InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Construção da Personalidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
The 2D
Mestre
Mestre
The 2D

Mensagens 808
Inscrição 20/11/2013
Idade 28
Pensamento "Oh no, uiu"
Gênero : Masculino

Construção da Personalidade Empty
MensagemAssunto: Construção da Personalidade   Construção da Personalidade Empty27/1/2014, 23:12

Ate que ponto o jeito de ser de um pessoa depende dela mesma?
Pessoas boas tem "predisposicao" de ser boas, ou tudo é fruto da criacao dos responsaveis?
Pessoas más nascem más ou uma vida conturbada é o fator responsavel por isso?
Somos nós mesmos ou somos um reflexo do ambiente à nossa volta?
Pra mim é estranho pensar que dependendo da forma que as coisas tivessem acontecido, eu pudesse ter me tornado outra pessoa. É como se eu fosse uma mera cópia, uma "possibilidade" que se concretizou.
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Construção da Personalidade Empty
MensagemAssunto: Re: Construção da Personalidade   Construção da Personalidade Empty27/1/2014, 23:30

Sim, te entendo e pensando dessa forma é meio terrível, porque apenas mostra que não temos controle sobre nada a nossa volta, muito menos de nós mesmo (e é aí que entra todo plot de um bom sci-fi  piscando  ), mas eu já ouvi falar de uma pesquisa que mostrava que existe sim um gene de "maldade", o que talvez mostre o porquê de algumas pessoas realmente gostem de cometerem crimes, também vale lembrar dos 4% de toda humanidade que é sociopata/psicopata/CharlesMansonFeeligs.

Pessoalmente, creio que é tudo uma mistura de ambas as coisas, daquilo que você é por ser influenciado pelo mundo a sua volta, você determinar se aceita o que consegue perceber e refuta que tem força pra refutar, o resto é jogo de cintura pra lidar ou não. Dessa experiências vem o que vamos nos tornando. Doa a quem doer.

E também tem outros fatores como fatores sociais e culturais. Isso mostra o quanto a epopeia humana pode ser subjetiva.


Última edição por Lipe de Freitas em 27/1/2014, 23:59, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Construção da Personalidade Empty
MensagemAssunto: Re: Construção da Personalidade   Construção da Personalidade Empty27/1/2014, 23:33

Pra mim é uma mistura dos dois, acho que tem coisas que são nossas, e nascemos com aquilo, mas tem coisas que absorvemos do ambiente.

Muitas coisas que temos em nós, que formaram quem somos, é reflexo de nosso ambiente. Duas pessoas criadas sob o mesmo ambiente podem se tornar completamente diferentes, pois cada uma reage de uma forma diante das experiencias vividas. O que as faz ver essas situações diferente uma da outra é algo delas.

Faz sentido?
Ir para o topo Ir para baixo
The 2D
Mestre
Mestre
The 2D

Mensagens 808
Inscrição 20/11/2013
Idade 28
Pensamento "Oh no, uiu"
Gênero : Masculino

Construção da Personalidade Empty
MensagemAssunto: Re: Construção da Personalidade   Construção da Personalidade Empty27/1/2014, 23:43

Ss entendi. Mas tambem fiquei com outras questoes.
Se uma copia minha, perfeitamente identica a mim fosse criada por outros pais, esse Willian seria bem diferente de mim. Mas e se por exemplo, o Lipe tivesse nascido no meu lugar (excluia a parte genetica, aparencia..) ele seria igual a mim? Agiria como eu?
Ir para o topo Ir para baixo
Léo
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Léo

Mensagens 1586
Inscrição 24/07/2013
Idade 105
Pensamento y1 = -√(1-x²) + √|x|, y2 = √(1-x²) + √|x|
Gênero : Masculino

Construção da Personalidade Empty
MensagemAssunto: Re: Construção da Personalidade   Construção da Personalidade Empty27/1/2014, 23:45

Comparo com software e hardware, instale windows em 5 máquinas até com os mesmos tipos de peças, compare o desempenho de cada uma delas e verás que são diferentes, isso porque cada peça, mesmo em linha de produção, não fica uma igual da outra. Os processadores são os q mais mostram diferença. <- acho q isso te responde, will, o Lipe não tem o mesmo cerebro que o seu, digo, só se fazer transplante. Uns são mais voltados pra arte, outros pra matematica...infinitamente

O ambiente modela o desempenho(corrente elétrica que falha, gabinete empoeirado, muitos softwares instalados, vírus...), tudo modela a pessoa, desde o ambiente familiar (barulho, brigas, campo, cidade, animais) à vida adulta(traumas, amigos, irmãos...)

*as pessoas psicopatas têm uma diferença... Mas o modo que ela foi exposta ao mundo que a faz cometer crimes, digo que cada pessoa deveria ser criada de acordo com suas necessidades, não tudo igual...por isso o diagnóstico da criança ainda bem pequena é mt importante. Os psicopatas me chamam muito minha atenção, a mente deles são incríveis, só que tenho q tomar mt cuidado huehue
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Construção da Personalidade Empty
MensagemAssunto: Re: Construção da Personalidade   Construção da Personalidade Empty27/1/2014, 23:49

Acho que o outro Willian seria diferente por causa do ambiente, mas teria várias semelhanças, algumas coisas bem particulares suas.

Quanto ao Lipe, acho que não. Acho que ele seria diferente, reagiria diferente ao ambiente em que você foi criado, e isso o faria diferente de você.

O exemplo do Léo ficou muito bom, até eu entendi, rsrsrs. Acho que é isso mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
The 2D
Mestre
Mestre
The 2D

Mensagens 808
Inscrição 20/11/2013
Idade 28
Pensamento "Oh no, uiu"
Gênero : Masculino

Construção da Personalidade Empty
MensagemAssunto: Re: Construção da Personalidade   Construção da Personalidade Empty28/1/2014, 00:18

kkkk gostei muuito do exemplo. Muito bom. Entao é bem isso que o Lipe e a Sah disseram no começo: É um pouco dos dois...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Construção da Personalidade Empty
MensagemAssunto: Re: Construção da Personalidade   Construção da Personalidade Empty28/1/2014, 03:08

Essa coisa de Bem vs Mal é meio que um antagonismo "conveniente", porque é fácil demais taxar alguém de "Mau" quando nós varremos pra debaixo do tapete as nossas "maldades". E assim se justificam anos de conflito, guerra, perseguição... A criação do "nós" contra "eles"... Sempre lutas, sempre "inimigos"...

Acho que eu carrego (não posso falar por nós) certo nível de maldade, totalmente relacionado a preconceitos. Eu tento os manter o mais baixo que posso, mas não consigo evitar que meu subconsciente vá lá e pense algo ruim porque sou ignorante no assunto e como tenho preguiça de pesquisar mais, prefiro julgar como ruim...

Acho que a chave seria tentar suprimir mais e mais esses preconceitos, ter total e plena consciência de que ela está ali mas é ridícula... Tipo o auto controle Vulcano.  :v  Perdão por citar uma referência de cultura pop em um tópico mais focado em filosofia mas... Construção da Personalidade La

É explicado que na série os Vulcanos apesar de manterem um auto-controle quase que frígido e robótico, eles só fazem aquilo porque necessitam controlar a fúria dentro deles mesmos, que é dito que quando exposta, coloca qualquer espécie do Universo da série no chão em questão bélica... Eles são inteligentes, tem força física e um temperamento agressivo. Nem os Romulanos e os Klingons poderiam os combater (e essas duas espécies são mostradas como as mais agressivas)...

Eu como humano me vejo do mesmo jeito, uma bomba que se não tivesse um controle trabalhado sobre, explodiria a qualquer momento... Lógico que pra mim seria mais um traque do que uma bomba, porque como eu disse, meu lado "obscuro" se exposto me faria simplesmente um calhorda que sai por ai fazendo campanha de hate contra alguém aleatório como o Justin Bieber ou a Taylor Swift (coisa muito comum), ou seilá...  gargalhada 

O fato de eu não sair por ai sendo um calhorda não quer dizer que não me ocorram pensamentos calhordas. D: Não sei se dá pra entender...

Agora se outras pessoas constroem esse auto-controle, se devem ou não, ai eu não sei... Não gosto de falar pelos outros. Mas eu acredito que talvez "humanos" não se "predispõem" a nada... Talvez seja uma combinação de vários fatores, ambiente, outras pessoas, ela mesma... De qualquer jeito cada um seria que nem uma folha de papel quando nasce: Sujeita a rabiscos, rasgos, voar pelo vento, etc.
Ir para o topo Ir para baixo
Lyja
Aprendiz
Aprendiz
Lyja

Mensagens 54
Inscrição 30/11/2013
Idade 40
Gênero : Feminino

Construção da Personalidade Empty
MensagemAssunto: Re: Construção da Personalidade   Construção da Personalidade Empty28/1/2014, 11:32

2DWill escreveu:
Pessoas boas tem "predisposicao" de ser boas, ou tudo é fruto da criacao dos responsaveis?
Pessoas más nascem más ou uma vida conturbada é o fator responsavel por isso?
Somos nós mesmos ou somos um reflexo do ambiente à nossa volta?
Pra mim é estranho pensar que dependendo da forma que as coisas tivessem acontecido, eu pudesse ter me tornado outra pessoa. É como se eu fosse uma mera cópia, uma "possibilidade" que se concretizou.

Tudo bem 2DWill?  Não sei se estou certa ou errada, mas falarei com base naquilo que já li a respeito:

Se não me engano foram feitas algumas pesquisas e estudos em torno da teoria da personalidade que comprovaram que a personalidade é realmente uma mistura tanto entre as predisposições que já nascem com o indivíduo quanto os fatores ambientais, incluindo a criação dos responsáveis.

Algumas pessoas más já nascem más mesmo, não tem jeito. É o caso claro dos psicopatas, isso é super comprovado. Outras ficam "más" por causa de neuroses ou transtornos de personalidade (no caso dos transtornos de personalidade, não sei se o transtorno é inerente à pessoa, ou seja, se já nasceu com ela, ou se ele é uma neurose, algo que foi negativamente adquirido conforme as experiências de vida. Pode ser também uma mistura dos dois). E outras podem não ser nada disso, apenas nasceram com uma tendência à insensibilidade e a um ego inflado e  excessivamente auto-centrado que encontrou caminho para aflorar e culmina mais tarde em uma pessoa "má".

Se somos uma "mistura" entre as tendências e predisposições com as quais já nascemos e nossa criação, ambiente e experiência então acredito que estamos num "fluxo" talvez contínuo entre essa nossa essência e o ambiente à nossa volta. Enquanto somos mais jovens e nossa personalidade está sendo moldada, essa troca entre nossas tendências e o ambiente deve ser extremamente intensa e vai definir mais tarde quem nós "somos" como uma massinha, na qual você dá forma, pinta, etc, e depois coloca no sol pra solidificar.  

Acho que sempre vai existir aquela "fagulha" ainda que ínfima da nossa própria essência, por mais que ao longo da vida sejamos inevitavelmente esculpidos pelos acontecimentos e principalmente por nosso convívio com os outros.  Temos tendência a pensar que alguém nasceu, por exemplo, "rebelde" em maior ou menor grau por natureza. Pode até ser que a pessoa tenha nascido com uma forte tendência "rebelde" mesmo, mas se os acontecimentos da vida por acaso forem bloqueando sistematicamente essas tendências "rebeldes" talvez a pessoa no fim esteja "menos rebelde" do que de fato ela seria se no ambiente não houvesse nenhum impeditivo.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Construção da Personalidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Sexualidade, personalidade e comportamento social.
» Testes de Personalidade (entre outros)
» Teste de personalidade
» Perturbação de Personalidade Esquizóide
» Alguém aqui tem algum transtorno de personalidade?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-