InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Aceitação Social e Autoaceitação?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Adriano
Novato(a)
Novato(a)
Adriano

Mensagens 38
Inscrição 15/12/2013
Idade 49
Gênero : Masculino

Aceitação Social e Autoaceitação? Empty
MensagemAssunto: Aceitação Social e Autoaceitação?   Aceitação Social e Autoaceitação? Empty17/12/2013, 14:05

Dois dias após minha apresentação senti-me motivado em abrir este tópico ao ler sobre a angústia causada pela incompreensão da maioria das pessoas em relação à condição assexual.

Acredito que a chave para amenizar esta angústia está em como interagimos em um mundo onde um pai (que não precisa ter mais do que 20 anos de idade) tem a coragem de dizer que prefere que seu filho seja marginal a ser gay (imagine se ele soubesse que existem assex...o que?...rs).

Neste mundo é muito complicado sair às ruas levantando bandeiras. A maioria das pessoas estão envoltas em caixinhas imaginárias e nelas colocam seus valores, sua visão de mundo. Não querem ser incomodadas, saindo de sua zona de conforto. Quando são reagem das formas mais imprevisíveis. Estas pessoas ajudam o mundo a girar (econômica, política e socialmente) e são a maioria.

A intolerância é cruel. A ignorância e a inversão de valores são degradantes. Mas não devemos sentir raiva das pessoas, pois são humanas, com suas limitações e angústias. Além do que nós também temos nossas próprias caixinhas. Devemos sim ter cuidado e deixarmos alertas nossos sentidos para nossa autopreservação.

Além disso é muito importante nos sentirmos completos para não sermos vítimas de nossas carências e nos deixamos envolver (em qualquer nível) por pessoas que não nos fazem bem e não nos ajudam a evoluir. Também devemos ficar atentos quando uma pessoa questiona o fato de você não ter namorada, não ter filhos ou qualquer outra coisa pessoal e começa a opinar ou julgar. Ela deve achar que tem intimidade para isso ou é simplesmente um inconveniente como muitos. Cabe julgarmos se vale a pena ou não gastarmos o “latim” com este ser humano ou até mesmo nos afastarmos da criatura, ignorá-la e deixá-la ser feliz com sua ignorância. Vale a máxima “antes só do que mal acompanhado”. Isso vale para parentes, amigos, namoradas, padres, pastores e zezinho da esquina. Eu gosto muito de usar o humor e o sarcasmo para sair de situações de “saia justa” como estas, quase sempre consigo inverter a situação a meu favor ou deixar o clima mais leve.

A aceitação social vem das suas conquistas pessoais e da sua postura perante o mundo e não convencendo as pessoas de que você está certo no caminho que trilha para que fiquem próximas e interajam com você, o que é uma necessidade frustrante. Se você é um ser produtivo e se aceita como é, convivendo bem consigo e com o mundo a sua volta terá grande chance de ser feliz e de ser um humano mais completo e realizado. Se fosse fácil chegar neste ponto não seria tão prazeroso. É um caminho e uma conquista diária.

Em minha visão ser sociável não é ter dezenas de “amigos” no Facebook ou sair com uma galera pro barzinho ou pra balada. É saber transitar neste mundo com 7 bilhões de seres, que apesar de tentarem se identificar pertencentes a determinados grupos, são únicos.

O que acham? É por aí? Devemos sim vestir armaduras e digladiar contra os bárbaros?...rs.
Ir para o topo Ir para baixo
Léo
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Léo

Mensagens 1586
Inscrição 24/07/2013
Idade 105
Pensamento y1 = -√(1-x²) + √|x|, y2 = √(1-x²) + √|x|
Gênero : Masculino

Aceitação Social e Autoaceitação? Empty
MensagemAssunto: Re: Aceitação Social e Autoaceitação?   Aceitação Social e Autoaceitação? Empty17/12/2013, 14:24

Neste Fórum, Adriano, vejo muitas pessoas tolerantes, afinal, se elas não tolerarem os outros, como poderão tolerar a si mesmos? Difícil. Vejo também que o pessoal aqui não valoriza quantidade de amigos, mas sim a qualidade deles. Costumo dizer que redes sociais deviam ter um slogan: "Seja social sem sair de casa". É um máximo, esse medo de não ser "social" faz a pessoa abaixar seu nível e ser tão ignorante e intolerante como o outro, tudo para pertencer a um grupo.

A necessidade de aceitação social aumenta quando surgem mais minorias, como a nossa, por exemplo. Se bem que não queremos exatamente sermos aceitos, e sim, respeitados.

Quanto mais a educação valorizamos, mais contribuimos para sermos críticos, quando esse mundo é cheio de críticos ninguém é dominado (medo aos governos), só se convence o outro com a razão. Essa razão parece cada vez aumentar no planeta (claro que com uma lerdeza incrível) mas aumenta conforme as minorias estiverem aumentando e se espalhando dentro dos lares. Essa convivência com a minoria é ótima para aumentar o respeito e finalmente haver a evolução da espécie rs.

Não gastar "latim" com ignorantes é muito válido, uma vez que você mostra que tem total certeza e por isso não precisa provar nada a ele. Mas confesso que não devemos ser tão tolerantes com pessoas desse tipo. Basta ir em locais onde pessoas se respeitam mais para ver como vivem. Quem conhece europeus, por exemplo, sabe que se um fdp mecher com ele, terá seu troco, por isso existe um certo respeito do tal que literalmente "se você invade o meu direito, levará uma surra". Isso também é válido, ao menos acho quando é necessário respeitar o seu direito.
Ir para o topo Ir para baixo
The 2D
Mestre
Mestre
The 2D

Mensagens 808
Inscrição 20/11/2013
Idade 28
Pensamento "Oh no, uiu"
Gênero : Masculino

Aceitação Social e Autoaceitação? Empty
MensagemAssunto: Re: Aceitação Social e Autoaceitação?   Aceitação Social e Autoaceitação? Empty17/12/2013, 14:31

Gostei do seu ponto de vista. É a mesma coisa que eu penso.
Nao saber como vao reagir quando voce contar sua condicao para seus familiares... (acho que antes de tudo vao achar que é brincadeira ou que isso é bobagem) mas uma vez convencidos de que nao é "zoacao" nao da pra prever o que vao falar...
Haha essa de usar o sarcasmo pra sair de situacoes como essa é ótimo!
Pra poder buscar a aceitacao dos outros temos que nos aceitar primeiro, porque se voce estiver inseguro e alguem falar que assexualidade é bobagem, voce vai acreditar nisso.
Aí é só sentar e assistir a batalha que vai comecar em sua cabeça.
Ir para o topo Ir para baixo
lee nunes
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
lee nunes

Mensagens 1524
Inscrição 12/12/2012
Idade 29
Gênero : Masculino

Aceitação Social e Autoaceitação? Empty
MensagemAssunto: Re: Aceitação Social e Autoaceitação?   Aceitação Social e Autoaceitação? Empty17/12/2013, 14:35

Adriano escreveu:
“antes só do que mal acompanhado”. Isso vale para parentes, amigos, namoradas, padres, pastores e zezinho da esquina. Eu gosto muito de usar o humor e o sarcasmo para sair de situações de “saia justa” como estas, quase sempre consigo inverter a situação a meu favor ou deixar o clima mais leve.

.
amei esta parte do texto.... por que é o conselho que me dou e que as vezes dou aos outros tb.... nao é uma coisa fácil se separar de certas pessoas... mas se elas nao te aceitam/respeitam vai ser uma auto-tortura continuar perto delas, concordo com tudo que o léo disse tb, acredito que é bem por ai, vc tem que, primeiro, se achar, se gostar, entender, se aceitar e fazendo isso sua mente vai ficar mais clara do como agir em sociedade com suas caracteristicas

2DWill escreveu:

Pra poder buscar a aceitacao dos outros temos que nos aceitar primeiro, porque se voce estiver inseguro e alguem falar que assexualidade é bobagem, voce vai acreditar nisso.
Aí é só sentar e assistir a batalha que vai comecar em sua cabeça.
poi´se :/ isso acaba acontecendo com alguns aces.... que acabam vivendo mais tempo sem se libertar de algo que nao é do que seria se ele se conhecesse melhor
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Aceitação Social e Autoaceitação? Empty
MensagemAssunto: Re: Aceitação Social e Autoaceitação?   Aceitação Social e Autoaceitação? Empty17/12/2013, 15:05

Eu também concordo com o Léo [cara nós estamos concordando muito ultimamente, credo rsrsrs]. Acho que muitas vezes nós precisamos enfrentar, com palavras, esses ignorantes. Batalhas intelectuais onde temos a oportunidade de mostrar como merecemos respeito são necessárias. Me diga, você respeitaria algo sem saber o que e o porquê de tanto? Entendo a dificuldade de lidar com essas pessoas, eu mesmo tenho muitos problemas com isso, mas acho que ignorá-las não é uma boa saída, temos de estar certos de nós mesmos e mostrar isso a eles, seja qual for o assunto. Se não explicarmos eles nunca entenderão e nunca vão nos respeitar.

Talvez eu tenha exagerado um pouco, desculpe por isso, mas me empolguei, rsrsrs.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Aceitação Social e Autoaceitação?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Dificuldade de aceitação. Alguém?
» Aceitação é vida
» Reviravolta: ACEITAÇÃO
» Um pequeno desabafo sobre real aceitação
» Dúvidas sobre aceitação entre os amigos, parentes e sociedade

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-