InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 O preconceito de alguns aces para com os LGBT

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Cyrus
Sabido(a)
Sabido(a)
Cyrus

Mensagens 454
Inscrição 28/06/2014
Idade 27
Pensamento ^^
Gênero : Masculino

O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty
MensagemAssunto: O preconceito de alguns aces para com os LGBT   O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty3/8/2014, 14:07

Olá pessoal, enquanto eu passeava no Tumblr, achei esse post de um blogue ACE que sigo e achei ele muito bom, foi postado ontem, ai eu traduzi e tô postando aqui, espero que gostem.

"O movimento LGBT é completamente sobre sexo, então assexuais não devem fazer parte."
[postado na “Seção de comentários" no Arquivo Assexual]
Exemplos de comentários:
"Eu acho que assexuais não têm nada em comum com os LGBT…por definição, assexuais não gostam de sexo, e você gostando ou não, a cultura gay é sobre sexo."
"Assexuais são de uma categoria separada... porque o movimento LGBT é sobre sexo e emoções."
"Acho que os assexuais não fazem parte da comunidade LGBT, acho que eles não querem fazer parte, eles estão claramente desinteressados em sexo ou coisas relacionadas."

Porquê esses comentários são um problema:
Pensei que o movimento LGBT fosse sobre coisas como igualdade, aceitação, visibilidade e compreensão da diversidade, e ajudar as pessoas a serem quem são e não o que os outros pensam que elas deveriam ser. Acho que estava errado (ironia).
Dizendo que tudo sobre sexo estão erguendo muros que deixam do lado de fora gays e lésbicas que nem gostam tanto assim de sexo.Por acaso alguém deixa de ser gay por não ter feito sexo nos últimos meses?
A minha parte favorita dos comentários, particularmente nos comentários acima, é a maneira que eles frequentemente se referem a "Comunidade LGBT” como se ela proclama-se que é tudo sobre sexo e desejo, esquecendo completamente que o “T” não é sobre sexo ou desejo mas sim sobre identidade de gênero, e portanto desmorona o "argumento" deles.

aqui o tumblr : http://asexualityexists.tumblr.com/
Ir para o topo Ir para baixo
http://amizadefofinha.tumblr.com/
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty
MensagemAssunto: Re: O preconceito de alguns aces para com os LGBT   O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty3/8/2014, 15:28

"Queridas mulheres lésbicas, pessoas bissexuais, pansexuais, assexuais, pessoas trans e em especial mulheres trans e travestis deste Brasil,

A hora já passou. Já testemunhamos o que o movimento LGBT (daqui em diante referido como GGGG) nos tinha a oferecer: melhor exemplo patente do que significa o termo “assimilação”. Exemplo patente de que vivemos numa sociedade patriarcal, onde a realidade de gênero onde vai se colocar um homem cisgênero resulta numa realidade de dominação interna ao movimento. Se as nossas demandas e necessidades específicas foram postas e re-postas nas mesas forradas com a bandeira do arco-íris, nos gabinetes limpinhos das instituições onde esta “política” tem sido feita, e foram repetidamente negligenciadas e tratadas como secundárias por tanto tempo, não precisamos de mais evidência. É na nossa carne que já foi gravada com obviedade que estes espaços estão sitiados: sitiados por homens gays cisgêneros que têm agido repetidamente de forma misógina, transfóbica, lesbofóbica e bifóbica."


Resto do texto no link abaixo:
http://incandescencia.org/2014/01/09/abandone-o-movimento-lgbt/

=

Lembro que quando Adm, tinha batido um papo com Saulo sobre o texto do link, acho incrível como tinhamos ideias parecidas sobre o mesmo e que pensavamos em abordar esse mesmo link com vcs (bem, chegou a hora). Btw, minha opinião é quase a mesma do texto. Foda-se movimento Lgbt que é basicamente "gggg", não nos contempla nem contempla as outras siglas além da letra g que denomina o gay, branco, classe média que "não dá pinta".
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty
MensagemAssunto: Re: O preconceito de alguns aces para com os LGBT   O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty3/8/2014, 15:41

Depois passo uns textos aqui criticando os movimentos ace. Tem que coisas que precisam ser revistas aqui com urgência. Já vi muita gente reproduzindo coisas bem problemáticas e isso não deveria rolar aqui, vi cada opinião senso comum que já me deixou mal.

Sério mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Cyrus
Sabido(a)
Sabido(a)
Cyrus

Mensagens 454
Inscrição 28/06/2014
Idade 27
Pensamento ^^
Gênero : Masculino

O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty
MensagemAssunto: Re: O preconceito de alguns aces para com os LGBT   O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty3/8/2014, 18:26

Acho que depende muito se estamos falando sobre o movimento LGBT ou o "movimento LGBT".Com certeza que vemos e ainda vamos ver muito do movimento GGGG tachado de LGBT na mídia, no comércio e mamando nas tetas encarquilhadas do congresso.Não acho justo juntarmos a ideia do movimento no início e o "movimento" real que acontece hoje, não acho justo generalizar.Sem falar que o movimento é diferente ao redor do mundo.Infelizmente, não posso negar que o movimento LGBT real não existe no Brasil, ou se existe é completamente invisível.No Brasil o que temos é travestis sendo mortos e a imprensa fazendo questão de noticiar "crime por homofobia", é por isso que ninguém sabe a diferença entre gay e transgênero, por isso os outros grupos (nós assexuais por exemplo) não têm visibilidade, como muitas coisas no Brasil, esse movimento virou palhaçada, um simples instrumento de manipulação.Se deveríamos construir um movimento completamente separado? não sei, como preveríamos o que aconteceria? quem garante que o que aconteceu ao movimento LGBT não aconteceria com um movimento separado?
Simplesmente, não sei, acho que isso é muito complexo pra mim ainda e não tenho uma opinião formada.Só não acho justo tomarmos os pés pelas mãos, pois aquilo que um dia já foi LGBT está sendo bode expiatório pra muita coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://amizadefofinha.tumblr.com/
Wokgran X
Sabido(a)
Sabido(a)
Wokgran X

Mensagens 179
Inscrição 24/07/2014
Idade 32
Gênero : Masculino

O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty
MensagemAssunto: Re: O preconceito de alguns aces para com os LGBT   O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty3/8/2014, 19:05

Numa nota mais leve, queria lembrar que o termo "LGBT" em si já é um problema, por ainda ser algo relativamente binário e por isso foram apresentados termos mais interessantes como GSM (Gender and Sexuality Minority). Mas enfim, a ideia de um movimento exclusivo para minorias também me parece opressor. Se fosse M de Movimento, ou algo similar, teria total apoio. E certamente apoio mais o "GSM" que o "LGBT".

Enfim, dito isso, pelo que li da argumentação de aces contra a integração com os grupos LGBT, apesar de parecer uma ideia em minoria dentro da AVEN (teria que ter ao menos a AVEN online para pegar as enquetes) defendem sua posição por motivos diversos, como os citados no tópico, ora que muitos outros, defendendo o lado dos grey-as, questões de gênero e questões de romance não Aro ou Hetero, (+ os fluidos ou queers de qualquer categoria) gostariam de ver tal integração. Ao que li ainda é um assunto a ser mais bem discutido e amplo, e também tem resistência e descriminação por parte dos grupos LGBT por vários motivos sendo o aparente mais comum não "sofrer tanto quanto eles", e desviar os sofrimentos causados para a causa deles, por exemplo, Aces descriminados como gays por nunca terem tido interesse em outras pessoas, alguns deles afirmam que isso é homofobia e que não é um problema particular do grupo assexual e que logo tal grupo não precisa de proteção... (Idem para estupro corretivo [? se é assim que se traduz para português] )

Particularmente não tenho muito conhecimento de causa sob como andam tais movimentos aqui no Brasil, se eles tendem a ser mais ou menos inclusivos, se eles tem ideias que vão de encontro ou contra o que se deseja para a comunidade como um todo e etc. Mas lembro de ler muita gente Ace reclamando de discriminação dos grupos LGBT no reddit/AVEN. E se isso ocorre nos eua que tais movimentos tem maior visibilidade e tempo, me pergunto como estão aqui. (E sinceramente, para tais pessoas me parece mais do que justo não querer associação com o movimento)
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty
MensagemAssunto: Re: O preconceito de alguns aces para com os LGBT   O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty3/8/2014, 19:11

Qual a necessidade do movimento ser Lgbt ou de estarmos inclusos nele? o texto ali é bem claro sobre o pq é importante se desvincular desse grupo.

As coisas sempre mudam, por isso é sempre importante ter auto-critica. É ela que nos move sempre pra frente. E não, não é diferente ao redor do mundo, lá fora rola a mesma coisa aqui. Por exemplo, tem muita mina radfem sendo transfóbica. Vários eventos feministas importantes foram sabotados por contemplarem mulheres trans* e outras pessoas sexodiversas. Ativistas trans* estão sendo perseguidas e acusadas das coisas mais bizarras e sem fundamento que possam existir.



Amigo fofo escreveu:
No Brasil o que temos é travestis sendo mortos e a imprensa fazendo questão de noticiar "crime por homofobia", é por isso que ninguém sabe a diferença entre gay e transgênero, por isso os outros grupos (nós assexuais por exemplo) não têm visibilidade, como muitas coisas no Brasil, esse movimento virou palhaçada, um simples instrumento de manipulação.Se deveríamos construir um movimento completamente separado? não sei, como preveríamos o que aconteceria? quem garante que o que aconteceu ao movimento LGBT não aconteceria com um movimento separado?

Não só no Brasil, mas no mundo.
Pessoas trans* e sexodiversas são sistematicamente oprimidas por um sistema que privilegia determinada parcela da população. Como prever? ora, através da vivência e do contato com outro grupo podemos traçar um panorama e se guiar por ele. Quem garante? ninguém, além de nós mesmos. A partir do momento que temos senso critico e reconhecemos os privilégios que possamos ter, nós evitamos o vitimismo que muitos homens gays, "que não dão pinta" (e oprimem os "pintosos"), brancos e classe média cometem.

Precisamos nos conhecer mais.
Algo que me sentia mal era com a palavra "virgem", por exemplo, pensava que algo de errado havia em mim, porque eu não me "sinto puro" como a palavra implica e me sinto completamente ofendido quando me chamam por ela. É como se tivesse me colocando numa caixinha que me define e resume todos meus valores e que os mesmos seriam bons como se quem não fosse "virgem" (sic) fosse "sujo" ou algo que o valha. Percebem que isso é na verdade uma espécie de cerceamento de nossas (as)sexualidades?? vejo muito Assexual relevando várias coisas do tipo, achando que é mera implicancia. Não, não é! façam sua demanda e exijam ela, lutem por ela. Visibilidade tbm é isso.

Quer dizer, eu só sou alguém que nunca teve uma experiência sexual na vida e que um dia vai ter ou não.
Fim.
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty
MensagemAssunto: Re: O preconceito de alguns aces para com os LGBT   O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty3/8/2014, 19:24

Wokgran X escreveu:
Numa nota mais leve, queria lembrar que o termo "LGBT" em si já é um problema, por ainda ser algo relativamente binário e por isso foram apresentados termos mais interessantes como GSM (Gender and Sexuality Minority). Mas enfim, a ideia de um movimento exclusivo para minorias também me parece opressor. Se fosse M de Movimento, ou algo similar, teria total apoio. E certamente apoio mais o "GSM" que o "LGBT".

Bem pontuado.
Pra mim, o problema tá em no "t" no meio de outras siglas que se referem a sexualidade e não identidade de gênero.
Um desserviço.

O transfeminismo me basta.


Wokgran X escreveu:

Enfim, dito isso, pelo que li da argumentação de aces contra a integração com os grupos LGBT, apesar de parecer uma ideia em minoria dentro da AVEN (teria que ter ao menos a AVEN online para pegar as enquetes) defendem sua posição por motivos diversos, como os citados no tópico, ora que muitos outros, defendendo o lado dos grey-as, questões de gênero e questões de romance não Aro ou Hetero, (+ os fluidos ou queers de qualquer categoria) gostariam de ver tal integração. Ao que li ainda é um assunto a ser mais bem discutido e amplo, e também tem resistência e descriminação por parte dos grupos LGBT por vários motivos sendo o aparente mais comum não "sofrer tanto quanto eles", e desviar os sofrimentos causados para a causa deles, por exemplo, Aces descriminados como gays por nunca terem tido interesse em outras pessoas, alguns deles afirmam que isso é homofobia e que não é um problema particular do grupo assexual e que logo tal grupo não precisa de proteção... (Idem para estupro corretivo [? se é assim que se traduz para português] )


Ricamente bem pontuado.
Cada segmento devia ter seu nicho. O problema de querer botar tudo numa bandeira só é a assimilação. Resultado? pessoas trans* são colocadas nas estatisticas de violência contra pessoas gays (além do próprio termos apagar lésbicas. Gay é o homem homossexual. Lésbica é a mulher homossexual)

O que se fala agora é em "feminismo interseccional" ou "transfeminismo interscional", enfim, se fala agora em "interseccionalidade" e isso é algo bom. Quanto a isso, pesquisem.

"interseccionalidade" é a resposta para as tuas perguntas.
E para os assexuais, todas as questões que se referem a hipersexualidade, heterossexualidade e monogomia compulsória são pautas nossas tbm pq nos afetam mais. Muitos de nós se sentem UM LIXO por causa dessas coisas. Não tenham dúvidas.

Wokgran X escreveu:

Particularmente não tenho muito conhecimento de causa sob como andam tais movimentos aqui no Brasil, se eles tendem a ser mais ou menos inclusivos, se eles tem ideias que vão de encontro ou contra o que se deseja para a comunidade como um todo e etc. Mas lembro de ler muita gente Ace reclamando de discriminação dos grupos LGBT no reddit/AVEN. E se isso ocorre nos eua que tais movimentos tem maior visibilidade e tempo, me pergunto como estão aqui. (E sinceramente, para tais pessoas me parece mais do que justo não querer associação com o movimento)

Isso é um problema que eu vejo nos grupos Ace. Acham que não tem o que revendicar, então ficam a parte do que rola em outros grupos minoritarios de direito. Fico preocupade com isso, de verdade.
Então é interessante pra todo mundo se manter bem informado e critico e empatico.
Ir para o topo Ir para baixo
Cyrus
Sabido(a)
Sabido(a)
Cyrus

Mensagens 454
Inscrição 28/06/2014
Idade 27
Pensamento ^^
Gênero : Masculino

O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty
MensagemAssunto: Re: O preconceito de alguns aces para com os LGBT   O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty3/8/2014, 22:26

Wokgran X escreveu:
Numa nota mais leve, queria lembrar que o termo "LGBT" em si já é um problema, por ainda ser algo relativamente binário e por isso foram apresentados termos mais interessantes como GSM (Gender and Sexuality Minority). Mas enfim, a ideia de um movimento exclusivo para minorias também me parece opressor. Se fosse M de Movimento, ou algo similar, teria total apoio. E certamente apoio mais o "GSM" que o "LGBT".
Justamente, acho que boa parte do problema está associada ao nome, e isso só piora as coisas

Wokgran X escreveu:
(Idem para estupro corretivo [? se é assim que se traduz para português] )
Sim a tradução está certa (corrective rape)
Wokgran X escreveu:
(E sinceramente, para tais pessoas me parece mais do que justo não querer associação com o movimento)
Concordo, é justo não querer se associar, inclusive eu não gostaria que houvesse um "LGBTA", mas o problema está no preconceito, como no caso dos comentários dizendo que "é só sobre sexo".Contudo, eu tenho dúvidas quanto a formação de uma causa ACE, comecei a pensar melhor sobre a questão da visibilidade, se pensarmos na nossa invisibilidade apenas pode parecer simples chegar a conclusão : "Precisamos de visibilidade!", mas se pensar bem isso pode afetar a sociedade de uma forma inesperada, como disse, é um assunto complexo e eu não uma opinião formada.Não sou contra um movimento, nem a favor, abstenho-me.
Ir para o topo Ir para baixo
http://amizadefofinha.tumblr.com/
Cyrus
Sabido(a)
Sabido(a)
Cyrus

Mensagens 454
Inscrição 28/06/2014
Idade 27
Pensamento ^^
Gênero : Masculino

O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty
MensagemAssunto: Re: O preconceito de alguns aces para com os LGBT   O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty3/8/2014, 23:11

Lipe de Freitas escreveu:
Qual a necessidade do movimento ser Lgbt ou de estarmos inclusos nele? o texto ali é bem claro sobre o pq é importante se desvincular desse grupo.
Não sou a favor de nos juntarmos aos LGBT, sou contra, apenas defendo o grupo de muitas mentiras injustas.Digo grupo para me referir às pessoas que não se incluem no "movimento" mas com os ideais de visibilidade e inclusão, respeito e compreensão da diversidade, acho que fica confuso pois a palavra "movimento" me remete à "ideiais" e não a atitudes inapropriadas ligadas ao nome, porque quando negativam o GGGG parecem criticar os ideais e generalizar todos os gays cisgêneros e nem todos eles estão nessa.Desvincular? está se referindo às lésbicas, bis e trans*? fiquei confuso  confuso  porque nós assexuais já somos os excluídos, ou seja, realmente nunca tivemos vínculo nenhum pra desvincular xD

Lipe de Freitas escreveu:
E não, não é diferente ao redor do mundo, lá fora rola a mesma coisa aqui. Por exemplo, tem muita mina radfem sendo transfóbica. Vários eventos feministas importantes foram sabotados por contemplarem mulheres trans* e outras pessoas sexodiversas. Ativistas trans* estão sendo perseguidas e acusadas das coisas mais bizarras e sem fundamento que possam existir.
É verdade, reconheço que parece um contra-argumento muito bom, mas tenho minhas dúvidas por isso não vou generalizar...entretanto posso concordar que a situação deve ser assim na grande maioria dos países, incluindo os desenvolvidos.


Lipe de Freitas escreveu:
Quem garante? ninguém, além de nós mesmos.
Ah quem dera eu pudesse acreditar que estamos sozinhos...quem dera eu pudesse acreditar que nosso sucesso só dependerá de nossos esforços...quem dera a sociedade fosse simples e previsível...
Infelizmente tudo é muito complexo, tudo que fazemos afeta os outros e vice-versa.


Última edição por Amigo fofo em 3/8/2014, 23:48, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://amizadefofinha.tumblr.com/
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty
MensagemAssunto: Re: O preconceito de alguns aces para com os LGBT   O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty3/8/2014, 23:46

Se tu leu o link ali, e tbm o que escrevi (talvez não tenha deixado claro), vc poderia já ter sua dúvida sanada.

Vou explicar mais uma vez: sim, estou me referindo às lésbicas, bissexuais, panssexuais, trans* e gays afeminados que não se encaixam no que o movimento Lgbt deseja. E não, quando se ataca o movimento Lgbt como consta no texto, e da forma que eu faço aqui, não há de forma alguma ideia incutida contra o que o grupo defende (ou ao menos, deveria defender, rs). Pelo contrário, o movimento Gggg deixou de servir ao que havia se proposto, então daí se cria outros grupos para reclamar as demandas que são necessarias para uma vida digna em sociedade.

O que eu digo é: não vejam o movimento Lgbt como o único movimento que existe. Existe uma porção de outras coisas, tão úteis, emergentes e importantes do que o que o movimento Lgbt uma hora já foi. Detalhe, isso é uma discussão que cabe somente àqueles cujo ~grupo Lgbt~ deveria interessar. Nada de homem cis dando pitaco na opressão que não sofre.

Não sei se me fiz claro.

Para nós, Assexuais, o que é interessante é questionar cabalmente todas as formas de cerceamento de nossas (as)sexualidades. O que outros grupos de minorias de genero e sexodiversas fazem com a gente o que fazemos com esses outros grupo é manter o dialogo.
Isso é interseccionalidade.
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty
MensagemAssunto: Re: O preconceito de alguns aces para com os LGBT   O preconceito de alguns aces para com os LGBT Empty3/8/2014, 23:51

Amigo fofo escreveu:



Lipe de Freitas escreveu:
Quem garante? ninguém, além de nós mesmos.
Ah quem dera eu pudesse acreditar que estamos sozinhos...quem dera eu pudesse acreditar que nosso sucesso só dependerá de nossos esforços...quem dera a sociedade fosse simples e previsível...
Infelizmente tudo é muito complexo, tudo que fazemos afeta os outros e vice-versa.

Socialmente falando, sim, estamos sós. É o nosso trabalho que pode mudar a nossa realidade, e o dialogo que mantivermos com qualquer grupo aliado ou simpatizante que dê resultado em alguma ação.

Já havia dito umas coisas naquele tópico do Profissão Repórter. A mídia quer nos vender como coisas, como "novos gays" (assim como mostram a imagem da mulher trans* como uma pessoa "ultra gay", um "Level superior de gay"). Não, não precisamos deles.

Precisamos apenas de nós mesmos e daqueles que forem bons conosco.


EDIT: Eu devo ser a única pessoa do fórum que participa de alguma militancia, enfim, o que partilho é minha experiência.
Ir para o topo Ir para baixo
 

O preconceito de alguns aces para com os LGBT

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» A forma com qual alguns LGBT's veem os assexuais
» Olá, cheguei e mais alguns caracteres para completar o mínimo exigido
» Para aces do Rio de Janeiro
» App de encontros para aces em português
» Receitas de bolos para os aces que curtem culinaria

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-