InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 O Vício do Isolamento Social

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Shipow
Mestre
Mestre
Shipow

Mensagens 578
Inscrição 15/03/2018
Idade 45
Pensamento Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança. Todo mundo é composto de mudança, tomando-se sempre novas qualidades.
Gênero : Masculino

O Vício do Isolamento Social Empty
MensagemAssunto: O Vício do Isolamento Social   O Vício do Isolamento Social Empty24/11/2019, 13:23

Não é incomum entre os aces o isolamento social seja por timidez, medo de rejeição, chacota ou a incompreensão das pessoas em volta.
Desde jovem eu caminhava só, não me enturmava, os assuntos que me interessam se distinguiam totalmente dos colegas de minha idade, e, assim, sem amigos, sem namoradas esse comportamento se estendeu a vida adulta.
Ficar só não me incomodava, pois, eu nem sabia como era ter companhia para comparar se seria melhor. Rssss
Aproveitei meu tempo livre para aprender: Conquistei uma boa função pública, duas faculdades, aprendi linguas estrangeiras. Em algumas de minhas férias em que eu não queria viajar, passava meu tempo fazendo pinturas em estatuetas de gesso ou quadros a óleo. As vezes escrevia muitos textos onde eu expunha meus questionamentos do sentido da vida. Aprendi aqui no fórum que eu tinha a síndrome de Hikikomori. Só saía de casa para trabalhar e o restante de meu tempo, eu queria estar só em meu mundo. Não visitava ninguem e ninguem me visitava, além que recusava qualquer convite social. Não queria ninguem pertubando minha paz e nem tampouco ser incomodado pelos problemas dos outros. Evitava as pessoas para não me magoarem ou se aproveitarem de mim.  Cada um com seus problemas, pensava.
Todavia, aprendi que meu comportamento não me tornava uma pessoa melhor. Minha vida era vazia, minhas viagens não tinha magia. Eu me entretinha fotografando, filmando, mas não tinha pra quem mostrar.
Pq estou compartilhando tudo isso com vcs????
Pq é incrível como a experiencia e a maturidade nos transformam.

Hoje procurei ajuda pisicológica para trabalhar o meu vício do isolamento social e está sendo ótimo!
Estou fazendo trabalho voluntário;
Tenho me dedicado a encontrar com mais frequencia alguns amigos próximos. E eu não poderia imaginar que sentar pra tomar um simples café da tarde e prosear me fariam tão bem.

Ultimamente, tenho recebido diversos agradecimentos dos lugares em que tenho trabalhado como voluntário pela minha ajuda, assim como amigos agradecendo pelo meu apoio e amizade. E tenho refletido:

A vida é para ser compartilhada e ao fazer algo por alguem estou ajudando mais a mim mesmo que a outra pessoa. Eu é que estou sendo abençoado por ter pessoas maravilhosas perto de mim que a maior parte da vida evitei.

Vício não é só bebida, drogas e etc. Existem muitas formas de vício e o isolamento social é um deles.
Nunca é tarde para mudar. É aceitar, escolher ser e fazer diferente um pouquinho de cada vez.

"...todo mundo é composto de mudanças tomando-se sempre novas qualidades..."
Ir para o topo Ir para baixo
2021
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
2021

Mensagens 13
Inscrição 07/11/2019
Idade 51
Pensamento Respeito e' bom ! E eu gosto !
Gênero : Feminino

O Vício do Isolamento Social Empty
MensagemAssunto: Re: O Vício do Isolamento Social   O Vício do Isolamento Social Empty24/11/2019, 17:58

Olá Shipow, agradeço em - nome do grupo- pelo testemunho.
Ainda não estou evoluída, como você, para dar o passo anti- isolamento. Realmente, só saio para trabalhar e realizar atividades necessárias ( mercado, dar a voltinha com as cachorrinhas, etc). Adoro ficar em casa e quando saio, o lugar preferido é o café da livraria cultura; onde tomo o meu café e fico em paz lendo. Enfim, cada um no seu tempo.
Mais uma vez, parabéns pela escolha do tópico
Boa semana
Ir para o topo Ir para baixo
Shipow
Mestre
Mestre
Shipow

Mensagens 578
Inscrição 15/03/2018
Idade 45
Pensamento Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança. Todo mundo é composto de mudança, tomando-se sempre novas qualidades.
Gênero : Masculino

O Vício do Isolamento Social Empty
MensagemAssunto: Re: O Vício do Isolamento Social   O Vício do Isolamento Social Empty4/12/2019, 22:27

Quero compartilhar um texto oficial meu sobre este tema:

O VICIO DO ISOLAMENTO SOCIAL

Em um mundo cada vez mais conectado, globalizado, marca de tempos tecnológicos, por que o isolamento social tem se tornado uma triste realidade entre as pessoas?
O número de indivíduos que evitam – voluntariamente ou não – qualquer interação social tem crescido de maneira significativa, principalmente entre os jovens. Elas se veem “desconectadas” do mundo, não se sentem fazendo parte de nenhum grupo social ou lugar, mesmo que estejam rodeadas de amigos ou familiares. Fenômeno que deveria ser discutido, pois, são quadros que trazem prejuízo à saúde física, mental e espiritual do indivíduo.
No japão, esta síndrome é chamada de HIKIKOMORI (significa “estar confinado”), pois, estima-se que meio milhão de pessoas vivam reclusas no país.
Acredito que as principais causas, seriam desencadeadas pela pressão social e o cruel sentimento de competição na escola, no trabalho ou mesmo dentro de casa. Muitos evitam de sair por entender que o mundo é um lugar hostil e agressivo. Daí sentem um medo profundo de deixar seu ambiente de segurança e preferem ficar trancados em casa, mergulhados em um completo isolamento social.
Estas pessoas costumam se fechar por dias, meses ou anos, e, passam o tempo dormindo, assistido televisão, em jogos eletrônicos, lendo ou imersos em um mundo virtual.
A tecnologia não seria a principal causa, mas ajuda e muito a reforça-la. O mundo fantástico e viciante das novas tecnologias como a realidade virtual e uma interação cada vez maior dos seres humanos com as maquinas e robôs, onde solicitamos e somos atendidos imediatamente vão fazendo com que a interação entre as pessoas se torne sem graça. Fato evidenciado em grupos de amigos ou familiares, que mesmo estando sentados a mesma mesa, a interação com o celular se torna mais interessante que uma conversa olho no olho.
Não é incomum pessoas que se lançam a esta síndrome serem dominadas pela tristeza e a profunda desilusão com a vida levando-as ao suicídio.
Agora por que mencionei esta síndrome como vício?
Porque é incrível a facilidade do ser humano de se adaptar a uma determinada situação e de se acomodar. O hábito tras a acomodancia, e, que em determinado momento já não se sabe mais como sair ou como fazer diferente. Como os acumuladores que iniciam comprando um objeto aqui e ali ou comprando qualquer coisa na internet, e, com o tempo já se formou montanhas de coisas preenchendo todos os espaços da casa. Para o acumulador se torna natural viver desta forma, e para quem olha de fora diz: Isso é um distúrbio. Por que não busca ajuda? Porque ele não sabe que tem um problema, além que esta acumulação é somente a ponta de um iceberg para algo mais profundo como um trauma ou uma fuga.
O hábito de uma conduta se torna um vício, como acontece em pessoas que já se encontram sozinhas/solteiras por longos períodos. Elas se enchem de manias e rotinas que, dificilmente abandonarão para se adequar as manias de outra pessoa por fata de paciência, pois, não querem deixar sua zona de conforto, optando assim a continuarem como estão.
O crescimento de pessoas que optam por morar sozinhas é uma tendência que só cresce ultimamente, e as razoes pode ser a busca pela independência ou isolamento. Esse desejo de morar sozinho é motivado pelo sentimento de não se encaixar em determinado núcleo de pessoas ou é para construção de uma conquista pessoal? Cada caso é um caso, porém, o que observo é que as pessoas, neste patamar, profissionalmente estão muito bem, mas possuem pouca ou nenhuma vida social nem mesmo com a família.
Assim sendo, o fato é que o comportamento das pessoas está mudando, a forma de interação já não é mais a mesma, e, com tanta informação e invenções que nos bombardeiam a todo momento vamos nos esquecendo de olhar para quem está ao lado, pertinho de nós. Vamos nos esquecendo como é se colocar no lugar do outro, a ter cada vez menos empatia. Os valores familiares e morais já a muito tempo já não são os mesmos. E o que sobra?
Eis a questão.
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago
Sabido(a)
Sabido(a)
Tiago

Mensagens 295
Inscrição 15/02/2019
Idade 33
Pensamento "Rótulos carregam expectativas sociais e também pessoais, alimentadas pelo social." Laura Pires
Gênero : Masculino

O Vício do Isolamento Social Empty
MensagemAssunto: Re: O Vício do Isolamento Social   O Vício do Isolamento Social Empty5/12/2019, 13:35

Interessante, não tinha parado pra pensar sobre isso. Eu também posso me enquadrar nesse vício, sempre fui uma pessoa socialmente isolada, com poucos amigos e nunca foi algo que me incomodou tanto (talvez só na época em que tentava me encaixar e me comparar com outras pessoas), gosto da paz da minha casa, dos meus jogos e animes. Mas se parar pra pensar, você acaba perdendo muita coisa com esse comodismo. Penso que no meu caso por não gostar tanto de interagir com pessoas (o que é meio contraditório pois gosto de conhecer as pessoas de saber de seus interesses e gostos) e talvez o fato de não gostar de interagir se deva mais ao medo da rejeição ou algo assim. Mas então, você se adapta mesmo com a solidão a ponto de ela se tornar confortável. E isso deva mesmo fazer mal a nós humanos, que somos seres sociais no qual a interação teve papel importante na nossa evolução, hoje parece estar havendo um sentido inverso.

Obrigado pelo relato Shipow, isso é algo a se pensar, e pra tentar sair desse isolamento que é tão confortável, assim como aprender a ter medo das interações!
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

O Vício do Isolamento Social Empty
MensagemAssunto: Re: O Vício do Isolamento Social   O Vício do Isolamento Social Empty20/1/2020, 11:25

Eu me planejo me isolar da vida, eu entendo que a felicidade é dividir a vida, mas penso que não vale mais a pena me expor e participar de uma sociedade que não me dá em troca o que preciso.

Vou me dedicar aos estudos a poucos contatos, mas preciso me mudar pra um lugar que facilite meu isolamento, e isso é um processo que vai levar tempo, mas é o preço.

Eu tenho tendência ao suicídio e me isolar pode favorecer isso, mas, sabe, acho que nada vale a pena mais.
Ir para o topo Ir para baixo
Sam
Admin
Admin
Sam

Mensagens 1756
Inscrição 03/04/2012
Idade 35
Gênero : Masculino

O Vício do Isolamento Social Empty
MensagemAssunto: Re: O Vício do Isolamento Social   O Vício do Isolamento Social Empty20/1/2020, 14:43

Jojo Fowl escreveu:
Eu me planejo me isolar da vida, eu entendo que a felicidade é dividir a vida, mas penso que não vale mais a pena me expor e participar de uma sociedade que não me dá em troca o que preciso.

Vou me dedicar aos estudos a poucos contatos, mas preciso me mudar pra um lugar que facilite meu isolamento, e isso é um processo que vai levar tempo, mas é o preço.

Eu tenho tendência ao suicídio e me isolar pode favorecer isso, mas, sabe, acho que nada vale a pena mais.

Inevitavelmente acabamos aprendendo um pouco (sei que é bem pouco) sobre os membros de longa data. No seu caso, lembro que não é a primeira vez que você fala sobre essa ideia e também, não sei se está lembrada, não á a primeira vez que faço algum comentário.

Espero que não tenha a impressão de que estou tentando intrometer na sua vida, apenas gostaria de saber o que você tem feito para lidar com essa situação. Já fez terapia, por exemplo? Se não quiser responder, tudo bem.


"Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança" (Três Dias, Marcelo Camelo)


https://www.assexualidade.com.br/
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

O Vício do Isolamento Social Empty
MensagemAssunto: Re: O Vício do Isolamento Social   O Vício do Isolamento Social Empty21/1/2020, 09:02

Sam escreveu:
Jojo Fowl escreveu:
Eu me planejo me isolar da vida, eu entendo que a felicidade é dividir a vida, mas penso que não vale mais a pena me expor e participar de uma sociedade que não me dá em troca o que preciso.

Vou me dedicar aos estudos a poucos contatos, mas preciso me mudar pra um lugar que facilite meu isolamento, e isso é um processo que vai levar tempo, mas é o preço.

Eu tenho tendência ao suicídio e me isolar pode favorecer isso, mas, sabe, acho que nada vale a pena mais.

Inevitavelmente acabamos aprendendo um pouco (sei que é bem pouco) sobre os membros de longa data. No seu caso, lembro que não é a primeira vez que você fala sobre essa ideia e também, não sei se está lembrada, não á a primeira vez que faço algum comentário.

Espero que não tenha a impressão de que estou tentando intrometer na sua vida, apenas gostaria de saber o que você tem feito para lidar com essa situação. Já fez terapia, por exemplo? Se não quiser responder, tudo bem.

Eu já me trato a anos, e vou até mudar de psiquiatra, talvez meu único contato seja com eles e poucas pessoas.
Eu estou psicologicamente exausta, não consigo mais interagir.

Eu não fui feita para viver no Brasil.
Ir para o topo Ir para baixo
Marggiel Fonseca
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Marggiel Fonseca

Mensagens 12
Inscrição 17/01/2020
Idade 32
Pensamento Alone
Gênero : Feminino

O Vício do Isolamento Social Empty
MensagemAssunto: O Vício do Isolamento Social    O Vício do Isolamento Social Empty21/1/2020, 18:19

Otímo texto para se refletir ! estou a cada dia mais viciada no isolamento social , fico dias e dias em entrar nas redes sócias , e pra mim é tranquilo .
adoro ficar sozinha , estou mentalmente exausta , ñ tenho mais paciência para interagir com as pessoas no whatts ou face da vida , ñ vejo mais sentindo em ficar postando coisas engraçadas no face .
coloco uma mascara feliz diariamente , para ñ ter q lidar com perguntas do tipo (vc está bem ?? ) , pq sei q a pessoa tbm ñ vai saber lidar com a minha verdade. nem com amigos próximos consigo conversar , pq odeio incomodar as pessoas com meus dramas .
Ir para o topo Ir para baixo
Wings
Aprendiz
Aprendiz
Wings

Mensagens 107
Inscrição 24/12/2019
Idade 25
Pensamento Oh, eu não preciso de uma mão para segurar Mesmo quando a noite está fria Eu tenho aquele fogo na minha alma
Gênero : Masculino

O Vício do Isolamento Social Empty
MensagemAssunto: Re: O Vício do Isolamento Social   O Vício do Isolamento Social Empty21/1/2020, 18:38

Já tive minha época de isolamento, até as redes sociais eu deletei, hoje digo que estou numa etapa de descobrimento e interação com as pessoas e com a vida.
Ir para o topo Ir para baixo
Sam
Admin
Admin
Sam

Mensagens 1756
Inscrição 03/04/2012
Idade 35
Gênero : Masculino

O Vício do Isolamento Social Empty
MensagemAssunto: Re: O Vício do Isolamento Social   O Vício do Isolamento Social Empty23/1/2020, 21:00

Jojo Fowl escreveu:
Eu já me trato a anos, e vou até mudar de psiquiatra, talvez meu único contato seja com eles e poucas pessoas.
Eu estou psicologicamente exausta, não consigo mais interagir.

Eu não fui feita para viver no Brasil.

Considerando o que vem passando, a ideia de mudar é muito boa! Sei por experiência própria que pode dar muito certo.
Não digo isso considerando que o profissional seja ruim, é pensando no fato de pessoas diferentes trazerem contribuições diferentes para nossa vida.

Espero que a mudança seja positiva! sorrindo


"Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança" (Três Dias, Marcelo Camelo)


https://www.assexualidade.com.br/
Ir para o topo Ir para baixo
Perfil Desativado
Admin
Admin
Perfil Desativado

Mensagens 2516
Inscrição 16/04/2014
Idade 46
Pensamento "O amor está acima da morte, assim como como o céu, do oceano" (Jean Baptiste Henri Lacordaire)
Gênero : Masculino

O Vício do Isolamento Social Empty
MensagemAssunto: Re: O Vício do Isolamento Social   O Vício do Isolamento Social Empty25/1/2020, 06:15

Shipow escreveu:
Não é incomum entre os aces o isolamento social seja por timidez, medo de rejeição, chacota ou a incompreensão das pessoas em volta.
Desde jovem eu caminhava só, não me enturmava, os assuntos que me interessam se distinguiam totalmente dos colegas de minha idade, e, assim, sem amigos, sem namoradas esse comportamento se estendeu a vida adulta.
Ficar só não me incomodava, pois, eu nem sabia como era ter companhia para comparar se seria melhor. Rssss
Aproveitei meu tempo livre para aprender: Conquistei uma boa função pública, duas faculdades, aprendi linguas estrangeiras. Em algumas de minhas férias em que eu não queria viajar, passava meu tempo fazendo pinturas em estatuetas de gesso ou quadros a óleo. As vezes escrevia muitos textos onde eu expunha meus questionamentos do sentido da vida. Aprendi aqui no fórum que eu tinha a síndrome de Hikikomori. Só saía de casa para trabalhar e o restante de meu tempo, eu queria estar só em meu mundo. Não visitava ninguem e ninguem me visitava, além que recusava qualquer convite social. Não queria ninguem pertubando minha paz e nem tampouco ser incomodado pelos problemas dos outros. Evitava as pessoas para não me magoarem ou se aproveitarem de mim.  Cada um com seus problemas, pensava.
Todavia, aprendi que meu comportamento não me tornava uma pessoa melhor. Minha vida era vazia, minhas viagens não tinha magia. Eu me entretinha fotografando, filmando, mas não tinha pra quem mostrar.
Pq estou compartilhando tudo isso com vcs????
Pq é incrível como a experiencia e a maturidade nos transformam.

Hoje procurei ajuda pisicológica para trabalhar o meu vício do isolamento social e está sendo ótimo!
Estou fazendo trabalho voluntário;
Tenho me dedicado a encontrar com mais frequencia alguns amigos próximos. E eu não poderia imaginar que sentar pra tomar um simples café da tarde e prosear me fariam tão bem.

Ultimamente, tenho recebido diversos agradecimentos dos lugares em que tenho trabalhado como voluntário pela minha ajuda, assim como amigos agradecendo pelo meu apoio e amizade. E tenho refletido:

A vida é para ser compartilhada e ao fazer algo por alguem estou ajudando mais a mim mesmo que a outra pessoa. Eu é que estou sendo abençoado por ter pessoas maravilhosas perto de mim que a maior parte da vida evitei.

Vício não é só bebida, drogas e etc. Existem muitas formas de vício e o isolamento social é um deles.
Nunca é tarde para mudar. É aceitar, escolher ser e fazer diferente um pouquinho de cada vez.

"...todo mundo é composto de mudanças tomando-se sempre novas qualidades..."
Muito bacana o seu depoimento, Shipow!
Bom saber que procurou auxílio profissional para melhorar essa questão do isolamento.
E com o trabalho voluntário, além de fazer o bem para outras pessoas, tem conhecido gente legal também. sorrindo
Ir para o topo Ir para baixo
http://vk.com/megasenaminhavida
Hinagiku
Sabido(a)
Sabido(a)
Hinagiku

Mensagens 408
Inscrição 18/05/2016
Idade 37
Pensamento "Tudo é Um e Um é Tudo"
Gênero : Feminino

O Vício do Isolamento Social Empty
MensagemAssunto: Re: O Vício do Isolamento Social   O Vício do Isolamento Social Empty2/7/2020, 14:24

Shipow escreveu:
Quero compartilhar um texto oficial meu sobre este tema:

O VICIO DO ISOLAMENTO SOCIAL

Em um mundo cada vez mais conectado, globalizado, marca de tempos tecnológicos, por que o isolamento social tem se tornado uma triste realidade entre as pessoas?
O número de indivíduos que evitam – voluntariamente ou não – qualquer interação social tem crescido de maneira significativa, principalmente entre os jovens. Elas se veem “desconectadas” do mundo, não se sentem fazendo parte de nenhum grupo social ou lugar, mesmo que estejam rodeadas de amigos ou familiares. Fenômeno que deveria ser discutido, pois, são quadros que trazem prejuízo à saúde física, mental e espiritual do indivíduo.
No japão, esta síndrome é chamada de HIKIKOMORI (significa “estar confinado”), pois, estima-se que meio milhão de pessoas vivam reclusas no país.
Acredito que as principais causas, seriam desencadeadas pela pressão social e o cruel sentimento de competição na escola, no trabalho ou mesmo dentro de casa. Muitos evitam de sair por entender que o mundo é um lugar hostil e agressivo. Daí sentem um medo profundo de deixar seu ambiente de segurança e preferem ficar trancados em casa, mergulhados em um completo isolamento social.
Estas pessoas costumam se fechar por dias, meses ou anos, e, passam o tempo dormindo, assistido televisão, em jogos eletrônicos, lendo ou imersos em um mundo virtual.
A tecnologia não seria a principal causa, mas ajuda e muito a reforça-la. O mundo fantástico e viciante das novas tecnologias como a realidade virtual e uma interação cada vez maior dos seres humanos com as maquinas e robôs, onde solicitamos e somos atendidos imediatamente vão fazendo com que a interação entre as pessoas se torne sem graça. Fato evidenciado em grupos de amigos ou familiares, que mesmo estando sentados a mesma mesa, a interação com o celular se torna mais interessante que uma conversa olho no olho.
Não é incomum pessoas que se lançam a esta síndrome serem dominadas pela tristeza e a profunda desilusão com a vida levando-as ao suicídio.
Agora por que mencionei esta síndrome como vício?
Porque é incrível a facilidade do ser humano de se adaptar a uma determinada situação e de se acomodar. O hábito tras a acomodancia, e, que em determinado momento já não se sabe mais como sair ou como fazer diferente. Como os acumuladores que iniciam comprando um objeto aqui e ali ou comprando qualquer coisa na internet, e, com o tempo já se formou montanhas de coisas preenchendo todos os espaços da casa. Para o acumulador se torna natural viver desta forma, e para quem olha de fora diz: Isso é um distúrbio. Por que não busca ajuda? Porque ele não sabe que tem um problema, além que esta acumulação é somente a ponta de um iceberg para algo mais profundo como um trauma ou uma fuga.
O hábito de uma conduta se torna um vício, como acontece em pessoas que já se encontram sozinhas/solteiras por longos períodos. Elas se enchem de manias e rotinas que, dificilmente abandonarão para se adequar as manias de outra pessoa por fata de paciência, pois, não querem deixar sua zona de conforto, optando assim a continuarem como estão.
O crescimento de pessoas que optam por morar sozinhas é uma tendência que só cresce ultimamente, e as razoes pode ser a busca pela independência ou isolamento. Esse desejo de morar sozinho é motivado pelo sentimento de não se encaixar em determinado núcleo de pessoas ou é para construção de uma conquista pessoal? Cada caso é um caso, porém, o que observo é que as pessoas, neste patamar, profissionalmente estão muito bem, mas possuem pouca ou nenhuma vida social nem mesmo com a família.
Assim sendo, o fato é que o comportamento das pessoas está mudando, a forma de interação já não é mais a mesma, e, com tanta informação e invenções que nos bombardeiam a todo momento vamos nos esquecendo de olhar para quem está ao lado, pertinho de nós. Vamos nos esquecendo como é se colocar no lugar do outro, a ter cada vez menos empatia. Os valores familiares e morais já a muito tempo já não são os mesmos. E o que sobra?
Eis a questão.
Muito bacana o seu texto!!! Reflete os problemas q mts de nós vemos ou vivenciamos no dia a dia, seja conosco mesmo ou com nossos familiares. Um anime q eu vi, q é mt bom e aborda esse problema: "Welcome to NHK!" Ele mostra o problema dos Hikikomoris no Japão. Eu acho q existem várias situações q possam gerar um gatilho para o isolamento... Seja a morte de alguém querido; perda de emprego; bullyng na escola; abuso sexual; doenças; deficiências diversas; velhice; pressão social... etc. Bem lembrado do acúmulo de objeto. Vi na tv uma reportagem de uma mulher q depois q perdeu o marido no Iraque, ela começou a se apegar a coisas dele, comprar mais coisas a ponto de suas filhas não terem um lugar decente para dormir e saíram de casa. Na Tv a terapeuta ajudava essa mulher a limpar a casa, com uma equipe de limpeza e familiares e a superar sua perda.
Ir para o topo Ir para baixo
 

O Vício do Isolamento Social

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» A Síndrome do Isolamento em Casa (Hikikomori)
» Interação Social
» Vida social dos ace
» Sistema de crédito social
» Assexual e anti-social

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Miscelânea-