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 Informações sobre DEPRESSÃO

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Sha
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MensagemAssunto: Informações sobre DEPRESSÃO   17/4/2017, 18:44

Como muitos aqui tem - em alguns casos não sabem - depressão, resolvi criar esse tópico que pode ajudar.

É fundamental procurar um psiquiatra para fazer o diagnóstico e ter o melhor tratamento para cada caso. Porém, vou aqui dar os sintomas citados pelo DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais) usado pelos profissionais.

Cinco ou mais dos sintomas seguintes presentes por pelo menos duas semanas e que representam mudanças no funcionamento prévio do indivíduo.

1. Humor deprimido na maioria dos dias, quase todos os dias (p. ex.: sente-se triste, vazio ou sem esperança) por observação subjetiva ou realizada por terceiros (Nota: em crianças e adolescentes pode ser humor irritável);

2. Acentuada diminuição do prazer ou interesse em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias (indicado por relato subjetivo ou observação feita por terceiros);

3. Perda ou ganho de peso acentuado sem estar em dieta (p.ex. alteração de mais de 5% do peso corporal em um mês) ou aumento ou diminuição de apetite quase todos os dias (Nota: em crianças, considerar incapacidade de apresentar os ganhos de peso esperado);

4. Insônia ou hipersônia quase todos os dias;

5. Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (observável por outros, não apenas sensações subjetivas de inquietação ou de estar mais lento);

6. Fadiga e perda de energia quase todos os dias;

7. Sentimento de inutilidade ou culpa excessiva ou inadequada (que pode ser delirante), quase todos os dias (não meramente autorrecriminação ou culpa por estar doente);

8. Capacidade diminuída de pensar ou concentrar-se ou indecisão, quase todos os dias (por relato subjetivo ou observação feita por outros);

9. A. Pensamentos de morte recorrentes (não apenas medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico, ou tentativa de suicídio ou plano específico de cometer suicídio;

B. Os sintomas causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo;

C. Os sintomas não se devem aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (p. ex.: droga) ou outra condição médica (Notas: 1. Os critérios de A-C representam um episódio depressivo maior; 2. Respostas a uma perda significativa (luto, perda financeira, perda por um desastre natural, uma grave doença médica ou invalidez) podem incluir sentimentos de tristeza intensa, reflexão excessiva sobre a perda, insônia, falta de apetite e perda de peso observado no critério A, que pode assemelhar-se a um episódio depressivo. Embora estes sintomas possam ser compreensíveis ou considerados apropriados para a perda, a presença de um episódio depressivo maior em adição a uma resposta normal a uma perda significativa, deve também ser considerado cuidadosamente. Esta decisão, inevitavelmente, requer o exercício de julgamento clínico baseado na história do indivíduo e as normas culturais para a expressão de angústia no contexto de perda);

D. A ocorrência de episódio depressivo maior não é melhor explicada por transtorno esquizoafetivo, esquizofrenia, transtorno delirante ou outro transtorno especificado ou não do espectro esquizofrênico e outro transtornos psicóticos;

E. Não houve nenhum episódio de mania ou hipomania anterior (Nota: esta exclusão não se aplica se todos os episódios tipo maníaco ou hipomaníaco forem induzidos por substância ou atribuíveis aos efeitos fisiológicos de outra condição médica).


• É possível conseguir atendimento gratuito em universidades de Psicologia e Psiquiatria. Você também pode conseguir ajuda no Centro de Valorização da Vida, ligando para 141.

• Sugiro a busca de um(a) psiquiatra e não outros profissionais. O(A) psiquiatra é formado em Medicina e por tanto, só ele(a) poderá receitar os remédios necessários. Se não gostar do(a) profissional, não hesite em se consultar com outro e outro, até achar um que se sinta bem.

• Não tenha medo de se viciar nos medicamentos. Os remédios tarja preta são só para emergências. Não podem ser usados por mais de 20 dias. O tratamento para depressão é de longo prazo - no mínimo um ano -, por tanto, a medicação usada é tarja vermelha, não causando dependência.

• Além de terapia e medicação, é importante ter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos e mudanças. Se não está bem no seu trabalho, mude. No seu curso, mude. Na sua cidade, mude. Pessoas não te fazem bem, se afaste.

• Você também pode usar tratamentos alternativos junto com o tradicional. Como a homeopatia, florais, acupuntura, meditação, Tai Chi Chuan, dança...

• Baixa vitamina D no organismo ajuda no surgimento da depressão. Faça um exame de sangue para saber sua taxa. Pegue sol principalmente na área interna dos antebraços e nas panturrilhas.

• Se nada der certo, abra a mente e faça um tratamento espiritual. Recomendo o da Suely Freitas https://www.youtube.com/watch?v=Cj2cAYWriS0

• Não se sinta culpado(a) por se sentir mal. Você pode ter a melhor vida do mundo e mesmo assim ter depressão. É uma doença, um desequilíbrio químico em seu cérebro.

• Não tenha vergonha de problemas mentais. É como qualquer problema físico. Basta tratar.


Mais informações nesse vídeo do Felipe Neto



Última edição por Sha em 1/6/2017, 10:31, editado 4 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Informações sobre DEPRESSÃO   17/4/2017, 19:16

Já tive depressão há cerca de quatro anos, então posso dizer o que me ajudou (além de tomar os remédios indicados, é claro):

- conversar com pessoas de minha confiança, principalmente da minha família, sobre o que eu sentia, meus medos, minhas ansiedades, meus planos, etc.
- procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra, pois conversar com alguém "de fora" sempre é diferente de conversar com pessoas da família.
- praticar alguma atividade física (no mínimo uma caminhada) e manter uma alimentação balanceada.
- evitar o consumo excessivo de doces e massas (inclusive pão), pois estes alimentos aumentam muito o nível de glicose no sangue, gerando reações imprevisíveis do sistema nervoso.
- evitar, a qualquer custo, o consumo de bebidas alcoólicas e drogas perturbadoras do sistema nervoso central.
- não ter medo ou vergonha de falar de seus problemas com amigos próximos.


A única coisa que eu, respeitosamente, discordo da Sha é quanto às assim chamadas "terapias alternativas". Apesar de não ser minha área de formação acadêmica, eu leio bastante sobre isso e até hoje, nenhuma pesquisa científica confiável e sem falhas absurdas de metodologia comprovou a eficácia de tais técnicas. Ao contrário, inclusive um estudo feito na Austrália demonstrou que a homeopatia não funciona. http://super.abril.com.br/saude/agora-e-oficial-homeopatia-nao-funciona/

No entanto, uma coisa que -isso sim- pode ajudar, é ter uma fé religiosa, seja ela teísta, como o cristianismo e o judaísmo, ou ateia, como o budismo e o taoismo. As práticas religiosas geralmente nos põem em contato com outras pessoas, fazendo-nos interagir.
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MensagemAssunto: Re: Informações sobre DEPRESSÃO   17/4/2017, 22:09

Sha, que coisa MARAVILHOSA é esse tópico <3

E Lisa, existe o efeito placebo. Por mais que cientificamente não tenha sido comprovado, se a pessoa acredita que funciona e faz bem pra ela, por que não? Contanto que ela não abra mão dos tratamentos principais (psicoterapia e farmacológico), tá tudo certo.
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MensagemAssunto: Re: Informações sobre DEPRESSÃO   18/4/2017, 09:52

Minha avó sofreu com enxaquecas por décadas... só eliminou de vez esse problema (em poucas sessões) com acupuntura.
Sobre florais, já escrevi antes e repito: fazem efeito com animais (e são receitados por veterinários).
Ou seja, se placebos fossem (como alegam alguns céticos/desinformados), não ajudariam em nada (e no máximo surtiriam efeito em humanos).

Obs: no caso específico da depressão, nada substitui a necessidade de acompanhamento com especialistas (psicólogo/a e psiquiatra)... o que a Sha disse é que outros métodos podem ajudar.
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MensagemAssunto: Re: Informações sobre DEPRESSÃO   18/4/2017, 10:09

Bem... eu não vou me alongar em outra discussão extensa com quem não está aberto à possibilidade de ser convencido, pois já aprendi que esse pensamento é quase uma fé religiosa. Me mostrem uma pesquisa científica publicada em um periódico científico-jornalístico de renome (como a revista Nature, por exemplo) e sem falhas metodológicas que comprove que tais "tratamentos" funcionam e eu posso até me convencer (atenção: dizer que "minha avó sofreu por anos com enxaqueca e melhorou com isso ou aquilo" não é evidência científica, é uma evidência anedótica).

Já o tratamento com um psiquiatra de confiança, consumindo adequadamente os medicamentos por ele receitados, acompanhado de uma alimentação balanceada e da prática de atividades físicas, tem eficácia comprovada cientificamente. E as práticas religiosas, embora não tenham comprovação científica, podem ajudar a pessoa a relaxar, além de levá-la a conviver com outras pessoas, o que pode melhorar o humor.
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MensagemAssunto: Re: Informações sobre DEPRESSÃO   18/4/2017, 13:33

Mas Lisa, você percebeu que NINGUÉM disse pra não fazer os tratamentos convencionais???

Apenas mencionamos que efeito placebo existe e pode funcionar com ALGUMAS pessoas. Nada substitui terapia e remédios. Mas pode AJUDAR.

Usei o caps lock pra ênfase.

"Bem... eu não vou me alongar em outra discussão extensa com quem não está aberto à possibilidade de ser convencido, pois já aprendi que esse pensamento é quase uma fé religiosa. "

Não cabe a ninguém tentar convencer o outro do que quer que seja, a não ser que o seu desejo seja que só aceitem a sua opinião e mais nada.
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MensagemAssunto: Re: Informações sobre DEPRESSÃO   18/4/2017, 16:24

A minha psiquiatra também era homeopata e fazia questão que eu fizesse uso da homeopatia junto com a alopatia. Eu não acredito muito que faça efeito, mas vi depoimentos no YouTube de pessoas que tomaram e se sentiram melhor. Dou muito valor as experiências das pessoas.

Fico feliz que tenham gostado do tópico e de terem colocado como foi pra vocês.
Adicionei agora sobre a vitamina D também. Se souberem de mais coisas que possam ajudar, não deixem de postar!
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MensagemAssunto: Re: Informações sobre DEPRESSÃO   18/4/2017, 19:55

Sha escreveu:
• Baixa vitamina D no organismo ajuda no surgimento da depressão. Faça um exame de sangue para saber sua taxa. Pegue sol principalmente na área interna dos antebraços e nas panturrilhas.

Sha escreveu:

Adicionei agora sobre a vitamina D também. Se souberem de mais coisas que possam ajudar, não deixem de postar!

Era justamente sobre o que ia escrever. É uma coisa que parece básica, mas que faz diferença. O Transtorno Afetivo Sazonal, por exemplo, é comum no inverno de locais com pouca luminosidade solar. Mesmo aqui no Brasil, muitas pessoas tomam pouca luz solar, principalmente no inverno. Aproveitem o Sol, com moderação.
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MensagemAssunto: Re: Informações sobre DEPRESSÃO   21/4/2017, 05:39

Lisa Simpson escreveu:
Bem... eu não vou me alongar em outra discussão extensa com quem não está aberto à possibilidade de ser convencido, pois já aprendi que esse pensamento é quase uma fé religiosa. Me mostrem uma pesquisa científica publicada em um periódico científico-jornalístico de renome (como a revista Nature, por exemplo) e sem falhas metodológicas que comprove que tais "tratamentos" funcionam e eu posso até me convencer (atenção: dizer que "minha avó sofreu por anos com enxaqueca e melhorou com isso ou aquilo" não é evidência científica, é uma evidência anedótica).
Se vc não acredita, o problema é seu... mas pelo menos RESPEITE o que dizem os outros! Anedótico é o seu comportamento.
Meus pais e todos que com minha avó conviveram viram o benefício que teve com as sessões de acupuntura.

Lisa Simpson escreveu:
Já o tratamento com um psiquiatra de confiança, consumindo adequadamente os medicamentos por ele receitados, acompanhado de uma alimentação balanceada e da prática de atividades físicas, tem eficácia comprovada cientificamente. E as práticas religiosas, embora não tenham comprovação científica, podem ajudar a pessoa a relaxar, além de levá-la a conviver com outras pessoas, o que pode melhorar o humor.
Alguém por acaso afirmou que tratamento com psiquiatra ou psicólogo(a) é dispensável?

Bells escreveu:
Mas Lisa, você percebeu que NINGUÉM disse pra não fazer os tratamentos convencionais???

Apenas mencionamos que efeito placebo existe e pode funcionar com ALGUMAS pessoas. Nada substitui terapia e remédios. Mas pode AJUDAR.

Usei o caps lock pra ênfase.

"Bem... eu não vou me alongar em outra discussão extensa com quem não está aberto à possibilidade de ser convencido, pois já aprendi que esse pensamento é quase uma fé religiosa. "

Não cabe a ninguém tentar convencer o outro do que quer que seja, a não ser que o seu desejo seja que só aceitem a sua opinião e mais nada.
Perfeita a sua colocação, Bells.
Vamos ver se com alguns dias de ausência do fórum ela aprende a respeitar as opiniões alheias e a ser menos intolerante.
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MensagemAssunto: Re: Informações sobre DEPRESSÃO   21/4/2017, 09:13

So descobri que tenho depressao recentemente quando fui ao medico. Minha saude esta fragil, problemas com estresse e baixa imunidade, eu tomava muitos remedios, e a falta de vitamina D era um dos gatilhos. Estou comecando a me tratar com remedios e usei homeopatia para alergias, e asma. E aromaterapia que me ajudam. Sinto que fcarei curada da depresao porque uma das causas era que eu nao sabia que eu sou assexual. Por nao saber que minha condicao NAO era anormal, tirou de mim esse sofrimento que passava por anos, sem entender o que eu sou!!!
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MensagemAssunto: Re: Informações sobre DEPRESSÃO   21/4/2017, 11:49

Na verdade não sei se sou ou não depressiva, eu confesso que me encaixo em um monte das coisas citadas, mas eu tenho uma introspecção muito alta, então a 10 anos eu ensaio de ir no psicanalista e travo na hora de ir falar com ele......mas tenho fé que um dia eu consiga ir
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MensagemAssunto: Re: Informações sobre DEPRESSÃO   22/4/2017, 01:47

Eu já desconfiava e pelos sintomas eu definitivamente não tenho depressão. Mas acho que a melhor forma de combater uma depressão é através de um "propósito", ou seja, achar algo que você goste de fazer, algo que te faça bem e a partir daí dedicar a sua vida a isso. Não precisa ser nada absurdo, por exemplo, se você gosta de gatos, dedique-se a eles, tente fazer com que o seu gato seja o gato mais feliz da face da Terra rindo muito, se você gosta de escrever, tenha como meta lançar o seu primeiro livro e tente melhorar o mundo através dele.

A ideia é que quando você tem um propósito forte, ele te dá energia e fica muito mais difícil da depressão te pegar. Só não vale associar o propósito a algo negativo como por exemplo: "Vou vencer aquele desafio pra esfregar na cara dos meus colegas o quanto eu sou melhor que eles!" Esse tipo de coisa não funciona, não pode ser algo individual, egoísta.

Obs 1: Eu sugiro a leitura do livro "Em Busca de Sentido" do Viktor E. Frankl:
https://www.amazon.com.br/Em-Busca-Sentido-Viktor-Frankl/dp/8532606261/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1492832443&sr=8-1&keywords=em+busca+de+sentido

Obs 2: Se você quiser ir além, faça também esse exercício:
https://www.youtube.com/watch?v=cO9pgfFHJ4o

Mas claro, isso não substitui um profissional.
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