InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Lunática
Sabido(a)
Sabido(a)
Lunática

Mensagens 191
Inscrição 15/05/2014
Idade 31
Gênero : Feminino

Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty
MensagemAssunto: Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral   Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty16/5/2014, 17:03

Acho que não é novidade pra ninguém aqui que a esmagadora maioria das histórias de ficção às quais temos acesso ou são mais populares - sejam elas contadas através de filmes, novelas, seriados, jogos, quadrinhos, entre outros meios - simplesmente não sabem como abordar a assexualidade e o arromanticismo, isto quando sequer reconhecem a existência de ambos. Praticamente todo herói/protagonista acaba cedo ou tarde encontrando seu par romântico e se ele foge a essa regra por qualquer motivo que seja, será por consequência de algum "trauma do passado" ou um caso "a ser consertado", por assim dizer.
Vilões são caracterizados por sua incapacidade de amar, e apenas o "amor" lhes trará uma redenção. Por que as aspas? Porque é quase certo de que vai ser o amor romântico porque afinal, vocês sabem... [sarcasmo]Outras formas de amor não são válidas.[/sarcasmo]

Pois bem. Abri este tópico porque gostaria de um espaço pra vocês compartilharem/recomendarem exemplos de histórias que abordem de maneira digna as formas "diferentes"(arromânticas) de amor. Vale tudo: Filme, livro, quadrinho, video games ou o que for!

Começarei com o primeiro exemplo que me vem à cabeça, que é o jogo Final Fantasy VI do Super Nintendo. Sei que é um jogo antigo mas como sei que tem muita gente por aí que não jogou, fica o alerta de spoiler!

Spoiler:
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty
MensagemAssunto: Re: Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral   Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty16/5/2014, 17:15

A única primeira coisa que me veio á cabeça foi Digimon: Os vilões são ou destruídos ou salvos pelo poder da amizade, depois de resolverem seus problemas do passado/familiares
Então não tem muito romance, por mais que eu fique shippando meio mundo lá
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty
MensagemAssunto: Re: Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral   Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty16/5/2014, 18:22

Então. Lembro de poucos.

Existe 2 animes que lembro ter muita amizade. E um deles é feito para o público yaoi, então tem muita insinuação homosexual. Se chama KIMI TO BOKU.
Outro anime que acho bastante interessante, mas que acaba sendo mais sobre amizades é o HONEY & CLOVER.

O único anime que me lembro que não havia insinuação de relação afetiva e que os personagens eram meio assexuais (mas na realidade vinham de culturas diferentes), é a série CREST/BANNER OF THE STARS.
Mas pensando melhor, não lembro muito bem do desenho, acho que eles terminam juntou ou morrem juntos em batalha sem terem tido nenhuma relação afetiva física concreta.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty
MensagemAssunto: Re: Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral   Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty16/5/2014, 18:57

Fico em dúvida também com o que seria o amor não romantico.
É tipo amor de pai e mãe, amor de irmão, de amigo?

Não sei ao certo com o que comparar nesse caso.
Só sei que material sem amor romântico/sexual é raro mesmo de se encontrar.
Até mesmo em desenhos infantis que deveriam prezar pelos valores de amizade, alguns insinuam pares romanticos.
No digimon eu achava legal a Kari com o Tai. Mas mesmo assim me imaginava ela terminando com o T.K., mesmo que o anime não insinuasse isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty
MensagemAssunto: Re: Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral   Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty16/5/2014, 19:02

Eu prefiro ela com a Miyako
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty
MensagemAssunto: Re: Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral   Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty16/5/2014, 19:22

Lembrei de um filme com amor não romantico
Grave of the fireflies / HOTARU NO HAKA

Mas tenho uma opinião controversa sobre esse anime.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty
MensagemAssunto: Re: Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral   Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty16/5/2014, 19:25

Controversa, porque?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty
MensagemAssunto: Re: Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral   Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty16/5/2014, 19:32

Todos ficam com pena dos acontecimentos.
Mas eu acho que o irmão teve grande parcela de culpa pelo ocorrido e que foi turrão demais em não aceitar ajuda e querer fazer tudo sozinho.
Eu vi o live action tmbm, que tem umas 3h quase. Mas prefiro a animação.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty
MensagemAssunto: Re: Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral   Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty16/5/2014, 19:39

Nós sabemos bem que ajuda naquela época devia ser difícil, veja só o escândalo que aquela mulher fez por causa do arroz
Ir para o topo Ir para baixo
Lunática
Sabido(a)
Sabido(a)
Lunática

Mensagens 191
Inscrição 15/05/2014
Idade 31
Gênero : Feminino

Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty
MensagemAssunto: Re: Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral   Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty16/5/2014, 19:42

Um monte de anime que eu não conheço D:'
E sobre o Digimon eu não me lembro muita coisa, a última vez que assisti foi na infância, talvez valha a pena dar uma revisitada. Eu diria que nos animes shonen em geral é comum a gente ver uma valorização muito grande da amizade.

O conceito de amor vai depender do seu ponto de vista. Para mim o simples fato de você querer imensamente bem a uma pessoa pode ser considerado uma forma de amor.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty
MensagemAssunto: Re: Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral   Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty16/5/2014, 19:43

Mas vc acompanhou o fato que ele se isolou porque quis?
Foi muito egocentrismo dele achar que conseguia cuidar da irmã.
Até se oferecem para ajusar ele uma hora no filme e ele recusa pq queria que fosse com o esforço dele.
Acho que o personagem foi egocêntrico demais e brincou com a vida da irmã.
Se ele estivesse morando sozinho entendo a opinião dele.

Recomendo assistir o live action tmbm.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty
MensagemAssunto: Re: Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral   Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty16/5/2014, 19:45

Ele estava morando sozinho, e orfão num país em guerra
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty
MensagemAssunto: Re: Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral   Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty16/5/2014, 20:03

Assista novamente, eu assisti 3x + o live action e existe claramente uma hora quando eles estão quase morrendo que oferecem ajuda para ele, e ele recusa.
Entendo que era uma situação de guerra, mas recusar ajuda quando vc está quase morrendo por causa de valores morais próprios eu acho burrice.
Embora isso esteja enraizado na cultura japonesa, ainda mais em tempos de guerra.
Mas mesmo assim, o cenário final não foi causado só por causa de guerra. Ele se colocou nessa condição. Pior, colocou ele e a irmã nessa condição.
Mas o problema era maior porque ele nao podia trabalhar e deixar a irmã sozinha. Fora que trabalho era pouco que existia pois todos estavam guardando o pouco de arroz e vegetais que tinham para sobrevivencia.
Por fim, uma série de fatores. Mas não vejo ele como coitadinho como a maioria de quem vê o filme uma única vez percebe.
Ir para o topo Ir para baixo
Camile
Novato(a)
Novato(a)
Camile

Mensagens 22
Inscrição 21/04/2014
Pensamento I've been wasting all my time with the devil in the details, I've got no energy to fight.
Gênero : Feminino

Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty
MensagemAssunto: Re: Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral   Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty16/5/2014, 21:45

Assunto interessante. Tem vários personagens de J. R. R. Tolkien que eu acredito que sejam assexuais!! Ele nunca abordou sexualidade em suas obras, mas sempre deu para entender que os elfos não são interessados em sexo, fazem poucas vezes na vida e perdem a vontade após fazerem filhos. Depois que conheci assexualidade e li algumas das cartas de Tolkien falando sobre elfos os identifiquei como demi ou grey
Ir para o topo Ir para baixo
busaiku
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
busaiku

Mensagens 19
Inscrição 16/05/2014
Idade 40
Pensamento Minha busca é o meu propósito.
Gênero : Masculino

Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty
MensagemAssunto: Re: Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral   Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty16/5/2014, 23:08

Eu assisti uma série chamada Liar Game (baseada em um mangá) que não desenvolve romance como geralmente acontece (não sei se isso é spoiler, hehehe);

Vou deixar minha opinião no spoiler... porque têm spoilers:

Spoilers:


--------------------------------------------------------------------------------------------------



Felipebf escreveu:
Assista novamente, eu assisti 3x + o live action e existe claramente uma hora quando eles estão quase morrendo que oferecem ajuda para ele, e ele recusa.
Entendo que era uma situação de guerra, mas recusar ajuda quando vc está quase morrendo por causa de valores morais próprios eu acho burrice.
Embora isso esteja enraizado na cultura japonesa, ainda mais em tempos de guerra.
Mas mesmo assim, o cenário final não foi causado só por causa de guerra. Ele se colocou nessa condição. Pior, colocou ele e a irmã nessa condição.
Mas o problema era maior porque ele nao podia trabalhar e deixar a irmã sozinha. Fora que trabalho era pouco que existia pois todos estavam guardando o pouco de arroz e vegetais que tinham para sobrevivencia.
Por fim, uma série de fatores. Mas não vejo ele como coitadinho como a maioria de quem vê o filme uma única vez percebe.

Só assisti esse filme uma vez (o desenho), e foi há muito tempo. Depois que parei de chorar (mais ou menos uma semana depois hahaha) também cheguei a essa conclusão. O garoto fez uma série de escolhas erradas que provocaram aquele final trágico.
Ir para o topo Ir para baixo
Solitary Star
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Solitary Star

Mensagens 1041
Inscrição 02/09/2012
Gênero : Feminino

Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty
MensagemAssunto: Re: Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral   Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty17/5/2014, 10:18

Tópico interessante!!  feliz 
Mas não consigo me lembrar de nenhum caso sobre amor arromântico em histórias...

Tentarei lembrar de algo, depois volto aqui! ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Solitary Star
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Solitary Star

Mensagens 1041
Inscrição 02/09/2012
Gênero : Feminino

Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty
MensagemAssunto: Re: Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral   Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty17/5/2014, 12:00

Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Images?q=tbn:ANd9GcToo9OlnRnPrYx5--ErzWAIsIE58iefsx92cacpYXwILH5R9Fjn

Lembrei que assisti esses dias Frozen!
Acho que um dos melhores exemplos de amor arromântico!
Ir para o topo Ir para baixo
lee nunes
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
lee nunes

Mensagens 1524
Inscrição 12/12/2012
Idade 29
Gênero : Masculino

Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty
MensagemAssunto: Re: Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral   Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Empty17/5/2014, 16:27

Elemento Neutro escreveu:
Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral Images?q=tbn:ANd9GcToo9OlnRnPrYx5--ErzWAIsIE58iefsx92cacpYXwILH5R9Fjn

Lembrei que assisti esses dias Frozen!
Acho que um dos melhores exemplos de amor arromântico!
MUITO BEM LEMBRADO ELEMENTO *-*

quando vi o filme amei de imediato por causa disso...... pelo como o filme mostrou que o amor não é algo apenas exclusivo de algo que vem de romance... amor pode ser de um amigo, ou de uma irmã.... acredito q isso quebra varios paradigmas dos contos de fada "normais"
Ir para o topo Ir para baixo
 

Amor não-romântico/assexual na cultura pop, ou mídia em geral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» HQs, Mangás: Cultura Nerd no geral
» Assexualidade na Midia?
» Assexualidade na mídia
» Sobre representatividade (e a falta dela) na mídia
» Matéria sobre assexualidade - Ciência e Cultura (UFBA)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Miscelânea-