InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Desinência de gênero neutra no português

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Flavescit
Aprendiz
Aprendiz
Flavescit

Mensagens 52
Inscrição 27/05/2014
Idade 27
Gênero : Masculino

Desinência de gênero neutra no português Empty
MensagemAssunto: Desinência de gênero neutra no português   Desinência de gênero neutra no português Empty28/5/2014, 12:19

Então, SENTA QUE LÁ VEM PAREDE DE TEXTO

Nossa querida língua exige desinência de gênero em diversas palavras. Artigos, adjetivos, substantivos, pronomes, etc. Sendo assim, é sempre possível determinar o gênero de quem (se) fala, diferentemente do inglês, onde é possível ser neutro de diversas maneiras. A falta de palavras neutras na nossa língua acaba sendo um entrave para a comunidade gender-fluid / agênera / neutros; então, nas redes sociais, disseminou-se o uso do @ e x nas desinências de gênero.

Acho que o pessoal que discute sexualidade já cansou de ver frases, postagens, cartazes, etc. direcionados a esses grupos utilizando o @ ou x. Outro motivo da utilização do @ / x é a "despartriacação" da supremacia masculina na língua portuguesa. Isso aparece bem mais nos movimentos LGBT feministas.. Exemplo disso é a página Moça, você é machista, é só rodar a página e ler qualquer postagem, lá estará x moçx.

Bom, várias pessoas vem sugerindo outra alternativa ao uso do @ / x. Por quê? Porque o discurso torna-se impronunciável. No dia-a-dia, como se pronunciaria o @ de el@ (ele/ela)?

Tendo isso em mente, apresento aqui a proposta de utilização da letra e como desinência neutra. Essa artimanha não somente estaria ligada aos grupos com definição de gênero não-binária, mas também substituiria aquela coisa chata de "Alunos(as)", normalmente utilizada em meio formal.

OK, parece simples, mas o português tem algumas regras chatas. E se quisermos fazer uma revolução linguística, teremos de fazer direito. Sendo assim, proponho algumas regras. (São só propostas gente, opinem, por favor~)


Regra Geral
Sempre que quisermos neutralizar o gênero de uma palavra, utiliza-se a versão feminina desta com a letra e substituindo a letra a.
Exemplos:
- Obrigade, éle (ela + e), locutore, menine, moce (moço/a), garote, professore...

Exceções Porque a vida não é tão bela
- Palavras terminadas em -ca/co devem ser escritas com -que, para manter a pronúncia. Assim como as palavras terminadas em ça/ço devem ser escritas com ce.
Louco/a -> Louque
Moço/a -> Moce

Algumas problemáticas surgem, como o pronome tônico a/o. Tornaria-se ê tônico?
(É a única pronúncia que sobra gente~ )

Ah, e isso só valeria para pessoas. Não vamos acabar com a desinência de gênero na nossa língua, né?
A mesa continuaria a mesa, assim como o poste ainda teria "gênero" masculino.


Seria tão lindo se a gente pudesse implementar isso. Sonhar alto demais, né?
A língua reflete a cultura de um povo, se mudarmos a língua, faremos as pessoas pensarem  bounce  bounce  bounce 

Bom, sugestões?
Queria muito saber o que pensam a respeito!



Última edição por Flavescit em 28/5/2014, 12:42, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Errinhosssrsrsrsrs)
Ir para o topo Ir para baixo
Solitary Star
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Solitary Star

Mensagens 1041
Inscrição 02/09/2012
Gênero : Feminino

Desinência de gênero neutra no português Empty
MensagemAssunto: Re: Desinência de gênero neutra no português   Desinência de gênero neutra no português Empty28/5/2014, 13:01

Gostei da iniciativa!!
Eu sempre preferi falar na forma neutra(tenho até q falar mais assim)! Uma coisa que eu estava vendo esses dias no face (e q sempre concordei), é que é muito errado quando há vária pessoas em um ambiente e mesmo q só uma delas seja do gênero masculino, todas as outras serão tratadas no masculino pq senão aí já é ofensa. Mas tratar alguém do gênero feminino no masculino pode né? ''Tá serto!''

Se usarmos a forma neutra de falar não acontece esse tipo de problema.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Desinência de gênero neutra no português Empty
MensagemAssunto: Re: Desinência de gênero neutra no português   Desinência de gênero neutra no português Empty28/5/2014, 14:36

Isso é genial!  chocado Sempre tive alergia a regras gramaticais de qualquer língua mas nunca parei pra pensar como essas mudanças gramaticais nos levam mais perto de refletirmos sobre algo.

É pena que seja difícil convencer alguns dinossauros responsáveis pela "regulamentação" da nossa língua disso, afinal, estão mais preocupados com a política externa do Brasil do que com o bem estar dos cidadãos...
Ir para o topo Ir para baixo
Flavescit
Aprendiz
Aprendiz
Flavescit

Mensagens 52
Inscrição 27/05/2014
Idade 27
Gênero : Masculino

Desinência de gênero neutra no português Empty
MensagemAssunto: Re: Desinência de gênero neutra no português   Desinência de gênero neutra no português Empty28/5/2014, 14:49

Elemento Neutro escreveu:
Gostei da iniciativa!!
Mas tratar alguém do gênero feminino no masculino pode né? ''Tá serto!''  

Se usarmos a forma neutra de falar não acontece esse tipo de problema.

Sim, neutricidade para todos!  :lol!: 
Lembro que na escola, quando a professora se referia a um grupo de 5 meninas e 1 meninos com "E então, gurias?", logo se desculpava...  :x 


kavernista escreveu:
É pena que seja difícil convencer alguns dinossauros responsáveis pela "regulamentação" da nossa língua disso, afinal, estão mais preocupados com a política externa do Brasil do que com o bem estar dos cidadãos...

É horrível como o conservadorismo predomina a academia de letras... deprimente pálido . Mas ainda acho que o Brasil está a frente nesse sentido, Portugal se mostra muito mais resistente às mudanças. A nova ortografia foi uma guerra.
E pra mudarmos a gramática, teria de ser um movimento muuuuito grande, por isso acho que temos que dar um passo de cada vez hehe  bounce bounce bounce 
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Desinência de gênero neutra no português Empty
MensagemAssunto: Re: Desinência de gênero neutra no português   Desinência de gênero neutra no português Empty28/5/2014, 15:00

Boa ideia!
Ir para o topo Ir para baixo
Leila
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Leila

Mensagens 1539
Inscrição 26/12/2013
Idade 27
Pensamento “A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação.”
Gênero : Feminino

Desinência de gênero neutra no português Empty
MensagemAssunto: Re: Desinência de gênero neutra no português   Desinência de gênero neutra no português Empty28/5/2014, 15:07

Gostei das propostas, muito revolucionárias. É urgente que haja uma reforma linguística assim!

Elemento Neutro escreveu:
(...) é muito errado quando há vária pessoas em um ambiente e mesmo q só uma delas seja do gênero masculino, todas as outras serão tratadas no masculino pq senão aí já é ofensa. Mas tratar alguém do gênero feminino no masculino pode né? ''Tá serto!''

É verdade, Elemento, é muito decepcionante viver em uma sociedade na qual a palavra "homem" abrange o significado de "ser humano", enquanto que a palavra "mulher" se limita a um significado homônimo.

Bem, algumas coisas teriam de ser revisadas para não haver confusões... scratch

Vamos supor o seguinte: "Es alunes" (os alunos), quando pronunciado oralmente, não iria ficar parecendo "ex-alunes" (ex-alunos)? Questão boba, né? :P

Sou muito a favor dessa revolução linguística!
Ir para o topo Ir para baixo
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

Desinência de gênero neutra no português Empty
MensagemAssunto: Re: Desinência de gênero neutra no português   Desinência de gênero neutra no português Empty28/5/2014, 16:13

Achei super interessante também.
Difícil adoção, mas resultado revolucionário.
Estava até pensando em algo desse tipo esses dias. Muito legal ver que tinha alguém pensando no mesmo por aqui ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Flavescit
Aprendiz
Aprendiz
Flavescit

Mensagens 52
Inscrição 27/05/2014
Idade 27
Gênero : Masculino

Desinência de gênero neutra no português Empty
MensagemAssunto: Re: Desinência de gênero neutra no português   Desinência de gênero neutra no português Empty28/5/2014, 17:02

Luna-Lena escreveu:

Vamos supor o seguinte: "Es alunes" (os alunos), quando pronunciado oralmente, não iria ficar parecendo "ex-alunes" (ex-alunos)? Questão boba, né? :P

É uma ótima questão, na verdade!
Mas não sei como evitar isso... algumas confusões orais simplesmente não podem ser evitadas :/

Saulo escreveu:

Difícil adoção, mas resultado revolucionário.
Pois é, Saulo!
Acho realmente uma coisa difícil de ser implementada.. mas, se conseguíssemos apenas substituir isso por @ e x, já seria alguma coisa feliz
Ir para o topo Ir para baixo
Lunática
Sabido(a)
Sabido(a)
Lunática

Mensagens 191
Inscrição 15/05/2014
Idade 31
Gênero : Feminino

Desinência de gênero neutra no português Empty
MensagemAssunto: Re: Desinência de gênero neutra no português   Desinência de gênero neutra no português Empty28/5/2014, 17:18

Apesar de essa falta de neutralidade nunca ter realmente me incomodado, comecei a perceber de uns tempos pra cá sua importância, e o que uma mudança na língua significaria. Mas eu acho que uma mudança dessas levaria anos para acontecer... Creio que a maioria das pessoas não entenderia de primeiro, acharia "frescura".  :v 
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Desinência de gênero neutra no português Empty
MensagemAssunto: Re: Desinência de gênero neutra no português   Desinência de gênero neutra no português Empty28/5/2014, 20:50

Acho uma idéia interessante.
Mas isso vem com o tempo, depois do uso na linguagem falada e de um real propósito para uso.
A dificuldade em falar essa nova desinência atrapalha bastante.

Por fim, acho que poderia ser implementada na língua escrita. Mas para aplicar na linguagem informal seria um grande esforço.
As alterações normalmente vem depois que a mudança já está sendo praticada. Nada de imposição.
Ir para o topo Ir para baixo
Flavescit
Aprendiz
Aprendiz
Flavescit

Mensagens 52
Inscrição 27/05/2014
Idade 27
Gênero : Masculino

Desinência de gênero neutra no português Empty
MensagemAssunto: Re: Desinência de gênero neutra no português   Desinência de gênero neutra no português Empty29/5/2014, 13:55

Verdade, Felipe!

É só uma proposta, né (:
É bom pra refletir~
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Carolina
Novato(a)
Novato(a)
Ana Carolina

Mensagens 45
Inscrição 06/03/2014
Idade 33
Pensamento " Eu tenho o meu caminho. Você tem o seu caminho. Portanto, quanto ao caminho direito, o caminho correto e o único caminho, isso não existe."
Gênero : Feminino

Desinência de gênero neutra no português Empty
MensagemAssunto: Re: Desinência de gênero neutra no português   Desinência de gênero neutra no português Empty30/5/2014, 00:53

É uma proposta bem interessante.
Eu geralmente uso o "x" na escrita, mas pra pronunciar seria complicado.
Mas por mais que o uso do "e" simplifique isso, eu vejo alguns problemas. No caso dos pronomes possessivos, por exemplo, como ficariam? Por exemplo: a casa dele, meu/minha primx, seu/sua filhx. E irmã/irmão, ficaria irmãe?
Foram algumas questões que me surgiram (mas a ideia continua sendo muito boa sorrindo)
Ir para o topo Ir para baixo
Flavescit
Aprendiz
Aprendiz
Flavescit

Mensagens 52
Inscrição 27/05/2014
Idade 27
Gênero : Masculino

Desinência de gênero neutra no português Empty
MensagemAssunto: Re: Desinência de gênero neutra no português   Desinência de gênero neutra no português Empty30/5/2014, 08:51

Fiquei pensando sobre essas questões esses tempos e realmente, algo difícil de se resolver haha

Como isso se resolve no uso do x/@? Suxs irmxs?
A solução talvez, seja simplesmente substituir o x por e, nesses casos!
Ir para o topo Ir para baixo
L-chan
Aprendiz
Aprendiz
L-chan

Mensagens 93
Inscrição 19/02/2014
Idade 27
Pensamento "A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar."
Gênero : Feminino

Desinência de gênero neutra no português Empty
MensagemAssunto: Re: Desinência de gênero neutra no português   Desinência de gênero neutra no português Empty30/5/2014, 21:53

Adorei essa proposta!
Até que dá pra falar as palavras com x, mas realmente fica meio engasgativo. kkk
Sabe, há um tempo atrás eu li algo que o Lipe escreveu em que ele dizia algo assim "Aos meus amigos, amigas e amigues". Achei essa palavra engraçadinha, amigues, e comecei a usar no meu dia-a-dia. Acho que os pronomes possessivos "meu", "minha", poderia ser usado no masculino mesmo, uma vez que está se referindo a algo neutro, "amigue" por exemplo, não seria algo ofensivo/machista.
O problema mesmo ficaria a palavra "ele". Mas sabe o que acabei de pensar agora? Ele, ela, êle, éla. A diferenciação da pronuncia das palavras já começam na primeira letra. Se misturássemos a pronuncia ficaria uma coisa, de certa forma, mista. Por exemplo, éle (L).
X)
Ir para o topo Ir para baixo
Flavescit
Aprendiz
Aprendiz
Flavescit

Mensagens 52
Inscrição 27/05/2014
Idade 27
Gênero : Masculino

Desinência de gênero neutra no português Empty
MensagemAssunto: Re: Desinência de gênero neutra no português   Desinência de gênero neutra no português Empty30/5/2014, 22:45

Éle é simplesmente maravilhoso, o problema é que teria que ter acento sempre, mas isso se resolve~ ~

Que legal que as pessoas gostaram da ideia  cheers cheers cheers 

Daqui pra frente vou utilizar essas formas sem explicação prévia~
Ir para o topo Ir para baixo
 

Desinência de gênero neutra no português

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» App de encontros para aces em português
» Definições úteis sobre sexualidade e gênero
» Identidade de genêro
» Conteúdos sobre (A)Sexualidade e Identidade de Gênero
» Relações entre assexualidade e gênero

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-