InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Experiências Psicológicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidado
Convidado
avatar


Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Experiências Psicológicas   Experiências Psicológicas Empty21/8/2014, 11:29

Alguem aqui já conversou com psicólogos sobre sua assexualidade? como foi?

Pergunto isso pois fui na psicóloga ontem e a reação dela foi meio inesperada. 
Bem, tive de ir pois minha psiquiatra me encaminhou para terapia pois achava que eu tinha depressão ( coisa que eu discordo, mas de qualquer modo.. ), acabei indo ontem e , como toda primeira consulta, ela tentou me entender e situar minha relação com o resto do mundo. Eventualmente, acabei deixando claro meu desinteresse em relacionamentos melosos e relações sexuais e que isso não tinha nada a ver com algum tipo de medo de pessoas , traumas ou falta de fé em relações interpessoais. 
Os olhos dela brilharam e ela disse alegre algo do tipo:
"então você é tipo uma assexuada?!" :o 
Eu respondi " É, eu sou basicamente uma assexuaL" e ela pareceu super animada e curiosa em relação a como isso afetava minha visão de mundo, relacionamentos e visão de futuro. 
E ela me perguntou até " Dá pra ser feliz, afetivamente?" e eu admito que não entendi direito , acho que depois de tentar me explicar a pergunta mais 2 vezes ela chegou a alguma conclusão pelas minhas semi-respostas.  :v 
O negocio é que eu achava que ela pensaria em algum trauma/disturbio/etc pra justificar e ao invés disso ela só pareceu genuinamente curiosa em como isso afetava a minha vida, o que foi positivo ( parece que ela entendeu que isso não me era uma angústia nem nada).
Ir para o topo Ir para baixo
wolveslower
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
wolveslower

Mensagens 10
Inscrição 20/08/2014
Idade 29
Pensamento todos podem ver o que você parece ser, mas poucos sabem quem você é
Gênero : Feminino

Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências Psicológicas   Experiências Psicológicas Empty21/8/2014, 12:30

Essa tua psicóloga parece ser uma ótima profissional, é triste mas mesmo nesse meio tem muitos que tem um certo preconceito, que acham que assexuais não existem e até tratam outros problemas como meras fases ou algo do tipo. Já fui em algumas psicólogas e mesmo sem tocar na minha sexualidade foi uma experiência um tanto quanto ruim, até hj não encontrei uma que eu me sentisse a vontade em me abrir...
Ir para o topo Ir para baixo
Cyrus
Sabido(a)
Sabido(a)
Cyrus

Mensagens 454
Inscrição 28/06/2014
Idade 27
Pensamento ^^
Gênero : Masculino

Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências Psicológicas   Experiências Psicológicas Empty21/8/2014, 15:17

ÊÊÊÊÊÊ, que bom que nem todos os psicólogos e psiquiatras não são tão sem noção, já fui no psiquiatra e uma das primeiras coisas que ele me perguntou foi se eu tinha relações sexuais e quando eu disse que não e que não costumava me masturbar (naquela época eu sabia sobre assexualidade mas ainda não havia me identificado completamente) ele ficou fazendo um monte de perguntas tipo "Mas você não sente falta do prazer do gozo?", e pra mim ficou claro que o principal fator pra ele me dar o diagnóstico de depressão foi a falta de vontade de fazer sexo.Hoje analisando isso novamente, me dá raiva e certa angústia dele ter feito isso.
Ir para o topo Ir para baixo
http://amizadefofinha.tumblr.com/
Luciana Flora
Aprendiz
Aprendiz
avatar

Mensagens 54
Inscrição 05/05/2012

Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências Psicológicas   Experiências Psicológicas Empty21/8/2014, 21:35

Eu comentei sobre a assexualidade para a psicologa que vou.. felizmente ela aceitou bem.. só ficou curiosa.. Mas em nenhum momento falou que isso era um problema.. pelo contrario.. disse que se me sinto bem assim não tem porque deixar de ser assim..
Ir para o topo Ir para baixo
MakuMaku
Novato(a)
Novato(a)
MakuMaku

Mensagens 34
Inscrição 21/08/2014
Idade 31
Pensamento Só porque todos dizem que você está errado não quer dizer que seja verdade
Gênero : Masculino

Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências Psicológicas   Experiências Psicológicas Empty21/8/2014, 22:51

Nossa, quem dera se tivesse mais psicólogos assim

O motivo da maioria nunca ir é sempre aquela coisa de "isso é doença" "não é natural" e tal

Parece que foi muito divertido :3
Ir para o topo Ir para baixo
Solitary Star
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Solitary Star

Mensagens 1041
Inscrição 02/09/2012
Gênero : Feminino

Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências Psicológicas   Experiências Psicológicas Empty21/8/2014, 22:59

Sorte a de vcs! A ultima vez que fui a um psicologo ele não tentava entender oque eu dizia, mas apenas em afirmar que eu tinha um problema e que provavelmente era hormonal. Acho que esse avanço já deve ser efeito da visibilidade que a assexualidade está tendo.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências Psicológicas   Experiências Psicológicas Empty22/8/2014, 04:06

A primeira vez em que fui a um psicólogo (psicanalista, na verdade), ele disse que eu estava ERRADA em não pensar em sexo. Que eu não podia me reprimir desse jeito, que mulher tem todo o corpo programado para o prazer... só não briguei com ele porque eu tava numa séria crise depressiva, afastada da família e com a autoestima lá embaixo.

E acabei concordando com ele. Passei o resto dos meus dias me torturando, achando que tinha alguma coisa errada comigo. Uma coisa dessas não se diz pra quem já tem um problema e só queria pedir ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
Junior
Novato(a)
Novato(a)
avatar

Mensagens 44
Inscrição 09/01/2014
Idade 29
Gênero : Masculino

Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências Psicológicas   Experiências Psicológicas Empty22/8/2014, 12:35

Minha experiência foi de mais de 1 ano e meio, semanalmente indo a psicóloga por indicação do psiquiatra... mas tipo.. tirando a parte sexual, me fez muiiito bem.. me entender.. frustrações.. visões diferentes da vida e de certas atitudes e etc... mas quanto ao lado sexual.. minha psicóloga cismou que eu não era nem homossexual.. aí quando toquei no assunto que não gostava de sexo e que possivelmente era assexual ela disse que eu deveria dar tempo ao tempo.. deixar as coisas acontecerem pra depois tirar conclusões... porque as conclusões que tirei eram precipitadas e tal.. mas de qualquer forma ela não concordou nem com a possibilidade da minha assexualidade..

Mas por fim... indicaria a todos que fossem a um psicólogo.. porque além de haver grandes diferenças de um profissional para o outro, um psicólogo te dá grandes oportunidades e ajuda para crescimento fora da área sexual..
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências Psicológicas   Experiências Psicológicas Empty22/8/2014, 19:24

Eu já falei aqui que pra mim foi um lixo. Agora vou ter que voltar pra "tratar a minha transsexualidade" onde devo "provar que sou trans*". Só de pensar nisso fico malz... pretendo fazer tratamento hormonal futuramente daí tenho que ter todo um acompanhamento.
Ir para o topo Ir para baixo
nettosanchezz
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
nettosanchezz

Mensagens 13
Inscrição 04/09/2014
Idade 33
Gênero : Masculino

Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências Psicológicas   Experiências Psicológicas Empty5/9/2014, 08:20

minhas 3 psicologas acham que sou um hétero enrustido! kkkkkkkkkkkkkkkk

que eu não gosto de sexo na verdade por me relacionar com meninos e não ser isso que meu corpo realmente deseja.

estava super aberto a provar e fui pegar umas menininhas, peguei magra, gordinha, branca leite, moreninha lage, nada!

aí abandonei as psicólogas e aceitei minha assexualidade :queen: :queen: :queen:
Ir para o topo Ir para baixo
http://instagram.com/nettosanchezz
Lunática
Sabido(a)
Sabido(a)
Lunática

Mensagens 191
Inscrição 15/05/2014
Idade 31
Gênero : Feminino

Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências Psicológicas   Experiências Psicológicas Empty11/9/2014, 19:58

Joanna Lipe escreveu:
Eu já falei aqui que pra mim foi um lixo. Agora vou ter que voltar pra "tratar a minha transsexualidade" onde devo "provar que sou trans*". Só de pensar nisso fico malz... pretendo fazer tratamento hormonal futuramente daí tenho que ter todo um acompanhamento.

Não sei se você já começou ou não esse tratamento, mas desejo-lhe sorte!

Sobre psicólogos de um modo geral, acho que como em toda profissão existem os bons e os maus profissionais, e existem, ainda, aqueles que falam coisas desagradáveis simplesmente por falta de conhecimento sobre "assexualidade" (o que nem é culpa deles, infelizmente).

A minha experiência não foi tão ruim quanto eu esperava. A minha psicóloga não pareceu ver como um problema a ser corrigido, mas deixou subentendido que o arromantismo era "só uma fase", além de ter usado padres e outros celibatos como exemplos de pessoas que podem ser felizes sem sexo. (???)

Como sexo e romance não são assuntos frequentes, isso não tem sido um problema pra mim.
Ir para o topo Ir para baixo
Miss Blue
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Miss Blue

Mensagens 13
Inscrição 31/07/2014
Gênero : Masculino

Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências Psicológicas   Experiências Psicológicas Empty11/9/2014, 20:18

Acho que é culpa deles sim, porque como é que um médico (ainda mais um psicólogo) ia ter a cara de pau de falar (mal) sobre algo que não entende?
O mínimo que elx deveria fazer, até pela própria ética, seria estudar antes
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências Psicológicas   Experiências Psicológicas Empty11/9/2014, 21:53

Miss Blue escreveu:
Acho que é culpa deles sim, porque como é que um médico (ainda mais um psicólogo) ia ter a cara de pau de falar (mal) sobre algo que não entende?
O mínimo que elx deveria fazer, até pela própria ética, seria estudar antes
 Lembre-se que eles são pessoas tambem,
é o mesmo que médicos falando sobre nutrição ou remédios, em coisas que muitas vezes não lhe competem totalmente e as quais eles tem mais informação baseada em achismo do que em bases cientificas concretas. 
Sem falar que o que se aprende na faculdade hoje é diferente do que foi a 10 anos atrás! há muitos profissionais de todas as areas que simplesmente vivem no passado e se acomodam.
Ou as vezes sexualidade não é a area deles e eles realmente não sabem ( vá pedir para um clínico geral/dermatologista/gastroenterologista/... fazer as funções de um anestesista/psiquiatra/cardiologista/cirurgião/...), é facil esquecer que todas as profissões tem suas areas de atuação e cada profissional acaba sendo mais entendido do que lhe é mais afim.
( ah sim, psicologos não são médicos, psiquiatras são, mas eles encaram as coisas de maneiras totalmente diferentes)
Penso que o mais interessante é sempre tentar ser o mais claro possivel com a pessoa que lhe atende, elx só tem suas palavras e reações para tentar determinar o que você tem, lembrando que essas mesmas palavras pra elx podem ter significados diferentes de acordo com a vivencia delx. Problemas de comunicação são grandes fontes de problemas em quase tudo que se faz envolvendo outras pessoas.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências Psicológicas   Experiências Psicológicas Empty20/12/2014, 04:03

Como estudante de Psicologia, sinto uma #VergonhaAlheia em relação aos psicólogos que querem tratar a assexualidade. Já contei para vários colegas que sou assexual e todos usam frases do tipo: "Você não encontrou a pessoa certa", "Você acha aquele garoto bonito, por isso não é assexual" e coisas do tipo; que tipo de psicólogos eles se tornarão? Af! Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Anima
Novato(a)
Novato(a)
Anima

Mensagens 24
Inscrição 23/09/2014
Idade 31
Pensamento "I don't like people and their beams of hope. It reminds me that I have none."
Gênero : Masculino

Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências Psicológicas   Experiências Psicológicas Empty21/12/2014, 19:19

Miss Blue escreveu:
Acho que é culpa deles sim, porque como é que um médico (ainda mais um psicólogo) ia ter a cara de pau de falar (mal) sobre algo que não entende?
O mínimo que elx deveria fazer, até pela própria ética, seria estudar antes

Verdaaade cara...
Pois é.. Nada contra aê mas, ter opinião sobre o que não se entende é sinal de ignorância.
Se o cara tem um mínimo de decoro, o cara não vai chegar e vai falar que "Tá errado" ou que "Não é natural" ou qualquer parada assim.
Tá beleza, o cara é um ser humano como qualquer um de nós, mas, pra desempenhar a função que o cara tá desempenhando é fundamental manter a mente aberta e estar sempre se atualizando. Se não os cara tariam que nem Freud falando que autismo é problema de criação, falta de amor da mãe e essas parada até hoje.

Entendo aê que se deve dar um desconto por que a assexualidade é um assunto meio desconhecido e tals, mas tá loko, parte da descrição do trabalho deles é conhecer as paradas pra poder ajudar as pessoas.

E é óbvio, tem profissional bom e ruim em todas as áreas e ponto. Negócio de "Ah sim, todos são muito bons" ou "Nenhum presta" (igual meu pai fala <_<) é meio precipitado.
Ir para o topo Ir para baixo
Zancore
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Zancore

Mensagens 1
Inscrição 19/01/2015

Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências Psicológicas   Experiências Psicológicas Empty19/1/2015, 01:29

Minha experiencia foi pessima. Minha psicologa resolveu entrar nessa area de relacionamentos - um assunto q eu nao toco muito por ser dificil de explicar - para testa-la decidi falar. Falei que nao gostava de tocar nesse assunto por achar ser muito invasivo e que eu nao sentia atraçao. Ela perguntou se eu era lesbica e eu disse que nao. E perguntei se ela ja tinha ouvido falar em assexualidade, ela disse que sim. Entao afirmei q era assexual e para minha frustraçao ela disse que nao acreditava nisso e que o motivo de eu nao sentir atraçao era que eu estava negando minha sexualidade. Foi uma das piores coisas q ja ouvi, como alguem q nem te conhece direito pode constatar isso? Sai de la super chateada
Ir para o topo Ir para baixo
Lumiephoenix
Novato(a)
Novato(a)
Lumiephoenix

Mensagens 36
Inscrição 08/09/2014
Idade 29
Pensamento Credo quia absurdum. Amo quia torpe, quia indignum...
Gênero : Feminino

Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências Psicológicas   Experiências Psicológicas Empty19/1/2015, 02:47

Eu não lembro da época ter tocado no assunto com a minha psicóloga. Mas lembro dela ter sugerido que eu poderia ter tendências lésbicas pela minha forma de agir. Por eu não ser tão feminina etc. Ela tb julgou que minha falta de interesse em relacionamentos talvez fosse por causa dos meus pais serem tão protetores e falarem sempre pra eu estudar primeiro e depois pensar nessas coisas. Então fico meio dividida.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Re: Experiências Psicológicas   Experiências Psicológicas Empty22/3/2015, 01:33

Minha atual psicóloga tentou "me induzir" a praticar masturbação, como se eu estivesse travada no âmbito sexual, mas daí eu falei pra ela "Queridinha, não quero, não tenho vontade, não sou obrigada", então ela meio que aceitou. Meio que.
Ir para o topo Ir para baixo
Bila Bilu
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Bila Bilu

Mensagens 2
Inscrição 19/03/2015
Gênero : Feminino

Experiências Psicológicas Empty
MensagemAssunto: Experiencias Psicologicas   Experiências Psicológicas Empty22/3/2015, 21:38

Olá, sempre me achei um pouco "diferente" das outras pessoas, não tinha vontade de beijar como minhas amigas na adolescência, quando perdi a virgindade pensei: - Isso que todo mundo fala que é bom? Enfim, Passei por várias situações constrangedoras até que cheguei a essa comunidade e me identifiquei, vou começar a passar no psicólogo e estava meio apreensiva, espero que eu consiga um psicólogo bom. desconfiado
Ir para o topo Ir para baixo
 

Experiências Psicológicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-