InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Interesse romântico e platônico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
jambubble
Novato(a)
Novato(a)
jambubble

Mensagens 22
Inscrição 21/09/2021
Idade 22
Gênero : Feminino

Interesse romântico e platônico Empty
MensagemAssunto: Interesse romântico e platônico   Interesse romântico e platônico Empty15/10/2021, 20:05

Boa noite, gente!
Espero que estejam tendo uma ótima semana

Qual a diferença entre amor/interesse platônico e amor/interesse romântico? E suas "definições", claro
Ir para o topo Ir para baixo
PumpkinCake
Sabido(a)
Sabido(a)
PumpkinCake

Mensagens 229
Inscrição 06/01/2021
Idade 26
Pensamento "Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar." -Vincent van Gogh
Gênero : Feminino

Interesse romântico e platônico Empty
MensagemAssunto: Re: Interesse romântico e platônico   Interesse romântico e platônico Empty16/10/2021, 11:15

Oiie !! Realmente nunca tinha parado para pensar muito sobre atração platônica. Então, fui pesquisar para ter certeza já que é um tema que realmente não domino, encontrei algumas coisas e gostaria de ver o debate.

Atração platônica: quando você está atraído por uma pessoa no sentido de querer conhecer mais, ter uma conexão emocional, sem interesse sexual e romântico. Pode ser uma amizade ou mais que uma amizade para alguns. Isso porque se tivesse algo romântico já seria atração romântica, né?

Amor platônico: vi que diferente da atração platônica, pode envolver sentimentos românticos por alguém, mas isso deixou tudo meio confuso porque vi que usam em diferentes contextos inclusive sendo a única forma de amor entre os aces (não entendi nada sobre essa parte, mas ok). O outro significado que vi foi sem ter relação com a assexualidade e era um tipo de amor em silêncio, escondido, uma admiração sem contar para a pessoa.

Amor romântico: difícil de definir ao certo, pelo menos no que eu pesquisei. O mais "sensato" que pesquisei foi ser uma expressão de uma atração emocional e romântica pela outra pessoa, com o envolvimento de comportamentos considerados românticos para essa tal expressão e emoções resultantes. Acontece que vi muita coisa que parece estar "contaminada" pela ideia possivelmente criada de amor romântico, então prefiro esperar a resposta dos demais.

Ir para o topo Ir para baixo
jambubble
Novato(a)
Novato(a)
jambubble

Mensagens 22
Inscrição 21/09/2021
Idade 22
Gênero : Feminino

Interesse romântico e platônico Empty
MensagemAssunto: Re: Interesse romântico e platônico   Interesse romântico e platônico Empty16/10/2021, 17:36

Hmmm, se for pegar o que você disse. Eu já senti mais interesse, mas sem querer ter uma conexão emocional exatamente pois não era bem o objetivo, mas conhecer mais a pessoa, do que realmente atração romântica.

Me fez lembrar também aquele tipo de relacionamento queerplatonic que vai pra outra alçada se eu não me engano. Mas tem platônico no nome pelo que parece e possui uma definição básica parecida com essa, um alto nível de conexão emocional, sem o interesse romântico ou sexual.

Sobre essa questão dos "amores" kkkkkkkkkk, tô voando no platônico mas compreendi o romântico.

Trouxe esse tópico mesmo pra debater, pq não encontrei muita gente falando e achei interessante. Também lembro de ter visto sobre que caso se concretize ou a pessoa te perceba o sentimento vai embora, no caso do platônico, como se acabasse a *magia"
Ir para o topo Ir para baixo
Sobrenotural
Novato(a)
Novato(a)
Sobrenotural

Mensagens 24
Inscrição 13/09/2018
Idade 23
Pensamento "As ações darão a você uma nova esperança e um novo propósito" Christopher Paolini
Gênero : Masculino

Interesse romântico e platônico Empty
MensagemAssunto: Re: Interesse romântico e platônico   Interesse romântico e platônico Empty16/10/2021, 23:27

Boa noite!! Esse é um debate bem interessante, havia buscado há algum tempo sobre o assunto, mas pouco se encontrava (ou talvez não procurei nos locais corretos), realmente não sei diferenciar atração e amor platônico, então as definições são bem pertinentes, geralmente quando se pesquisa sobre encontramos essa coisa efêmera e filosófica como a jambubble comentou. Devo diver que essa questão, tenho visto ser mais clara com o aumento da visibilidade arromântica. E essa atração platônica, do meu ponto de vista, que tende a se torna o amor platônico imagino eu, é algo diferente que nós (quando digo me identificando como aroace) sentimos com relação a alguma pessoas, um sentimento diferente, uma atração que não é nem romântica e nem sexual, mais comuns, ultimamente descobri que denominam esse tipo de atração como squish, seria algo como um forte desejo de conhecer alguém. Enfim, acabei fugindo do cerne da discurção, mas me empolga muito essa discursão, e aprender a partir dela!
Ir para o topo Ir para baixo
jambubble
Novato(a)
Novato(a)
jambubble

Mensagens 22
Inscrição 21/09/2021
Idade 22
Gênero : Feminino

Interesse romântico e platônico Empty
MensagemAssunto: Re: Interesse romântico e platônico   Interesse romântico e platônico Empty17/10/2021, 12:41

Acabei de receber umas respostas como:

•Atração platônica: é a vontade de se envolver com alguém de forma profunda, mas sem envolvimento romântico. Esse tipo de atração quando correspondida pode/tende a levar a relações chamadas queerplatônicas.

• Atração romântica: é a desejo de se envolver romanticamente com alguém em específico. Também pode acontecer de duas formas:

Atração romântica primária é a que ocorre baseada em primeiras impressões e/ou características físicas como aparência, olhares, voz, etc.

Atração romântica secundária é a que se desenvolve ao longo do tempo, geralmente baseado na personalidade e/ou experiências compartilhadas.
Ir para o topo Ir para baixo
jambubble
Novato(a)
Novato(a)
jambubble

Mensagens 22
Inscrição 21/09/2021
Idade 22
Gênero : Feminino

Interesse romântico e platônico Empty
MensagemAssunto: Re: Interesse romântico e platônico   Interesse romântico e platônico Empty17/10/2021, 12:43

Sobrenotural escreveu:
Boa noite!! Esse é um debate bem interessante, havia buscado há algum tempo sobre o assunto, mas pouco se encontrava (ou talvez não procurei nos locais corretos), realmente não sei diferenciar atração e amor platônico, então as definições são bem pertinentes, geralmente quando se pesquisa sobre encontramos essa coisa efêmera e filosófica como a jambubble comentou. Devo diver que essa questão, tenho visto ser mais clara com o aumento da visibilidade arromântica. E essa atração platônica, do meu ponto de vista, que tende a se torna o amor platônico imagino eu, é algo diferente que nós (quando digo me identificando como aroace) sentimos com relação a alguma pessoas, um sentimento diferente, uma atração que não é nem romântica e nem sexual, mais comuns, ultimamente descobri que denominam esse tipo de atração como squish, seria algo como um forte desejo de conhecer alguém. Enfim, acabei fugindo do cerne da discurção, mas me empolga muito essa discursão, e aprender a partir dela!

Pô, muitoo interessante.
Não tinha ouvido falar de "squish", mas se for esse desejo de conhecer alguém eu acredito que seja diferente do platônico viu
Ir para o topo Ir para baixo
 

Interesse romântico e platônico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» A-romântico(a)s versus amor platônico
» Qual é a linha que separa amizade de interesse romântico para vocês?
» Afinal, como lidar com o interesse?
» Desculpa minha ignorância ou loucura (?), mas o que pode ser lithromântico?
» Se sinto apenas atração ou amor platônico quer dizer que sou Arromantico ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-