InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Perturbação de Personalidade Esquizóide

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidado
Convidado
avatar


Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty
MensagemAssunto: Perturbação de Personalidade Esquizóide   Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty11/6/2015, 23:12

Um assunto bem interessante para o pessoal ler e explorar mais.

LINK DO TEXTO: http://oficinadepsicologia.com/perturbacoes-de-personalidade/esquizoide


Última edição por keven em 26/6/2015, 19:45, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Walter Bishop
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Walter Bishop

Mensagens 1324
Inscrição 06/05/2013
Idade 25
Pensamento "solidão como situação pode ser corrigida,mas como estado de espirito é uma doença incurável."
Gênero : Masculino

Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty
MensagemAssunto: Re: Perturbação de Personalidade Esquizóide   Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty12/6/2015, 11:52

Não acredito que uma pessoa assexual necessariamente é caseira,solitária e com dificuldades de relacionamento.Não dá pra definir a personalidade de alguém só por sua sexualidade...
Já vi várias pessoas relacionando falta de desejo com vários transtornos.Se vc n se sente bem do jeito que é,busque ajuda.Mas ser assexual não é uma condição relacionada a doenças (mesmo que as duas coisas possam existir,mas creio que seja exceção e n regra).
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty
MensagemAssunto: Re: Perturbação de Personalidade Esquizóide   Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty12/6/2015, 16:42

Verdade Walter Bishop, claro não estou generalizando, mas já conversei com muitas pessoas aqui no fórum que tem essas características, até me lembro de duas pessoas que eu conversei por um tempo, que estavam muito confusas, me contaram que eram solitárias, não conseguiam se relacionar, inclusive excluíram todas as suas redes sociais e até saíram do fórum, mesmo aqui não se sentiam a vontade, nunca mais falei com elas, fiquei bem preocupado.
Ir para o topo Ir para baixo
G-
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
G-

Mensagens 4
Inscrição 04/06/2015
Idade 26
Pensamento "Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."
Gênero : Masculino

Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty
MensagemAssunto: Re: Perturbação de Personalidade Esquizóide   Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty12/6/2015, 18:51

http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=180 escreveu:
"a) um padrão de indiferença às relações sociais e uma variação pobre da expressão emocional;
b) indiferença aos sentimentos alheios;
c) questionamento, indisposição e desrespeito às normas e obrigações sociais;
d) pouco interesse em relações sexuais;
e) preferência quase invariável por atividades solitárias;
f) preocupação excessiva com fantasias e introspecção;
g) falta de amigos íntimos, relacionamentos confidentes e a falta de desejo de tais relacionamentos;
h) raramente vivenciam emoções fortes, como raiva e alegria;
i) indiferença à elogios e críticas."

Sinceramente, me identifico fortemente com todos os itens, com variações leves para e) (depende da companhia)   b) (se for sentimento alheio relativo à pessoas que eu conheço...)  h) (consigo ter raiva, mas sou cético quanto alegria excessiva, precisa ter um bom motivo)

As características utilizadas para tentativa de classificação dos indivíduos e de suas formas de personalidade, além de serem genéricas, não podem dizer respeito a Quem você é. E sim alguns padrões de ação previstos. Todas pessoas tem um pouco ou muito desses transtornos de personalidade, essa palavra "transtorno" é denota algo ruim, como podemos classificar quem está fora da "norma", quem dita o que é melhor e pior, o certo e o errado, o normal e o diferente? Chegar ao ponto de ser cínico com as outras pessoas ao agir de forma a se preocupar com os sentimentos delas (no fundo ninguém consegue se preocupar com o outro, só quando nos atinge também, a maioria das vezes cuspimos expressões convencionadas "Sinto muito" "Vai passar" etc... Esses são fruto da opinião subjetiva de cada um.
Identificar-se com um conjunto de características de um determinado padrão é completamente comum, só passa a ser problema a partir do momento em que incomoda o indivíduo e sua vida... Até esse "padrão", assim como os tantos outros, podem ser encontrados na história, este em específico arriscaria identificar com muitos filósofos, escritores e cientistas... Acho que é como se identificar com uma previsão da Astrologia, é completamente normal, anormal é essa previsão acertar todos os aspectos de sua vida todos os dias (ou para o caso acima, colocar os "traços padrões" acima de toda a deliberação racional que uma pessoa pode fazer em sua vida sem se prejudicar ou extrapolar o direito do outro )
Ir para o topo Ir para baixo
G-
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
G-

Mensagens 4
Inscrição 04/06/2015
Idade 26
Pensamento "Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."
Gênero : Masculino

Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty
MensagemAssunto: Re: Perturbação de Personalidade Esquizóide   Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty12/6/2015, 19:06

Claro que um dos principais sintomas da perturbação é a inflexibilidade e não procura de tratamento kkkk. A coisa mais sensata a se fazer realmente deve ser ir para uma clínica de psiquiatria, e se esforçar o máximo no tratamento para mudar uma personalidade irregular para uma personalidade normal, e enfim se reintroduzir na sociedade kkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Wokgran X
Sabido(a)
Sabido(a)
Wokgran X

Mensagens 179
Inscrição 24/07/2014
Idade 32
Gênero : Masculino

Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty
MensagemAssunto: Re: Perturbação de Personalidade Esquizóide   Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty12/6/2015, 19:33

Já tinha lido a respeito no passado. Me identifico razoavelmente bem com muitos itens mas não acho que seja algo para "agir sobre". Como citado pelo Gu-, ninguém é obrigado a ser normal, muito pelo contrário, não batemos tanto no peito para falar que cada um tem suas individualidades, que todos somos diferentes e deveríamos gostar dessas diferenças que nos define como "Nós"? Por que iria querer mudar algo tão fundamental? Se houver sofrimento ou algo do tipo, conflito de interesses, faz sentido buscar ajuda. Mas não só eu sou bem cético qto a essas mudanças sequer realmente ocorrerem qto tbm acho que deveríamos (como sociedade) aprender a respeitar mais a individualidade emocional de cada um. O que se descreve como esquizóide não é nem sequer muito diferente do que se percebe como introvertido. Mesmo com ótimas literaturas mostrando os pontos positivos de ser introvertido e mostrando os pontos negativos de tentar forçar seres assim se conformarem aos padrões vistos como "normais e saudáveis" da sociedade.
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador
Admin
Admin
Fundador

Mensagens 449
Inscrição 16/08/2009
Idade 15
Gênero : Masculino

Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty
MensagemAssunto: Re: Perturbação de Personalidade Esquizóide   Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty13/6/2015, 22:15

Isso é um fenômeno relativamente comum. Em qualquer questão você terá uma associação por afinidade eletiva de indivíduos que pode se sobrepor a afinidade "intelectual" ou de sua condição biológica/comportamental. Por exemplo, se você encontrar um grupo de cadeirantes, perceberá que eles possuem certos traços de personalidade em comum, poder ser sarcásticos, introvertidos, inteligentes, etc.

Efetivamente, existe um número muito maior de pessoas tipicamente assexuais que nunca se identificarão com a comunidade assexual. O que está aqui não é representativo da assexualidade num todo. Na verdade, é só uma fração bastante específica.


Atenção

Este perfil não é mais utilizado por ninguém. Para falar com os administradores, envie mensagem privada para Sha, Romântico, Sam ou envie um e-mail para assexualidade.com.br@gmail.com

Evite responder mensagens antigas desse perfil.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.assexualidade.com.br
Convidado
Convidado
avatar


Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty
MensagemAssunto: Re: Perturbação de Personalidade Esquizóide   Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty13/6/2015, 23:31

Perfeita sua colocação Boss, só acho a palavra perturbação muito pesada e desnecessária, a não ser que realmente seja uma perturbação, eu já acredito que seja uma característica, e que varia em cada pessoa ou grupos, como assexuais e os cadeirantes que você citou como exemplo.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty
MensagemAssunto: Re: Perturbação de Personalidade Esquizóide   Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty14/6/2015, 09:28

Bom dia, amigos.
Sou psicólogo e acredito que posso trazer uma informação importante para a discussão.
A semelhança entre as características de uma pessoas e os critérios diagnósticos de uma doença não são suficientes para encaixar a pessoa naquela patologia. Para que uma doença seja diagnosticada é preciso que os critérios diagnósticos estejam presentes e que NÃO HAJA OUTRA EXPLICAÇÃO para eles que seja melhor do que a doença.
Imaginemos uma pessoa que se sente profundamente triste, sem vontade de fazer nada, sem interesse, incapaz de experimentar prazer e satisfação e se sentindo pessoalmente sem capacidade de enfrentar a vida. Essas características são típicas da depressão. Contudo, se esta pessoa é uma mulher no climatério ou menopausa este elemento biológico pode explicar melhor os sintomas do que a depressão, razão pela qual o diagnóstico de depressão não deveria ser dado. Há outras possibilidade para a situação acima: anemia grave, enfrentamento da morte de um parente querido... Enfim, a doença psíquica deve ser a última explicação para os sintomas, JAMAIS a primeira. Se você lerem o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), verão que qualquer um de nós pode se encaixar em dezenas de sintomas característicos de doenças. Temos essas doenças? Claro que não. Outros fatores explicam melhor o sintoma.
Em suma: não compreendo assexuais como pessoas com personalidade esquizóide. Isso não quer dizer que não existam assexuais esquizóides. Certamente existem. Assim como deprimidos, ansiosos e assim por diante. Contudo, essas doenças não me parecem decorrência do fato de que são assexuais.
Espero ter contribuído.
Abraços a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Cypher
Sabido(a)
Sabido(a)
Cypher

Mensagens 317
Inscrição 27/08/2014
Idade 31
Pensamento A humanidade é cheia de regras, mas são as exceções que trazem a evolução
Gênero : Masculino

Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty
MensagemAssunto: Re: Perturbação de Personalidade Esquizóide   Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty15/6/2015, 00:38

Obrigado, Alberto. É sempre muito bem vinda a opinião de um psicólogo num fórum sobre sexualidade. Em verdade eu acho até fundamental (não exclusiva).
Peço que poste mais!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty
MensagemAssunto: Re: Perturbação de Personalidade Esquizóide   Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty15/6/2015, 12:02

Obrigado, Cypher.
Exerço a Psicologia a tempo suficiente para saber que não sou detentor da verdade. Contudo, informações profissionais podem jogar luz sobre pontos ainda obscuros da mente humana.
Forte abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
fraga
Aprendiz
Aprendiz
fraga

Mensagens 71
Inscrição 24/07/2015
Idade 34

Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty
MensagemAssunto: Re: Perturbação de Personalidade Esquizóide   Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty21/8/2015, 03:13

Convidado escreveu:
Bom dia, amigos.
Sou psicólogo e acredito que posso trazer uma informação importante para a discussão.
A semelhança entre as características de uma pessoas e os critérios diagnósticos de uma doença não são suficientes para encaixar a pessoa naquela patologia. Para que uma doença seja diagnosticada é preciso que os critérios diagnósticos estejam presentes e que NÃO HAJA OUTRA EXPLICAÇÃO para eles que seja melhor do que a doença.
Imaginemos uma pessoa que se sente profundamente triste, sem vontade de fazer nada, sem interesse, incapaz de experimentar prazer e satisfação e se sentindo pessoalmente sem capacidade de enfrentar a vida. Essas características são típicas da depressão. Contudo, se esta pessoa é uma mulher no climatério ou menopausa este elemento biológico pode explicar melhor os sintomas do que a depressão, razão pela qual o diagnóstico de depressão não deveria ser dado. Há outras possibilidade para a situação acima: anemia grave, enfrentamento da morte de um parente querido... Enfim, a doença psíquica deve ser a última explicação para os sintomas, JAMAIS a primeira. Se você lerem o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), verão que qualquer um de nós pode se encaixar em dezenas de sintomas característicos de doenças. Temos essas doenças? Claro que não. Outros fatores explicam melhor o sintoma.
Em suma: não compreendo assexuais como pessoas com personalidade esquizóide. Isso não quer dizer que não existam assexuais esquizóides. Certamente existem. Assim como deprimidos, ansiosos e assim por diante. Contudo, essas doenças não me parecem decorrência do fato de que são assexuais.
Espero ter contribuído.
Abraços a todos.

Obrigado. Concordo totalmente. Já passei por ansiedades e depressão, mas atualmente não tenho mais nada. Estou muito feliz.
Mas para que qualquer doença realmente só deveria ser diagnostica se nos causar sofrimento para a gente e/ou para os outros.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty
MensagemAssunto: Re: Perturbação de Personalidade Esquizóide   Perturbação de Personalidade Esquizóide Empty21/8/2015, 12:31

Antes de ter o diagnóstico de Asperger, dei uma passeada em grupos sobre TPE, e sinceramente, acho muito estranho uma pessoa com este transtorno que sinta vontade de frequentar fóruns e redes sociais. Não faz o menor sentido. Então, não que eu queira soar radical, mas o buraco do esquizoide é bem mais embaixo do que parece.

O melhor, em todo e qualquer caso, é procurar ajuda médica adequada. Autodiagnóstico não faz bem a ninguém.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Perturbação de Personalidade Esquizóide

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Vc assexual possui transtorno de personalidade esquizóide ou esquizotípíca?
» Construção da Personalidade
» Testes de Personalidade (entre outros)
» Teste de personalidade
» Sexualidade, personalidade e comportamento social.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-