InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 amizades "tóxicas"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Glacio
Aprendiz
Aprendiz
Glacio

Mensagens 51
Inscrição 15/07/2014
Idade 31
Gênero : Feminino

amizades "tóxicas" Empty
MensagemAssunto: amizades "tóxicas"   amizades "tóxicas" Empty2/8/2014, 12:44

Boas.
Este não é um tópico de interesse. Criei-o apenas com o intuito de ouvir opiniões sobre algo que me apoquenta (mas talvez alguém se reveja nesta situação e assim se torne menos particular).
Eu e o meu melhor amigo tivemos uma relação muito chegada durante 10 anos. Conhecemo-nos com 7 anos na escola primária e desde então ficámos inseparáveis. O mesmo se passou com a minha antiga melhor amiga. O problema começou a surgir há cerca de 5 anos já, assim que acabámos a escolaridade obrigatória. A minha melhor amiga já era (na faculdade arranjou outra pessoa com quem se identificou mais... No fundo já era de prever. Mas aí a questão é outra, nada de muito relevante) e o meu melhor amigo, se aparentemente ainda não posso dizer "já era", também ficou de trato difícil... Não por mudanças de personalidade mas precisamente porque não há trato nenhum! Lentamente comecei a sentir-me mal junto dele: começou a ficar, cada vez mais, uma pessoa tóxica, pelo menos para mim (comecei a sentir-me exausta cada vez que ficava mais que 1h na companhia dele). Ia te com ele cheia de energia mas ao fim de pouco tempo estava de rastos... parecia que me sugava a energia toda! Ele, pelo contrário, parecia melhorar (fará sentido isto!?). Outra coisa que também se começou a passar lentamente foi o desinteresse: quando dei por mim a única pessoa que entrava em contacto com um de nós era eu. Apercebi-me que há mais que 1 ano que ele não me ligava nem nada... Que a única pessoa que lhe ligava era eu e que todas as vezes que nos encontrámos foi a convite meu... Ou seja - pensei - e se eu desaparecer? Se bem pensei, melhor o fiz: durante 3 semanas desapareci. Ao fim desse tempo ligou-me a perguntar o que é que se passava (mesmo assim foram precisas 3 semanas). Tive então uma conversa franca com ele: que uma amizade não se pode fazer só de um lado e que não podia estar constantemente a ir atrás dele. "Eventualmente, quando uma pessoa não recebe feedback, começa a cansar-se...", expliquei. A resposta dele foi que a personalidade dele é assim: não gosta de ir ter com as pessoas. Gosta que as pessoas vão ter com ele e que por isso não havia nada a fazer. Que era assim e pronto, não era culpa dele. Também lhe perguntei nessa chamada por que é que, quando estava comigo e com outras pessoas, estava sempre alegre e bem disposto... mas que quando estava apenas comigo (as vezes em que eu saía exausta) estava sempre inicialmente de semblante taciturno (porque depois eu piorava e ele melhorava)... Respondeu-me também que quando está só comigo não sente pressão social então pode "relaxar" (expressão dele). Ou seja... era mesmo verdade! Eu era o poço em que ele sabia que podia descarregar todas as más sensações porque sabia que eu nunca me iria embora. Eu era algo garantido: porque os outros, como não eram garantidos, exigiam esforço da parte dele para os manter. Eu não.
Hoje temos uma relação muito desligada. Contudo recentemente o pai dele ficou gravemente doente e está em fase terminal. Recuperei então parte do vínculo que tinha com ele (ou pelo menos fiz um esforço para isso). Mas lá está! Esforço! Agora supostamente já devia estar a caminho para me encontrar com ele... e sabem o que é não me apetecer? Ir a contragosto... Depois de estar com ele tenho que estudar... mas sei que serei incapaz, porque vou sair tão cansada que não me vai apetecer nem abrir uma página. E fico a pensar: estarei a ser hipócrita? Tudo bem que ele está a passar um mau bocado e eu só estou a tentar ser correcta com uma pessoa que foi muito importante para mim durante uma década... Mas bastará isso? Até que ponto não é errado da minha parte eu reaver parte de um vinculo perdido só porque essa pessoa não está bem? Sim, é mole da minha parte... mas não será incoerente? Quer dizer... ninguém tem que ser o "saco das frustrações" de outra pessoa, muito menos o local de onde essa pessoa vai buscar a energia que não tem... No fundo é isso que estou a fazer. Mais uma vez, dar-lhe energia gratuita. O problema é que desta vez é deliberado, não por desconhecimento. E até que ponto tenho que aceitar os tratos (ou falta deles) só porque "são personalidade e não tem culpa"? Se eu não os aceitar estarei a ser intolerante?
Não sei se alguém já passou por uma situação semelhante. Faz-me sentir mesmo mal - culpada até, por vezes - pensar que estou a proferir estas palavras a respeito de uma pessoa que chamei de melhor amigo... Já devia estar com ele há 10 minutos mas tive que escrever este texto... de qualquer forma agradeço o tempo despendido àqueles que leram. E àqueles que tiverem passado por algo semelhante: como solucionaram a situação?


Última edição por Glacio em 2/8/2014, 15:04, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Cyrus
Sabido(a)
Sabido(a)
Cyrus

Mensagens 454
Inscrição 28/06/2014
Idade 27
Pensamento ^^
Gênero : Masculino

amizades "tóxicas" Empty
MensagemAssunto: Re: amizades "tóxicas"   amizades "tóxicas" Empty2/8/2014, 13:40

Essa imagem eu postei no meu tumblr (amizade fofinha) :
amizades "tóxicas" 2rm3wc0

Me identifico com a frase da imagem pois ela reflete um experiência muito traumática que tive na minha vida : a perda precoce de amigos.Quase todos os meus amigos se mudaram ou então desapareceram sem deixar qualquer sinal de vida, e isso foi durante a minha infância, por isso foram muito poucos os amigos com quem mantive contato (4, pra ser mais exato).Hoje, não falo muito com eles, também sinto o desinteresse por parte deles e da minha parte também, mas sabe, isso hoje não me afeta tanto sabe porquê? porque eu aprendi a me "desvincular" do passado, tudo aquilo que antes era forte, hoje é apenas uma lembrança carinhosa, simples memórias felizes, não tenho desejo de reviver tudo só não quero esquecer, entende?.Muitos dos vínculos rompidos foram substituídos, por novos amigos.Não estou dizendo que você deva terminar uma amizade, mas digo que o início e o fim de uma amizade se dão de forma natural (exceto em alguns casos, como separação ou empecilhos que rompam a amizade de forma brutal).O importante é a resiliência, sabermos nos adaptar a situação, que no seu caso creio que não seja um simples abalo, mas um atrito causado pela insistência em uma amizade que praticamente "já acabou".Perdi quase todos os meus amigos, novos vieram, eu os adoro e atualmente eu não sofro mais com desgastes em amizades.
amizades "tóxicas" Let-it-go
Ir para o topo Ir para baixo
http://amizadefofinha.tumblr.com/
L
Mestre
Mestre
L

Mensagens 702
Inscrição 28/06/2014
Idade 29
Pensamento As pessoas que não se aceitam inevitavelmente irão falhar
Gênero : Masculino

amizades "tóxicas" Empty
MensagemAssunto: Re: amizades "tóxicas"   amizades "tóxicas" Empty2/8/2014, 14:10

Caramba, esse texto me fez pensar muito e acho que talvez eu posso ser uma amizade toxica  triste , eu tenho uma grande amiga minha que gosto de conversar mas as vezes vejo que ela fica meio decepcionada quando saio com ela, como se eu não atendesse a alguma expectativa, as vezes passo longos periodos sem ligar ou fala com algum migo meu, já fiquei 3 anos ou mais, mas isso não torna a pessoa menos importante pra mim e gosto de estar na companhia de alguma pessoas fazem com que eu me sinta bem (mas pelo que vejo a pessoa não fica mal).

Mas no seu caso você está se sentindo mal, veja o por quê disso, quanto a hipocrisia e culpa.... você deve estar a sentir empatia por ele (odeio a empatia porque sinto de mais), você se estivesse na situação dele gostaria que alguem que foi tão importante antes te desse um apoio agora e você se sente de certa forma na obrigação de fazer isso e só vai se sentir melhor depois que ele estiver bem.
Talvez ele seja apenas fechado e goste de estar com você por você não cobrar ele em alguns aspectos, mas podem conversar sobre coisas que gostam, sairem e se divertirem, ver algum filme... as vezes isso pode ser resultado de uma expectativa sua que não foi atendida e você associou isso ao fato dele não ligar e por isso se sente mal ou talvez esteja certa, de qualquer forma acho que você deveria fazer o que é melhor para você e não precisa se sentir mal por isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


amizades "tóxicas" Empty
MensagemAssunto: Re: amizades "tóxicas"   amizades "tóxicas" Empty2/8/2014, 14:19

A amizade é uma troca. Quando só você toma a iniciativa para manter contanto a amizade se torna desgastante. Isso acontecia comigo. Hoje, não me importo mais. Sempre estive no mesmo lugar. Se a pessoa não me procura é porque não sente a minha falta. Ser amigo é se manter presente, mesmo estando longe. É retribuir o carinho e a atenção.
Ir para o topo Ir para baixo
thamustaine
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
thamustaine

Mensagens 4
Inscrição 01/08/2014
Gênero : Feminino

amizades "tóxicas" Empty
MensagemAssunto: Re: amizades "tóxicas"   amizades "tóxicas" Empty2/8/2014, 14:29

se não acrescenta nada melhor não ter!
já aconteceu isso comigo tb, e ainda tive q ouvir um "nossa vc sumiu" !
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


amizades "tóxicas" Empty
MensagemAssunto: Re: amizades "tóxicas"   amizades "tóxicas" Empty4/6/2017, 21:18

Eu evito ao máximo, teve uma, outro dia que eu comecei a ficar tão estressado que depois que corri da amizade eu fiquei até mais feliz. O melhor, com certeza é o "sumido" (mesmo!)
Ir para o topo Ir para baixo
Insolitus
Aprendiz
Aprendiz
Insolitus

Mensagens 99
Inscrição 02/07/2016
Idade 38
Pensamento É melhor ser feliz do que ter razão
Gênero : Masculino

amizades "tóxicas" Empty
MensagemAssunto: Re: amizades "tóxicas"   amizades "tóxicas" Empty5/6/2017, 18:26

Já tive uns dez amigos durante toda a minha vida, perdi o contato com todos, restaram as lembranças positivas. Eu sou muito ruim em socializar, hoje em dia tenho preferido me isolar mesmo.

Mas muito pior do que amizades "tóxicas" são os relacionamentos... Conheço um pobre coitado que namorou durante dois anos com uma garota, depois quando ele decidiu terminar, a menina começou a perseguir ele em todos os lugares que ele frequentava, igreja, academia, até mesmo colegas de trabalho passaram a receber telefonemas dela. Ele teve que fazer vários BOs... Complicado.
Ir para o topo Ir para baixo
Hinagiku
Sabido(a)
Sabido(a)
Hinagiku

Mensagens 408
Inscrição 18/05/2016
Idade 37
Pensamento "Tudo é Um e Um é Tudo"
Gênero : Feminino

amizades "tóxicas" Empty
MensagemAssunto: Re: amizades "tóxicas"   amizades "tóxicas" Empty5/6/2017, 22:03

Relacionamentos tóxicos são os piores mesmo!! E perigosos mesmo!!! Imagina uma pessoa que não aceita o fim de um relacionamento por determinado motivo, e de repente te segue, ameaça a tua família, te faz chantagens, agressões físicas e psicológicas com ameaça de te matar?? Amigos ciumentos ou namorados ciumentos?? Aquela pessoa que quer que vc ligue pra ela todos os dias, e que te pede favores toda hora, te cobra obrigacoes que nao sao suas. Se vc esquece, fica fula da vida e joga em vc a culpa de tudo que esta errado no relacionamento e te faz ficar doente!!!
Ir para o topo Ir para baixo
 

amizades "tóxicas"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Sou nova... Procuro amizades e se forem amizades de Fortaleza-Ce melhor ainda.
» COMO EVITAR PESSOAS TÓXICAS
» Oi! Procuro amizades!
» Novas amizades
» Novas amizades

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Miscelânea-