InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Atropa belladonna
Aprendiz
Aprendiz
Atropa belladonna

Mensagens 68
Inscrição 11/07/2012
Idade 38

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty11/7/2012, 19:33

Galerinha, quero começar a participar com tudo aqui do fórum em pt, então vou lançar uma questão-bomba: vocês, aces brasileiros, acreditam que, pela sociedade brasileira ser como é (como uma cultura altamente saturada de sexo) isso influencia na descoberta (pessoal) e aceitação (social, na família) da assexualidade? Opinem! Contem-me suas histórias. Eu vivo atualmente uma realidade internacional, em um país onde a visibilidade asexual é (praticamente) nula, e gostaria de comparar com a situação no Brasil. Acredito que existam semelhanças.
Ir para o topo Ir para baixo
BPBertolino
Sabido(a)
Sabido(a)
BPBertolino

Mensagens 237
Inscrição 30/09/2011
Idade 36
Gênero : Masculino

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty11/7/2012, 21:35

Para ser sincero, eu não sinto muito esse consenso de que a cultura brasileira é saturada de sexo. Eu não sei se é um resultado da minha família não ser muito preocupada com isso (nenhum familiar nunca me questionou sobre eu nunca ter tido namorada aos 25 anos... tirando um primo da minha mãe que perguntou "e as gatinhas?" toda vez que eu o vi, mas foram só umas duas ou três vezes), ou função das pessoas com quem eu ando (físicos e gamers). Embora os estereótipos negativos sobre esses grupos em relação à sexualidade e à capacidade de interação social não sejam verdadeiros, a minha experiência é que ainda que eles deem a mesma importância ao sexo que a maioria das outras pessoas, geralmente não dão a mesma importância à sexualidade alheia que muitas outras pessoas. Ao menos pelo que eu ouço falar. Outro ponto a se pensar é que, por eu falar pouco de mim em geral, as pessoas (ao menos as mais educadas) não se sintam à vontade para especular sobre a minha sexualidade.

Mas enfim, minha experiência não parece muito diferente daquela da maioria dos membros da AVEN de vários países. Talvez até mais suave do que a média, por assim dizer. Quanto à descoberta da assexualidade, no entanto, a coisa é um pouco diferente. Até poucos anos atrás, se não fosse pelo meu hábito em ler coisas em inglês na internet, eu não teria tido contato com o conceito de assexualidade. O conhecimento do assunto que existe é muito pouco. Mas mesmo isso não é assim tão diferente no exterior, nós apenas sofremos um lag de alguns anos, acredito. Como a quantidade de brasileiros que têm hábitos de ler sites estrangeiros na internet é pequena, é natural que a informação esteja apenas gotejando por aqui. Por isso acho importante a existência deste fórum e de alguns blogs que falam do assunto. Já vi referências na mídia brasileira sobre assexualidade, embora algumas, infelizmente, pareçam obra de desinformação. Não consigo me lembrar das fontes, porém.
Ir para o topo Ir para baixo
Renato Franklin
Novato(a)
Novato(a)
Renato Franklin

Mensagens 47
Inscrição 08/07/2012
Idade 34
Gênero : Masculino

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty11/7/2012, 21:53

Acredito que no Brasil, ainda é muito difícil se assumir assexual... Não por preconceito ou vergonha, mas porque muito pouco se sabe sobre assexualidade no Brasil... Os que são assexuais preferem não se rotular desta maneira, então fica sempre nessa!! Apesar de achar que cada vez mais o número de pessoas sem o desejo pelo sexo estão crescendo, ainda é muito dificil falar sobre se assumir ou continuar no armário... Cada um é cada um. Tem pessoas que tem facilidade de ter um relacionamento mais aberto com outras e poder tocar no assunto, outros já não tem esta oportunidade (O meu caso!!) então sempre fico na minha...

Sempre tem uns babacas que desconfiam que eu seja homossexual, que não goste de mulher e tals, por evitar ter relacionamentos... sou muito caseiro, e realmente evito porque não curto sair explicando pra todo mundo que sou assexual!!!

Gosto de me relacionar com pessoas, mas não teria coragem de dizer ser assexual até que saiba que a parceira vai me aceitar como sou, e que pra sermos felizes não dependemos do sexo, pra mim sexo e amor não tem ligação nenhuma!!! Por isso ne saio muito, faço minhas aulas, meus cursos, tenho meus poucos amigos e está bom demais!!! Rsrsrs

Nem sei onde comecei ou onde vou parar!!! Acho que não estou falando nada a ver com a pergunta inicial... Rsrs, mas o fórum é exatamente para expormos nossas opiniões!!! Abracera para todos e uma ótima noite solitária!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Lara
Mestre
Mestre
Lara

Mensagens 563
Inscrição 12/10/2010
Idade 36
Pensamento Autoestima te livra das ciladas.
Gênero : Feminino

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty12/7/2012, 15:28

Visibilidade no Brasil sobre assexualidade é nula...Ninguém sente-se à vontade de falar sobre isso, pelo menos foi o que percebi sobre isso e constatei em uma aula que tive na faculdade. A situação foi a seguinte, era uma disciplina eletiva de 1º período que peguei sobre história da psicologia. Muitas vezes a aula saía do foco, até porque muitos alunos de primeiro período adoram fazer perguntas nada a ver...até que um tocou no assunto da assexualidade, porque na época tinha um personagem em "Malhação", 2011, que era assexual. Eu só me lembro do professor cortando a fala da pessoa na hora e falando que isso era doença e que para alguém chegar a isso tinha que se levar em conta uma série de fatores e que ele não via novela e não sabia de nada. Na época eu já me entendia como uma assexual e foi uma situação horrível, porque apesar de não ter levantado a questão, eu fui diretamente atingida por aquelas palavras... Todo o assunto que você buscar no Brasil sobre esse tema vem da internet e de tópicos de fórum...foi assim até que descobri a minha própria assexualidade, pesquisando o termo "assexuado" um termo da biologia, que em se tratando de nomenclatura era como eu conseguia me definir...e achei comunidades no orkut. Em relação a família é meio complicado. Já falei para os meus pais e a preocupação deles é uma que eu não tenho: "Você vai ficar sozinho para sempre?", para mim tanto faz, se eu achar alguém igual a mim e que eu goste: ótimo, se não, a vida tá aí, sigo em frente...tem tanta coisa para fazer..Um dos meus irmãos acha que eu sou doente e me ignora ou tem vergonha de mim, não sei, o outro fica na dele. Minha tia acha que eu não sou normal, mas ela não deixou de gostar de mim por causa disso e nem de conversar...então, tudo certo. Os outros sabem, porque fofoca na família espalha igual praga em plantação, mas ninguém nunca chegou em mim para me humilhar ou recriminar...Mas mesmo assim é difícil, porque eu sinto principalmente meus pais que eles não queriam que fosse assim...mas felizmente eu não sei viver de outra forma e sou assexual.
Ir para o topo Ir para baixo
Renato Franklin
Novato(a)
Novato(a)
Renato Franklin

Mensagens 47
Inscrição 08/07/2012
Idade 34
Gênero : Masculino

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty12/7/2012, 16:05

Ei Lara, vc é do ES não é mesmo?? Pode me add no msn? renatomoria@hotmail.com ... Abç!
Ir para o topo Ir para baixo
BPBertolino
Sabido(a)
Sabido(a)
BPBertolino

Mensagens 237
Inscrição 30/09/2011
Idade 36
Gênero : Masculino

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty12/7/2012, 18:11

Esqueci de comentar que já conversei com meu psiquiatra sobre minha falta de interesse em sexo (eu consulto um psiquiatra devido ao meu transtorno obsessivo-compulsivo e episódios de depressão correlacionados), e ele me disse, em suma, que se isso nunca me incomodou eu devo continuar sendo como sempre fui.
Ir para o topo Ir para baixo
Atropa belladonna
Aprendiz
Aprendiz
Atropa belladonna

Mensagens 68
Inscrição 11/07/2012
Idade 38

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty12/7/2012, 18:34

CriticalHit escreveu:
Para ser sincero, eu não sinto muito esse consenso de que a cultura brasileira é saturada de sexo. Eu não sei se é um resultado da minha família não ser muito preocupada com isso (nenhum familiar nunca me questionou sobre eu nunca ter tido namorada aos 25 anos... tirando um primo da minha mãe que perguntou "e as gatinhas?" toda vez que eu o vi, mas foram só umas duas ou três vezes), ou função das pessoas com quem eu ando (físicos e gamers). Embora os estereótipos negativos sobre esses grupos em relação à sexualidade e à capacidade de interação social não sejam verdadeiros, a minha experiência é que ainda que eles deem a mesma importância ao sexo que a maioria das outras pessoas, geralmente não dão a mesma importância à sexualidade alheia que muitas outras pessoas. Ao menos pelo que eu ouço falar. Outro ponto a se pensar é que, por eu falar pouco de mim em geral, as pessoas (ao menos as mais educadas) não se sintam à vontade para especular sobre a minha sexualidade.

Mas enfim, minha experiência não parece muito diferente daquela da maioria dos membros da AVEN de vários países. Talvez até mais suave do que a média, por assim dizer. Quanto à descoberta da assexualidade, no entanto, a coisa é um pouco diferente. Até poucos anos atrás, se não fosse pelo meu hábito em ler coisas em inglês na internet, eu não teria tido contato com o conceito de assexualidade. O conhecimento do assunto que existe é muito pouco. Mas mesmo isso não é assim tão diferente no exterior, nós apenas sofremos um lag de alguns anos, acredito. Como a quantidade de brasileiros que têm hábitos de ler sites estrangeiros na internet é pequena, é natural que a informação esteja apenas gotejando por aqui. Por isso acho importante a existência deste fórum e de alguns blogs que falam do assunto. Já vi referências na mídia brasileira sobre assexualidade, embora algumas, infelizmente, pareçam obra de desinformação. Não consigo me lembrar das fontes, porém.

Sim, de fato tudo depende do contexto: quando eu pensei em uma cultura carregada de sexo, foi mais pelo amplo sentido do carnaval, das praias, de sexo ser usada pra tudo na televisão, etc, etc - coisas que fazem parte do nosso dia a dia e que ainda "controlam" as atitudes de muitas pessoas. Eu mesma nunca tive problemas com minha família, de me cobrarem algo, mas sempre ficava aquela questão no ar (do, "por que ela nunca namora ninguém?"). E entre meus amigos sempre surgem umas perguntas "cabeludas" pro meu lado, por conta de por muito tempo eu ter me identificado como bi (o pessoal gosta de se intrometer nas minhas intimidades às vezes, hahaha). Mas é bom saber que nem todo mundo passa por isso. :3

E concordo que precisamos de mais informação sobre a assexualidade em português. Por mais que seja praticamente "obrigatório" para os brasileiros saberem inglês, o pessoal sempre fica mais confortável lendo em sua língua nativa. Que tipo de referência você viu a assexualidade na mídia? Como estou fora do Brasil já faz um tempinho não tenho mais acesso a isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Atropa belladonna
Aprendiz
Aprendiz
Atropa belladonna

Mensagens 68
Inscrição 11/07/2012
Idade 38

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty12/7/2012, 18:39

Renato Franklin escreveu:
Acredito que no Brasil, ainda é muito difícil se assumir assexual... Não por preconceito ou vergonha, mas porque muito pouco se sabe sobre assexualidade no Brasil... Os que são assexuais preferem não se rotular desta maneira, então fica sempre nessa!! Apesar de achar que cada vez mais o número de pessoas sem o desejo pelo sexo estão crescendo, ainda é muito dificil falar sobre se assumir ou continuar no armário... Cada um é cada um. Tem pessoas que tem facilidade de ter um relacionamento mais aberto com outras e poder tocar no assunto, outros já não tem esta oportunidade (O meu caso!!) então sempre fico na minha...

Sempre tem uns babacas que desconfiam que eu seja homossexual, que não goste de mulher e tals, por evitar ter relacionamentos... sou muito caseiro, e realmente evito porque não curto sair explicando pra todo mundo que sou assexual!!!

Gosto de me relacionar com pessoas, mas não teria coragem de dizer ser assexual até que saiba que a parceira vai me aceitar como sou, e que pra sermos felizes não dependemos do sexo, pra mim sexo e amor não tem ligação nenhuma!!! Por isso ne saio muito, faço minhas aulas, meus cursos, tenho meus poucos amigos e está bom demais!!! Rsrsrs

Nem sei onde comecei ou onde vou parar!!! Acho que não estou falando nada a ver com a pergunta inicial... Rsrs, mas o fórum é exatamente para expormos nossas opiniões!!! Abracera para todos e uma ótima noite solitária!!!

Sim, acho que visibilidade ainda é uma grande questão a ser explorada. Sem ela fica difícil até mesmo "sair do armário" como assexual, porque as pessoas não tem identificação nenhuma com esse termo e podem chegar a conclusões ridículas quanto ao seu significado.

Talvez seja um pergunta um pouco particular, mas você prefere deixar que os outros especulem sobre você ser homossexual ao invés de se assumir assexual? Acha que o estigma possa ser pior?
Ir para o topo Ir para baixo
Atropa belladonna
Aprendiz
Aprendiz
Atropa belladonna

Mensagens 68
Inscrição 11/07/2012
Idade 38

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty12/7/2012, 18:48

Lara escreveu:
Visibilidade no Brasil sobre assexualidade é nula...Ninguém sente-se à vontade de falar sobre isso, pelo menos foi o que percebi sobre isso e constatei em uma aula que tive na faculdade. A situação foi a seguinte, era uma disciplina eletiva de 1º período que peguei sobre história da psicologia. Muitas vezes a aula saía do foco, até porque muitos alunos de primeiro período adoram fazer perguntas nada a ver...até que um tocou no assunto da assexualidade, porque na época tinha um personagem em "Malhação", 2011, que era assexual. Eu só me lembro do professor cortando a fala da pessoa na hora e falando que isso era doença e que para alguém chegar a isso tinha que se levar em conta uma série de fatores e que ele não via novela e não sabia de nada. Na época eu já me entendia como uma assexual e foi uma situação horrível, porque apesar de não ter levantado a questão, eu fui diretamente atingida por aquelas palavras... Todo o assunto que você buscar no Brasil sobre esse tema vem da internet e de tópicos de fórum...foi assim até que descobri a minha própria assexualidade, pesquisando o termo "assexuado" um termo da biologia, que em se tratando de nomenclatura era como eu conseguia me definir...e achei comunidades no orkut. Em relação a família é meio complicado. Já falei para os meus pais e a preocupação deles é uma que eu não tenho: "Você vai ficar sozinho para sempre?", para mim tanto faz, se eu achar alguém igual a mim e que eu goste: ótimo, se não, a vida tá aí, sigo em frente...tem tanta coisa para fazer..Um dos meus irmãos acha que eu sou doente e me ignora ou tem vergonha de mim, não sei, o outro fica na dele. Minha tia acha que eu não sou normal, mas ela não deixou de gostar de mim por causa disso e nem de conversar...então, tudo certo. Os outros sabem, porque fofoca na família espalha igual praga em plantação, mas ninguém nunca chegou em mim para me humilhar ou recriminar...Mas mesmo assim é difícil, porque eu sinto principalmente meus pais que eles não queriam que fosse assim...mas felizmente eu não sei viver de outra forma e sou assexual.

Que santa ignorância essa do seu professor. D: É triste saber o quanto os "profissionais" que deveriam nos ajudar ainda servem pra continuar espalhando noções erradas. Sinto muito por você ter passado por essa situação, Lara - não deve ter sido fácil mesmo.

E quanto a esse personagem de Malhação, você conhecia? Eu confesso que não assisto essa novela faz um bom tempo então nem sei do que se trata, mas fica registrada minha curiosidade em saber se ele representava bem os assexuais.

Família sempre é um grande problema para aqueles que não se encaixam no modelo heterossexual de ser, hm. Ainda bem que você tem pessoas que te aceitam como é, mesmo às vezes tirando conclusões erradas sobre o assunto! Seus pais, certamente, irão sempre se preocupar contigo, mas você ter confiança em quem é basta pra que eles saibam que você tem as ferramentas pra cuidar de si própria. :3

Ah sim, e esse aluno que levantou o assunto da assexualidade em sala, parecia realmente interessado em obter informações ou era só um troll?
Ir para o topo Ir para baixo
BPBertolino
Sabido(a)
Sabido(a)
BPBertolino

Mensagens 237
Inscrição 30/09/2011
Idade 36
Gênero : Masculino

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty12/7/2012, 19:10

Eu vi um vídeo de uma parte bem "explicativa" sobre esse personagem de Malhação. Não consigo encontrar o vídeo de novo, mas achei uma descrição da cena:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Maria Cláudia andava bastante tristinha depois que Alê contou que estava saindo com outros rapazes, mas depois que ele a revelou que não se entusiasmou com nenhum deles, a gatinha está curiosíssima para saber se terá mais uma chance com o gato: “Mas me conta essa história, Alê? Você descobriu que não é gay? É isso?”

Alê explica: “O que aconteceu é que eu saí com garotos… Mas também não me entusiasmei com eles…”. Maria Cláudia se anima na mesma hora em que escuta as palavras dele. Ela não consegue se segurar e faz a pergunta que sempre quis fazer logo em seguida: “Então… Você descobriu que gosta de… Garotas?!”.

Alê responde que não é bem assim e conta que seu psicólogo, Ciro, está achando que o rapaz possa ser assexuado. Maria Cláudia faz cara de interrogação, mostrando que não entendeu a explicação dele. “É uma coisa nova, pouco estudada ainda… São pessoas que não têm nenhum problema, nem físico nem psicológico, mas que simplesmente não se interessam por sexo!”, revela Alê.

Maria Cláudia não sabe se fica contente ou triste com o caso do amigo. Ele diz se sentir da mesma forma. “Ai, desculpa por eu ter fugido de você, Alê! É que eu achei… Bom você sabe o que eu achei. Mas então a gente ainda vai ter que conversar muito!”, diz a gatinha."

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pelo que eu vi, até que achei o assunto bem tratado, considerando o nível de Malhação. Parece que o personagem entrou em um relacionamento com a tal Maria Cláudia, possivelmente sem manterem relações sexuais. Depois eles saíram da novela.

Sobre outras fontes, como eu disse, não me lembro bem. Vi uma pesquisa na Folha de São Paulo sobre a sexualidade dos brasileiros que indicava que uma certa porcentagem dos entrevistados não se interessavam por sexo. Lembro-me também de um artigo horrível em alguma revista feminina.
Ir para o topo Ir para baixo
Atropa belladonna
Aprendiz
Aprendiz
Atropa belladonna

Mensagens 68
Inscrição 11/07/2012
Idade 38

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty13/7/2012, 08:26

Ah, puxa. Por acaso esse artigo em revista feminina era na Marie Claire?? Eu lembro que há um tempo alguém dessa revista passou lá pelo fórum em inglês querendo fazer uma entrevista. Mas quer dizer que saiu m**da então? Era de se esperar...

O personagem da malhação, agora me recordo de ter visto uma chamadas com ele, mas era mais na época em que ele tentava descobrir se era gay ou não. Não assistia a novela, então de qualquer forma não teria visto ele falar que era assexual. Vamos ver se um dia eles ainda abordam o assunto em uma novela de porte. Só assim pra trazer mais atenção pra comunidade assexual mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Renato Franklin
Novato(a)
Novato(a)
Renato Franklin

Mensagens 47
Inscrição 08/07/2012
Idade 34
Gênero : Masculino

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Assexualidade no Brasil!!!   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty13/7/2012, 09:44

Acho que muitos pesquisadores não se conformam com a assexualidade apenas pelo nome ser pesado e revelar que assexualizado são pessoas que não tem um sexo definido... Para eles, nós assexuais não amamos, nãos nos apaixonamos (E é verdade em alguns casos, não no meu!), não nos consideramos heteros ou homossexuais. Se é isso, porque não alterar o nome assexual?! Agora falar que não existimos, e que nossa existência é vazia, não concordo e não concordarei jamais. Nos consideramos assexuais apenas por não ter o sexo como prioridade em nossa vida... Não gostamos da relação sexual. Mas quem disse que não temos nosso sexo definido???
Ir para o topo Ir para baixo
Lara
Mestre
Mestre
Lara

Mensagens 563
Inscrição 12/10/2010
Idade 36
Pensamento Autoestima te livra das ciladas.
Gênero : Feminino

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty13/7/2012, 15:57

Gente...agora uma dúvida muito sincera da minha parte...pra que assexuais querem mais visibilidade? Não levantamos questões políticas nenhuma, nem queremos que seja aceito o casamento assexual...hehehehe...só queremos a visisbilidade pra divulgar que assexualidade não é doença? Nós já sabemos que não é, e mesmo que sejamos vistos tudo o que acontece hoje vai continuar acontecendo: comentários, indiretas de família e amigos, preconceito. Da mesma forma que os gays sofrem, e olha que eles tem muito mais visibilidade e causas justas que nós, nós assexuais vamos continuar sofrendo. Se a questão é o preconceito, acabar da noite pro dia ele não vai...E a pergunta mais importante de todas: COMO É POSSÍVEL QUERERMOS MAIS VISIBILIDADE SE NÓS MESMOS NÃO SOMOS CAPAZES DE MOSTRAR NEM AS NOSSAS VERDADEIRAS CARAS NESTE FÓRUM, INCLUSIVE EU?

Realmente, você deve estar se perguntando "quanta ignorância desta pessoa...visibilidade é muito importante"...mas já pararam para pensar na questão acima?
Ir para o topo Ir para baixo
Lara
Mestre
Mestre
Lara

Mensagens 563
Inscrição 12/10/2010
Idade 36
Pensamento Autoestima te livra das ciladas.
Gênero : Feminino

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty13/7/2012, 16:24

Atropa belladonna escreveu:
Lara escreveu:
Visibilidade no Brasil sobre assexualidade é nula...Ninguém sente-se à vontade de falar sobre isso, pelo menos foi o que percebi sobre isso e constatei em uma aula que tive na faculdade. A situação foi a seguinte, era uma disciplina eletiva de 1º período que peguei sobre história da psicologia. Muitas vezes a aula saía do foco, até porque muitos alunos de primeiro período adoram fazer perguntas nada a ver...até que um tocou no assunto da assexualidade, porque na época tinha um personagem em "Malhação", 2011, que era assexual. Eu só me lembro do professor cortando a fala da pessoa na hora e falando que isso era doença e que para alguém chegar a isso tinha que se levar em conta uma série de fatores e que ele não via novela e não sabia de nada. Na época eu já me entendia como uma assexual e foi uma situação horrível, porque apesar de não ter levantado a questão, eu fui diretamente atingida por aquelas palavras... Todo o assunto que você buscar no Brasil sobre esse tema vem da internet e de tópicos de fórum...foi assim até que descobri a minha própria assexualidade, pesquisando o termo "assexuado" um termo da biologia, que em se tratando de nomenclatura era como eu conseguia me definir...e achei comunidades no orkut. Em relação a família é meio complicado. Já falei para os meus pais e a preocupação deles é uma que eu não tenho: "Você vai ficar sozinho para sempre?", para mim tanto faz, se eu achar alguém igual a mim e que eu goste: ótimo, se não, a vida tá aí, sigo em frente...tem tanta coisa para fazer..Um dos meus irmãos acha que eu sou doente e me ignora ou tem vergonha de mim, não sei, o outro fica na dele. Minha tia acha que eu não sou normal, mas ela não deixou de gostar de mim por causa disso e nem de conversar...então, tudo certo. Os outros sabem, porque fofoca na família espalha igual praga em plantação, mas ninguém nunca chegou em mim para me humilhar ou recriminar...Mas mesmo assim é difícil, porque eu sinto principalmente meus pais que eles não queriam que fosse assim...mas felizmente eu não sei viver de outra forma e sou assexual.

Que santa ignorância essa do seu professor. D: É triste saber o quanto os "profissionais" que deveriam nos ajudar ainda servem pra continuar espalhando noções erradas. Sinto muito por você ter passado por essa situação, Lara - não deve ter sido fácil mesmo.

E quanto a esse personagem de Malhação, você conhecia? Eu confesso que não assisto essa novela faz um bom tempo então nem sei do que se trata, mas fica registrada minha curiosidade em saber se ele representava bem os assexuais.

Família sempre é um grande problema para aqueles que não se encaixam no modelo heterossexual de ser, hm. Ainda bem que você tem pessoas que te aceitam como é, mesmo às vezes tirando conclusões erradas sobre o assunto! Seus pais, certamente, irão sempre se preocupar contigo, mas você ter confiança em quem é basta pra que eles saibam que você tem as ferramentas pra cuidar de si própria. :3

Ah sim, e esse aluno que levantou o assunto da assexualidade em sala, parecia realmente interessado em obter informações ou era só um troll?



Acho que ele estava curioso só....e era uma turma de 1º período, eles perguntavam e falavam sobre o que desse "na telha". E claro, viam "Malhação". Eu sabia até que existia esse personagem vi alguns capítulos, mas sinceramente ficou algo muito "em cima do muro" na novela, muito superficial. Então, nem continuei a ver...mas uma coisa temos que destacar, para uma emissora de certa repercussão no Brasil, falar de assexualidade foi um passo e tanto. Pena que não deu audiência, né? Aí, o personagem ficou muito fraquinho....e sem investimento ficou sem conteúdo...
Ir para o topo Ir para baixo
BPBertolino
Sabido(a)
Sabido(a)
BPBertolino

Mensagens 237
Inscrição 30/09/2011
Idade 36
Gênero : Masculino

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty13/7/2012, 21:14

Lara escreveu:
Gente...agora uma dúvida muito sincera da minha parte...pra que assexuais querem mais visibilidade? Não levantamos questões políticas nenhuma, nem queremos que seja aceito o casamento assexual...hehehehe...só queremos a visisbilidade pra divulgar que assexualidade não é doença? Nós já sabemos que não é, e mesmo que sejamos vistos tudo o que acontece hoje vai continuar acontecendo: comentários, indiretas de família e amigos, preconceito. Da mesma forma que os gays sofrem, e olha que eles tem muito mais visibilidade e causas justas que nós, nós assexuais vamos continuar sofrendo. Se a questão é o preconceito, acabar da noite pro dia ele não vai...E a pergunta mais importante de todas: COMO É POSSÍVEL QUERERMOS MAIS VISIBILIDADE SE NÓS MESMOS NÃO SOMOS CAPAZES DE MOSTRAR NEM AS NOSSAS VERDADEIRAS CARAS NESTE FÓRUM, INCLUSIVE EU?

Realmente, você deve estar se perguntando "quanta ignorância desta pessoa...visibilidade é muito importante"...mas já pararam para pensar na questão acima?

Olha, sinceramente eu não me importo muito que as pessoas não saibam o que é assexualidade, e tal. Mas isso é agora que eu já sei o que é. Muita gente passa a vida toda achando que tem alguma coisa errada consigo por não sentir atração sexual. Podem acabar extremamente frustradas, tomando remédios de que não precisam, ou botando a culpa nos outros. São meus dois vinténs.

E quanto às caras, se você quer dizer literalmente, meu rosto está bem visível no meu perfil na AVEN, se quiserem olhar. Tem um videozinho bem legal comigo cantando uma música dos Animaniacs e apontando países em um mapa na parede também. :geek:

Já o meu nome é Bruno Pavani Bertolino. Eu geralmente não o revelo em fóruns e similares por hábito, mas dá pra encontrar fácil com um pouco de Google-fu.
Ir para o topo Ir para baixo
Lara
Mestre
Mestre
Lara

Mensagens 563
Inscrição 12/10/2010
Idade 36
Pensamento Autoestima te livra das ciladas.
Gênero : Feminino

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty14/7/2012, 14:47

CriticalHit escreveu:
Lara escreveu:
Gente...agora uma dúvida muito sincera da minha parte...pra que assexuais querem mais visibilidade? Não levantamos questões políticas nenhuma, nem queremos que seja aceito o casamento assexual...hehehehe...só queremos a visisbilidade pra divulgar que assexualidade não é doença? Nós já sabemos que não é, e mesmo que sejamos vistos tudo o que acontece hoje vai continuar acontecendo: comentários, indiretas de família e amigos, preconceito. Da mesma forma que os gays sofrem, e olha que eles tem muito mais visibilidade e causas justas que nós, nós assexuais vamos continuar sofrendo. Se a questão é o preconceito, acabar da noite pro dia ele não vai...E a pergunta mais importante de todas: COMO É POSSÍVEL QUERERMOS MAIS VISIBILIDADE SE NÓS MESMOS NÃO SOMOS CAPAZES DE MOSTRAR NEM AS NOSSAS VERDADEIRAS CARAS NESTE FÓRUM, INCLUSIVE EU?

Realmente, você deve estar se perguntando "quanta ignorância desta pessoa...visibilidade é muito importante"...mas já pararam para pensar na questão acima?

Olha, sinceramente eu não me importo muito que as pessoas não saibam o que é assexualidade, e tal. Mas isso é agora que eu já sei o que é. Muita gente passa a vida toda achando que tem alguma coisa errada consigo por não sentir atração sexual. Podem acabar extremamente frustradas, tomando remédios de que não precisam, ou botando a culpa nos outros. São meus dois vinténs.

E quanto às caras, se você quer dizer literalmente, meu rosto está bem visível no meu perfil na AVEN, se quiserem olhar. Tem um videozinho bem legal comigo cantando uma música dos Animaniacs e apontando países em um mapa na parede também. :geek:

Já o meu nome é Bruno Pavani Bertolino. Eu geralmente não o revelo em fóruns e similares por hábito, mas dá pra encontrar fácil com um pouco de Google-fu.


Adorei: "Olha, sinceramente eu não me importo muito que as pessoas não saibam o que é assexualidade"...E parabéns, pois além do Julio, acho que você é um dos poucos aqui que teve essa coragem...porque convenhamos que não é fácil para ninguém...

A única coisa que eu acho positivo na visibilidade é o fato de que outras pessoas sabendo o que é a assexualidade, podem se descobrir também sendo assexual. Fora isso, não acho que há tanta necessidade de virarmos os holofotes para nós.
Ir para o topo Ir para baixo
BPBertolino
Sabido(a)
Sabido(a)
BPBertolino

Mensagens 237
Inscrição 30/09/2011
Idade 36
Gênero : Masculino

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty14/7/2012, 16:16

Uma distinção necessária: acho muito importante que exista investigação e divulgação científica/acadêmica e que ao menos os profissionais de saúde que lidam com esse tipo de coisa (psicólogos, psiquiatras, neurologistas, etc.) estejam bem informados do assunto.

Edição: não estou querendo associar assexualidade e doença (e abrir a caixa de Pandora), mas justamente dizer que é necessário saber distinguir entre pessoas em situações diferentes.

Ir para o topo Ir para baixo
Atropa belladonna
Aprendiz
Aprendiz
Atropa belladonna

Mensagens 68
Inscrição 11/07/2012
Idade 38

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty29/7/2012, 19:06

Lara escreveu:
Gente...agora uma dúvida muito sincera da minha parte...pra que assexuais querem mais visibilidade? Não levantamos questões políticas nenhuma, nem queremos que seja aceito o casamento assexual...hehehehe...só queremos a visisbilidade pra divulgar que assexualidade não é doença? Nós já sabemos que não é, e mesmo que sejamos vistos tudo o que acontece hoje vai continuar acontecendo: comentários, indiretas de família e amigos, preconceito. Da mesma forma que os gays sofrem, e olha que eles tem muito mais visibilidade e causas justas que nós, nós assexuais vamos continuar sofrendo. Se a questão é o preconceito, acabar da noite pro dia ele não vai...E a pergunta mais importante de todas: COMO É POSSÍVEL QUERERMOS MAIS VISIBILIDADE SE NÓS MESMOS NÃO SOMOS CAPAZES DE MOSTRAR NEM AS NOSSAS VERDADEIRAS CARAS NESTE FÓRUM, INCLUSIVE EU?

Realmente, você deve estar se perguntando "quanta ignorância desta pessoa...visibilidade é muito importante"...mas já pararam para pensar na questão acima?

Eu acho importante porque a falta de informação gera confusão e outros problemas chatos para os assexuais. Não precisamos todos ser abertos a discussões sobre isso, ou virar "garoto/a propaganda" da causa, haha. Mas é bom quando os outros sabem que existimos, porque assim ganhamos respeito, ué. Muito melhor que passar por doente, ou louco, ou sei lá, das pessoas acharem que somos seres aquém. Somo tão normais quanto os outros e devemos ter nosso espaço, também lá fora, na mídia, nas discussões, e tudo mais. O preconceito podem não acabar, mas se diminuir, já foi uma conquista, não é mesmo?

E eu uso um nickname porque bem sabemos que a internet não é segura, mas já fiz minha parte, com meu nome real (claro), em um documentário, e meus amigos e familiares sabem que sou assexual. Eu sou o que sou, não escondo de ninguém. piscando
Ir para o topo Ir para baixo
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty30/8/2012, 12:36

Sobre a questão, eu acho que pode haver uma influência sim. Vou fazer uma pequena análise pessoal, levando em consideração a minha situação, como um homem assexual arromântico.
Primeiramente, nossa sociedade é patriarcal, e por isso o homem deve impor a sua "masculinidade". Segundo, nunca vivi em outro país e não posso fazer a comparação, mas há sim uma cultura voltada ao sexo no Brasil, entretanto, comparar, como disse, é complicado, pois a sexualidade é uma característica cultural universal, e as diferenças de intensidade entre os países eu não conheço.
Então, como sou um jovem que não tenho interesse em me relacionar sexualmente, sou considerado estranho, ou, como as pessoas dizem, "engraçado" devido ao meu jeito peculiar. mas como acham que sou tímido e mais fechado por causa dos estudos, nunca sofri preconceito por causa disso, diferente de outras pessoas.
Ir para o topo Ir para baixo
Atropa belladonna
Aprendiz
Aprendiz
Atropa belladonna

Mensagens 68
Inscrição 11/07/2012
Idade 38

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty10/9/2012, 22:51

Lelouch escreveu:
Sobre a questão, eu acho que pode haver uma influência sim. Vou fazer uma pequena análise pessoal, levando em consideração a minha situação, como um homem assexual arromântico.
Primeiramente, nossa sociedade é patriarcal, e por isso o homem deve impor a sua "masculinidade". Segundo, nunca vivi em outro país e não posso fazer a comparação, mas há sim uma cultura voltada ao sexo no Brasil, entretanto, comparar, como disse, é complicado, pois a sexualidade é uma característica cultural universal, e as diferenças de intensidade entre os países eu não conheço.
Então, como sou um jovem que não tenho interesse em me relacionar sexualmente, sou considerado estranho, ou, como as pessoas dizem, "engraçado" devido ao meu jeito peculiar. mas como acham que sou tímido e mais fechado por causa dos estudos, nunca sofri preconceito por causa disso, diferente de outras pessoas.

Lendo sua resposta me surgiu um pensamento interessante... fora essa parte da sociedade machista (que é basicamente prevalente em todos os cantos do mundo, ai ai), um pouco o que acho que acontece no Brasil (e não só no nosso país) é que as pessoas apenas assumem que, vocês esteja falando, ou demonstrando, ou não, em algum momento, e de alguma forma você está tendo relações sexuais com alguém. É algo implícito. Mesmo que um ace nunca esteja com ninguém, não fale no assunto, ainda assim os outros tem como dado que ele/a está fazendo sexo com alguém. E quando muito, se é calado/a sobre sua sexualidade, as pessoas concluem que o ace é homossexual, e não-assumido/a. Então não existe bem um preconceito, mas também não há aceitação. Diria que o que existe é uma sutil pressão para se encaixar nos modelos "padrão" de sexualidade.

...isso tudo me deixa um pouco deprimida. D:
Ir para o topo Ir para baixo
Sanndalla Wolf2
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Sanndalla Wolf2

Mensagens 7
Inscrição 15/12/2012
Idade 29
Gênero : Feminino

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: certamente.   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty17/12/2012, 23:40

Eu acredito que sim , pois hoje em dias as pessoas se importam muito com sexo, e como isso vem a cobrança de sexo fazendo dele um ato primordial,com tudo fica mais dificil pra pessoas como nos cermos aceitos, não estó generalizando . estrela [b][i]
Ir para o topo Ir para baixo
https://face - https://www.facebook.com/sandalla.wolf?ref=tn_tnmn
Sanndalla Wolf2
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Sanndalla Wolf2

Mensagens 7
Inscrição 15/12/2012
Idade 29
Gênero : Feminino

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty17/12/2012, 23:51

acho que vc mega certa, também penso como vc sobre a questão do reconhecimento, mais a parte da foto de perfil, acho isso meio relativo pra algumas pessoas , por ex: a foto que esta no meu perfil sou eu mesma, não ligo muito pra quem veja eu sou assim , tem outras pessoas também que usam sua propria foto de perfil...mais também entendo que algumas tem receios.
Ir para o topo Ir para baixo
https://face - https://www.facebook.com/sandalla.wolf?ref=tn_tnmn
lee nunes
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
lee nunes

Mensagens 1524
Inscrição 12/12/2012
Idade 29
Gênero : Masculino

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty17/12/2012, 23:57

poisé bem isso que falaram ai em cima, se vc é muito calado sobre isso as pessoas tiram conclusoes erradas, pensando logo que ou vc é hétero ou gay ou bi, o que seriam classificações "normais" e quando você fala que é asexual a maioria das pessoas começam a acusar logo que vc nao se descobriu ainda, ou tem medo de se assumir gay ou tem medo de chegar em meninas(os), e querira quer nao o brasil é um país muuuuuito sexual, mas hoje em dia o mundo todo é muuuuuito sexual e pra mim existe preconceito sim sobre esse tipo de pessoa, até por que o significado mais puro de preconceito é julgar sem conhecer e é exatamente isso que acontece quando vc conta isso pra alguem, a frase "eu sou asexual" parece ser entendida como "me julguem me julguem" isso é muito chato, é nessas horas que vc ve quem realmente gosta de vc a ponto de procurar te entender antes de começar a lançar julgamentos precipitados e teorias próprias do por que você "virou" isso pois para esse tipo de pessoa vc nao é assim, vc se transformou nisso, pois isso seria "anormal" e "anatural"
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
Aprendiz
Aprendiz
Gabriel

Mensagens 54
Inscrição 09/11/2012
Idade 34
Gênero : Masculino

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty11/2/2013, 12:53

Sem sombra de dúvida, o fato de residirmos em um país em que o sexo está demasiadamente enraizado em nossa cultura, acarreta como consequência uma reação de intolerância e não-aceitação de indivíduos que se identificam como assexuais. É uma lástima.

Nós assexuais vivemos praticamente marginalizados da sociedade, uma vez que encontramos uma série de obstáculos para nos relacionar com outras pessoas, que formam um julgamento precipitado a nosso respeito, e nos consideram indignos de sua companhia. Destarte, muito de nós se encontra em uma situação de solidão.

A mera existência de uma rede social que interliga os assexuais de todo o país, já caracteriza um amplo avanço na nossa causa.

Congratulações ao idealizador e criador da Comunidade Assexual.
Ir para o topo Ir para baixo
WicCaesar
Novato(a)
Novato(a)
WicCaesar

Mensagens 30
Inscrição 22/02/2013
Idade 34
Gênero : Masculino

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)   Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.) Empty22/2/2013, 05:19

Sou do Rio de Janeiro, minha cidade e meus amigos respiram sexo, converso sobre sexo normalmente com eles, sem nenhum tabu. Sou um ás do sexo, exceto pelo fato de nunca tê-lo praticado. Mas eu admiro muito a pluralidade sexual nos humanos e fico muito feliz em ter reunido entre meus amigos do cotidiano vários exemplares com quem posso estar sempre aprendendo e rindo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://wiccaesar.tumblr.com
 

Assexualidade no Brasil (Mas, pode? Ooooh.)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Pode ser genético?
» Alguém pode me ajudar?
» Assexualidade pode ser "subjetiva"?
» Uma prostituta pode ser assexual?
» Até onde pode ir a privacidade

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-