuando, é aí reside minha felicidade também, estas pessoas que tem sofrido e buscam respostas a seus questionamentos, provavelmente irão encontrar mais o fórum. Pois estas junções de expressões sintáticas pelos buscadores os trarão para cá. Existe muitas revocações nas buscas ainda, mas o fórum já aparece no google quando se digita certas expressões de buscas, trazendo uma certa relevância à esta necessidade informacional.

Léozin, esqueci de comentar uma coisa, rsss. Encontrei um pessoal, amigos meus, estes dias que são muito sexuais. Tentei comentar sobre assexualidade com eles. Pois queria falar para eles que acho que sou ace, para me sentir menos cobrado. Eles recebem bem a ideia da existência da assexualidade. Mas não contei, pois fiquei meio tímido. Gostaria de perguntar uma coisa (para todos). Até que ponto dizer para pessoas do seu círculo de amizade que você é assexual pode atrapalhar sua vida social? Lembra que falamos que o mundo é socialmente sexual em suas manifestações? Será que falar isto pode comprometer nosso bem estar? Eu senti fortemente que sim, por isto não disse nada... triste
Ir para o topo Ir para baixo
MX
Convidado
avatar


Depoimento Empty
MensagemAssunto: depoimento   Depoimento Empty1/2/2014, 15:01

Ps. Ainda não existe uma Web Semântica, mas está sendo construído um protótipos de ontologias para isto. Mas já temos muita relevância em expressões de buscas em algumas plataformas. O google tem muita revocação ainda. sorrindo
Ir para o topo Ir para baixo
Léo
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Léo

Mensagens 1586
Inscrição 24/07/2013
Idade 105
Pensamento y1 = -√(1-x²) + √|x|, y2 = √(1-x²) + √|x|
Gênero : Masculino

Depoimento Empty
MensagemAssunto: Re: Depoimento   Depoimento Empty1/2/2014, 15:14

Nossa! Como não vi este tópico?! Desculpas...

Gostei muito da sua resposta, Maximos é MX? O bom é realmente a descoberta da assexualidade, quando não a descobrimos vivemos de um modo estranho, no meu caso, como disse, me comportava como os outros queriam, mas até um certo ponto, o suficiente para não ser feito comentários, e penso que muitos assexuais que não se revelaram se comportaram assim mesmo, infelizmente. Ultrapassar as barreiras para ser igualzinho aos que não é deve ser sufocante. É triste ver a necessidade de ser o que não é aos outros... Isso nem só pela assex, são em vários assuntos que vezes permanecemos neutros, ou colocamos só um pontinho para pesar na balança e definir que lado estamos.

Sobre sua pergunta, Maximos, acredito que esse é o segundo ponto que as pessoas veem de negativo se contarem aos outros que são assex. Existem tantas coisas que, embora haja a sexualidade no meio, são divertidas de se fazer com os amigos. Não sei, mas se eu fosse alguém que tivesse uma vida beeem sociável, amaria ir ao barzinho, balada, clube, praia, passeios, aventuras com os amigos, embora o tema no meio fosse a sexualidade, e por isso, eles poderiam deixar de agir como agiam (te convidando a essas coisas) com receio de você não gostar e não ter mais nada a oferecer (como os comentários falsos antes sexuais). Mas nessa hora vejo que ter humor com eles ajuda muito, o tópico de respostas a perguntas bobas que nos fazem é bem interessante, levariam na boa, também.
Ir para o topo Ir para baixo
MX
Convidado
avatar


Depoimento Empty
MensagemAssunto: depoimento   Depoimento Empty1/2/2014, 15:35

Rsss, sim! Maximos é MX. Puxa que massa, vou ver este tópico. Obrigado Léo! Gostei da reposta, foi um ótimo feedback! sorrindo
Ir para o topo Ir para baixo
Léo
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Léo

Mensagens 1586
Inscrição 24/07/2013
Idade 105
Pensamento y1 = -√(1-x²) + √|x|, y2 = √(1-x²) + √|x|
Gênero : Masculino

Depoimento Empty
MensagemAssunto: Re: Depoimento   Depoimento Empty1/2/2014, 15:42

É esse aqui: http://www.forumassexual.org/t490-10-mandamentos-coisas-que-voce-nunca-deve-dizer-a-um-assexual
Ir para o topo Ir para baixo
Leo RJ
Convidado
avatar


Depoimento Empty
MensagemAssunto: Re: Depoimento   Depoimento Empty14/2/2014, 21:43

Alo pessoal!

Sou (tb) Léo , tenho 37 anos , e hoje encontrei este forum ao pesquisar o tema (wikipedia, web ) a provavel explicação de minha personalidade "diferente" , pois após uns 25 anos encontrei a resposta pelo motivo de Eu não me enquadrar nos padrões (sexuais) . Eu tenho atração por mulheres, e so fiz sexo 1x na minha vida e que posso dizer que não foi la essas coisas , o meu comportamento e de um homem normal, mas que não quer ter um relacionamento (namoro, casar etc... ) não sou romântico ( costumo dizer que sou ate bronco hehe ) , e isso vem desde muito tempo , na minha adolescência meus amigos ficavam correndo atras das meninas pareciam idiotas e quanto a mim, simplesmente nao ligava ( claro ao ver uma mulher bonita e e de corpão eu tinha atração, mas talvez só por ter ) nunca tive namorada ( e sinceramente não me faz falta ) como li em alguns posts aqui, parece que me sentiria aprisionado , eu vejo os demais relacionamentos sei la , me parecem castrantes, vivo com meus pais que por mais simplórios que sejam, não ficam me cobrando que eu tenha relacionamentos ou que tenha que me casar ( o que ocorreria com as pessoas mais antigas ).O tema aqui abordado e muito elucidativo e como o amigo disse ao fim ; o esclarecimento de tal tema libertara muitas pessoas , claro que falar abertamente requer muita preparação e coragem, pois numa sociedade de pessoas totalmente ignorantes ( e que são conduzidas a ignorância em nosso país ) e muito complicado, as pessoas te rotularão de gay, lésbica, um verdadeiro pária da sociedade , em que a sexualidade ( apelativa a ponto de degradar os verdadeiros valores da sociedade humana ) impera. No meu trabalho so varias vezes questionado por colegas sobre namorada etc... ( sou programador e operador de maquinas CNC em uma parte da GE que faz manutençao em turbinas aeronauticas) e o nivel do pessoal e conservador e se você foge dos padrões logo é rotulado de gay ( em tempo não tenho nada contra Gays , Lesbicas, etc... ) como disse o Maximos você sempre esta na defensiva por uma opção sua ( assexualidade ) o que não deveria acontecer numa sociedade "melhor", a vida neste contexto e dificil e até hoje eu me perguntava , pois o termo " assexual " ja me viera a cabeça algumas vezes , mas nao no nível de inforação que encontrei aqui hj .
Bom pessoal fico feliz de ver que existem pessoas como Eu , e que isso não nos diminui em nada, alias meu tio ( que creio ser homossexual ) mas uma pessoa de muita cultura e viu coisas neste mundo pois trabalhou 35 anos no Itamaraty e viajou o mundo todo e sempre me diz: Na vida ninguém pode dizer o que é bom p/a ti ou que tu tenhas de fazer tal coisa ou imitar algo que não te agrades, Você faz suas escolhas , claro que desde que não prejudiques ao teu próximo, e eu acho isto muito correto.
Bom pessoal obrigado pelo espaço e com certeza eu voltarei mais vezes aqui , e lembrem-se : Sigam em frente de cabeça erguida !!!
Ate a próxima!!
Ir para o topo Ir para baixo
 

Depoimento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Depoimento
» Depoimento: Demissexualidade
» Depoimento
» + um depoimento
» dúvida pessoal

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-