InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Estereótipos e Assexualidade?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
C.a.s.lin
Aprendiz
Aprendiz
C.a.s.lin

Mensagens 80
Inscrição 24/06/2021
Idade 21
Pensamento " ✨History,huh? Bet we could make some"
Gênero : Feminino

Estereótipos e Assexualidade?  Empty
MensagemAssunto: Estereótipos e Assexualidade?    Estereótipos e Assexualidade?  Empty19/8/2021, 09:18

Olá,acabei percebendo que tem estereótipos comuns quando se trata de assexualidade e arromanticidade também. Como se cada pessoa fosse igual,sendo que cada pessoa tem sua personalidade e seu jeito de ser. 
Um dos que reparei é que somos pessoas frias,que não são tão sociáveis e coisas assim. Pode ter ace e aros que podem ser frios assim como qualquer outra pessoa de qualquer outra sexualidade. Mas assim que você fala Sou assexual ,vai ter gente que vai pensar nisso,que é frio ,que não se dar bem com as pessoas,que não dar carinho,que é "meio psicopata sem sentimentos". "Coração de gelo" isso era algo que eu usava comigo as vezes porque não me interessava por muitas pessoas como maioria de quem eu conhecia e tbm acho que alguns amigos usavam comigo isso,e aí parando para pensar eu falava isso porque não me interessava sexualmente e eu alinhva isso muito com interesse romântico (não sabia separar as atrações),mas eu nunca fui fria sempre fui carinhosa ,e toda sentimental. E reparando esse apelido veio simplesmente porque eu não me interessava por tantas pessoas e com isso considerada "fria" em relação a isso. E como também já ouvi : " Gostaria de te ver apaixonada alguma vez" de amiga,sendo que eu me apaixono mas demoro muito e não acontece todo dia. Meio que entra nesse esteriotipo de que se a pessoa não tem interesse romântico ou sexual é fria e sem coração,que um dia ela vai querer ,se não quiser realmente porque não gosta de humanos etc.. 
Fora outros estereótipos que usam toda vez que alguém fala que é ace ou aro. 
Claro como disse,cada pessoa tem uma personalidade e é válida do jeito que for,tô falando das generalizações que fazem e a visão de como "todos" os aces e aro são. Anulando a personalidade também de cada pessoa. 
Vocês reparam sobre isso? Tem outros estereótipos que vocês lembram? O que acham sobre eles?
Ir para o topo Ir para baixo
PumpkinCake
Sabido(a)
Sabido(a)
PumpkinCake

Mensagens 229
Inscrição 06/01/2021
Idade 26
Pensamento "Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar." -Vincent van Gogh
Gênero : Feminino

Estereótipos e Assexualidade?  Empty
MensagemAssunto: Re: Estereótipos e Assexualidade?    Estereótipos e Assexualidade?  Empty19/8/2021, 12:55

Não preciso nem ir tão longe. Antes de saber que era ace e quando tinha uns 12 anos, falava "assexuado" e usava como adjetivo para pessoas "estranhas", nerds, sem sentimentos pelos outros ou emoções e achava que eram o típico Sheldon Cooper, pessoas que não querem se envolver de nenhuma maneira com outras. Ironia do destino eu acabar descobrindo que sou ace, né? rindo muito

O que posso perceber das outras pessoas (o que ouço elas falando quando o tema surge, porque ninguém sabe que sou) é que vinculam o assexual à uma imagem negativa, patológica, depressiva, "antissocial" e sempre botam todos na mesma caixa de estrito e aro. Na época do BBB, ouvi gente dizendo que o Fiuk era ace, então você já pode imaginar como está a nossa imagem no senso comum.

Ah, e quando você tenta explicar que assexualidade é um espectro, que cada pessoa é de um jeito, esse estereótipo é tão enraizado na sociedade que não aceitam a existência dessa variedade e que as "classificações" criadas em prol disso servem apenas para mascarar problemas psicológicos. Falta muita representação verdadeira e aberta que seja acessível à população, seja em filmes, novelas ou séries. Talvez até tendo isso seja pouco, mas já seria um começo pois dá para contar nos dedos personagens abertamente aces, o resto é só teoria.

Os tempos de ENEM que habitaram uma vez em mim voltaram quando estava escrevendo, então talvez tenha me exaltado um pouco...
Ir para o topo Ir para baixo
C.a.s.lin
Aprendiz
Aprendiz
C.a.s.lin

Mensagens 80
Inscrição 24/06/2021
Idade 21
Pensamento " ✨History,huh? Bet we could make some"
Gênero : Feminino

Estereótipos e Assexualidade?  Empty
MensagemAssunto: Re: Estereótipos e Assexualidade?    Estereótipos e Assexualidade?  Empty19/8/2021, 14:40

PumpkinCake escreveu:
Não preciso nem ir tão longe. Antes de saber que era ace e quando tinha uns 12 anos, falava "assexuado" e usava como adjetivo para pessoas "estranhas", nerds, sem sentimentos pelos outros ou emoções e achava que eram o típico Sheldon Cooper, pessoas que não querem se envolver de nenhuma maneira com outras. Ironia do destino eu acabar descobrindo que sou ace, né? rindo muito

O que posso perceber das outras pessoas (o que ouço elas falando quando o tema surge, porque ninguém sabe que sou) é que vinculam o assexual à uma imagem negativa, patológica, depressiva, "antissocial" e sempre botam todos na mesma caixa de estrito e aro. Na época do BBB, ouvi gente dizendo que o Fiuk era ace, então você já pode imaginar como está a nossa imagem no senso comum.

Ah, e quando você tenta explicar que assexualidade é um espectro, que cada pessoa é de um jeito, esse estereótipo é tão enraizado na sociedade que não aceitam a existência dessa variedade e que as "classificações" criadas em prol disso servem apenas para mascarar problemas psicológicos. Falta muita representação verdadeira e aberta que seja acessível à população, seja em filmes, novelas ou séries. Talvez até tendo isso seja pouco, mas já seria um começo pois dá para contar nos dedos personagens abertamente aces, o resto é só teoria.

Os tempos de ENEM que habitaram uma vez em mim voltaram quando estava escrevendo, então talvez tenha me exaltado um pntendo sobre isso. 
 
Espero que tenha mais representatividade e que alguns desses estereótipos se quebre com o tempo. Muita isso sobre as representações verdadeiras que precisa ter.  Porque tem gente que não trata nem como uma sexualidade possíve(eu por exemplo não sabia o que era a assexualidade até começa a pesquisar sobre a comunidade lgbtqia+ ), como você falou tratam como se fosse algum problema psicologico. 
 Obg por comentar💜
Ir para o topo Ir para baixo
Carol.ss
Sabido(a)
Sabido(a)
Carol.ss

Mensagens 179
Inscrição 05/02/2021
Idade 26
Pensamento As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. Zig Ziglar
Gênero : Feminino

Estereótipos e Assexualidade?  Empty
MensagemAssunto: Re: Estereótipos e Assexualidade?    Estereótipos e Assexualidade?  Empty19/8/2021, 22:10

a coisa mais ridicula é isso de esteriotipo porque é uma mentira algo que generaliza muito as pessoas colocando numa bolha.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Estereótipos e Assexualidade?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Estereótipos
» Estereótipos na comunidade ace

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-