InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Nath
Aprendiz
Aprendiz
Nath

Mensagens 91
Inscrição 14/04/2015
Idade 26
Pensamento "There's Nothing there because I don't care"
Gênero : Feminino

Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero? Empty
MensagemAssunto: Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero?   Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero? Empty21/4/2015, 15:44

Sempre me perguntei como são chamadas as pessoas fora do padrão homossexualidade, pansexualidade e heterossexualidade.
    No sentido de que: ao preencher formulário X que pede sua orientação sexual ou apenas ao responder a uma pergunta sobre o mesmo assunto, as pessoas costumam responder "lésbica", "gay", "hétero", "pan", deixando subentendido que você sente atração romântica e sexual por, respectivamente, mulheres, homens, pessoas do sexo e gênero oposto e pessoas de todo, qualquer ou mais de um sexos e gêneros, inclusos os não-binários. Quando se trata de pessoas que fogem à regra, como: homoromântico assexual, panromântico assexual, biromântico demissexual, heteroromântico pansexual, dentre outras identidades, não temos um nome único, pelo que eu sei, precisamos expor ambos.
    Gostaria de saber se há, sim, um nome específico para cada uma dessas identidades. Se não há, o que acham de criar dentro da comunidade ace/demi/gray-A? Por um motivo óbvio de: dentro da própria comunidade ace/gray/demi já há muitas identidades, imagine se fôssemos criar para todas. Ainda assim, muitas identidades ficariam de fora por não haverem nomes conhecidos para elas. Gostaria mesmo de saber isso porque é muito chato ficar repetindo "assexual panromantice" todas as vezes que perguntam a mim especificamente ou a uma roda de amiges na qual todes respondem genericamente como "lésbica", "gay, "hétero".
    Mais alguém aqui tem essa mesma dúvida?
Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero? Giphy
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador
Admin
Admin
Fundador

Mensagens 449
Inscrição 16/08/2009
Idade 15
Gênero : Masculino

Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero? Empty
MensagemAssunto: Re: Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero?   Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero? Empty24/4/2015, 10:35

Nath, não entendi sua proposta.


Atenção

Este perfil não é mais utilizado por ninguém. Para falar com os administradores, envie mensagem privada para Sha, Romântico, Sam ou envie um e-mail para assexualidade.com.br@gmail.com

Evite responder mensagens antigas desse perfil.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.assexualidade.com.br
Fernando
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Fernando

Mensagens 1592
Inscrição 30/03/2015
Idade 26
Pensamento When you lose small mind you free your life
Gênero : Masculino

Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero? Empty
MensagemAssunto: Re: Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero?   Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero? Empty24/4/2015, 21:26



Pelo que eu saiba não tem um nome específico, pelo motivo que vc mesma citou, fica "subentendido que você sente atração romântica e sexual...", a maioria das pessoas nem sequer sabe que existem diferenças entre essas duas atrações, então as expressões 'hétero', 'lésbica', etc. são associadas automaticamente a todas as atrações. Generalizando, as pessoas não falam "-Sou heterossexual heterorromantico", usam simplesmente hetero, ou heterossexual.
Vendo a Tabela Cruzada sobre Atração Sexual e Atração Romântica, vemos que exitem dezenas de identidades possíveis, acho complicado e desnecessário criar uma nomenclatura específica para cada uma delas, até por que seriam poucas pessoas que iam conhecer e vc teria que continuar explicando os dois nomes.
Acho boa a iniciativa, mas pouco prática.
Ir para o topo Ir para baixo
Nath
Aprendiz
Aprendiz
Nath

Mensagens 91
Inscrição 14/04/2015
Idade 26
Pensamento "There's Nothing there because I don't care"
Gênero : Feminino

Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero? Empty
MensagemAssunto: Re: Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero?   Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero? Empty25/4/2015, 00:34

Júlio escreveu:
Nath, não entendi sua proposta.

Júlio, a pergunta foi se há nomes para as pessoas que não sentem atração sexual igual à romântica (gays sentem atração sexual e romântica por homens, lésbicas por mulheres e por assim vai). A proposta foi ver se conseguimos criar algum nome específico para pessoas que fogem a essa regra, por exemplo: Sou assexual panromantice. Na proposta, todas as pessoas assexuais e panromânticas seriam chamadas de Peace (como se lê "paz" em inglês mesmo, levando em consideração que esse tipo de assexual seria capaz, em síntese, de amar praticamente qualquer pessoa: o love de "love and peace"), por exemplo. Juntando o P de panromântico e o Ace de assexual. Ou só pra pessoas assexuais românticas em geral, por exemplo: Romace (lê-se como se fosse em inglês "romance", só que retirando-se o N, a própria derivação de "romance" diria muita coisa). Assexuais arromânticos: Spades ("espadas" da carta de baralho, assim como o símbolo assexual arromântico ás de espadas). Sei lá, qualquer nome que substituísse dois outros, como assexual panromantice = peace. Foram só ideias, é óbvio que ainda precisa de trabalho, é que dá certa raiva não termos ainda nome específico, quando lésbicas e gays já possuem, POR EXEMPLO. Pansexuais, assexuais e todos os "...sexuais" são entendidos como atração sexual = atração emocional (isto é, pelo(s) mesmo(s) gênero(s) ou pelo(s) mesmo(s) sexo(s)). As pessoas que fogem a essa regra são obrigadas a responder a sexualidade mais a romanticidade quando são questionadas sobre orientação sexual. Só queria barrar isso mesmo. Entre meu grupo de amiges, uso Peace para mim mesme e sempre respondo assim quando questionade, elxs já entenderam e explicam, por sua vez, para outres amiges e assim fui disseminando pra, em um grupo próximo, não ter mais que parar pra explicar tantas vezes. Eu acho uma ideia válida, o que você acha?
Ir para o topo Ir para baixo
Wokgran X
Sabido(a)
Sabido(a)
Wokgran X

Mensagens 179
Inscrição 24/07/2014
Idade 32
Gênero : Masculino

Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero? Empty
MensagemAssunto: Re: Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero?   Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero? Empty25/4/2015, 04:10

Dentro da comunidade assexual existe de fato a brincadeira com os naipes do baralho, onde "Ás de espadas" (Ace of spades) é considerado sendo o Assexual Arromântico, Ás de copas sendo o romantico (Ace of hearts), e os outros dois variam, pois nunca foi algo muito levado a sério, é mais um símbolo legal. Mas em geral os outros são usados por pessoas grey-romanticas (ou grey-afetivas?).

Mas devido ao caráter até raro de orientações cruzadas "Cross-orientations", realmente não é algo que tem um nome específico para cada uma delas (eu ao menos nunca vi), normalmente carregam os dois e eu nunca vi isso sendo suprimido, exceto na brincadeira com os naipes. (E isso de orientações cruzadas é um outro mar de problemas que pode ser abordado, por exemplo, alguém sendo hetero-afetivo (hetero romantic) e homossexual ou vice-versa, existe pouca discussão sobre, mas existe)

Como no caso dos assexuais parece ser comum a pessoa ser ou se identificar como romântica, houve essa separação entre a orientação sexual e a orientação afetiva, que é usada com frequência pela comunidade.

Vale a pena citar também a comunidade arromântica (desvinculada da assexual), e ver como ela é pequena, apesar de ter pessoas lá (?)sexuais e arromânticas. Onde o ponto de interrogação seria para representar que, tal como na comunidade assexual estão inclusos vários tipos de orientação afetiva, na arromântica estão inclusos várias orientações sexuais. (Caso contrário nem seria tão relevante criar um espaço em separado, não é mesmo?)


Outros links interessantes pros Aros de plantão:
http://aroplane.org/
http://arocalypse.com/index/
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador
Admin
Admin
Fundador

Mensagens 449
Inscrição 16/08/2009
Idade 15
Gênero : Masculino

Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero? Empty
MensagemAssunto: Re: Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero?   Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero? Empty25/4/2015, 11:06

Bem, acho que Wokgran já explicou.

Gays e lésbicas não possuem um nome. Mas se conformam com o nome. Quanto maior o esforço analítico para criar "tipos", maior será a sua variedade. Hoje, temos um modelo simplista, auto-referente:
1. Orientação sexual
2. Identidade de Gênero
3. Sexo biológico

Daí os assexuais mostraram a possibilidade de existência de uma "Orientação afetiva", separando sexo de afeto.

A realidade, contudo, é absurdamente mais complexa.

Mas apenas uma observação importante. A "raridade" é de indivíduos que tomaram conhecimento dessa definição formal e se encontram em comunidades virtuais... não temos como saber o número de pessoas que correspondem a esses comportamentos "típicos".


Atenção

Este perfil não é mais utilizado por ninguém. Para falar com os administradores, envie mensagem privada para Sha, Romântico, Sam ou envie um e-mail para assexualidade.com.br@gmail.com

Evite responder mensagens antigas desse perfil.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.assexualidade.com.br
 

Há nomes específicos para tipos de orientação sexual (lê-se também romântica) que fogem ao padrão lésbica/gay/pan/hétero?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
»  hetero-romântica apaixonada?!?!?!?!
» Assexual hetero romantica!!
» Sobre orientação romântica
» Perdida entre nomes e o auto-conhecimento
» será que eu sou lésbica e assexuada?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-