InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Inquietações

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Anon
Convidado
avatar


Inquietações Empty
MensagemAssunto: Inquietações   Inquietações Empty5/3/2014, 22:30

Se não for incomodo eu gostaria de contar algumas das minhas inquietações. Eu cheguei a ler bastante sobre assexualidade, inclusive alguns tópicos daqui. Ainda assim não entendo por que não consigo aceitar muitas coisas.
Eu sou uma pessoa que não consegue viver solitária (sozinha sim, mas acredito que sejam definições diferentes), não tenho facilidade de me socializar, por muito tempo não tive amigos no ginásio e no colégio. Eu sempre foquei a minha vida em “como fazer amizades”, como ser aceita em um circulo de amizades.
Quando eu consegui entrar para um grupo, isso no fim do ginasial, era de pessoas que não ligavam muito para namoro na época. Aliás, ninguém no grupo namorava naquele tempo. Isso até chegar em meados do colegial, mas isso não chegava a me perturbar, eu fiquei bem feliz por alguns amigos, em saber que estavam felizes.
Isso faz tempo, já não falo com ninguém mais desse grupo. O que realmente originou as inquietações foi ao entrar para a faculdade.
Até então eu não chegava a associar a palavra “namoro” com a palavra “sexo”. Eu sempre tive uma visão bem romântica e idealizada de relacionamento amoroso, para mim sempre foi como uma amizade mais importante que as outras, uma em que tudo pudesse ser compartilhado, momentos bons, ruins. Em que mesmo existindo conflitos, haveria uma forma de reconciliação por compreensão mútua. Algo construído já há anos de convivência. Eu sempre sonhei com isso. Em todos os anos em que passei solitária, observando os outros.
Enfim, veio a faculdade. Eu conheci novas pessoas, e uma em particular (pode-se dizer, o completo oposto de mim em quase tudo) eu achei que poderia ser essa pessoa no começo. Durante um ano saímos juntas, e compartilhamos de alguns desses momentos bons e ruins. Eu não conhecia essa pessoa direito.
Bem, desculpa delongar. Essa pessoa conheceu outra, e ficamos durante um tempo em três. Só que... A pessoa com que fiz amizade me deixou de lado e passou a querer só dar atenção à outra. Eu não entendia por que. Até eu perguntar para um amigo próximo e ele explicar que ela estava flertando. E foi certo, alguns meses depois ela me disse que estava namorando aquela outra pessoa. Tudo bem, eu tinha aceitado antes. Mas dessa vez me bateu um ciúme, e eu entendi perfeitamente o que significava “segurar vela”.

Surgiu a minha primeira inquietação: relacionamentos amorosos são mais importantes que amizade? Por que agora ela só confidencia à pessoa amada aquilo que poderia falar a um amigo próximo? Amigos não podem “se casar”?

Ainda nessa linha temporal, me aconteceu ainda mais uma situação que me pôs em desestabilização emocional.
Teve um garoto que se aproximou de mim. Pela primeira vez alguém se aproximou de mim para tentar uma amizade. Ainda hoje não acredito nisso. E então começamos a compartilhar daqueles mesmos momentos, sendo que eu comecei a olhá-lo com aquele mesmo olhar sonhador de “amizade ideal”. Ele teve uma namorada, e eu fiquei feliz por ele. Até me contarem que amizade entre homem e mulher não dura. Eu acreditei nisso. A namorada dele era ciumenta.

Surgiu a minha segunda inquietação: por quê um homem e uma mulher não podem ter uma amizade tão forte quanto entre mulheres ou entre homens? Ou ainda, por quê não pode ser tão importante quanto um relacionamento amoroso é considerado?

Eu ainda não consigo ver a diferença entre a minha amizade idealizada e o relacionamento amoroso. Às vezes penso que o que eu realmente gostaria é impossível, que essa companhia é impossível. Eu já cheguei a me perguntar se eu me apaixonei por esse garoto. Tudo que eu sentia era a companhia agradabilíssima dele, algo difícil de explicar e que eu não tinha sentido com mais ninguém. Mas quando perguntava para alguém sobre o que exatamente era se apaixonar sempre tinha atração sexual na resposta. Eu não sentia isso por ele. Mas se eu pudesse eu escutaria ele sempre que possível, saberia mais da vida dele, do que ele gosta, aprenderia com ele e a apreciar o que ele gosta. Ajudaria ele quando possível, faria companhia também, mesmo que calada. Apenas na presença. E o mais estranho, e que eu nunca senti com mais ninguém, foi um momento em que ele estava desabafando e eu senti uma vontade de abraça-lo. Eu senti vontade de pura espontaneidade de abraçar alguém. Já pedi abraços, já abracei amigos quando me pediram, mas não isso. Eu não sou uma pessoa de muito contato físico. O ponto é que eu nunca senti atração sexual por essa pessoa. Nem consigo imaginar como seria isso para falar a verdade.
Por causa de todos esses conflitos internos, eu acabei magoando esse amigo (talvez ex-amigo), falei a pior coisa que alguém poderia dizer. Que eu me afastaria dele se ele um dia voltasse a namorar (por que ele me abandonaria caso acontecesse. Ele interpretou que eu estava apenas usando da atenção dele. Outra coisa que ainda não consegui entender. Porque eu nunca ignoraria ele).
E o meu mundo caiu por ter magoado alguém que foi muito bom para mim. Um bom amigo. Que fez muito por mim. E na minha confusão interna... Falei besteiras terríveis que ficaram marcadas nele para sempre, ouso dizer.

Desculpa falar demais, eu precisava colocar isso para fora de algum jeito. E aqui me pareceu adequado. Acredito ter falado demais, então, se possivel tirem só o essencial.
Ir para o topo Ir para baixo
Bian
Sabido(a)
Sabido(a)
Bian

Mensagens 352
Inscrição 20/10/2012
Idade 32
Pensamento If it' s peace you find in dying Well then, let the time be near
Gênero : Feminino

Inquietações Empty
MensagemAssunto: Re: Inquietações   Inquietações Empty5/3/2014, 23:00

Oi, Anon. sorrindo

A minha opinião sobre, é a seguinte...
Sobre amizade/relacionamentos, eu considero a amizade uma base essencial. Quero dizer que, pra ter um bom relacionamento, ambos tem de ser amigos. E isso acho que pra qualquer tipo de relacionamento, seja ele amoroso, ou não.

Sobre um homem, e uma mulher serem amigos. Bem, apesar do pesares, eu ainda acredito que seja possível sim, mais difícil. Porque na maioria das vezes rola um interesse a mais de algum dos lados. E mesmo que não seja por esse motivo, acontece interferência por outra pessoas, como o caso de um namorado(a) Ciumento(a) entre outras coisas.

Enfim, me lembrei de uma citação:

"Existem duas maneiras de um homem amar verdadeiramente uma mulher, a primeira é quando ele se torna o melhor amigo dela e depois se apaixona; mas existe uma outra, que é quando ele se apaixona e depois aprende a ser o seu melhor amigo"

(Vitor Chaves Zapalá Pimentel)
Ir para o topo Ir para baixo
Léo
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Léo

Mensagens 1586
Inscrição 24/07/2013
Idade 105
Pensamento y1 = -√(1-x²) + √|x|, y2 = √(1-x²) + √|x|
Gênero : Masculino

Inquietações Empty
MensagemAssunto: Re: Inquietações   Inquietações Empty6/3/2014, 08:55

Bonita essa citação rsrs

Bom, Anon, é para responder às perguntas? Vou responder mesmo assim.

Relacionamentos amorosos não são mais importantes que amizade. O que acontece é a ilusão que a pessoa tem quando está apaixonada por outra. Se não me engano, paixões devem ser evitadas, amor é que não, e tudo passa a uma grande confusão. Namoros com a paixão envolvida ~podem~ acabar tão rapido como começou.

Sobre só confidenciar à pessoa amada aquilo que poderia ser confidenciado a um amigo também, chega a ser considerado "traição" caso seja diferente. Voltando à ilusão, quando uma pessoa se apaixona por outra e passa a ver só coisas boas nessa, ela acrescenta tudo aquilo de bom que os amigos são nessa mesma pessoa, afinal, "se estou te namorando é porque você é muito melhor que meus amigos, n? Serve para tudo." É hehe a ilusão... Já pensei em me casar com meus amigos xD proposta deles! rsrs

Mulher amiga de homem e o contrário acho bem possível, pena que as almas envolvidas tenham parceiros com alma muito pequenas. Em fim, não é errado pensar que é possível esse tipo de relação, o errado é ser impossível e impossibilitar esse tipo de relação a outras pessoas. A questão do interesse se baseia no "amor de amigos" e não outra coisa, ou então já não é por aí... (Sinceramente, eu gosto de ter relacionamentos assim, mas para mim é fácil por ser assex, não vem que não tem! Agora, entre dois sexuais fico meio confuso, não são tantas pessoas que pensam meio como vc ou como pessoas interessadas na amizade mesmo...:/)

Não sei porque as pessoas tendem a considerar amizade algo de "segundo plano"... Sério, não sei... Não entendo sequer como as pessoas se namoram sem serem ao mínimo grandes amigos antes. Não entendo o porque os tópicos de namoro aqui no fórum colocam a busca por namoros ou amizade sendo que essa última é considerada a falha na busca do primeiro.... É triste essa inquietação, a mim é tão absurdo procurar namoro como procurar o valor de x sem ter realizado as contas ou sem ter a conta...

Melhor eu parar de escrever, está cedo ainda rsrs Boa sorte aí com esse seu amigo.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Inquietações Empty
MensagemAssunto: Re: Inquietações   Inquietações Empty6/3/2014, 17:56

Gostei dos seus questionamentos, acho que até eu fico em dúvidas em relação a tudo isso... 

Vejo muita gente que namora tal pessoa mas acaba nem conhecendo direito e muita gente que tem super amizade e intimidade com outra mas sem nenhum interesse além disso. É meio inexplicável né? Até porque não estamos nos corpos dessas outras pessoas, e vendo como elas reagem, o amor parece estar na frente da amizade. E os resultados acabam não sendo tão positivos. Afinal, qual o sentido de você estar em um relacionamento romântico se você mal conhece a criatura pessoa?

Dá a entender que o interesse, seja na aparência ou qualquer outra coisa marcante chama mais atenção (tipo um radar) do que a camaradagem, a amizade. É interessante isso, porque quando você tem um amigo, ele não precisa necessariamente te agradar em todos os aspectos e mesmo assim você o aceita do jeito que é. Já um namorado, nota-se que a pessoa tem que ser "A PESSOA"! Como se tivesse que atender todos os gostos, desejos, tudo o que sempre procuramos. Parece até meio irreal (pra mim).

Eu não sei uma resposta certa pra tudo isso, mas assim como o título, me deixou inquieta.
Ir para o topo Ir para baixo
The 2D
Mestre
Mestre
The 2D

Mensagens 808
Inscrição 20/11/2013
Idade 28
Pensamento "Oh no, uiu"
Gênero : Masculino

Inquietações Empty
MensagemAssunto: Re: Inquietações   Inquietações Empty6/3/2014, 19:11

Eu hein. Eu me vi escrevendo isso (exceto  parte de amigos na escola) assim que eu comecei a sentir falta de ter amigos (6ª Serie) comecei aos poucos fazer amizades, observava coisas interessantes que a pessoa gostava e conversava sobre. Uma dessas amizades dura até hoje, e ela é uma garota. Pra mim amizade entre homem/mulher é super possível sim.

Você escreveu:
Eu ainda não consigo ver a diferença entre a minha amizade idealizada e o relacionamento amoroso.
É exatamente isso o que penso. Pra mim se fosse pra "juntar" com alguém seria dessa forma. Seria como amigos morando juntos, compartilhando coisas boa, interesses, etc.
Só que encontrar uma pessoa que compartilhe dessa mesma opinião e que tenha uma amizade forte contigo é coisa rara.
Ir para o topo Ir para baixo
Solitary Star
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Solitary Star

Mensagens 1041
Inscrição 02/09/2012
Gênero : Feminino

Inquietações Empty
MensagemAssunto: Re: Inquietações   Inquietações Empty6/3/2014, 21:11

Fico de cara como o pessoal aqui do fórum com seus 20 e poucos anos têm uma percepção de vida tão madura! Ou será q esse tipo de visão sobre a vida é típico de assexuais??

Adorei tudo oq disseram!  feliz 
Ir para o topo Ir para baixo
lee nunes
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
lee nunes

Mensagens 1524
Inscrição 12/12/2012
Idade 29
Gênero : Masculino

Inquietações Empty
MensagemAssunto: Re: Inquietações   Inquietações Empty7/3/2014, 12:27

ai como eu amo quando tem esse tipo de topicos legais com comentarios legais..... amo ler tudo *-* me identifiquei com 99% das coisas q vcs falaram.... nao vou expressar tantas opiniões pq ja falaram quase tudo q eu falaria, e 2d penso exatamente como vc, um dia se eu for morar junto com alguem vai ser assim, uma relação de amizade apenas, sem essas complicações de o que é amor, o que pe namoro, o que tem q se fazer, sem essa bula infernal dada pela sociedade de "como ser tal coisa" e boa sorte com seu amigo anon, espero mesmo q vcs possam se reconciliar e q vc fique bem com ele
Ir para o topo Ir para baixo
L-chan
Aprendiz
Aprendiz
L-chan

Mensagens 93
Inscrição 19/02/2014
Idade 27
Pensamento "A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar."
Gênero : Feminino

Inquietações Empty
MensagemAssunto: Re: Inquietações   Inquietações Empty8/3/2014, 00:18

Me super identifiquei com o que vocês falaram! Faz uns dois anos ouvi em um anime a seguinte frase "Eu ainda não sei a diferença entre um amor verdadeiro e a amizade". Achei perfeita, e agora você disse a mesma coisa. *-* Enfim, acho que no caso de assexuais faz um sentido bem maior - ou no caso da personagem que apreciava ter uma "amizade colorida" com as amigas, rsrs.
Bom, no caso do seu amigo, acho que deveria ser sincera com ele em relação aos seus conflitos internos e se demonstrar arrependida, peça desculpas o quanto antes, por mensagem, telefone ou pessoalmente. Se ele for seu amigo mesmo, ele vai te desculpar, mesmo que demore um tempo.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Inquietações

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Compartilhando algumas inquietações....

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-