InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

  Como você se sente em relação ao seu próprio corpo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Bea
Novato(a)
Novato(a)
Bea

Mensagens 27
Inscrição 30/04/2022
Idade 21
Pensamento Alinhamento milenar, você não acha?
Gênero : Feminino

 Como você se sente em relação ao seu próprio corpo? Empty
MensagemAssunto: Como você se sente em relação ao seu próprio corpo?    Como você se sente em relação ao seu próprio corpo? Empty23/2/2024, 12:18

Olá a todos! coração ace
Uma das questões que vem me incomodando há um tempo é como eu percebo meu próprio corpo e o corpo alheio. Por exemplo, eu imagino que seja quase (odeio generalizar) consenso na comunidade ace que ninguém goste de ter o corpo sexualizado. Mas eu comecei a refletir que talvez aquilo que eu veja como sexualizado seja amplo e radical demais...
Vou explicar fazendo perguntas; eu gostaria de ouvir as suas respostas para entender melhor como isso funciona para vocês. Não precisa responder aquelas que não se sentirem confortáveis sorrindo

1 Vocês conseguem usar biquíni/sunga em praia/piscina?
2 Quando estavam na puberdade, ficaram ansiosos para os desenvolvimentos do corpo?
3 (Para as mulheres) Vocês se sentem confortável usando decote?
4 Como é para você escutar um elogio do tipo "nossa queria ter um documento grande assim" ou "aproveita que você é jovem e usa um decote, mostra mesmo"?
5 Como você enxerga as partes mais sexualizadas do corpo humano (no caso o bumbum, os seios e os ditos-cujos femininos e masculinos; se tiver mais um pode colocar)? Vê eles como só mais uma parte, como inerentemente sexuais, como algo nojento, como algo sensual mas não sexual,...?
6 Dessas partes, tem alguma que você gostaria de deletar do seu corpo ou do corpo humano no geral (tipo todo mundo nascer sem ela para facilitar a vida)?
7 Se sentiriam confortáveis se algum parceiro romântico tocasse nelas? Seria o mesmo nível de confortável para todas?

E a pergunta de um milhão de reais:
8 Como parar de enxergar uma parte do corpo como algo sexual?
Ir para o topo Ir para baixo
OrkB
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
OrkB

Mensagens 6
Inscrição 30/03/2023
Idade 25
Gênero : Masculino

 Como você se sente em relação ao seu próprio corpo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como você se sente em relação ao seu próprio corpo?    Como você se sente em relação ao seu próprio corpo? Empty23/2/2024, 19:45

Vou compartilhar a minha experiência, de alguém que já foi tanto gordo quanto magro. O que eu aprendi foi que nós sempre devemos buscar, em primeiro lugar, um corpo saudável. Músculos, quadril definido, ombros largos e essas várias outras coisas são secundárias e opcionais. A diferença toda está no olhar, em como você olha a si mesmo e as outros. Quando você chegar em frente do espelho e se olhar, pergunte "estou saudável?" e não "estou bonito(a)?", a balança pode te ajudar nessa resposta.

Aproveitando que estou aqui, responderei as perguntas acima:
1: Não | 2: Também não | 3: Sou homem | 4: Nunca escutei e ficaria sem saber o que pensar se escutasse | 5: Mais uma parte como outra qualquer | 6: A única que eu consigo pensar é o Apêndice, mas Deus me livre se alguém sexualiza isso! | 7: Se for com consentimento, sem problemas | 8: Leia meu paragrafo acima.
Ir para o topo Ir para baixo
ace_2002
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
ace_2002

Mensagens 11
Inscrição 12/02/2024
Idade 22
Pensamento Desejo-te uma aventura de pensamentos
Gênero : Masculino

 Como você se sente em relação ao seu próprio corpo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como você se sente em relação ao seu próprio corpo?    Como você se sente em relação ao seu próprio corpo? Empty24/2/2024, 22:27

Oie, Bea! Vamos lá...

Eu não sei bem sobre esse "consenso" da comunidade, mas eu entendo "sexualizado" como a objetificação do sujeito. A aparência e sexualidade do corpo tornam-se mais visíveis do que qualquer outro aspecto da sua persona. Eu creio a sexualização sempre seja conjuntural, ou seja, não é uma simples relação de indivíduo com indivíduo, mas sim o social (grupo, comunidade, sociedade etc) ou um próprio indivíduo mesmo (mas que carrega todos os preconceitos sexualizados pela sociedade) se relacionando com outro indivíduo. Um exemplo: um homem gay sexualiza outro homem gay porque tem toda a ideia da sociedade de que um homem bonito tem tais e tais características. Enfim, já fui muito sexualizado nesse tipo de caso que usei como exemplo, mas é sempre estrutural a objetificação sexual do sujeito. Sobre as suas questões...

1) Não lembro a última vez que fui em uma praia/piscina ou espaço que precisasse usar sunga, mas não fico constrangido por acharem que vão me sexualizar, mas sim por me achar magro demais. E não acho que eu não tenha um corpo bonito, mas a magreza em excesso que eu tenho me incomoda um pouco;
2) Eu nem pensava nisso;
4) Não considero isso como um "elogio", mas ficaria sem graça em qualquer exemplo parecido que ocorresse comigo. Já me ocorreu, se não me engano, mas hoje em dia consigo me posicionar mais e explicar que sou assexual;
5) São partes "estimulantes", que possuem a sua "sexualidade", mas nada em excesso, nada que faça querer o ato em si. É tipo achar uma pessoa bonita como um todo, posso muito bem achar o sorriso, cabelo, bumbum, peitoral, pernas etc de uma pessoa bonitos, mas não quer me relacionar sexualmente com ela e nenhuma das partes dela. Enfim, acho bonito sem mais nem menos;
6) Humm... Acho que não, pra mim o corpo humano está bem como está;
7) Não, que nem eu disse, tem partes mais sexualizadas que outras e não acho que me sentiria confortável no mesmo nível se um parceiro tocasse meu ombro e parte sexual.
óculos Tem como? kk é como eu disse no começo: a parte do corpo é sexualizada de maneira estrutural, por exemplo, antes todo mundo achava esquisito alguém sentir atração por pés, hoje em dia é um fetiche aceito e até considerado normal (tudo bem que tem toda ua explicação da psicanálise do porquê disso, porque parece um falo, tals tals), mas entende? É um social que molda o sexual conforme seus desejos, então você com você mesmo pode até considerar se "dessexualizar", mas tem todo um aparato conjuntural da sociedade que diz quais partes são e não são sexuais do seu corpo.

Enfim, é isso kk
Ir para o topo Ir para baixo
cuscuz
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
cuscuz

Mensagens 2
Inscrição 26/02/2024
Idade 21
Gênero : Feminino

 Como você se sente em relação ao seu próprio corpo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como você se sente em relação ao seu próprio corpo?    Como você se sente em relação ao seu próprio corpo? Empty26/2/2024, 03:48

Boa noite! Respondendo sua pergunta aí vai;

01) Sim, porém com pouco receio ao ambiente. Caso eu esteja num lugar com poucas pessoas e maior parte sendo mulher me sinto segura agora em lugares lotados e com a presença de homens me sinto vulnerável.

02) Minha experiência com a puberdade foi horrível. Tive aos 10 anos minha menarca e lembro que foi uma fase traumatizante devido a mudança corporal, os hormônios a flor da pele e a sexualização externa das pessoas.
Descontava toda minha ansiedade na comida e consequentemente isso afetou bastante meu corpo, estava num início de uma obesidade e ja com problemas cardiológicos. Fui num cardiologista na epoca com minha mae e quase fui abusada pelo medico na consulta. Meus seios eram um poucos proeminentes entao de certa forma chamavam atenção.
Minhas colegas de classe tiveram a primeira menstruação um pouco mais tarde q eu e por ñ entenderem minhas emoções e questionamentos sobre a vida me sentia deslocada em tudo.
Percebia como as outras pessoas me tratavam diferente e enfatizavam como eu era repugnante em comparação as outras meninas pequenas e magras da minha sala. Quando comecei a criar corpo os adolescentes ja me molestavam e por ñ perceber malícia nas pessoas constantemente me encontrava nessas situações horríveis.
Por muito tempo da minha vida odiei minha aparência devido a esses padrões estéticos, hoje em dia já adulta me sinto mais feliz por curar essas feridas passadas e procurar a paz nesse mundo caótico.

03) Uma vez ou outra sinto vontade de usar mas no geral não uso. Me sinto envergonhada por ñ ter seios fartos. Em relação ao quadril e nádegas ñ faço mt questão sempre me disseram q tinha um bundão de invejar odiava qnd ressaltavam essa minha característica. Depois do meu último relacionamento emagreci bastante e desde então raramente falam do meu corpo. Acho q tudo agr está proporcional. Gosto de me ver com lingerie.

04) Enojada. Sempre escutei esses comentários em relação ao meu quadril. Na minha adolescência tive uma obsessão pela magreza ( afinal era os anos 2000) apesar de ñ ter tido os sintomas de anorexia tinha um complexo com a comida (a bulimia) e meu corpo. Quando tinha mais de 60kg percebi q maior parte das pessoas me tratavam como carne me culpava pelos assédios e constantemente tentava me esconder com roupas largas e pretas.
Tinha em mente q se eu fosse magra minha mãe e as outras pessoas iriam me amar/me aceitar como humana. E de fato qnd emagreci os assédios pararam um pouco , minha mãe começou a me tratar me melhor e as pessoas ao redor eram um pouco mais agradável comigo. Mas com toda essa vivência percebi q n importa ser magra ou gorda, mulheres no geral sempre vão ser sexualizadas ( infelizmente).

05) Acho atraentes. Gosto de olhar o corpo humano de uma forma abstrata, para mim tudo é arte ñ de um jeito sexual mas de uma visão de liberdade. Apesar de ñ ter religião o corpo humano pra mim é uma santidade. As pessoas podem ter os atributos que for só por olhar ñ vou querer fazer.o ato sexual ( ñ sei se vai dar pra entender)

06) Acho q seria interessante todos os seres humanos sem genital tipo os titãs de AOT.

07) Depende, caso for consentido me sentiria segura. Tenho hiper sensibilidade tátil devido ao TEA então pra mim qualquer contato físico possa ser lido como algo "indecente " e desconfortável. Prefiro conhecer a fundo pessoas para me sentir acolhida.

08) Não sei KKKKK
Ir para o topo Ir para baixo
Mira C.A.
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Mira C.A.

Mensagens 11
Inscrição 23/01/2024
Idade 17
Gênero : Feminino

 Como você se sente em relação ao seu próprio corpo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como você se sente em relação ao seu próprio corpo?    Como você se sente em relação ao seu próprio corpo? Empty5/3/2024, 11:28

1 Vocês conseguem usar biquíni/sunga em praia/piscina?

Só uso maiô esportivo por que não conseguiria abrir mão de não ir na piscina, mas nunca gostei de biquíni.

2 Quando estavam na puberdade, ficaram ansiosos para os desenvolvimentos do corpo?

Não... Isso até me assusta

3 (Para as mulheres) Vocês se sentem confortável usando decote?

Não me sinto bem nem de regata 😅

4 Como é para você escutar um elogio do tipo "nossa queria ter um documento grande assim" ou "aproveita que você é jovem e usa um decote, mostra mesmo"?

Nunca ouvi isso mais deve ser desconfortável.

6 Dessas partes, tem alguma que você gostaria de deletar do seu corpo ou do corpo humano no geral (tipo todo mundo nascer sem ela para facilitar a vida)?

Não...

7 Se sentiriam confortáveis se algum parceiro romântico tocasse nelas? Seria o mesmo nível de confortável para todas?

Me sentiria desconfortável.

E a pergunta de um milhão de reais:
8 Como parar de enxergar uma parte do corpo como algo sexual?

Rezando kkk. Mas, agora falando sério: Temos que concientizar as pessoas.
Ir para o topo Ir para baixo
Bea
Novato(a)
Novato(a)
Bea

Mensagens 27
Inscrição 30/04/2022
Idade 21
Pensamento Alinhamento milenar, você não acha?
Gênero : Feminino

 Como você se sente em relação ao seu próprio corpo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como você se sente em relação ao seu próprio corpo?    Como você se sente em relação ao seu próprio corpo? Empty5/3/2024, 15:48

ace_2002 escreveu:
Oie, Bea! Vamos lá...


Muito obrigada pela resposta sorrindo Acho que você está coberto de razão quando diz que é algo construído socialmente e não tem como não se contaminar de alguma forma. Vou falar para você que muitas vezes eu não sei se algum pensamento a respeito desse assunto é uma opinião “original” minha ou preconceito que eu internalizei… Acho que é por isso que fico tão perdida e não sei classificar uma parte do corpo/elogio/roupa/ação como algo natural, safado, positivo, sensual, errado, etc…
Ir para o topo Ir para baixo
Bea
Novato(a)
Novato(a)
Bea

Mensagens 27
Inscrição 30/04/2022
Idade 21
Pensamento Alinhamento milenar, você não acha?
Gênero : Feminino

 Como você se sente em relação ao seu próprio corpo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como você se sente em relação ao seu próprio corpo?    Como você se sente em relação ao seu próprio corpo? Empty5/3/2024, 15:49

cuscuz escreveu:
Boa noite! Respondendo sua pergunta aí vai;

Obrigada pela resposta! Sinto muito que você tenha passado por tudo isso na adolescência, fico feliz que vc esteja melhor agora.
Também sempre tive uma visão bem negativa quanto a esses “elogios” e às mudanças sa puberdade. E concordo completamente que seria legal se os corpos fossem lisinhos que nem os dos titãs nas partes sexuais hahahaha. Obrigada mesmo pela resposta, é interessante perceber que essa questão do corpo é mais problemática para mulheres (por que será né). Me faz me sentir menos estranha
Ir para o topo Ir para baixo
PumpkinCake
Sabido(a)
Sabido(a)
PumpkinCake

Mensagens 229
Inscrição 06/01/2021
Idade 26
Pensamento "Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar." -Vincent van Gogh
Gênero : Feminino

 Como você se sente em relação ao seu próprio corpo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como você se sente em relação ao seu próprio corpo?    Como você se sente em relação ao seu próprio corpo? Empty10/3/2024, 19:02

1- Consigo agora, porque antes eu tinha vergonha do meu corpo e a opinião das pessoas. Sou magra e uma tábua, além disso a autoestima é meio baixa (melhorando só mais nesses últimos anos). Nada relacionado com me sexualização.
2- Nunca fui ansiosa por isso kkkkk A única coisa que aconteceu foi o fato de ter desenvolvido menos áreas do que as demais colegas. Eu me comparava demais, então era tudo em relação a isso.
3- Depende do decote, porque eu gosto de roupa confortável, mas eu uso com fita adesiva e fica tudo certo no lugar.
4 O orgulho que tenho por meus glúteos é o mesmo que tenho com meu bíceps e panturrilhas. Meramente estético.
5 Enxergava tudo antes com vergonha, mas agora é como qualquer parte do corpo. Depois que entrei em uma faculdade de saúde, isso ficou ainda mais natural. Não sinto nada quando vejo além de beleza estética como as esculturas gregas, porque o corpo humano é maravilhoso. Agora, não faz o menor sentido para mim o ato de trocar nudes porque aquilo não me gera nada e é desnecessário. As pessoas fazem isso para se excitar? WTF
6 Não sei bem te responder, mas posso dizer que no dia-a-dia esqueço que sou mulher e tenho vagina porque não uso ela e fiz um bloqueio hormonal para não ter ciclos menstruais.
7 No momento sim, mas isso é algo que talvez só se saiba com muita intimidade com o outro, muita profundidade na relação e em etapas.
8 Sinceramente, acho que sexualizar partes do corpo vem muito da criação da pessoa, da sociedade, da exposição àquilo como algo sexual ao longo da vida. Meio difícil de responder.
Ir para o topo Ir para baixo
Tarsila
Sabido(a)
Sabido(a)
Tarsila

Mensagens 243
Inscrição 10/02/2018
Idade 34
Gênero : Feminino

 Como você se sente em relação ao seu próprio corpo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como você se sente em relação ao seu próprio corpo?    Como você se sente em relação ao seu próprio corpo? Empty11/3/2024, 13:47

Olá! Respondendo!

1 Vocês conseguem usar biquíni/sunga em praia/piscina? Conseguir, consigo. Mas não gosto muito de praia/piscina e acho roupa de banho desconfortável. Passei uns 4 anos sem biquini e usava como desculpa pra recusar idas a praia sorrindo

2 Quando estavam na puberdade, ficaram ansiosos para os desenvolvimentos do corpo? Indiferente.

3 (Para as mulheres) Vocês se sentem confortável usando decote? De boas.

4 Como é para você escutar um elogio do tipo "nossa queria ter um documento grande assim" ou "aproveita que você é jovem e usa um decote, mostra mesmo"? Nunca escutei um desses. Acho que eu sentiria como um comentário invasivo.

5 Como você enxerga as partes mais sexualizadas do corpo humano (no caso o bumbum, os seios e os ditos-cujos femininos e masculinos; se tiver mais um pode colocar)? Vê eles como só mais uma parte, como inerentemente sexuais, como algo nojento, como algo sensual mas não sexual,...? Completamente indiferente. Em geral traços que me atraem em outras pessoas são olhos, cabelo/barba, se a pessoa tem tatuagem... Mas não vejo como algo sexual, e sim algo bonito, no máximo sensual.

6 Dessas partes, tem alguma que você gostaria de deletar do seu corpo ou do corpo humano no geral (tipo todo mundo nascer sem ela para facilitar a vida)? Não, isso nunca passou pela minha cabeça.

7 Se sentiriam confortáveis se algum parceiro romântico tocasse nelas? Seria o mesmo nível de confortável para todas? Acho que teria que pensar mais a respeito, mas hoje diria que provavelmente me sentiria desconfortável. Não sei.

E a pergunta de um milhão de reais:
8 Como parar de enxergar uma parte do corpo como algo sexual? Não sei como parar, já que nem comecei hauahuahu Desculpa não poder te ajudar nessa.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Como você se sente em relação ao seu próprio corpo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Você se vê numa relação aberta?
» Você se sente limitado por ser assexual?
» E quando você sente desejo?
» Como vcs se sentem em relação a masturbação?
» E quando você sente desejo sexual, mas não consegue concretizar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-