InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Alguém me responde essa dúvida?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Luna Luffel
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Luna Luffel

Mensagens 5
Inscrição 18/11/2015
Idade 28
Pensamento "Real, impossivelmente real"
Gênero : Feminino

Alguém me responde essa dúvida? Empty
MensagemAssunto: Alguém me responde essa dúvida?   Alguém me responde essa dúvida? Empty28/12/2015, 15:26

é possível que alguém se torne assexual apenas pelo trauma de um relacionamento mal sucedido?
Se sim, essa é um forma como a pessoa age de inconscientemente ou ela vê isso como uma estratégia pra conseguir ter um relacionamento?
Sei que parece meio confuso responder a essas perguntas sem ter antes um contexto. Então vamos à história:
Um jovem era heterossexual sexual, sempre teve namoradas e sempre teve relações sexuais com elas, até o dia em que foi traído pela última namorada que teve (ela o havia traído por um motivo sexual). Depois desse relacionamento em que fora traído, o jovem entrou para a Comunidade Assexual. Passou 3 longos anos da vida sem sequer querer conhecer novas pessoas com as quais poderia ter um relacionamento e começou a procurar por moças assexuais para poder se relacionar. Depois desse tempo, ele encontrou uma moça aqui mesmo nessa comunidade... eles conversaram, se encontraram, mas no fim das contas ele disse à moça que não poderia se relacionar com ela porque não conseguia mais confiar nas mulheres e por ela não ter certeza da sua assexualidade, ele tinha medo de ser traído novamente.
Nesse caso, o jovem quis tornar-se assexual e queria estar em um relacionamento assexual porque tinha medo de ser traído por motivos sexuais.
Gostaria de ter algumas opiniões das pessoas que estão por aqui há mais tempo. Isso é comum?
Será que isso dá certo?... Tornar-se assexual por um trauma passional? Ou é caso para psicólogo?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Alguém me responde essa dúvida? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguém me responde essa dúvida?   Alguém me responde essa dúvida? Empty28/12/2015, 19:02

Luna Luffel escreveu:
é possível que alguém se torne assexual apenas pelo trauma de um relacionamento mal sucedido?

Não, não é.

Ninguem se torna assexual. não tem essa de trauma ou terapia ou nada. Uma pessoa pode perder interesse sexual e libido por causa de traumas/doenças/etc mas isso não é considerado assexualidade (mas pode ser bem-vindo na comunidade se ela ajudar a lidar com isso).
três coisas podem ter acontecido:
1-A pessoa realmente é Assexual e se envolveu em relacionamentos ( muitas vezes por desconhecer a assexualidade e querer seguir como um heterosexual, o que causa extrema frustração), após os incidentes descobriu sua identidade assexual e decidiu por isso não se relacionar mais com Allosexuais. Podendo ou não ter ficado receoso quanto a futuros relacionamentos.
2- Ele não é Assexual, perdeu libido/interesse por conta de situação traumática ou qualquer outra coisa e decidiu seguir como assexual. Se ele é vontade dele seguir celibato é problema dele, agora se isso é problematico é interessante buscar auxílio psicológico/psiquiátrico.
3- A sexualidade humana é fluida e multitonal, ele pode ser Gray-A ou ter fluido de mais allosexual para mais assexual. nesse caso ele se encaixa como assexual mas isso não tem a ver com o trauma nem nada.

se ele se tornou receoso quanto a relacionamentos é problemático pra ele, é interessante buscar auxílio psicologico ou psiquiátrico independente da situação que ele estiver.
Ir para o topo Ir para baixo
Luna Luffel
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Luna Luffel

Mensagens 5
Inscrição 18/11/2015
Idade 28
Pensamento "Real, impossivelmente real"
Gênero : Feminino

Alguém me responde essa dúvida? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguém me responde essa dúvida?   Alguém me responde essa dúvida? Empty28/12/2015, 19:10

Obrigada por me esclarecer sorrindo. Eu fui a moça da história. E o orientei a procurar ajuda profissional.
Ir para o topo Ir para baixo
Perfil Desativado
Admin
Admin
Perfil Desativado

Mensagens 2516
Inscrição 16/04/2014
Idade 46
Pensamento "O amor está acima da morte, assim como como o céu, do oceano" (Jean Baptiste Henri Lacordaire)
Gênero : Masculino

Alguém me responde essa dúvida? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguém me responde essa dúvida?   Alguém me responde essa dúvida? Empty29/12/2015, 07:30

Luna Luffel escreveu:
é possível que alguém se torne assexual apenas pelo trauma de um relacionamento mal sucedido? Se sim, essa é um forma como a pessoa age de inconscientemente ou ela vê isso como uma estratégia pra conseguir ter um relacionamento?
Não. Assexualidade é uma condição, não é escolha.

Luna Luffel escreveu:
Sei que parece meio confuso responder a essas perguntas sem ter antes um contexto. Então vamos à história:
Um jovem era heterossexual sexual, sempre teve namoradas e sempre teve relações sexuais com elas, até o dia em que foi traído pela última namorada que teve (ela o havia traído por um motivo sexual). Depois desse relacionamento em que fora traído, o jovem entrou para a Comunidade Assexual. Passou 3 longos anos da vida sem sequer querer conhecer novas pessoas com as quais poderia ter um relacionamento e começou a procurar por moças assexuais para poder se relacionar. Depois desse tempo, ele encontrou uma moça aqui mesmo nessa comunidade... eles conversaram, se encontraram, mas no fim das contas ele disse à moça que não poderia se relacionar com ela porque não conseguia mais confiar nas mulheres e por ela não ter certeza da sua assexualidade, ele tinha medo de ser traído novamente.
Nesse caso, o jovem quis tornar-se assexual e queria estar em um relacionamento assexual porque tinha medo de ser traído por motivos sexuais.
Gostaria de ter algumas opiniões das pessoas que estão por aqui há mais tempo. Isso é comum?
Será que isso dá certo?... Tornar-se assexual por um trauma passional? Ou é caso para psicólogo?
Sua última pergunta responde o principal. piscando

Fora isso, a BSSilveira já elencou as possibilidades:
BSSilveira escreveu:
Não, não é.

Ninguem se torna assexual. não tem essa de trauma ou terapia ou nada. Uma pessoa pode perder interesse sexual e libido por causa de traumas/doenças/etc mas isso não é considerado assexualidade (mas pode ser bem-vindo na comunidade se ela ajudar a lidar com isso).
três coisas podem ter acontecido:
1-A pessoa realmente é Assexual e se envolveu em relacionamentos ( muitas vezes por desconhecer a assexualidade e querer seguir como um heterosexual, o que causa extrema frustração), após os incidentes descobriu sua identidade assexual e decidiu por isso não se relacionar mais com Allosexuais. Podendo ou não ter ficado receoso quanto a futuros relacionamentos.
2- Ele não é Assexual, perdeu libido/interesse por conta de situação traumática ou qualquer outra coisa e decidiu seguir como assexual. Se ele é vontade dele seguir celibato é problema dele, agora se isso é problematico é interessante buscar auxílio psicológico/psiquiátrico.
3- A sexualidade humana é fluida e multitonal, ele pode ser Gray-A ou ter fluido de mais allosexual para mais assexual. nesse caso ele se encaixa como assexual mas isso não tem a ver com o trauma nem nada.

se ele se tornou receoso quanto a relacionamentos é problemático pra ele, é interessante buscar auxílio psicologico ou psiquiátrico independente da situação que ele estiver.
[]'s
Ir para o topo Ir para baixo
http://vk.com/megasenaminhavida
Oromë
Sabido(a)
Sabido(a)
Oromë

Mensagens 191
Inscrição 17/10/2015
Idade 30
Pensamento Power to the people, stick it to the man!
Gênero : Masculino

Alguém me responde essa dúvida? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguém me responde essa dúvida?   Alguém me responde essa dúvida? Empty29/12/2015, 12:10

Já disseram praticamente tudo.

Apenas gostaria de deixar minha opinião a respeito.
Vendo de fora e da forma que você contou, me parece que ele não consegue mais confiar em outra pessoa, por insegurança e por medo.
Até entendo o motivo que o levou a ficar dessa forma, traição é devastadora em qualquer tipo de relacionamento.
Mas fica claro que ele é completamente inseguro e que pode estar usando a assexualidade como defesa para que não venha a ser traído novamente. O que na verdade, não faz muito sentido, já que a traição não se limita ao aspecto sexual.

E como a BSSilveira disse, se ele se tornou receoso e inseguro quanto a relacionamentos, é interessante buscar auxílio psicológico ou psiquiátrico.

Enfim, boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
Lyssia
Novato(a)
Novato(a)
Lyssia

Mensagens 27
Inscrição 12/07/2016
Idade 27
Pensamento "Se a sua compaixão não inclui a ti próprio, ela está incompleta."
Gênero : Feminino

Alguém me responde essa dúvida? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguém me responde essa dúvida?   Alguém me responde essa dúvida? Empty12/7/2016, 11:00

BSSilveira escreveu:
Luna Luffel escreveu:
é possível que alguém se torne assexual apenas pelo trauma de um relacionamento mal sucedido?

Não, não é.

Ninguem se torna assexual. não tem essa de trauma ou terapia ou nada. Uma pessoa pode perder interesse sexual e libido por causa de traumas/doenças/etc mas isso não é considerado assexualidade (mas pode ser bem-vindo na comunidade se ela ajudar a lidar com isso).
três coisas podem ter acontecido:
1-A pessoa realmente é Assexual e se envolveu em relacionamentos ( muitas vezes por desconhecer a assexualidade e querer seguir como um heterosexual, o que causa extrema frustração), após os incidentes descobriu sua identidade assexual e decidiu por isso não se relacionar mais com Allosexuais. Podendo ou não ter ficado receoso quanto a futuros relacionamentos.
2- Ele não é Assexual, perdeu libido/interesse por conta de situação traumática ou qualquer outra coisa e decidiu seguir como assexual. Se ele é vontade dele seguir celibato é problema dele, agora se isso é problematico é interessante buscar auxílio psicológico/psiquiátrico.
3- A sexualidade humana é fluida e multitonal, ele pode ser Gray-A ou ter fluido de mais allosexual para mais assexual. nesse caso ele se encaixa como assexual mas isso não tem a ver com o trauma nem nada.

se ele se tornou receoso quanto a relacionamentos é problemático pra ele, é interessante buscar auxílio psicologico ou psiquiátrico independente da situação que ele estiver.


Concordo plenamente. Eu sou estudante de psicologia, e se antes disso ele sentia atração sexual e repentinamente "parou tudo" isso muito provavelmente é sinal de repressão da parte dele, por falta de confiança nas pessoas, e esse tipo de coisa pode casar danos maiores a longo prazo. Seria bom se ele procurasse um psicólogo ou psiquiatra familiarizado com assexualidade (mais fácil de encontrar psicólogos assim, aliás. Como psiquiatras avaliam sintomas e a assexualidade bate com os sintomas de "falta crônica de libido" yikes), apenas por via das dúvidas. Assim ele poderia pensar melhor na própria sexualidade e superar o trauma sem alguém policiando ele. Tentar se descobrir enquanto tenta provar a existência de uma sexualidade é complicado.
Mas assim, pra ser sincera, mesmo que ele não houvesse começado a se ver como ace depois disso, deixar de confiar em pessoas após um relacionamento já seria um sinal forte o suficiente pra procurar ajuda, porque isso realmente pode causar problemas muito grandes e já mostra que com certeza existe um trauma. Começar a se identificar como ace só quer dizer que é melhor procurar ajuda amigável quanto a assexualidade, mesmo.
Boa sorte para ele, seja como for :P
Ir para o topo Ir para baixo
https://imlyssia.tumblr.com/
 

Alguém me responde essa dúvida?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Me ajudem com essa dúvida, por favor!
» Relacionamento aberto
» Júlio Responde: Pessoas "normais" podem ser assexuais?
» Olá! Essa sou Eu
» Oiê, essa sou eu :)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Depoimentos-