InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Relacionamentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Otnip
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Otnip

Mensagens 11
Inscrição 22/09/2014
Idade 28
Gênero : Masculino

Relacionamentos Empty
MensagemAssunto: Relacionamentos   Relacionamentos Empty16/10/2014, 20:54

Pessoal, essa semana, em um dos grupos no facebook, uma mulher postou sobre a dificuldade dela em ter um relacionamento, em "ficar" (no sentido contínuo/permanente) com alguém. Falou também que gostaria de acabar com esse desejo; ela vislumbrava tornar-se arromântica.
Vários usuários responderam no post, mas algumas respostas chamaram minha atenção, e gostaria da opinião de vocês quanto ao tema (tanto os arromânticos quanto os românticos):

1) Vocês veem alguma diferença e/ou semelhança entre relacionamento e amizade? *Esse foi o ponto mais abordado lá* Se sim, o que tem de positivo e negativo, em cada um. Também poderia contar um pouco da sua experiência pessoal?

2) Vocês acham que dá pra ter tudo que existe num namoro, em uma (ou várias) amizades? Vocês tem muitos amigos, e veem que eles servem pra preencher esse espaço que seria de um relacionamento com alguém?

3) Pros que são arromânticos, como é a pressão da família/amigos para arranjar alguém, não ficar sozinho, "pra titia" e outras coisas do gênero?

*Criei minha conta tem um tempo, mas tive problemas com meu e-mail. Espero voltar (ou começar) à ativa agora.
Pra quem não sabe e/ou me conhece, me considero ace, estudo antropologia e pretendo fazer uma pesquisa com o pessoal daqui e do facebook. Novamente, reitero: se a moderação ou algum membro se sentirem incomodados com isso, converse comigo sobre a questão, para que possamos entrar em um acordo. Minha pesquisa procurará entender as distinções entre amizades e relacionamentos, baseado em alguns conceitos que as pessoas tem de amor, companheirismo e amizade.
Quem quiser contar alguma coisa e/ou conversar sobre isso, me procura por MP, me manda e-mail, whatever, entra em contato comigo! rs Sério, gente, me chama! ahahha
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Relacionamentos Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamentos   Relacionamentos Empty16/10/2014, 21:11

Este poema pode explicar um pouco das diferenças entre amizade e amor.

Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.

(Veronica Shoffstall)
Ir para o topo Ir para baixo
L
Mestre
Mestre
L

Mensagens 702
Inscrição 28/06/2014
Idade 29
Pensamento As pessoas que não se aceitam inevitavelmente irão falhar
Gênero : Masculino

Relacionamentos Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamentos   Relacionamentos Empty16/10/2014, 21:54

Otnip escreveu:


1) Vocês veem alguma diferença e/ou semelhança entre relacionamento e amizade? *Esse foi o ponto mais abordado lá* Se sim, o que tem de positivo e negativo, em cada um. Também poderia contar um pouco da sua experiência pessoal?

2) Vocês acham que dá pra ter tudo que existe num namoro, em uma (ou várias) amizades? Vocês tem muitos amigos, e veem que eles servem pra preencher esse espaço que seria de um relacionamento com alguém?

3) Pros que são arromânticos, como é a pressão da família/amigos para arranjar alguém, não ficar sozinho, "pra titia" e outras coisas do gênero?


a 1 eu costumava fazer a quase todos quando era menor, a questão 2 eu acho que sim dependendo do amigo, pois em geral as pessoas tem o seguinte pensamento "Amigos são passageiros, mas namorada(o) é para sempre" (referencia também a alma gemea)

família...... sou uma incógnita a alguns, as vezes acham que eu sou gay (por ter 18 anos e nunca ter namorado), as vezes acham que é porque sou timido (mas eu não sou), as vezes me perguntam se eu levei um fora.... as vezes não falam nada....
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Relacionamentos Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamentos   Relacionamentos Empty16/10/2014, 22:21

Busco um relacionamento mais sei que um dia chegara alguem legal...
Ir para o topo Ir para baixo
Eurritimia
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Eurritimia

Mensagens 14
Inscrição 29/07/2013
Gênero : Feminino

Relacionamentos Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamentos   Relacionamentos Empty16/10/2014, 22:24

Não acho q dê realmente pra se tornar arromântico, pois um dos valores da sociedade é justamente essa coisa do amor romântico, que é preciso ter alguém do seu lado. O que não falta é novela, filme, parentes corroborando tudo isso aí. O sujeito precisaria desconstruir todos esses conceitos e pensar que ter um relacionamento é uma imposição. E no caso de se apaixonar, ter auto-critica pra perceber se é algo genuinamente dele ou algo que foi internalizado o suficiente pra parecer q é um sentimento.

1) Pra mim não deveria ter essa diferença entre relacionamento e amizade. Aliás, acho até que relacionamentos são a base de interações entre pessoas. O que me incomoda é esse uso da palavra como qualquer coisa exceto amizade. E mais: não acho que um namoro/noivado/casamento/etc seja melhor do que amizade. São coisas distintas. Não consigo ver vantagens ou desvantagens específicas de cada tipo de relacionamento, o q nos leva pro segundo ponto;

2) Dá perfeitamente pra ter tudo o que se tem num namoro numa amizade. O que acontece é que as pessoas em geral não valorizam amizades tanto quanto valorizam um namoro. Eu honestamente adoraria conhecer alguém com quem pudesse ter uma amizade tão intensa q a olhos externos seria indiferente de um namoro, porém sem aquela coisa de ser "pra sempre" ou de acorrentar o parceiro ou de ficar controlando com ciúmes, porém já desisti há mto tempo de procurar alguém assim.

3) Tinha uma época q a família pressionava de leve perguntando "e as namoradas?", mas acho q por conta de uns eventos pararam de me perguntar (suspeito q achem q sou gay, eu realmente não dou a minima)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.flickr.com/photos/Eurritimia
Wokgran X
Sabido(a)
Sabido(a)
Wokgran X

Mensagens 179
Inscrição 24/07/2014
Idade 32
Gênero : Masculino

Relacionamentos Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamentos   Relacionamentos Empty17/10/2014, 01:54

1) Da forma que interpreto, são coisas distintas, contudo, um relacionamento ótimo em termos de namoro é construído em cima de uma boa base de amizade. Os relacionamentos românticos contudo, normalmente incluem sentimentos mais fortes/intensos que os apresentados no nível da amizade a um ponto de em vários casos beirar ou chegar na obsessão. Aspectos positivos da amizade incluem basicamente o fato de você ter alguém como suporte, alguém com quem pode confiar e se divertir sem grandes problemas ou receios, contudo, justamente por causa da imposição dos relacionamentos românticos, esse alguém estará bem menos disponível para você e demais amigos dele quando existir algo romântico envolvido por outra pessoa. Ponto negativo da amizade é justamente esse maior grau de volatilidade / facilidade de rompimento da mesma.

Quanto a relacionamentos românticos, falo por crítica externa e não por experiência, vejo que os pontos positivos dos mesmos se resumem a apoios e suprimentos de necessidades emocionais das pessoas, das quais não podem ser saciadas nas amizades, pois necessitam esses passos a mais de contato e intimidade. De atenção (praticamente) exclusiva e compartilhamento de tais sentimentos quase ou completamente obsessivos. Disso derivam vários pontos positivos e negativos, os positivos, além da grande aprovação da sociedade quando você participa de tais relacionamentos, são os de suprir tais necessidades emocionais e gerar essa teórica amizade maior e ter alguém para contar todo dia. Os negativos são vários também, incluindo até as chances consideráveis de ser assassinado em caso de brigas ou suspeitas de traição (mesmo que ela não tenha ocorrido), controle ou tentativa de controle de uma pessoa sobre a outra, imposição dos aspectos e parte "negativa" da personalidade de cada um sobre o outro "me aceite como eu sou", dentre outros pontos. Na amizade, quando de grau bem elevado, se discute sobre os pontos negativos da vida de cada um, as pessoas se abrem entre si, mas não impõem tais problemas pessoais nos seus amigos como algo a ser aceito sob qualquer condição. (Minha visão porém).

Em termos de experiência pessoal... Eu tive amigos, mas é difícil listar muitos grandes amigos a ponto de ter a liberdade de escutar e contar defeitos pessoais abertamente, amizades minhas normalmente se baseiam em Hobbies como Anime, música japonesa, jogos, etc. Tornando a conversa centralizada em tais itens e, logo, não tendo tanta relevância ou profundidade quanto amizades mais puras onde um tem consideração real pelo outro (acho isso realmente difícil de fazer e manter). Nunca namorei, mas já cansei de escutar os zilhões de relatos dos outros sobre o namoro. Notar aspectos ruins e bons e, inclusive, discutir isso com vários deles tentando provar para os mesmos que não fazia o menor sentido dar tanta atenção e focar a vida em namoro (mal sabia eu na época que isso era uma necessidade para eles, e não uma mera questão racional)


2) Portanto, como citei acima, não. A visão que eu tenho é que, ao menos para os românticos (não é meu caso) a amizade não é capaz de substituir o namoro em todos os aspectos. O grau a mais de intimidade e contato físico se mostra necessário para várias pessoas e elas não poderiam viver sem tal contato. Isso não apenas em termos sexuais, mas em termos de beijos, abraços, carícias, declarações de sentimentos, compartilhar a vida íntima, estar todo o tempo preocupados um com o outro, sair juntos com alta frequência, ser propriamente apresentado como o companheiro oficial da pessoa, enfim... Vários aspectos adicionais que a amizade não pode oferecer na maior parte dos casos e, se tentar oferecer, pessoas externas vão assumir que tal amizade é um namoro, namoro escondido, ou algo similar. Inclusive fazendo pressão para tornar tal amizade um "namoro oficial". Não tenho muitos amigos, mas eu também não sinto necessidade de preencher esse espaço especial de "estar com alguém", então enfim.

3) É chata, irritante até. Além do clássico familiar, "você não deveria se fechar para relacionamentos", tem pessoas que parecem te desqualificar do restante do que você faz, recentemente arrumei estágio em uma empresa altamente conceituada no meu campo e, as pessoas constantemente me falam "nossa, agora todo arrumado, com estágio, só falta uma namorada", .... Não, não falta, e nunca irá faltar, mas aparentemente ninguém entende isso. Outros ainda tem aquela visão torta que "você ainda não encontrou a mulher da sua vida", honestamente... Se a pessoa ainda tem visões como essa, torna-se difícil ter um debate racional. Alguém realmente acha que isso é verdade? Que as pessoas namoram com "pessoas da vida" delas? Num mundo de 7+ Bilhões de pessoas? É quase tão ruim quanto achar que vai ganhar na mega-sena com um único jogo. E sim, quase todo evento familiar pessoas perguntam "e as namoradas", felizmente isso vem reduzindo com o tempo, mas a pergunta acaba sendo repetida por muitos que não me veem a muito tempo e imaginam que isso teria mudado. Como eu tinha respondido a muitos, por indicações da minha família, que eu estava "focando nos estudos", pois falar que eu não namoro aparentemente é "feio e inconsideração com os outros", muitos deles vão retornar a pergunta visto que estou finalizando a faculdade em breve... Enfim. É irritante, mas não é como se causasse muito dano a essa altura do campeonato, antigamente ainda causava algum, mas hoje em dia é tranquilo, hoje eu tenho uma resposta real para me firmar. Graças a vocês e a comunidade assexual internacional. (Obrigado óculos )
Ir para o topo Ir para baixo
Bruna
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Bruna

Mensagens 10
Inscrição 09/09/2014
Idade 28
Gênero : Feminino

Relacionamentos Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamentos   Relacionamentos Empty17/10/2014, 07:59

Sou demirromantica, e sempre digo que prefiro meus amigos do que um namorado, mas nuca se sabe se um dia eu encontre alguem diferente que faça valer apena ter essa pessoa como um namorado... Mas mesmo assim eu acho que não saberia destinguir se ele é meu namorado ou um melhor amigo
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Relacionamentos Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamentos   Relacionamentos Empty17/10/2014, 08:52

Sou demitbm e penso a mesma coisa... Mais assumi um '' relacionamento serio'' comigo mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
struckcom
Novato(a)
Novato(a)
struckcom

Mensagens 26
Inscrição 14/10/2014
Idade 42
Gênero : Masculino

Relacionamentos Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamentos   Relacionamentos Empty17/10/2014, 10:36

Eu estou vivendo sozinho, pois no mundo gay é bem complicado arrumar alguém, há muita promiscuidade e desrespeito. A maioria te vê como um objeto sexual e não como um ser humano.

Amizade é algo que priorizo no momento, quem sabe, um dia, apareça alguém que me faça mudar de ideia.

Ir para o topo Ir para baixo
Otnip
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Otnip

Mensagens 11
Inscrição 22/09/2014
Idade 28
Gênero : Masculino

Relacionamentos Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamentos   Relacionamentos Empty17/10/2014, 16:54

Lyre escreveu:
Este poema pode explicar um pouco das diferenças entre amizade e amor.

Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.

(Veronica Shoffstall)

Adorei o poema, Lyre. Existem vários autores, tanto na literatura quanto na filosofia, que vão trabalhar essas distinções (ou aproximações). Um que estou lendo atualmente é Montaigne. No seu livro Ensaios, ele fala, em alguns capítulos soltos, sobre as relações de amizade e amor.
Ah! Vou usar o poema na minha epígrafe, okay?! rs


L escreveu:


a 1 eu costumava fazer a quase todos quando era menor, a questão 2 eu acho que sim dependendo do amigo, pois em geral as pessoas tem o seguinte pensamento "Amigos são passageiros, mas namorada(o) é para sempre" (referencia também a alma gemea)

família...... sou uma incógnita a alguns, as vezes acham que eu sou gay (por ter 18 anos e nunca ter namorado), as vezes acham que é porque sou timido (mas eu não sou), as vezes me perguntam se eu levei um fora.... as vezes não falam nada....

L, não entendi "fazer a quase todos" quando era menor. Se refere a diferenciar relacionamento e amizade?
Sim, essa questão da alma gêmea eu já percebi quando falam que "você só não achou a pessoa certa". Essa semana mesmo, conversando com a minha advogada, ela soltou uma: "Você só não gosta de sexo porque as meninas deviam ser fracas.." Parece que existe um nível médio/aceitável, que se provar dele, é impossível "não gostar".
Mas eu acho que, hoje em dia, esse lance de namorado/casamento pra sempre tá meio caído já.. 41% dos casamentos divorciam! Parece que as pessoas pararam de ver como algo eterno e duradouro .-.
Sobre sua família, também fica aquela coisa de: Pô, mas você vai morrer sozinho? Não vai ter filhos? (acho que todo mundo aqui passa por isso hahahaha)
Por sorte, esse estigma de gay só surgiu por parte de alguns amigos (inclusive de garotas que eu não quis ficar, na faculdade). Minha família não sabe abertamente sobre mim, e nem vejo motivo e/ou relevância pra saberem..


Eurritimia escreveu:
Não acho q dê realmente pra se tornar arromântico, pois um dos valores da sociedade é justamente essa coisa do amor romântico, que é preciso ter alguém do seu lado. O que não falta é novela, filme, parentes corroborando tudo isso aí. O sujeito precisaria desconstruir todos esses conceitos e pensar que ter um relacionamento é uma imposição. E no caso de se apaixonar, ter auto-critica pra perceber se é algo genuinamente dele ou algo que foi internalizado o suficiente pra parecer q é um sentimento.

1) Pra mim não deveria ter essa diferença entre relacionamento e amizade. Aliás, acho até que relacionamentos são a base de interações entre pessoas. O que me incomoda é esse uso da palavra como qualquer coisa exceto amizade. E mais: não acho que um namoro/noivado/casamento/etc seja melhor do que amizade. São coisas distintas. Não consigo ver vantagens ou desvantagens específicas de cada tipo de relacionamento, o q nos leva pro segundo ponto;

2) Dá perfeitamente pra ter tudo o que se tem num namoro numa amizade. O que acontece é que as pessoas em geral não valorizam amizades tanto quanto valorizam um namoro. Eu honestamente adoraria conhecer alguém com quem pudesse ter uma amizade tão intensa q a olhos externos seria indiferente de um namoro, porém sem aquela coisa de ser "pra sempre" ou de acorrentar o parceiro ou de ficar controlando com ciúmes, porém já desisti há mto tempo de procurar alguém assim.

3) Tinha uma época q a família pressionava de leve perguntando "e as namoradas?", mas acho q por conta de uns eventos pararam de me perguntar (suspeito q achem q sou gay, eu realmente não dou a minima)

Eurritimia, eu tava conversando com um amigo justamente sobre isso. Ele argumentou dizendo que a vontade do outro (carnal e sentimental) é natural. Citou casos de animais que tem casos de homossexualismo, e veio com a história da praia... "Se você deixar duas pessoas numa praia, sozinhas.. Elas vão acabar fazendo, é instintivo"
O problema é que acabam esquecendo que o instinto, na verdade, é cultural. Veio através dos filmes, novelas, enfim, dessa questão das mídias, como você disse.
Sobre os pontos:
1) Você entende, então, como uma questão hierárquica? Amizade em um plano, e relacionamentos em outro? Mas também tem a questão de que pra ter namoro, tem que ter amizade e etc. (Canso de ouvir isso de alguns amigos) Em geral, eles buscam parceiros que sejam, primariamente, amigos. Raramente se jogam em um relacionamento com alguém que não conhecem.

2) Bem, acho que nesse ponto, você respondeu minha dúvida do 1. rs E sobre essa questão da amizade quase como um relacionamento, volto a recomendar: Montaigne. É engraçado pegar textos antigos (300, 400 anos) e reparar como eram as relações de amizade entre homens naquela época. Eu leio umas cartas e parece MUITO que eles tinham casos entre eles. Mas não era, era só uma percepção de amizade; parecia algo mais forte, mais sincero.

3) E as namoradas também é clássica hahahaha Família é foda! pálido
Ir para o topo Ir para baixo
Otnip
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Otnip

Mensagens 11
Inscrição 22/09/2014
Idade 28
Gênero : Masculino

Relacionamentos Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamentos   Relacionamentos Empty17/10/2014, 21:36

Wokgran X escreveu:
1) Da forma que interpreto, são coisas distintas, contudo, um relacionamento ótimo em termos de namoro é construído em cima de uma boa base de amizade. Os relacionamentos românticos contudo, normalmente incluem sentimentos mais fortes/intensos que os apresentados no nível da amizade a um ponto de em vários casos beirar ou chegar na obsessão. Aspectos positivos da amizade incluem basicamente o fato de você ter alguém como suporte, alguém com quem pode confiar e se divertir sem grandes problemas ou receios, contudo, justamente por causa da imposição dos relacionamentos românticos, esse alguém estará bem menos disponível para você e demais amigos dele quando existir algo romântico envolvido por outra pessoa. Ponto negativo da amizade é justamente esse maior grau de volatilidade / facilidade de rompimento da mesma.

Quanto a relacionamentos românticos, falo por crítica externa e não por experiência, vejo que os pontos positivos dos mesmos se resumem a apoios e suprimentos de necessidades emocionais das pessoas, das quais não podem ser saciadas nas amizades, pois necessitam esses passos a mais de contato e intimidade. De atenção (praticamente) exclusiva e compartilhamento de tais sentimentos quase ou completamente obsessivos. Disso derivam vários pontos positivos e negativos, os positivos, além da grande aprovação da sociedade quando você participa de tais relacionamentos, são os de suprir tais necessidades emocionais e gerar essa teórica amizade maior e ter alguém para contar todo dia. Os negativos são vários também, incluindo até as chances consideráveis de ser assassinado em caso de brigas ou suspeitas de traição (mesmo que ela não tenha ocorrido), controle ou tentativa de controle de uma pessoa sobre a outra, imposição dos aspectos e parte "negativa" da personalidade de cada um sobre o outro "me aceite como eu sou", dentre outros pontos. Na amizade, quando de grau bem elevado, se discute sobre os pontos negativos da vida de cada um, as pessoas se abrem entre si, mas não impõem tais problemas pessoais nos seus amigos como algo a ser aceito sob qualquer condição. (Minha visão porém).

Em termos de experiência pessoal... Eu tive amigos, mas é difícil listar muitos grandes amigos a ponto de ter a liberdade de escutar e contar defeitos pessoais abertamente, amizades minhas normalmente se baseiam em Hobbies como Anime, música japonesa, jogos, etc. Tornando a conversa centralizada em tais itens e, logo, não tendo tanta relevância ou profundidade quanto amizades mais puras onde um tem consideração real pelo outro (acho isso realmente difícil de fazer e manter). Nunca namorei, mas já cansei de escutar os zilhões de relatos dos outros sobre o namoro. Notar aspectos ruins e bons e, inclusive, discutir isso com vários deles tentando provar para os mesmos que não fazia o menor sentido dar tanta atenção e focar a vida em namoro (mal sabia eu na época que isso era uma necessidade para eles, e não uma mera questão racional)


2) Portanto, como citei acima, não. A visão que eu tenho é que, ao menos para os românticos (não é meu caso) a amizade não é capaz de substituir o namoro em todos os aspectos. O grau a mais de intimidade e contato físico se mostra necessário para várias pessoas e elas não poderiam viver sem tal contato. Isso não apenas em termos sexuais, mas em termos de beijos, abraços, carícias, declarações de sentimentos, compartilhar a vida íntima, estar todo o tempo preocupados um com o outro, sair juntos com alta frequência, ser propriamente apresentado como o companheiro oficial da pessoa, enfim... Vários aspectos adicionais que a amizade não pode oferecer na maior parte dos casos e, se tentar oferecer, pessoas externas vão assumir que tal amizade é um namoro, namoro escondido, ou algo similar. Inclusive fazendo pressão para tornar tal amizade um "namoro oficial". Não tenho muitos amigos, mas eu também não sinto necessidade de preencher esse espaço especial de "estar com alguém", então enfim.

3) É chata, irritante até. Além do clássico familiar, "você não deveria se fechar para relacionamentos", tem pessoas que parecem te desqualificar do restante do que você faz, recentemente arrumei estágio em uma empresa altamente conceituada no meu campo e, as pessoas constantemente me falam "nossa, agora todo arrumado, com estágio, só falta uma namorada", .... Não, não falta, e nunca irá faltar, mas aparentemente ninguém entende isso. Outros ainda tem aquela visão torta que "você ainda não encontrou a mulher da sua vida", honestamente... Se a pessoa ainda tem visões como essa, torna-se difícil ter um debate racional. Alguém realmente acha que isso é verdade? Que as pessoas namoram com "pessoas da vida" delas? Num mundo de 7+ Bilhões de pessoas? É quase tão ruim quanto achar que vai ganhar na mega-sena com um único jogo. E sim, quase todo evento familiar pessoas perguntam "e as namoradas", felizmente isso vem reduzindo com o tempo, mas a pergunta acaba sendo repetida por muitos que não me veem a muito tempo e imaginam que isso teria mudado. Como eu tinha respondido a muitos, por indicações da minha família, que eu estava "focando nos estudos", pois falar que eu não namoro aparentemente é "feio e inconsideração com os outros", muitos deles vão retornar a pergunta visto que estou finalizando a faculdade em breve... Enfim. É irritante, mas não é como se causasse muito dano a essa altura do campeonato, antigamente ainda causava algum, mas hoje em dia é tranquilo, hoje eu tenho uma resposta real para me firmar. Graças a vocês e a comunidade assexual internacional. (Obrigado óculos )


Wok, vamos por partes rs
1) Então, na sua visão, os relacionamentos românticos acabariam "suprimindo" as amizades, ocupando o tempo e ~~contribuindo~~ pra dividir as amizades?
E quanto à obsessão, uma coisa que tenho observado DEMAIS é esse lance de ciúme/entrega à outra pessoa. Em geral, é o primeiro fator citado pra quando recusam namoros/relacionamentos românticos: não me envolvo porque não quero dispender tempo pra outra pessoa, ou não quero passar por esse(s) processo(s).

Nesse segundo ponto, tu poderia falar mais sobre essa questão de ser aceito pelo outro, ou ter que mudar seu jeito, etc? Acho uma coisa interessante a se conversar rs


2) Essa questão de classificar como 'amigo' e ter uma escala de mais amigo e menos amigo, é complicado, ao menos pra mim. Assim como você, minhas amizades se baseiam em alguns eixos em comum: DotA, anime, paganismo, antropologia, amigos do E.M., amigos de bar, amigos virtuais, enfim.. Diversos nichos.
Curiosamente, as amizades que eu tive, que foram mais marcantes nessa relação Eu-Tu, foram com as pessoas que menos tinham chances de se tornarem minhas amigas, por não ter muitos desse eixos em comum.

3) As pessoas entendem essa questão de ter um relacionamento como algo que dá um boost na sociabilidade. É como se fosse um marcador +2/+2 na criatura que tu baixou, deixando ela mais forte (piadinha com Magic ftw). Eu acho isso horrendo. Um caso que eu passei a reparar mais é o lance da Dilma. Como que desqualificam a pessoa dela por não ter um marido, como a presidência perde força (simbolicamente) por não ter um "primeiro-damo".. Até mesmo os comentários de que ela é homossexual. Uma coisa que mó galera sofre (Eu passava por isso quase todo mês e/ou sempre que conhecia alguém)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Relacionamentos Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamentos   Relacionamentos Empty18/10/2014, 05:26

E num e só no mundo gay nao e em todo lugar: Promiscuidade, desrespeito. E o fenomeno da ''Desexualizaçao''
Ir para o topo Ir para baixo
L
Mestre
Mestre
L

Mensagens 702
Inscrição 28/06/2014
Idade 29
Pensamento As pessoas que não se aceitam inevitavelmente irão falhar
Gênero : Masculino

Relacionamentos Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamentos   Relacionamentos Empty18/10/2014, 13:15

Otnip escreveu:


L, não entendi "fazer a quase todos" quando era menor. Se refere a diferenciar relacionamento e amizade?

Não, é que quando eu tinha por volta de uns 12 anos, eu sempre perguntava:

- Qual a diferença de namoro e amizade?
- Como você sabe que estou apaixonado?
- O que você sente quando está apaixonado?

coisas assim...(as pessoas achavam engraçado eu perguntar isso, a maioria dizia "quando você achar a pessoas certa, você saberá" ou "Calma, você ainda é novo".....)[/quote]
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Relacionamentos Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamentos   Relacionamentos Empty18/10/2014, 16:53

Num sei porque as pessoas buscam tanto relacionar-se...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Relacionamentos Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamentos   Relacionamentos Empty18/10/2014, 17:25

Kaique Jonas escreveu:
Num sei porque as pessoas buscam tanto relacionar-se...

A resposta é simples... Buscam relacionamentos por ter sentimentos amorosos, não gostar da solidão ou por carência.
Ir para o topo Ir para baixo
L
Mestre
Mestre
L

Mensagens 702
Inscrição 28/06/2014
Idade 29
Pensamento As pessoas que não se aceitam inevitavelmente irão falhar
Gênero : Masculino

Relacionamentos Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamentos   Relacionamentos Empty18/10/2014, 20:06

Lyre escreveu:
Kaique Jonas escreveu:
Num sei porque as pessoas buscam tanto relacionar-se...

A resposta é simples... Buscam relacionamentos por ter sentimentos amorosos, não gostar da solidão ou por carência.

Não vamos esquecer imposição social, que é a "formula mágica" para ter uma vida feliz e para se tornar adulto ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Wokgran X
Sabido(a)
Sabido(a)
Wokgran X

Mensagens 179
Inscrição 24/07/2014
Idade 32
Gênero : Masculino

Relacionamentos Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamentos   Relacionamentos Empty22/10/2014, 22:27

Otnip escreveu:

Wok, vamos por partes rs
1) Então, na sua visão, os relacionamentos românticos acabariam "suprimindo" as amizades, ocupando o tempo e ~~contribuindo~~ pra dividir as amizades?
E quanto à obsessão, uma coisa que tenho observado DEMAIS é esse lance de ciúme/entrega à outra pessoa. Em geral, é o primeiro fator citado pra quando recusam namoros/relacionamentos românticos: não me envolvo porque não quero dispender tempo pra outra pessoa, ou não quero passar por esse(s) processo(s).

Nesse segundo ponto, tu poderia falar mais sobre essa questão de ser aceito pelo outro, ou ter que mudar seu jeito, etc? Acho uma coisa interessante a se conversar rs


2) Essa questão de classificar como 'amigo' e ter uma escala de mais amigo e menos amigo, é complicado, ao menos pra mim. Assim como você, minhas amizades se baseiam em alguns eixos em comum: DotA, anime, paganismo, antropologia, amigos do E.M., amigos de bar, amigos virtuais, enfim.. Diversos nichos.
Curiosamente, as amizades que eu tive, que foram mais marcantes nessa relação Eu-Tu, foram com as pessoas que menos tinham chances de se tornarem minhas amigas, por não ter muitos desse eixos em comum.

3) As pessoas entendem essa questão de ter um relacionamento como algo que dá um boost na sociabilidade. É como se fosse um marcador +2/+2 na criatura que tu baixou, deixando ela mais forte (piadinha com Magic ftw). Eu acho isso horrendo. Um caso que eu passei a reparar mais é o lance da Dilma. Como que desqualificam a pessoa dela por não ter um marido, como a presidência perde força (simbolicamente) por não ter um "primeiro-damo".. Até mesmo os comentários de que ela é homossexual. Uma coisa que mó galera  sofre (Eu passava por isso quase todo mês e/ou sempre que conhecia alguém)

Sim, suprimindo talvez seja uma boa palavra. Não que os relacionamentos venham a extinguir as amizades (ate porque o relacionamento ideal é uma amizade em si), mas por questões de tempo, dedicação e outros fatores que tornam a vida da pessoa centrada nesses quesitos. Justificando o fato das pessoas falarem mais sobre isso do que qualquer outra coisa, a vida delas acaba se baseando muitas vezes, se centrando, em fatores como namoros, família, filhos, etc. (O que é um saco, por sinal, mas dá para entender).

Exato Otnip, eu não teria também como aturar largar mão de tempo, privacidade, e outros fatores para herdar um relacionamento amoroso que, a meu ver, não teria nenhum benefício tão relevante assim que não possa ser substituído por amizades ou serviços pagos. Digo, se pensar em termos de casamento, existem alguns benefícios fiscais (dividir contas, em alguns países redução de impostos sobre a renda e etc), suporte emocional em tempos difíceis sem você ter que buscar a pessoa (pode ser um animal de estimação, mas eles são mais limitados é claro, ou um terapeuta, mas daí você terá que pagar/buscar pelo profissional). Etc. Mas colocando tudo que eu possa colocar na balança, já vinha notando que para os ditos românticos existe uma carga emocional/irracional forte que faz pesar a favor do relacionamento. Retirando tal carga, é complicado justificar entrar e ficar num relacionamento (vide que eu sempre estava discutindo com eles e tentando convencê-los do contrário... sem respostas satisfatórias lógicas).

Quanto a aceitação... Definitivamente um tópico complexo. Pela minha interpretação empírica + algumas teorias de algumas pessoas aqui e ali devemos partir de alguns princípios, um deles é que as pessoas "não mudam (imediatamente)", ao menos não de forma intensa/rápida e forçada pelos demais, normalmente as pessoas criam máscaras de mudança sem efetivamente mudar o que elas pensam sobre o assunto, sem mudar o seu interno de preferências e ética. Só que tal criação dessas máscaras cria algum nível de cansaço ou desgaste que cresce conforme a pessoa as usa, normalmente pela sensação de estar deixando de ser quem ela é ou abrindo mão do modelo favorito de viver dela, etc. Já é quase impossível viver livre disso em termos de trabalho e convívio social, alguns fazem, mas não é o comum e normalmente é tido como mal educado, estourado, lerdo, enfim. Se você transformar a sua vida pessoal em mais um local onde você terá que "representar", nota-se o quão infernal ela se tornará em pouco tempo. Pois você estará sendo falso praticamente 24/7, e eventualmente procurando fugir de tudo e de todos, incluindo as pessoas que você deveria amar e querer perto... Então essa história de ter relacionamentos com pessoas muito diferentes de você ou que exigem essa diferença, "não querem ver o seu lado podre", certamente causa confusões.

A meu ver, um relacionamento romantico/amizade deveria ser baseado na aceitação da pessoa como ela é, se for para representar, qualquer um basta, não é verdade? Agradar as pessoas, fingindo ser o que elas gostam, não é tão difícil assim. E isso leva a uma certa imposição do "aceite-me como eu sou" de ambas as partes que causa mais uma série de problemas de relacionamento. Visto que normalmente as pessoas se conhecem usando as próprias máscaras de agrado de A para B e B para A, vendendo a própria imagem como marketing e deixando os aspectos negativos de lado. Isso cria algumas pessoas que desistem de correr atrás de relacionamentos e passam a esperar "alguém" que "as aceite como elas são". E passam a buscar relacionamentos nas amizades de longa data, vulgo friendzone (que muitos odeiam pela falta de imediatismo). Também é importante notar que, devido ao jogo de atrações, paixonites ocorrem, e nessas paixonites muito é ofuscado pelas emoções de atração que decaem com o tempo e, se a pessoa se comprometer em um relacionamento baseado em uma paixão, chances dela acabar por ver muita coisa que não gosta só quando é tarde demais são grandes. Novamente reforçando a ideia de que relacionamentos com base em amizades (de longa ou média data) são mais ideais, pois as pessoas tem maior conhecimento um sobre o outro, da parte boa e da parte ruim (se forem suficientemente próximos).


2) Realmente, reparo numa certa tendência disso acontecer. Mas também noto que, apesar de ter uma maior relação "eu-tu" como você explicou, há normalmente uma menor aceitação do que é dito por ambas as partes. Então não é uma discussão que eu julgo muito boa ou saudável, pois ela gera um certo grau de alienação na amizade e, ao menos para mim, insatisfação e distanciamento da pessoa. Se ela não é capaz de entender, por mais que você possa explicar, detalhes tão fundamentais sobre você (e vice-versa), se torna difícil tornar aquela amizade algo relevante, pois sempre haverão debates de "conversão" e não de construção. Ou seja, pessoas que já sabem o que querem discutindo sobre a visão do outro, e não procurando melhorar a própria visão. Em termos de romance é o "eu acho que relacionamentos são exagerados e muitas vezes negativos, não compreendo a obsessão da sociedade com estes elementos" versus "eu acho que você ainda não descobriu o real prazer disso e deveria experimentar mais". (Isso se expande para vários assuntos, incluindo sexualidade, é claro).

Devo fazer uma ressalva importante, que as discussões sobre romance/sexualidade, como você pode notar, quando estamos entre pessoas mais similares e abertas, tal como as desse fórum, são levadas a diante e não ficam travadas nesse "eu não concordo com você". Tornando a conversa mais prazerosa, divertida, profunda e relevante. (É precisamente isso que eu falo que as amizades superficiais não propiciam, ao menos não sobre temas relevantes para a vida de cada um. Vertentes emocionais e etc.)


3) Sim, idem. Acho isso terrível. Incompreensível até. Uma leitura interessante mas nem tanto que pode ser feita sobre isso é o livro "Do androids dream of electric sheep?" Que levanta alguns questionamentos sobre como as pessoas julgam as outras em termos de empatia, e como isso na sociedade avançada que eles vivem se torna algo central para diferenciar pessoas de androides e o escândalo que é "mostrar menos empatia". Claro que o livro poderia ser muito mais bem escrito, é uma recomendação mais ou menos até, mas é uma visão interessante ainda assim e análoga ao caso atual do "pessoas que não se relacionam amorosamente são mais frias / menos dignas de respeito / robóticas". É o mesmo sentimento de alienação.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Relacionamentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» O DESAPEGO NOS RELACIONAMENTOS
» Arromanticos e relacionamentos
» Relacionamentos e assexualidade
» relacionamentos dificeis
» O que é relacionamento/sentimento Queerplatonic, O que poderia ser este sentimento?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-