InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Movimento Assexual ou Movimento Antissexual?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
The 2D
Mestre
Mestre
The 2D

Mensagens 808
Inscrição 20/11/2013
Idade 28
Pensamento "Oh no, uiu"
Gênero : Masculino

Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty
MensagemAssunto: Movimento Assexual ou Movimento Antissexual?   Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty14/2/2014, 00:27

Questionamento:
Partindo da suposiçao que nós promovêssemos um movimento em prol da visibilidade assexual no Brasil, como vocês acham que esse movimento seria visto pelas pessoas? Um movimento "dos assexuais" ou um movimento "anti-sexo"?
O que deveriamos fazer para não passar essa impressao errada nas pessoas? Ou é inevitavel que muitos entendam de forma errada?
E pra finalizar, Uma passeata ou algo parecido é uma boa ferramenta para promover a visibilidade ou precisamos/podemos alcança-la de outras formas?
Ir para o topo Ir para baixo
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento Assexual ou Movimento Antissexual?   Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty14/2/2014, 08:14

Nos EUA, o movimento da AVEN parece ser razoavelmente bem interpretado.

A questão é saber, nas palavras e atos realizados, saber passar a mensagem de que queremos visibilidade e aceitação. Apenas nos atos do processo, de forma concreta, que poderíamos ter atenção à esses detalhes.

Sobre as passeatas... É algo a se pensar.

Hoje elas são impossíveis na A2. Ainda somos uma comunidade pequena, e se até mesmo encontros são difíceis de ser realizados, uma passeata, em que o nível de exposição é alto, seria muito mais complicado no momento.

A AVEN se une à grandes paradas gays para fazer a sua passeata, mas eu, particularmente, não sou tão fã das paradas gays no Brasil, pois elas parecem ter perdido a conotação política e ganhado a cara de um grande carnaval.

Acredito que existem sim outras formas de promover a visibilidade. O Projeto Visibilidade Assexual 2014 mesmo só teve a sua primeira etapa aqui (visibilidade interna). Não é nada muito grandioso, mas mais novidades virão. E eu estou realizando um trabalho particular o qual eu espero chegar ao seu fim nos próximos 3 ou 4 anos e que tenha como consequência um grande ou bom impacto na questão da visibilidade (ou pelo menos educação) assexual no Brasil.

Criatividade, pessoal. Precisamos de ideias. sorrindo
Ir para o topo Ir para baixo
Solitary Star
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Solitary Star

Mensagens 1041
Inscrição 02/09/2012
Gênero : Feminino

Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento Assexual ou Movimento Antissexual?   Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty14/2/2014, 09:13

Tb tô pensando em criar um projeto pra ajudar na visibilidade da assexualidade. Na verdade eu já até tive algo assim sobre assexualidade muito antes de eu me descobrir(se afirmar) como assexual. Mas acabei desistindo pq eu não tinha tanta maturidade pra falar sobre assexualidade e ainda não tenho mas tenho um conhecimento maior hj. Não sei se um dia irei dar continuidade a esse projeto, pq hj me surgiu uma ideia muito melhor!

Mas além de mim, tenho visto muitos outros assexuais produzindo o seu conteúdo pra ajudar na visibilidade. Acho q não demora muito pra assexualidade se tornar visível! =)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento Assexual ou Movimento Antissexual?   Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty14/2/2014, 18:16

Legal, este tópico!

Acho que no caso de ganharmos uma maior visibilidade é inevitável que uma parcela da população entenda a coisa de forma errada (como um movimento anti-sexo); mas isso me parece que acontece em qualquer tipo de movimento (como por exemplo, pessoas entenderem que feminismo é um movimento anti-homens - e isso rola até hoje, mesmo sendo um movimento com muito mais visibilidade há muito mais tempo)

Mas isso faz parte do caminho, acredito. Teríamos de explicar tudo muito bem explicado, várias vezes acredito, durante um bom tempo... isso no começo. Teríamos de pensar na melhor maneira de nos apresentarmos.

Sobre as passeatas, concordo com o que o Saulo disse sobre as passeatas gays, que para mim perderam um pouco a conotação política (embora ela ainda esteja lá, claro). Eu adoraria participar de uma coisa do tipo pelos assexuais, mesmo que tivesse que em deslocar um pouco de cidade por uns dias... daí só não sei se, como foi dito, temos número suficiente. E bem, eu acho passeatas uma boa forma de se mostrar

Existem outras formas, algumas de caráter mais restrito e que não vão atingir muitas pessoas, mas podem fazer sua parte localmente. Como por exemplo a publicação de uma revista alternativa de baixa tiragem (ou mesmo um fanzine) - digo isso por experiência, já que editei vários durante alguns anos. E o legal é que uma pessoa ou duas já conseguem fazer tudo.

mas sei lá, nao tenho muitas idéias; vou pensar sobre isso
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento Assexual ou Movimento Antissexual?   Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty16/2/2014, 10:38

O movimento Lgbt está elitizado. Deixou de ser Lgbt para ser, na pratica, Gggg, ou seja, um movimento só para Gays, melhor dizendo: um movimento só para gays cis brancos de classe média (quiçá de direita, eca!). Quem é trans* ou lésbica não pode se expressar em um espaço anteriormente feito para eles e por eles!

Notam o absurdo disso??

Não sou contra a passeata gay independente de ter perdido sua conotação política ou não, de certa forma continua legítimo, mesmo sendo um carnaval (e eu gosto de festa, rs).

Sobre formas de conseguir visibilidade, hmmm, somos poucos até científicamente falando, se fossemos já 70 milhões (os tais 1%) talvez fosse mais fácil articular coisas, mas acho que antes devemos debater muito entre nós mesmos até para não reproduzirmos preconceitos patriarcais seja machismo até transfobia, já vi isso pelo meio Assexual e fico triste com isso. E, por fim, sobre o lance de sermos vistos como algo reacionário "anti-sexo":

Senhoras, senhores e senhoris, nós temos Assexuais que entendem Assexualidade justamente como algo "anti-sexo"! devemos acabar com coisas do tipo nas "nossas fileiras" antes de nos "apresentarmos a sociedade" e devemos também entender que não precisamos da aprovação deles, em primeiro lugar. Me recuso a participar de qualquer ação coletiva (se houver) enquanto existir pensamento reacionário disfarçado de Assexualidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento Assexual ou Movimento Antissexual?   Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty17/2/2014, 16:37

Nossa, Lipe, até concordo mas... (sempre um MAS):
Mas vc acha mesmo que dá para se chegar à um ponto onde não haja mais nenhuma pessoa com nenhum pensamento reacionário? Eu acho meio utopia...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento Assexual ou Movimento Antissexual?   Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty17/2/2014, 18:05

Não posso falar pelos outros, mas eu tenho a leve impressão que é assim pra todos: O pensamento reacionário (conservadorismo, romantismo, etc.) também nos habita. Ele vai se manifestar em níveis e formas diferentes pra cada um.  

No contexto da Assexualidade talvez seja um pouco relacionada ao puritanismo mesmo. Já vi alguns casos por ai de pessoas que se dizem Assexuais só porque elas tem "nojo de pessoas que fazem sexo". (!)

Infelizmente acontece. Não acho que tem como evitar. Você tem que afastar os que fazem campanha pública de ódio. E ter plena consciência que isso não está necessariamente os mudando. Muito pelo contrário, muitas vezes essas pessoas ficam piores.

Acho que o melhor procedimento é frisar e deixar claro que se um Assexual faz algo errado isso não quer dizer que todos Assexuais façam. Por isso acredito em descentralização. Nada de líderes, chefões, patronos, mandas-chuva, etc.

Se vai haver organização que ela seja em volta de uma ideia e que qualquer um individuo possa ir e vir dentro dessa organização. Assim quando os cães raivosos (o que sempre vai ter) vierem morder eles vão ficar parecendo bobocas brigando contra galhos de uma árvore.

Um conselho pessoal meu é que quando você notar que está sendo igual aquele tio bobo seu que vive "Mas no meu tempo era melhor!" ou ver que está quebrando a Primeira Diretriz demais (intervindo na vida dos outros), pare, respire e comece repensar suas atitudes. Abra sua cabeça pra possibilidades diferentes e principalmente, note como sua vida não mudou em nada sendo um tremendo chato de galochas com os outros. :P

Conhecer outras vivências é algo essencial também, quantas pessoas passionais demais eu vi amolecendo quando notavam que quando o bicho pega, apesar das nossas diferenças, somos todos iguais.

Eu só digo que vocês estão vendo uma semente de algo muito grande sendo plantada, nos anos que virão as coisas vão ficar mais e mais numerosas, eu não acredito que a Assexualidade vá permanecer mais de 4 décadas no escuro. Então agora é a chance de vocês notarem as coisas que deram errado em movimentos parecidos com o nosso no passado para poderem consertar coisas parecidas desde já.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento Assexual ou Movimento Antissexual?   Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty17/2/2014, 18:13

Muito legal, disse tudo!
E tomara que este ultimo parágrafo realmente se concretize!
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento Assexual ou Movimento Antissexual?   Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty17/2/2014, 20:24

cortomaltese escreveu:
Nossa, Lipe, até concordo mas... (sempre um MAS):
Mas vc acha mesmo que dá para se chegar à um ponto onde não haja mais nenhuma pessoa com nenhum pensamento reacionário? Eu acho meio utopia...

Também acho, mas, cara, sei lá, né? quem sabe usar essa utopia como motor pra que isso aconteça em uma frequência muito baixa. E sim, CortoMaltese: sempre tem que ter um MAS, fico feliz que discorde de mim em alguns pontos.


Sempre fico preocupado quando sou uma unanimidade xD
Ir para o topo Ir para baixo
lee nunes
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
lee nunes

Mensagens 1524
Inscrição 12/12/2012
Idade 29
Gênero : Masculino

Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento Assexual ou Movimento Antissexual?   Movimento Assexual ou Movimento Antissexual? Empty18/2/2014, 08:55

nossa :p esse é o tipo de tópico em que eu fico com vergonha de comentar e falar besteira :p vcs falaram tudo.... e concordo com o que o lipe falou, usar uma utopia, algo impossivel como motor pode te impulsionar a fazer algo em menor escala do impossivel, isso é claro se a pessoa tiver em mente de que nem tudo dá certo e nao ficar frustrada por nao sair tudo perfeito
Ir para o topo Ir para baixo
 

Movimento Assexual ou Movimento Antissexual?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» o que vc acha do movimento LGBTTTQIAPD2S+ ?
» HISTÓRIA DO MOVIMENTO HETERO GØY
» Você conhece o Movimento Slow?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-