InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Escolha ou Origem?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
~Viana
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
~Viana

Mensagens 6
Inscrição 20/01/2015

Escolha ou Origem? Empty
MensagemAssunto: Escolha ou Origem?   Escolha ou Origem? Empty29/1/2015, 23:52

Olá amores, tudo bem?

Tenho certa dúvida em questão de sexualidade/assexualidade.
Na sua opinião, é possivel alguém "virar" assexual? Ou da mesma forma, virar hetero? Gay? Lésbica? Trans? Enfim...

Assim, sempre fui criado no meio do seguinte pensamento: a pessoa escolhe ser isso ou aquilo.
Mas eu realmente acho difícil uma pessoa que é "sexual" se tornar assexual, ou até mesmo dentro do grupo da sexualidade, uma pessoa transitar entre as diversas partes. (Hetero "escolher" ser gay ou vice-versa).

Bom, repetindo a pergunta:
- Para você a assexualidade/sexualidade é uma escolha ou é algo que faz parte de sua origem?

Obrigado a todos c:
Ir para o topo Ir para baixo
renatabastos
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
renatabastos

Mensagens 9
Inscrição 30/01/2015
Gênero : Feminino

Escolha ou Origem? Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha ou Origem?   Escolha ou Origem? Empty30/1/2015, 12:38

Oi!
Eu também tenho muitas dúvidas a respeito. Pois eu percebo que um heterossexual ou um homossexual já nascem dessa forma. É muito nítido qdo olhamos para uma criança que já demonstra alguns traços de ser um ou outro. Agora, a assexualidade é algo diferente e tenho achado mais complexo. No meu caso, eu sempre fui desinteressada em sexo. Mas dizer que nasci assexual, não consigo dizer. Muitas vezes me questiono se sofri algum tipo de trauma quando era mais nova que me fez tornar assim. Sempre tive pais muito repressores e não sei se isso acabou me fazendo tornar assexual ou se realmente eu nasci assim.
Gostaria de ouvir opiniões de mais pessoas. É um assunto interessante.
Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
L
Mestre
Mestre
L

Mensagens 702
Inscrição 28/06/2014
Idade 29
Pensamento As pessoas que não se aceitam inevitavelmente irão falhar
Gênero : Masculino

Escolha ou Origem? Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha ou Origem?   Escolha ou Origem? Empty30/1/2015, 19:02

renatabastos escreveu:
Oi!
Eu também tenho muitas dúvidas a respeito. Pois eu percebo que um heterossexual ou um homossexual já nascem dessa forma. É muito nítido qdo olhamos para uma criança que já demonstra alguns traços de ser um ou outro. Agora, a assexualidade é algo diferente e tenho achado mais complexo. No meu caso, eu sempre fui desinteressada em sexo. Mas dizer que nasci assexual, não consigo dizer. Muitas vezes me questiono se sofri algum tipo de trauma quando era mais nova que me fez tornar assim. Sempre tive pais muito repressores e não sei se isso acabou me fazendo tornar assexual ou se realmente eu nasci assim.
Gostaria de ouvir opiniões de mais pessoas. É um assunto interessante.
Abraços!


Não, acho que não é opção ou influencia, se fosse eu seria Bissexual/Hetero/Homo... Td, menos assexual arromântico, não entendi a parte de "da para se identificar desde pequeno...", se está falando de trejeitos e tals, isso ai pode ser influencia, as vezes os pais rotulam o filho e ele acaba seguindo X comportamento.

Relaxa, meus pais são super liberais (para vc ter uma ideia, teve uma fase da minha vida que estavam insinuando que eu devia ter um namorado para ver se gosto, sim, ao notarem meu desinteresse, começaram a achar que eu era gay e queriam que eu me sentisse a vontade com relação a isso), acho que as vezes por ser rígido é até pior, por que fica aquele desejo pelo "Proibido", acho que isso não interfere....
Ir para o topo Ir para baixo
~Viana
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
~Viana

Mensagens 6
Inscrição 20/01/2015

Escolha ou Origem? Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha ou Origem?   Escolha ou Origem? Empty31/1/2015, 15:25

Não sei se vcs já passaram por isso ( quem se define como homoafetivo) mas desde criança eu já tinha um jeito caracteristico.Por minha experiência acho que assexualidade foi uma escolha. Mas ser homoafetivo não. Complexo né?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Escolha ou Origem? Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha ou Origem?   Escolha ou Origem? Empty31/1/2015, 17:17

Na minha opinião a sexualidade é uma condição. Até porque se fosse uma escolha ninguém escolheria ter uma sexualidade vítima de tanto preconceito, desigualdade social ou deboche.

Vc pode escolher os tipos de experiências sexuais (românticas no caso dos assexuais) para satisfazer fantasias, desejos, suprir algum vazio ou pressão emocional. Independentemente das experiências sexuais (românticas no caso dos assexuais) que uma pessoa possa ter, acredito que a condição sexual dela continuará a mesma.

Aí vem a questão:

E se numa dessas experiências eu me apaixonar?
Dependendo do grau de carência e decepções vindas de relacionamentos anteriores, vc acaba optando por tentar fazer que dê certo com alguém que goste de vc. Claro que isso não é comum. Mas sei que há casos que isso realmente acontece.
Ir para o topo Ir para baixo
gmartines_
Novato(a)
Novato(a)
gmartines_

Mensagens 49
Inscrição 05/01/2014
Idade 28
Pensamento Por mais dificil que algo possa parecer, jamais desista antes de tentar
Gênero : Masculino

Escolha ou Origem? Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha ou Origem?   Escolha ou Origem? Empty31/1/2015, 18:19

Na minha opinião voce acaba se "descobrindo aos poucos".

Você, eu, Nós, somos diferentes, e não acho que escolhemos nossa preferencias sexuais e sim acabamos descobrindo com o passar da nossa idade, não sei se estão me entendendo ou se estou me interpretando muito bem, mas é isso ai que eu disse rs

Ir para o topo Ir para baixo
Perfil Desativado
Admin
Admin
Perfil Desativado

Mensagens 2516
Inscrição 16/04/2014
Idade 46
Pensamento "O amor está acima da morte, assim como como o céu, do oceano" (Jean Baptiste Henri Lacordaire)
Gênero : Masculino

Escolha ou Origem? Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha ou Origem?   Escolha ou Origem? Empty1/2/2015, 09:57

Opção é assumir/demonstrar claramente a (as)sexualidade ou não. A atração (física, sexual, romântica) simplesmente existe ou não. Então, ser sexual, assexual, homo, hetero, bi, trans, é uma condição.
Como bem disseram, sofrer preconceito não é uma escolha.
Ir para o topo Ir para baixo
http://vk.com/megasenaminhavida
hugolino
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
hugolino

Mensagens 12
Inscrição 14/01/2015

Escolha ou Origem? Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha ou Origem?   Escolha ou Origem? Empty2/2/2015, 03:58

Romântico escreveu:
Opção é assumir/demonstrar claramente a (as)sexualidade ou não. A atração (física, sexual, romântica) simplesmente existe ou não. Então, ser sexual, assexual, homo, hetero, bi, trans, é uma condição.
Como bem disseram, sofrer preconceito não é uma escolha.

Faço as palavras do amigo acima as minhas hahah

É uma origem, que tende a se mascarar pela bosta mal estrutura psicologicamente sociedade em que somos criados, com valores defasados, crenças lunáticas sendo impostar para avaliar situações químicas do próprio corpo humano e por ai vai.

Assim formam-se duas estradas, a "quando você se descobriu assim?" e a "quando você se assumiu pra você mesmo que era assim", mas é tudo uma questão de descoberta, origem, fim.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Escolha ou Origem? Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha ou Origem?   Escolha ou Origem? Empty11/2/2015, 22:48

[Já há uma data de tempo que queria fazer um tópico com este tema! Grande ~Viana! cheers ]

Esta questão dos fatores que podem influenciar a sexualidade em geral, não só a orientação sexual em particular, já há dezenas de anos que é estudada. 

Não conheço nenhum documentário onde tenha sido estudado o caso da assexualidade em particular mas já vi pelos menos três onde eram discutidos a "origem" da orientação sexual. Um dos casos que me ficou na cabeça foi o caso de dois irmãos gémeos que sempre viveram juntos, sempre estudaram nas mesmas escolas, sempre tiveram os mesmos amigos, nenhum deles teve qualquer trauma com terceiros e, mesmo assim, um era hetero e o outro era homossexual. Neste caso, os psicólogos que estavam a fazer o estudo concluíram que embora haja fatores do nosso meio social que durante a nossa vivência possam influenciar a orientação sexual, esta também é influenciada por fatores genéticos/biológicos.

Pessoalmente, penso que há influência do lado biológico, do lado social e do lado espiritual também. 

O lado biológico porque, pegando no exemplo que referi anteriormente e pegando na minha própria experiência, às vezes não temos quaisquer motivos/razões que "justifiquem" as minhas tendências. Aliás, isto acontece com tudo na nossa vida, não é exclusivo da parte da sexualidade. Por exemplo, quantas pessoas é que não ouvem um dado género de música que mais ninguém ouve na família e/ou no círculo de amigos? Na maioria das vezes, há muito a ideia de que nós ouvimos o que conhecemos, que ouvimos muito enquanto crescíamos e que nos habituámos a ouvir aquele género de música. 
No meu caso, atualmente realmente ouço muita música e algumas bandas que me lembro de ouvir na rádio quando era muito pequena mas passei toda a minha pré-adolescência e início de adolescência a ouvir pop (género que mais ouvia no meu círculo de amigos) e depois, do nada e sem qualquer razão, só ouço coisas mais pesadas, sobretudo na onda heavy e dark, ouço algum rap com letras que goste, que me digam alguma coisa e algum k-pop. Razões? Nenhumas! Não ouve mudança nenhuma na minha vida social mas ainda assim, por algum motivo, fui contra ao que conhecia e identifiquei-me mais com outro género. 
Religião! Exatamente a mesma história! A maioria dos meus amigos/família pensa que sou maluca, que tenho um distúrbio qualquer porque me identifico mais com as crenças pagãs, com movimentos religiosos dos quais eles nunca ouviram falar e ninguém, mas é que NINGUÉM, das pessoas que eu conhecia na altura em que passei a seguir as crenças pagãs se interessava minimamente seja pelo que for relativamente a religião. Mas, por algum motivo, religiões, movimentos religiosos, ordens, subculturas são dos temas que mais me interessam e que mais gosto de estudar.

Os mesmos argumentos que referi para a parte biológica, também posso utilizar para a parte espiritual. [Tão opostos e tão parecidos! sorrindo ] Considero-me uma pessoa espiritual por isso acredito que haja algum motivo, para além do que já vivi nesta vida, para ser como sou e identificar-me com o que me identifico. Mas esta deve ser a parte mais pessoal e individual de cada um, por isso nem adianta alongar-me muito nesta parte.

Última parte, a parte social. Apesar de ir muito contra os psicólogos e as teorias que apresentam para "justificar" uma orientação sexual, principalmente a assexualidade, eu realmente acredito que haja influência de um fator social. Não estou a falar no contexto de traumas/más experiências! [Que é a primeira coisa que nos tentam enfiar pela garganta abaixo quando nos identificamos como assexuais. :x ] Estou a falar da nossa sociedade em geral, do que vemos no nosso dia a dia. Por exemplo, todos nós já discutimos aqui inúmeras vezes que a nossa sociedade o sexo é tido como algo que toda a gente TEM de praticar! Ponto. Onde é que foi aquela ideia de que o sexo é para ser mantido com alguém que se gosta? Que estamos a partilhar algo intimo, que deve ser respeitado e não exposto ao mundo inteiro? Não me interpretem mal, sou super mente aberta, quem quiser sexo casual, faça desde que não me esfregue isso na cara e não me tente obrigar a mim a ir na cantiga, façam o quiserem! Mas caramba, não acho normal que eu vá uma discoteca ou um bar ou até a uma festa a casa de um(a) amigo(a), e que tenha sempre que aturar alguém a meter-me a mãozinha na perna ou nas costas. E, principalmente, se eu disser que não quero nada, que não estou interessada, não sou obrigada a ter que levar com bocas do tipo "estás-te a fazer difícil, sei bem o que tu queres! Fazem sempre de difíceis mas depois vão sempre." What?! NÃO! Não, não e não! Ninguém tem o direito de me julgar pelas atitudes dos outros. Recuso-me a aceitar isto!
Já pensei várias vezes nesta parte e penso que isto também deve influenciar bastante o número crescente de assexuais ou pelo menos deve influenciar a necessidade que a maioria dos assexuais têm de se assumir ou pelo menos encontrarem pessoas com quem falar. Aliás, nós vemos isto aqui no fórum. Basicamente, somos bombardeados com sexo todos os dias, o tema está em todo o lado: escolas, televisão, internet, discotecas, revistas, jornais, grupos de amigos... Nem sequer falam de/praticam sexo de forma saudável e pessoal. Falam aos sete ventos, fazem em qualquer casa de banho pública, só com o único intuito de aceder a uma espécie de estatuto social, como se fossem pessoas mais importantes e mais completas por andarem a saltar para cima de tudo o que mexe. Está a tornar-se um tema tão banal, tão comum que acredito que cada vez mais se venha a perder o interesse no tema e/ou na prática. Mas esta é apenas a minha opinião.

Com isto tudo, até me tinha esquecido de responder à pergunta concreta. Não acredito que seja uma opção. Acredito que nós tenhamos várias influências, de várias fontes, mas penso mesmo que não é uma opção nossa, nem consciente nem inconsciente. Faz parte de nós enquanto seres humanos, como tudo o resto e não vai mudar só porque acordamos, dizemos dez vezes "a partir de hoje vou ser sexual", mentalizamos e ao fim de uns dias pum, estamos "curados".
Ir para o topo Ir para baixo
 

Escolha ou Origem?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Pluri-romantismo espontâneo na relação assexual

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-