InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Solteiros<Casados?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
The 2D
Mestre
Mestre
The 2D

Mensagens 808
Inscrição 20/11/2013
Idade 28
Pensamento "Oh no, uiu"
Gênero : Masculino

Solteiros<Casados? Empty
MensagemAssunto: Solteiros<Casados?   Solteiros<Casados? Empty29/1/2014, 15:27

Li em dezembro um tópico/relato em um forum estrangeiro Childfree, e nem dei muita atenção, agora o assunto veio denovo à minha cabeça, pois penso que pode acontecer o mesmo comigo.
Como não tenho o link, vou resumir o que li:
_________
Era um jovem (se nao me engano, 28 anos) que morava sozinho e foi participar de uma confraternização de fim de ano na casa dos pais. Ele tinha dois irmãos mais velhos que ele, que já eram casados e já tinham filhos.
O que ele percebeu é que ele estava sendo tratado de forma diferente (pior) do que seus outros irmãos com perguntas e suposições ~"Já tá na hora de ter filhos" e similares.
Ele disse que se sentiu "deslocado" da confraternização e desconfortável com a situação toda.

_________

Se era paranóia, insegurança dele, dificil de saber. Mas é certo que quem é solteiro e sem filhos sempre é tratado diferente, Como se tivesse tempo ilimitado, disposição ilimitada como se ser solteiro fosse estar de férias. Inclusive uma Pesquisa revelou que funcionários casados tem oportunidades de horários mais flexiveis que seus colegas solteiros/sem filhos.

Decidi compartilhar isso porque sei que muitos assexuais também preferem não ter filhos e permanecer solteiros.
A pergunta é: Você também percebe isso? Já sofreu, sofre ou acha que vai enfrentar esses "desconfortos"?
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Solteiros<Casados? Empty
MensagemAssunto: Re: Solteiros<Casados?   Solteiros<Casados? Empty29/1/2014, 15:47

Totalmente.

Se perguntam pra mim de "forma descontraída pra que lado eu corto", imagino quando eu chegar nos trinta anos. Meio que quero nem pensar, porque sei que vai ser complicado, minha mãe quer que eu dê netos pra ela um dia. Já falei pra ela que odeio carro e que não pretendo ter um tão cedo (só eu precisar MESMO) e só por isso ela já fica aflita, magina se eu disser que não pretendo me casar ou ter filhos... comigo é no máximo me juntar com alguém e ficar de boas. Fim.

Pessoas complicam essas coisas demais.
Ir para o topo Ir para baixo
The 2D
Mestre
Mestre
The 2D

Mensagens 808
Inscrição 20/11/2013
Idade 28
Pensamento "Oh no, uiu"
Gênero : Masculino

Solteiros<Casados? Empty
MensagemAssunto: Re: Solteiros<Casados?   Solteiros<Casados? Empty29/1/2014, 15:57

Lipe de Freitas escreveu:
...Já falei pra ela que odeio carro e que não pretendo ter um tão cedo (só eu precisar MESMO) e só por isso ela já fica aflita...

Como assim?! ela implica por você nao querer um carro? Pra mim é a coisa mais normal do mundo. Quem não precisa de um, não tem pra quê ter. Por isso quero morar lá no centro da cidade. Padaria, mercado, restaurante, cinema, lojas.... tudo à poucos passos de distancia.
Tem um motivo especifico pra essa preocupação que ela tem?
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Solteiros<Casados? Empty
MensagemAssunto: Re: Solteiros<Casados?   Solteiros<Casados? Empty29/1/2014, 16:09

Sempre fomos pobres, enfim, sempre passamos por necessidade e ela quer que eu esteja "bem vida" e pra ela "bem de vida" implica ter uma casa linda e um carro. Quando digo minhas ideias "anarquistas e livres" nós começamos a discutir. É triste, porque eu vejo todo o pensamento que o sistema patriarcal introjeta nas pessoas nela e isso leva ela a pensamentos triste e infelizes que levam ela pra baixo.

Agora tá mais mais leve de lidar, porque nem toco em qualquer assunto do tipo também. Apenas me preocupo em fazer o que gosto e torcer pra dar certo, porque é realmente foda.
Ir para o topo Ir para baixo
Lyja
Aprendiz
Aprendiz
Lyja

Mensagens 54
Inscrição 30/11/2013
Idade 40
Gênero : Feminino

Solteiros<Casados? Empty
MensagemAssunto: Re: Solteiros<Casados?   Solteiros<Casados? Empty29/1/2014, 16:50

Sim... Sinto que sempre existe uma pressão enorme da sociedade e da família para o casamento e a "perpetuação" da espécie e o famoso "corte o cabelo e arrume um emprego".  É realmente extremamente desagradável perceber o quanto nos é imposto guela abaixo que deveríamos necessariamente "formar uma família", dirigir o carro do ano, sermos os melhores e mais competentes profissionais a fim de ganhar rios de dinheiro, etc. A pressão começa na adolescência para arrumar namorado(a), depois para terminar o ensino médio na "idade correta", depois ingressar logo numa faculdade e também termina-la na "idade correta" e de preferência já encontrar o "amor da sua vida" na faculdade mesmo, a fim de que quando sair , lá pelo início da idade adulta, com 21/22 anos, possa se casar praticamente de imediato.  Depois do casamento, vem a pressão sobre o casal para que tenham filhos, pressão para já construir uma ótima e excelente carreira e ter "sucesso"na vida, sem bem-sucedido mesmo sendo tão jovem, etc.

Sempre achei tudo isso um verdadeiro S-A-C-O, como se a vida devesse seguir um script, um roteiro e quem não segui-lo é porque é "estranho" ou "fracassado".  Isso é jogado na minha cara praticamente todos os dias de forma indireta e é difícil ter auto-estima nessas horas e levar a vida da melhor maneira possível sabendo que não faço parte do que a sociedade acredita ser o "correto" a fazer para se levar uma vida dentro dos "padrões de normalidade".

Tenho 30 anos e por motivos de força muuuito maior me formei somente aos 28. Não tive a chance até agora de me estabilizar na carreira, pulei de galho em galho em termos de emprego e daí vejo tantas pessoas na minha idade já completamente estabilizadas, ganhando muito bem, com pós, mestrado, doutorado, PHD, MBA, e c... a 4, e principalmente o que mais se espera delas, casadas e com filhos. E eu solteira, sem filhos e financeiramente instável, andando de calça jeans, tênis all-star e camiseta colorida estampada com motivos de bichinhos. Tem horas que eu adoro ser eu mesma, sinto um certo orgulho por esse estilo "subversivo" , por esse "lifestyle" libertário, pela minha "rebeldia" contra o sistema, contra o status-quo, contra a imposição de determinadas coisas na vidas das pessoas.  Mas  a verdade é que o "status-quo" é um gigante e eu uma formiguinha berrando interna e inutilmente contra ele.  Complicado.
Ir para o topo Ir para baixo
Solitary Star
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Solitary Star

Mensagens 1041
Inscrição 02/09/2012
Gênero : Feminino

Solteiros<Casados? Empty
MensagemAssunto: Re: Solteiros<Casados?   Solteiros<Casados? Empty29/1/2014, 16:51

2DWill escreveu:
Você também percebe isso? Já sofreu, sofre ou acha que vai enfrentar esses "desconfortos"?

De vez em quando acontece de me pressionarem pra que eu arranje alguém, mas hj é mais de boas, pq antes eu me influenciava muito pelo oq os outros me diziam. Antigamente eu sentia vergonha por não seguir as etapas essenciais de se ''tornar um adulto'', me sentia em desvantagem, mas esse ''se tornar adulto'' que muitos acreditam ser o certo, não serve pra mim.
Ir para o topo Ir para baixo
Leila
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Leila

Mensagens 1539
Inscrição 26/12/2013
Idade 27
Pensamento “A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação.”
Gênero : Feminino

Solteiros<Casados? Empty
MensagemAssunto: Re: Solteiros<Casados?   Solteiros<Casados? Empty29/1/2014, 17:07

Lipe, sobre esse papo do carro, eu me lembrei que já passei por algo similar, com um contexto um pouco diferente.
Quando meu pai foi renovar a carteira de motorista, ele chegou e começou a falar sobre como ele tirou a habilitação dele quando era mais jovem. E eu desabafei dizendo que não tinha planos para tirar uma habilitação no futuro porque não tinha coragem de dirigir, e ele respondeu mais ou menos assim: "Ah, não tem problema. Quem vai precisar saber dirigir é o seu marido."

Sabe? Aquilo foi terrível e forte.
2DWill escreveu:
Você também percebe isso? Já sofreu, sofre ou acha que vai enfrentar esses "desconfortos"?
Sim, se existe até pressão para que eu arranje um namorado, imagino que será muito pior quando me pressionarem para arranjar um marido.
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Solteiros<Casados? Empty
MensagemAssunto: Re: Solteiros<Casados?   Solteiros<Casados? Empty29/1/2014, 18:00

Quanto a essas coisas, mulher sofre bem mais. Marcas do machismo em pleno século 21.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Solteiros<Casados? Empty
MensagemAssunto: Re: Solteiros<Casados?   Solteiros<Casados? Empty29/1/2014, 19:09

O ser humano não tem a mínima dose de simancol, o normal na visão de gente ignorante é seguir os padrões maioria é ser "maria vai com as outras", sempre achei um absurdo cobrar filhos de alguém ou seja lá o que for. E a hipocrisia de alguns, de achar egoísmo a pessoa que não quer ter filhos contudo não! consideram egoísta colocar uma vida no mundo por vontade dos outros. Nesse mundo em que vivemos devemos tapar os ouvidos pra pessoas ignorantes, porque se for dar bola pra que os outros pensam estaremos perdidos afinal gente intrometida é que não falta.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Solteiros<Casados? Empty
MensagemAssunto: Re: Solteiros<Casados?   Solteiros<Casados? Empty29/1/2014, 19:15

Luna-Lena escreveu:
Lipe, sobre esse papo do carro, eu me lembrei que já passei por algo similar, com um contexto um pouco diferente.
Quando meu pai foi renovar a carteira de motorista, ele chegou e começou a falar sobre como ele tirou a habilitação dele quando era mais jovem. E eu desabafei dizendo que não tinha planos para tirar uma habilitação no futuro porque não tinha coragem de dirigir, e ele respondeu mais ou menos assim: "Ah, não tem problema. Quem vai precisar saber dirigir é o seu marido."

Sabe? Aquilo foi terrível e forte.
2DWill escreveu:
Você também percebe isso? Já sofreu, sofre ou acha que vai enfrentar esses "desconfortos"?
Sim, se existe até pressão para que eu arranje um namorado, imagino que será muito pior quando me pressionarem para arranjar um marido.

Além de imporem que terá que arrumar marido, já é uma espécie de  sexismo e machismo :x   falar que é o marido que vai dirigir, esse mundo tá perdido...
Ir para o topo Ir para baixo
The 2D
Mestre
Mestre
The 2D

Mensagens 808
Inscrição 20/11/2013
Idade 28
Pensamento "Oh no, uiu"
Gênero : Masculino

Solteiros<Casados? Empty
MensagemAssunto: Re: Solteiros<Casados?   Solteiros<Casados? Empty29/1/2014, 19:51

Essa do marido dirigir pra voce... nossa. Coisa mais sem sentido.
E outra: Fiz mal em nem mencionar que se pros homens ja é chata a cobranca, pras mulheres é bem pior, por causa daquilo que chamam de "Instinto Materno". A mulher que nao tem filhos é mal vista, chamada de egoista para mais.
E o "instinto paterno"?
Bem, o Lipe lembrou que vivemos em uma sociedade patriarcal. Pra entender melhor é só reparar no seguinte: Gravidez na Adolescencia.
Logo que ouve/lê o termo ja vem a imagem de uma menina gravida na cabeca. Quando o assunto surge numa noticia/rede social, nos comentarios qual figura é mais criticada? Sim, a feminina. O menino que é igualmente responsavel passa quase despercebido.
É, galera, dificil entender.
Ir para o topo Ir para baixo
Barbara.RGS
Aprendiz
Aprendiz
Barbara.RGS

Mensagens 88
Inscrição 15/12/2012
Idade 33
Gênero : Feminino

Solteiros<Casados? Empty
MensagemAssunto: Re: Solteiros<Casados?   Solteiros<Casados? Empty25/2/2014, 23:31

Embora a coisa esteja relativamente mais evoluída, dá pra sacar que ainda veem gente solteira/sozinha e/ou sem filhos como sendo fracassada. Acho que tem muito palpiteiro pra pouco assunto. Se a pessoa quer casar, casa; se não quer, não casa. Quer ter filhos, tenha; não quer, não tenha. Não tenho muita paciência pra essas cobrancinhas não. Já me basta as pessoas acharem que eu sou lésbica (obs: sou demissexual) ou por eu ter um relacionamento virtual há mais de 1 ano dizerem que é invenção minha só pra não sair e conhecer gente nova. Sociedade entojada, viu ¬¬
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Solteiros<Casados? Empty
MensagemAssunto: Re: Solteiros<Casados?   Solteiros<Casados? Empty27/2/2014, 10:05

Poxa, eu sinto pressão de inúmeras dessas coisas todo dia (na verdade, meu histórico é bem parecido com o da Lyja, aí em cima).
Tenho vinto e oito anos (fazendo vinte e nove este mês) e o assunto da minha família é sempre; 'mas quando vc vai arrumar uma namorada?", "vc nao acha que está na hora de ter filhos, depois ica mais velho e não vai conseguir," "nao é normal um homem assim". Até minha avó disse uma vez que acha que sou homossexual (o que pra ela é algo pejorativo, embora não seja para mim).

O único momento que consegui agradar a todos (não que fosse minha intenção, claro) foi quando me envolvi em um relacionamento com uma garota por cerca de uma ano. MAS no fim das contas foi horrível para mim, como assexual (hm... demissexual, na real)... E novamente fui 'taxado' de homossexual, desta vez pela mina ex-namorada.

E tb sofro as pressões por conta de meu trabalho... não sei como isso é no caso das mulheres, mas para os homens é um fator que a sociedade realmente pesa (afinal, na cabeça das pessoas há aquela ideia normativa do cara que sustenta a família e tal). Enfim, também pulei muito de galho em galho, tenho dificuldades de me sustentar financeiramente sozinho, abandonei a faculdade (inclusive por certo bullying de uma galera que me chamava de 'assexuado'! o que é engraçado, porque na época eu nem sabia da existencia de assexuais, mas alguns já tinham sacado que eu era, embora fossem preconceituosos)... Hoje sou tatuador, uma coisa que adoro, mas a sociedade abomina... e que também é um meio onde impera o machismo e portanto todas estas cobranças.

Enfim, até perdi a linha do que estava escrevendo hahaha
mas acho que deu pra sacar ...
Ir para o topo Ir para baixo
L-chan
Aprendiz
Aprendiz
L-chan

Mensagens 93
Inscrição 19/02/2014
Idade 27
Pensamento "A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar."
Gênero : Feminino

Solteiros<Casados? Empty
MensagemAssunto: Re: Solteiros<Casados?   Solteiros<Casados? Empty27/2/2014, 18:22

Um post que eu acho que tem muito a ver com a conversa:
https://www.facebook.com/EuCitando/photos/a.1445872582303231.1073741830.1431276743762815/1445872658969890/?type=1&theater
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Solteiros<Casados? Empty
MensagemAssunto: Re: Solteiros<Casados?   Solteiros<Casados? Empty28/2/2014, 09:17

bem isso mesmo L-chan
Ir para o topo Ir para baixo
 

Solteiros<Casados?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-