InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Para escritores: você já escreveu uma Mary Sue?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidado
Convidado
avatar


Para escritores: você já escreveu uma Mary Sue? Empty
MensagemAssunto: Para escritores: você já escreveu uma Mary Sue?   Para escritores: você já escreveu uma Mary Sue? Empty26/8/2017, 18:30

EIS O PESADELO DOS ESCRITORES: escrever uma coisa ruim, seja uma coisa que seja vista como ruim, ou algo que o próprio autor acha ruim. Já refleti muito sobre esses meus medos pessoais aqui.

Mas não quero falar sobre isso. Afinal, se algo é bom ou ruim é uma questão claramente subjetiva. Hoje quero falar de um assunto que está me incomodando: Mary Sues.

Para quem não sabe, Mary Sues são aquelas personagens tidas como "ruins" - mais comum em fanfics, são superficiais, não têm falhas, não têm character development ("desenvolvimento de personagem", se é essa a tradução certa para o termo) e são odiadas por todos ou amadas por todos. Trata-se de um assunto delicado. Primeiro porque a noção de Mary Sue varia de acordo com a pessoa e o contexto. Segundo porque o que pode ser uma Mary Sue para você não é uma Mary Sue pra mim. Terceiro porque as pessoas têm concepções errôneas sobre o que são Mary Sues (quer dizer, eu detesto quando dizem que "Olha! O personagem é um self-insert! Olha que Mary Sue!" E quando dizem que self-insert (inserir-se na história como um personagem) é um mau sinal. Primeiro, não tem nada de errado se inserir na história! Desde que venha o pacote "completo" - tanto as qualidades quanto os defeitos. E que a sua inserção faça sentido. Eu mesma estou planejando escrever uma série de fantasia protagonizada por uma self-insert (mas estou criando tanta coisa na cabeça que talvez vire um jogo de RPG). Outra coisa: não existe coisa como característica de Mary Sue. Self-insert não tem nada a ver com Mary Sue. Assim como ser órfão. Ou ter o corpo perfeito, dependendo do contexto. Um personagem só é uma Mary Sue se e somente se for superficial demais. Mas isso é apenas um personal rant.)

Mas uma coisa eu posso garantir: nem os mais talentosos escritores escapam de, em algum momento na vida, escrever uma Mary Sue. Eu já fiz uma Mary Sue na vida, mas foi apenas em um "RPG" na internet (mais precisamente, uma história na Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica adaptada - ah, bons tempos, aqueles da MQTM) em que você protagonizava a si mesmo no barco Titanic III. O que ocorre é que esse jogo não tinha regras, então você podia fingir o que você quisesse... então é claro que haviam muitas Mary Sues. Inclusive eu - inclusive meu nome era o mesmo, Alicy. Eu fingia que era uma semideusa filha de Poseidon (aliás, tinha tanto filho de Poseidon no lugar que não dava nem para contar nos dedos), mas era basicamente uma cópia feminina e idealizada de Percy Jackson. Diferentemente de MIM, na vida real, com meus 901283021093217321 defeitos. Meu defeito fatal na história? Perfeccionismo. Ooolha que defeito. Claro que esse é um dos meus defeitos na vida real, mas ele não é tanto um big deal, diferentemente da ira, da gula, da minha dificuldade de se socializar e talvez da minha rebeldia *sigh* Mas não posso me culpar - praticamente todo mundo era Mary Sue. Tinha filho de Héstia chamado Sonic, um filho de Poseidon que também abrigava uma Kitsune e tinha 929302183092302131 poderes etc.

E você? Se você é escritor, ou escreve alguma coisa, já criou alguma Mary Sue na vida? (PS: não confundir com o arquétipo do herói. The hero is meant to perfect and more powerful ("o herói deve ser perfeito e mais poderoso" - coloquei em inglês porque is meant to be me pareceu mais adequado do que expressões em português, e deve me parece forçado))
Ir para o topo Ir para baixo
Sage
Novato(a)
Novato(a)
Sage

Mensagens 20
Inscrição 02/05/2016
Idade 26
Pensamento Me tornarei o que eu merecer ser. - Ben Howard
Gênero : Feminino

Para escritores: você já escreveu uma Mary Sue? Empty
MensagemAssunto: Re: Para escritores: você já escreveu uma Mary Sue?   Para escritores: você já escreveu uma Mary Sue? Empty3/10/2017, 21:57

Achei umas "fichas" que ajudam a criar o personagem, tem muitas características, histórias de vida, defeitos, qualidades, detalhes te todos os tipos e mais um monte de coisas que eles pedem para serem preenchidas para que seja possível ter um bom desenvolvimento de quem você imagina na história.
Penso que uma Mary Sue (nunca tinha ouvido o termo e gostei de conhecer aqui) seja aceitável se não durar no livro, como um personagem passageiro que não precisa ser pensado pois vai embora logo, caso contrário, deve se planejar muito "quem" vai ser introduzido e conduzir a ideia do autor.
Fico sempre tentando acrescentar mais e mais bagagem aos personagens que tenho, mas, por não escrevê-los, esqueço e já me percebi mudando algo importante deles depois e a dúvida do que deixar é grande.
Como você disse, haverá julgamentos diferentes sobre uma mesma coisa, então acho importante que o autor esteja bem com sua criação e disposto a avaliar críticas para melhorar a escrita.
Muito melhor é quando na vida real você não é, não conhece ou não vive com uma Mary Sue (nesse caso, tendo como definição: rasa, sem sentido, detestada e tanto faz).
Bem, pra falar de fanfics eu sou suspeita, tô adorando ler algumas. Reconheço que pessoas escrevem só para tirar a ideia da cabeça e não se preocupam muito com isso depois de feito, mas já li coisas maravilhosas e penso que talento, verdadeiro interesse e dedicação pura é o que contribui para uma boa escrita.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Para escritores: você já escreveu uma Mary Sue?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» SOLICITA-SE ESCRITORES PARA LIVRO ACE - VIAJANTES SOLITÁRIOS
» Apresentações, de mim, para você.
» Você já fingiu gostar de sexo para agradar?
»  Escritores
» O sexo para o homem e para a mulher

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Miscelânea-