InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Perfil Desativado
Admin
Admin
Perfil Desativado

Mensagens 2516
Inscrição 16/04/2014
Idade 46
Pensamento "O amor está acima da morte, assim como como o céu, do oceano" (Jean Baptiste Henri Lacordaire)
Gênero : Masculino

Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos! Empty
MensagemAssunto: Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos!   Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos! Empty23/8/2017, 01:27

Pessoal, foi publicada na Revista Glamour uma reportagem sobre a Assexualidade, com parte da entrevista que concedi. sorrindo
Compartilho, abaixo, a matéria com vcs:

Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo
Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos!

21/08/2017 - 07h42 - Atualizado 21/08/2017 07h42 por GEIZA MARTINS

Sabe aquela imagem preconcebida de que o assexual não se relaciona amorosamente? Apague da sua mente, ela está errada. Assexualidade é um tema tão complexo, que sua explicação não cabe somente em uma frase. Pouco difundido, o conceito geralmente é associado a pessoas que não sentem interesse em fazer sexo. O que muitos não sabem é que há diferentes tipos de assexuais e alguns deles têm sexo em sua vida, ainda que em periodicidade e intensidade diferente dos sexuais.

“Sinto atração sexual, mas com menor frequência do que de amigos e amigas sexuais”, conta Romântico*, que pediu para ser identificado somente com o nickname usado por ele na Comunidade Assexual, uma plataforma virtual para assexuais e não assexuais interagirem, conversarem e aprenderem mais sobre o tema. Romântico não consegue especificar uma periodicidade, mas afirma que chega passar anos em abstinência. “Enquanto isso vejo que colegas meus, sexuais, quando ficam poucos meses sem sexo já estão 'subindo pelas paredes'”, diz. Ele se considera Gray-A, um tipo de assexual que sente atração de qualquer grau em determinados momentos da vida.

Nem aversão, nem castidade
A masturbação, por exemplo, está presente na vida de Romântico*, porém ocorre com frequência bem menor do que a dos sexuais. “Um assexual pode amar e ter um relacionamento normal com um homem ou mulher chegando até ao casamento, sem nunca ter necessidade de fazer sexo”, afirma o psicólogo Alessandro Vianna.

A assexualidade é, portanto, simplesmente a ausência de interesse por sexo. Uma pessoa pode apaixonar-se por outra, amá-la e ser feliz, sem nunca se sentir sexualmente atraída por ela. Romântico* confirma. “Já 'fiquei', já 'namorei'... com relação à atração romântica, não há grandes diferenças em relação aos sexuais. Já quanto à sexual... acho que a médio/longo prazo teria problemas se namorasse uma sexual, em especial se a libido dela fosse grande”.

Dicionário da assexualidade
Vamos fazer uma analogia. Imagine que a assexualidade é uma árvore e que, na base dela, estão suas ramificações: os assexuais, os gray-As, demissexuais, arromânticos, românticos, entre outros. Para entendermos melhor cada um deles, vamos fazer um minidicionário:

Gray-A: experienciam atração sexual, mas possuem baixo desejo sexual. E essa atração pode ser sentida em determinados momentos da vida, mas não é constante. Estão entre os assexuais e os sexuais.
Demissexuais: aqueles que sentem atração sexual apenas aos indivíduos com quem desenvolvem uma relação/ligação emocional e/ou intelectual. O envolvimento é praticamente um pré-requisito para sentir atração. Estão entre os assexuais e os sexuais.
Românticos: desejam uma parceria amorosa, mas não sentem atração sexual por ela.
Arromânticos: amizades e outros tipos de relacionamentos que não sejam românticos são o que movimentam a vida dos arromânticos.

Prazeres diversos
A assexualidade não identifica algo que a pessoa escolheu e sim o que ela sente. “Elas possuem necessidades emocionais e sentem atração por outros (como qualquer humano)”, comenta Alessandro. É importante destacar que a assexualidade não é a mesma coisa do que ter baixos níveis de libido por problemas médicos ou de saúde. E tampouco está relacionada a repressão de desejos sexuais.

Segundo o Alexandre, as partes do corpo que nos dão prazer não têm qualquer ligação com a nossa orientação sexual. “No caso dos assexuais, o prazer físico pode ocorrer desassociado à libido (desejo). Pode perfeitamente trocar carícias com outras pessoas, mas isso não faz com que ele sinta atração pelas mesmas”, explica. Outra coisa que as pessoas confundem muito é o "não gostar de sexo" com ser assexual. “Quem não gosta de sexo está enquadrado em assexuado e não necessariamente em assexual. Pode parecer paradoxal, mas um assexual pode gostar de sexo pelo prazer que ele proporciona mesmo que não sinta atração por ninguém”, comenta.

Masturbação, um campo frequentado
Vale ressaltar que, baseado em várias pesquisas, em termos numéricos, cerca de 50% das mulheres assexuais e em média 75% dos homens assexuais dizem que se masturbam normalmente e têm fantasias sexuais. Segundo o psicólogo, uma pessoa assexual pode desenvolver fantasias para estimular seus instintos na hora da masturbação, por exemplo, e para isso ela não precisa se sentir atraída por ninguém. “Elas apenas não sentem atração sexual por outros indivíduos. No caso do homem, por exemplo, o fator ereção acontece normalmente”.

Como saber se você é assexual?
*Romântico se descobriu Gray-A após ler uma reportagem. Ele se identificou com algumas situações e buscou mais informações no fórum Comunidade Assexual. “Recomendo a quem deseja se conhecer melhor e fugir das armadilhas, que se cadastre no fórum da Comunidade Assexual. Há bastante conteúdo interessante e gratuito lá”, finaliza.

Fonte: http://revistaglamour.globo.com/Amor-Sexo/noticia/2017/08/assexualidade-entenda-ausencia-de-interesse-por-sexo.html
Ir para o topo Ir para baixo
http://vk.com/megasenaminhavida
Midori Shoujo Tsubaki
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Midori Shoujo Tsubaki

Mensagens 1234
Inscrição 21/05/2014
Idade 33
Pensamento Ahhh...se o mundo inteiro me pudesse ouvir... tenho muito pra contar... dizer que aprendi...
Gênero : Feminino

Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos! Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos!   Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos! Empty23/8/2017, 10:47

Muitto interessante a reportagem!
Ir para o topo Ir para baixo
Perfil Desativado
Admin
Admin
Perfil Desativado

Mensagens 2516
Inscrição 16/04/2014
Idade 46
Pensamento "O amor está acima da morte, assim como como o céu, do oceano" (Jean Baptiste Henri Lacordaire)
Gênero : Masculino

Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos! Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos!   Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos! Empty5/10/2017, 05:36

Mais uma reportagem publicada no portal da Globo!

Por que não quero ter relações sexuais com o homem que eu amo

Inicialmente Stacey pensou que isso não fosse normal, depois achou que estivesse doente - até que descobriu que era assexual.

Acredita-se que cerca de 1% a 3% da população seja assexual, ou seja, não sinta nenhuma atração sexual por outras pessoas. Por anos, Stacey se perguntou por que ela não queria fazer sexo com ninguém, nem mesmo com seu marido. Como ela explica no depoimento a seguir, dado à BBC Radio 4, foi sua médica quem lhe explicou o que realmente estava acontecendo.

"Durante muito tempo eu achei que eu tinha algum tipo de problema mental ou físico. Eu pensava que não era normal não querer fazer sexo com outras pessoas.

Amigas me falavam sobre seus namorados, ou sobre famosos com quem elas gostariam de ir para a cama, e eu simplesmente não pensava em ninguém com essa conotação sexual.

Comecei a notar quando tinha 20 e poucos anos, mas não conversava com ninguém sobre isso porque pensava que iam me achar estranha.

Assexualidade existe dentro de um espectro. Então, embora eu não me sinta sexualmente atraída por pessoas, eu me envolvo romanticamente.

Eu tinha conhecido meu namorado - que hoje é meu marido - quando tinha 19 anos, e não sabia o que era assexualidade na época. Então só achei que era maluca, tinha ficado pra trás ou algo assim.
Eu sabia que o amava muito, e tinha 100% de certeza que iria dizer 'sim' se ele me pedisse em casamento, pois queria passar o resto da vida com ele. 'Então por que eu não quero fazer sexo com ele?', eu pensava. 'Isso é loucura'."

Descoberta

Stacey falou ao programa iPM, da BBC Radio 4.

"Eu e meu marido meio que embarcamos em uma jornada de descoberta juntos. Ele dizia: 'eu te amo, estou apaixonado por você. Vou esperar o quanto for preciso, se é que algum dia vai acontecer.'
Ele me apoiou muito e nunca tentou me forçar a fazer algo que me deixasse desconfortável.

As normais sociais sugerem que sexo e filhos são o caminho para avançar em um relacionamento. Todos os meus amigos estavam se casando e tendo bebês. Eu pensava: 'Oh, céus, existe essa expectativa de que eu deveria estar dormindo com meu marido e tendo filhos'.

Comecei a ter um pesadelo recorrente de que meu marido iria me trocar por alguém que era exatamente como eu fisicamente, mas que iria de fato fazer sexo com ele. Cheguei a um ponto no qual minhas próprias ansiedades estavam me tornando insuportável.

Aí me dei conta de que precisava descobrir o que estava acontecendo. Tinha uns 27 ou 28 anos.
Cometi o grande erro de procurar na internet por razões médicas que poderiam causar um baixo apetite sexual. Foi um erro enorme. Havia uma série de coisas simples como níveis de hormônio, mas o que me chamou a atenção foi a possibilidade de ser um tumor no cérebro.

Comecei a surtar -- pensei que estava morrendo por causa de um câncer no cérebro. Fui ao médico e perguntei: 'olha, é sério? Eu vou morrer?'.

Ela me disse: 'Calma, você provavelmente é só assexual'. E eu: 'O que é isso?'. Nunca tinha ouvido esse termo antes.

Ela me indicou alguns sites e foi como se eu tivesse finalmente encontrado a minha turma. Foi muito animador.

Pesquisei sobre o assunto e comecei a me sentir muito mais confortável comigo mesma. Conversei com meu marido e disse que isso excluía a possibilidade de sexo permanentemente.
Ele disse que já tinha assumido que seria assim de qualquer forma, então estava tudo bem. Ele tem sido ótimo, muito compreensivo. Gosto de pensar que é por causa da minha personalidade que ele pensa: 'Preciso segurar essa aí'.

Nunca senti o que a maioria das pessoas descreveria como 'excitação sexual'. Se eu sinto algo do tipo, é bem pequeno, minúsculo, como uma coceirinha. É mais como algo biológico do que uma vontade de estar com outra pessoa.

Muitas pessoas assexuais se sentem confortáveis em fazer sexo depois que constroem um relacionamento com alguém - a assexualidade é um espectro. Mas no meu caso, todas as vezes que cheguei remotamente perto, meu corpo todo se retraiu, como se dissesse: 'Não, não, obrigado, pare com isso, não vai rolar'.
A maioria das pessoas imediatamente diz: 'Oh meu Deus, como você vai ter filhos?'. Bom, se eu quisesse, existem vários métodos para isso.

Faz apenas uns três ou quatro anos que eu descobri sobre a assexualidade. Gosto desse rótulo porque ele me ajudou a entender quem eu sou, como me comporto e como minha mente funciona."

Mais visões

Outros ouvintes do programa iPM, ao qual Stacey deu seu depoimento, comentaram o assunto.
Lucy, de 60 anos, disse que nunca havia conhecido outra pessoa que, como ela, fosse assexual. "Eu nunca tinha visto ninguém nem ao menos reconhecer a existência disso", afirmou ela.

Scott disse que percebeu reações negativas quando tentou se abrir para as pessoas sobre o problema. "Um grupo de amigos da universidade organizou uma saída à noite para me 'ajudar' a perder a virgindade, sem se importar com o fato de que eu nunca ter feito sexo era resultado da minha assexualidade", contou ele.

"Eu recebi desprezo, descrença e nojo quando compartilhei minha assexualidade com outras pessoas. Elas me diziam que 'não era algo real' e que eu estava inventando para chamar atenção. Só agora comecei a pensar em mim mesmo como um ser humano completo, sem 'peças faltando'", disse um ouvinte anônimo de 14 anos.

Dani disse que não tem problemas com contato físico. "Eu só não vejo outras pessoas como alvos sexuais. Embora eu nunca tenha discutido isso com minha mãe, ela não é cega ao fato de que eu vivo feliz sozinha, sem filhos, e que eu não tenho nenhum interesse em namorar", relatou ela.

"Minha mãe chegou a ponto de chorar, com medo de que fosse algo que ela fez que tivesse me deixado... anormal."

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/por-que-nao-quero-ter-relacoes-sexuais-com-o-homem-que-eu-amo.ghtml
Ir para o topo Ir para baixo
http://vk.com/megasenaminhavida
Xingmi
Aprendiz
Aprendiz
Xingmi

Mensagens 127
Inscrição 03/07/2015
Idade 30
Pensamento Tudo o que você quer está a um sonho de distância
Gênero : Masculino

Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos! Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos!   Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos! Empty5/10/2017, 19:36

Parabéns Romântico, não acho que conseguiria dar uma entrevista nelhor que a sua, muito explicativa e lógica.
A da globo apareceu no meu feed, e o Catraca Livre postou tb uma matéria sobre. Eu fiquei impressionada com tanta gente levando assexualidade como distúrbio. Porque na maioria dos casos, as pessoas estão mais "se metendo" pra ditar que vc TEM que fazer sexo do que uma certa "preocupação" em si.
Ir para o topo Ir para baixo
Perfil Desativado
Admin
Admin
Perfil Desativado

Mensagens 2516
Inscrição 16/04/2014
Idade 46
Pensamento "O amor está acima da morte, assim como como o céu, do oceano" (Jean Baptiste Henri Lacordaire)
Gênero : Masculino

Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos! Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos!   Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos! Empty6/10/2017, 06:57

Xingmi escreveu:
Parabéns Romântico, não acho que conseguiria dar uma entrevista nelhor que a sua, muito explicativa e lógica.
A da globo apareceu no meu feed, e o Catraca Livre postou tb uma matéria sobre. Eu fiquei impressionada com tanta gente levando assexualidade como distúrbio. Porque na maioria dos casos, as pessoas estão mais "se metendo" pra ditar que vc TEM que fazer sexo do que uma certa "preocupação" em si.
Obrigado, Xingmi! sorrindo Achei bacana o fato da Geiza ter me perguntado sobre como é ser Gray-A, poder falar um pouco a respeito... porque na maioria das matérias sobre a assexualidade, o foco costuma ser nos assexuais românticos e arromânticos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://vk.com/megasenaminhavida
sol
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
sol

Mensagens 3
Inscrição 07/10/2017
Idade 55
Gênero : Feminino

Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos! Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos!   Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos! Empty7/10/2017, 21:24

descobri só hoje, com 49 anos que existem pessoas como eu, e que existe até um nome assexualidade, estou surpresa
Ir para o topo Ir para baixo
 

Assexualidade: entenda a ausência de interesse por sexo / Ao contrário do que se pensa, pessoas assexuais podem, sim, se masturbar e ter relacionamentos amorosos!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Existem relacionamentos amorosos saudáveis sem sexo?
» Pessoas NEGRAS podem ser assexuadas?
» Júlio Responde: Pessoas "normais" podem ser assexuais?
» Sentir vergonha com uma pessoa de forma mais íntima é sinal de espectro assexual?
» assexuais podem ficar excitados, e podem gostar de alguem, ou so se sentir atrado por uma pessoa em especial?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Visibilidade assexual e chamadas para entrevistas-