InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Religião e assexualidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Jade
Novato(a)
Novato(a)
Jade

Mensagens 37
Inscrição 24/05/2021
Idade 19
Pensamento Você não pode deixar de ser quem você é por conta do medo.
Gênero : Feminino

Religião e assexualidade  Empty
MensagemAssunto: Religião e assexualidade    Religião e assexualidade  Empty18/1/2022, 21:28

Olá tudo bem? Como a religião lida com a sua assexualidade ??
Ir para o topo Ir para baixo
britordet
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
britordet

Mensagens 11
Inscrição 16/01/2022
Idade 25
Pensamento And in me too the wave rises...
Gênero : Masculino

Religião e assexualidade  Empty
MensagemAssunto: Re: Religião e assexualidade    Religião e assexualidade  Empty18/1/2022, 23:09

Oi, Jade. Eu não saberia responder a sua pergunta ainda, e não sei também de qual religião estás falando, mas a questão me direcionou à Simone Weil. Ela era uma filósofa francesa (se não me engano, foi a primeira mulher catedrática na França). Desde sempre muito sensível às causas humanitárias, ela abandonou a carreira acadêmica para se juntar aos operários em uma fábrica da Renault. O assunto do trabalho sempre lhe interessou bastante. Sentiu na pele a exploração, mas também o sentimento de coletividade e solidariedade lhe levou a se iniciar na fé cristã. Uma viagem que ela fez por uma região rural, pouco desenvolvida da Europa, fez com que lá ela observasse o quão religiosas e pobres eram aquelas pessoas, e então Simone sentiu que o cristianismo era a religião dos escravos, dos oprimidos, dos miseráveis, despertando nela uma grande devoção a Cristo. O resto da sua vida foi de muita oração, estudo, trabalho rural, jejum e de irmandade com os humildes. Uma vida de sacrifícios.

Enfim, pensei imediatamente nela quando li a sua pergunta, e fui pesquisar sobre a possibilidade dela ter sido assexual. Encontrei algumas matérias, estudos e artigos sobre a assexualidade de (e em) Simone Weil, mas ainda não tive tempo de ler nada. Sou iniciante total na filosofia dela, e tenho muito interesse na sua visão das coisas.

Perdão por não ter respondido seu questionamento, e obrigado por ter me encaminhado a essa busca. Penso que, caso tenha se interessado, poderíamos fazer essa pesquisa e encontrar respostas juntos.

Abraços!

Ir para o topo Ir para baixo
Jade
Novato(a)
Novato(a)
Jade

Mensagens 37
Inscrição 24/05/2021
Idade 19
Pensamento Você não pode deixar de ser quem você é por conta do medo.
Gênero : Feminino

Religião e assexualidade  Empty
MensagemAssunto: Re: Religião e assexualidade    Religião e assexualidade  Empty18/1/2022, 23:27

britordet escreveu:
Oi, Jade. Eu não saberia responder a sua pergunta ainda, e não sei também de qual religião estás falando, mas a questão me direcionou à Simone Weil. Ela era uma filósofa francesa (se não me engano, foi a primeira mulher catedrática na França). Desde sempre muito sensível às causas humanitárias, ela abandonou a carreira acadêmica para se juntar aos operários em uma fábrica da Renault. O assunto do trabalho sempre lhe interessou bastante. Sentiu na pele a exploração, mas também o sentimento de coletividade e solidariedade lhe levou a se iniciar na fé cristã. Uma viagem que ela fez por uma região rural, pouco desenvolvida da Europa, fez com que lá ela observasse o quão religiosas e pobres eram aquelas pessoas, e então Simone sentiu que o cristianismo era a religião dos escravos, dos oprimidos, dos miseráveis, despertando nela uma grande devoção a Cristo. O resto da sua vida foi de muita oração, estudo, trabalho rural, jejum e de irmandade com os humildes. Uma vida de sacrifícios.

Enfim, pensei imediatamente nela quando li a sua pergunta, e fui pesquisar sobre a possibilidade dela ter sido assexual. Encontrei algumas matérias, estudos e artigos sobre a assexualidade de (e em) Simone Weil, mas ainda não tive tempo de ler nada. Sou iniciante total na filosofia dela, e tenho muito interesse na sua visão das coisas.

Perdão por não ter respondido seu questionamento, e obrigado por ter me encaminhado a essa busca. Penso que, caso tenha se interessado, poderíamos fazer essa pesquisa e encontrar respostas juntos.

Abraços!



É sobre qualquer religião, queria saber como algumas religiões lidam com a assexualidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Alpiste
Novato(a)
Novato(a)
Alpiste

Mensagens 22
Inscrição 06/10/2022
Idade 24
Gênero : Feminino

Religião e assexualidade  Empty
MensagemAssunto: Re: Religião e assexualidade    Religião e assexualidade  Empty14/10/2022, 15:49

Eu sou cristã desde pequena. Ai da não entendi muito bem a visao do cristianismo sobre a assexualidade. E nem converssei com os pastores da minha igreja (não pretento). Pela internet, vi que algumas pessoas comparam a assexualidade àqueles textos sobre eunucos (pessoas que não conseguem ter filhos, seja por nascença, por acidente, por escolha ou por que alguem te castrou). E algumas pessoas também falando sobre Paulo, que falou que não gostaria de se casar e deu esse conselho pos irmãos acho que de coríntios. Mas eles também veem o casamento sem sexo um pecado, por que a biblia também diz (e essa parte eu acho um tanto problematica) que a mulher não pode se negar ao homem e o homem não pode se negar à mulher, porque o corpo de cada um não pertence a si e sim ao outro. Então eu fico tipo ¯⁠\⁠_⁠(⁠ツ⁠)⁠_⁠/⁠¯ por que não é porque u sou ace que eu não quero me casar. Mas também eu não quero ter relações pois sou sex-negativa. Entao não sei, não entendi. Acho que eles só ainda não conhecem essa orientação sexual. Muita gente na real não conhece.
Ir para o topo Ir para baixo
diwelike
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
diwelike

Mensagens 13
Inscrição 16/09/2022
Idade 32
Pensamento o medo causa o arrependimento
Gênero : Feminino

Religião e assexualidade  Empty
MensagemAssunto: Re: Religião e assexualidade    Religião e assexualidade  Empty14/10/2022, 17:35

Vou ser honesta de acordo com a igreja que eu frequentava uma pessoa normal precisa de sexo pois é uma lei de Deus ok, mas se acaso ñ houver desejo sexual para o pastor em questão que eu conversava e disse que existia a possibilidade de uma pessoa se abster do sexo por causa da sua vocação, mas existe muitas coisas que podem influenciar uma pessoa a ser ace, trauma que foi meu caso ou essa vocação ou até mesmo apenas n gostar de um ponto de vista psicologico. mas creio que precisa estudar e perguntar pra muitas pessoas até achar uma resposta que tenha validação.
Ir para o topo Ir para baixo
BPBertolino
Sabido(a)
Sabido(a)
BPBertolino

Mensagens 236
Inscrição 30/09/2011
Idade 36
Gênero : Masculino

Religião e assexualidade  Empty
MensagemAssunto: Re: Religião e assexualidade    Religião e assexualidade  Empty15/10/2022, 01:11

Alpiste escreveu:
Eu sou cristã desde pequena. Ai da não entendi muito bem a visao do cristianismo sobre a assexualidade. E nem converssei com os pastores da minha igreja (não pretento). Pela internet, vi que algumas pessoas comparam a assexualidade àqueles textos sobre eunucos (pessoas que não conseguem ter filhos, seja por nascença, por acidente, por escolha ou por que alguem te castrou). E algumas pessoas também falando sobre Paulo, que falou que não gostaria de se casar e deu esse conselho pos irmãos acho que de coríntios. Mas eles também veem o casamento sem sexo um pecado, por que a biblia também diz (e essa parte eu acho um tanto problematica) que a mulher não pode se negar ao homem e o homem não pode se negar à mulher, porque o corpo de cada um não pertence a si e sim ao outro. Então eu fico tipo ¯⁠\⁠_⁠(⁠ツ⁠)⁠_⁠/⁠¯ por que não é porque u sou ace que eu não quero me casar. Mas também eu não quero ter relações pois sou sex-negativa. Entao não sei, não entendi. Acho que eles só ainda não conhecem essa orientação sexual. Muita gente na real não conhece.

Eu não sou cristão - apesar de ter lido muito da Bíblia - e me perdoe se a minha interpretação não for das mais ortodoxas. No entanto, pelo que eu entendo, o matrimônio cristão é um sacramento destinado a unir duas pessoas em essência, e também à sua futura prole. Nós temos que lembrar que, ainda que o Cristianismo dê um valor grande à individualidade da alma, ainda trata a submissão ao outro como algo honrado e corajoso - ao menos quando isso é feito de boa vontade, "com o Espírito Santo". Então não é possível reduzir isso a uma reprimenda aos assexuais. Me parece bem claro que o que o texto quer dizer é que você deve valorizar a vontade do(a) esposo(a) como a sua própria, pois isso protegerá ambos de cometerem pecado. Aliás, o contexto é o seguinte:

1 Coríntios 7:1-9 escreveu:
Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem não toque em mulher,
mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido.
O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.
A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.
Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.
Digo isso como concessão, e não como mandamento.
Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro.
Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: é bom que permaneçam como eu.
Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo.

Como disse acima, o matrimônio tem a função de canalizar o desejo sexual e a geração dos filhos. É uma espécie de simulacro da vida eterna através da multiplicação. Ora, após o juízo, na vida eterna, as pessoas não mais casarão e não mais terão filhos - justamente porque não morrerão e já estarão perfeitas. Na Terra, as pessoas costumam procurar isso (ainda bem, ou não estaríamos aqui), e daí a religião sacraliza essa união para que ela ganhe sentido espiritual. Mas se há aquelas pessoas que não sentem necessidade de tomar esse caminho na Terra (como, bem lembrado, o Apóstolo Paulo), a salvação também está ao alcance delas, o matrimônio não é necessário. Só não faz sentido tomar esse sacramento nesse caso.

Por último, também é um pouco precipitado falar da opinião das religiões sobre a assexualidade porque a assexualidade como conhecemos foi inventada nos anos 2000. O padre ou pastor terá a sua interpretação do significado de uma vida sem interesse pelo sexo, com certeza. Muito provavelmente não usará dos mesmos conceitos que nós, e por isso é preciso fazer um esforço de interpretação e conversa, e não tentar colocar tudo nas caixinhas que se conhece.
Ir para o topo Ir para baixo
Thomas Chatterton
Aprendiz
Aprendiz
Thomas Chatterton

Mensagens 64
Inscrição 13/10/2017
Idade 24
Pensamento "O conhecimento de si mesmo é a mãe de todo conhecimento. Portanto estou incumbido a conhecer a mim mesmo, me conhecer completamente, conhecer minhas minúcias, minhas características, minhas sutilezas, e cada átomo meu." - Kahlil Gibran
Gênero : Masculino

Religião e assexualidade  Empty
MensagemAssunto: Re: Religião e assexualidade    Religião e assexualidade  Empty19/10/2022, 22:16

Tenho um livro que se ambienta num café, basicamente, onde se discute e aborda assuntos filosóficos, Sartre, Simone, Ponty , etc, foca bastante nos franceses.. e a Simone Weil era uma delas, pensei a mesma coisa que você, no momento que acabei lendo um pouco dela..
Uma pulga atrás da orelha me causava um incômodo, algo como "Ace? Será?"
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Religião e assexualidade  Empty
MensagemAssunto: Re: Religião e assexualidade    Religião e assexualidade  Empty11/11/2022, 22:38

Sou ateu
Ir para o topo Ir para baixo
 

Religião e assexualidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Assexuais e Religião
» Religião vs ateísmo
» A questão da religião é assexualidade.
» Como sua religião entende a assexualidade?
» Você segue alguma religião?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Depoimentos-