InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

  Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Solitary Star
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Solitary Star

Mensagens 1041
Inscrição 02/09/2012
Gênero : Feminino

 Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty
MensagemAssunto: Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?    Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty1/7/2014, 18:35

Então, venho aqui pra tirar essa dúvida com vcs, pois há muito tempo eu vejo alguém falar que rótulos são prejudiciais a individualidade humana e por isso devemos evitar, já que as pessoas são obrigadas a se encaixar num padrão limitante para se sentir pertencentes a uma categoria. E já fazia tempo que eu queria criar um tópico sobre a necessidade dos rótulos mas esses dias esse tema surgiu outra vez pra eu refletir.

De certa forma eu concordo q rótulos possam ser limitantes, principalmente quando se tenta ser oq não é, pq a sociedade de certa forma te obriga a se definir entre ‘’duas’’ definições como: ou vc é hétero ou vc é homo. Mas oq é considerado ser hétero ou homo hj não atende a necessidade de uma pessoa hétero ou homo q seja assexual. Quantas pessoas assexuais românticas sofrem pq gostariam de ter um relacionamento mas não se encaixam nos padrões de relacionamento de hj? Então surge mais um rótulo, mais uma opção para aqueles que precisam dizer quais são seus limites. Até mesmo pra não causar frustração para aqueles que buscam um relacionamento dentro padrão comum.

Posso estar errada mas eu preciso de rótulos pq tenho necessidade de saber até onde vai o meu limite pq um mundo sem rótulos é um tanto vago pra mim, eu não sei pra onde ir. É como vc precisar de um chão e não ter nada. =/

Eu queria tb que vcs dissessem qual é a opinião de vcs sobre se rotular. E tb sobre esses rótulos que nós usamos nas comunidades assexuais, arromântico, romântico, demirromântico, gray-A... Será mesmo que estamos nos limitando?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


 Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty
MensagemAssunto: Re: Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?    Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty1/7/2014, 19:05

Olá tudo bem?
Eu acho que os rótulos são necessários, apesar de ser novo aqui no fórum, eu já venho lendo e me identificando como assexual a uns 4 anos, e entrei no fórum especialmente pra tentar entender um pouco mais sobre os rótulos, me considero Lithromântico por enquanto, porque eu até consigo gostar de alguém, mas se sou correspondido deixo de gostar, dai passo a ser arromântico chocado , por isso estou aqui pra tentar descobrir mais sobre o que eu realmente sinto e onde me encaixo melhor, para dai então saber meus limites e não fazer mais besteiras e me frustar novamente sorrindo
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


 Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty
MensagemAssunto: Re: Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?    Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty1/7/2014, 19:18

Mas e quando você se identifica com um rótulo, o que pode-se fazer ? :/

Eu não sei se limita tanto assim.

Penso que o que limita é a inércia temporal desses rótulos.

Quero dizer, imagine que mundo ruim seria se tivéssemos os mesmos rótulos relacionados a "sexualidade" (palavra anacrônica pra esse período) do século 19 ? Não se pensasse em mais nada após isso... Tá danado!
Ir para o topo Ir para baixo
L
Mestre
Mestre
L

Mensagens 702
Inscrição 28/06/2014
Idade 29
Pensamento As pessoas que não se aceitam inevitavelmente irão falhar
Gênero : Masculino

 Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty
MensagemAssunto: Re: Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?    Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty1/7/2014, 19:33

eu acho que sempre que dizem "rótulos" é sempre de maneira ruim, mas se vc notar td que o ser humano descobre ele precisa entender e rotular, Animal racional, animal irracional, animal manso, animal perigoso... porém algo sem rótulo é algo desconhecido, antes de entrar nesse forum eu nem sabia que existiam pessoas ace (mesmo sendo um), claro sempre me achei um pouco diferente dos outros, como se todos fossem tarados demais kkkkkk, mas me senti muito bem quando descobri que haviam outras pessoas como eu, pois pessoalmente eu não conheço ninguem.
Ir para o topo Ir para baixo
Léo
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Léo

Mensagens 1586
Inscrição 24/07/2013
Idade 105
Pensamento y1 = -√(1-x²) + √|x|, y2 = √(1-x²) + √|x|
Gênero : Masculino

 Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty
MensagemAssunto: Re: Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?    Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty1/7/2014, 20:22

Elemento Neutro escreveu:
É como vc precisar de um chão e não ter nada
Pois aí mesmo. A questão é você impor que todos tenham, mesmo se não precisa ou impor que ninguém tenha mesmo que alguém precise.

A questão de haver rótulos sempre será legal para a maioria, pois a maioria pensa precisar deles (e a minoria - que não precisa - já precisou um dia).

Mas havemos de concordar que há o lado negativo do rótulo, nem sempre achar um rótulo pode ser sinal de que "sou normal" ou coisa assim: psicopatia, anorexia, bulimia... É mais para saber que "ilha" a pessoa pertence em um assunto e procurar saber mais.

E outra, depender sempre da existência de um rótulo pode ser bem prejudicial, e se não encontro um que preciso? Digamos, a assexualidade sempre existiu mas grupos que pudessem ser assexuais não surgiram há séculos, é algo recente toda essa discussão. O que eu faria se tivesse nascido numa época em que "ser assexual é impossível"? Me mataria? Me torturaria? Não dá.

Há aquelas pessoas que gostam de se desprender dos rótulos quando ficam mais seguras e passam a "não temer" os outros, mas há aqueles que já "temeram" tanto que simplesmente não consegue se desprender dos títulos, e prefere ter um sempre, e havemos sempre que respeitar as necessidades de cada um.
Ir para o topo Ir para baixo
L
Mestre
Mestre
L

Mensagens 702
Inscrição 28/06/2014
Idade 29
Pensamento As pessoas que não se aceitam inevitavelmente irão falhar
Gênero : Masculino

 Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty
MensagemAssunto: Re: Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?    Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty1/7/2014, 20:39

Léo escreveu:
Elemento Neutro escreveu:
É como vc precisar de um chão e não ter nada
Pois aí mesmo. A questão é você impor que todos tenham, mesmo se não precisa ou impor que ninguém tenha mesmo que alguém precise.

A questão de haver rótulos sempre será legal para a maioria, pois a maioria pensa precisar deles (e a minoria - que não precisa - já precisou um dia).

Mas havemos de concordar que há o lado negativo do rótulo, nem sempre achar um rótulo pode ser sinal de que "sou normal" ou coisa assim: psicopatia, anorexia, bulimia... É mais para saber que "ilha" a pessoa pertence em um assunto e procurar saber mais.

E outra, depender sempre da existência de um rótulo pode ser bem prejudicial, e se não encontro um que preciso? Digamos, a assexualidade sempre existiu mas grupos que pudessem ser assexuais não surgiram há séculos, é algo recente toda essa discussão. O que eu faria se tivesse nascido numa época em que "ser assexual é impossível"? Me mataria? Me torturaria? Não dá.

Há aquelas pessoas que gostam de se desprender dos rótulos quando ficam mais seguras e passam a "não temer" os outros, mas há aqueles que já "temeram" tanto que simplesmente não consegue se desprender dos títulos, e prefere ter um sempre, e havemos sempre que respeitar as necessidades de cada um.

Ache interessante, na verdade acho que no contexto geral me expressei mal, o que eu disse era só o lado positivo de um rótulo e como ele surge, mas como eu disse existe SIM o lado ruim dos rótulos.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


 Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty
MensagemAssunto: Re: Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?    Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty2/7/2014, 12:23

Isto: 
L Siqueira escreveu:
Ache interessante, na verdade acho que no contexto geral me expressei mal, o que eu disse era só o lado positivo de um rótulo e como ele surge, mas como eu disse existe SIM o lado ruim dos rótulos.

Estou 100% de acordo com o que o L disse. Normalmente, não vejo os rótulos como algo que difere muito uma pessoa, não vejo como um critério de limitação, apenas como um característica dessa pessoa.  Rolling Eyes 
O mal dos rótulos, tal com o L disse e tal como podemos ver no tópico do Léo, é que são sempre associados a aspetos negativos e que são considerados contra a dita "normalidade". Por exemplo: se uma pessoa segue o estilo gótico, a maioria das pessoas pensam logo que é satânica, bruxa, canibal, etc, etc, etc; mas para mim é só uma pessoa que gosta de um certo estilo de roupa e de arte. É uma característica de uma pessoa. Não vou pensar nela como melhor ou pior pessoa só por causa disto. Mas a verdade é que a nossa sociedade em geral assim o faz. Se acho, então, o rótulo de "gótico" mau? Não! Nada mesmo. É muito mais fácil com este rótulo, com esta definição, encontrar pessoas com as quais se tenha algum interesse em comum e isto nós fazemos todos! Nós gostamos de pessoas que gostem da mesma música que nós, que gostem de ir aos mesmos sítios que nós, com as quais nós tenhamos alguma coisa em comum. Por exemplo, para mim é muito difícil ser amiga (pelo menos, a longo prazo) de pessoas que a único coisa que fazem é pensar em ir a bares e/ou discotecas (os "party people"). Porque eu não gosto de festa, barulho, confusão... Se eu deixo de gostar destas pessoas, ou eu acho-as melhores ou piores do que eu? Opá, claro que não! Simplesmente, vou-me identificar com pessoas que tenham mais coisas em comum comigo, que tenham o mesmo "rótulo" que eu, com as quais eu tenha algum assunto para falar. E nisto, os rótulos ajudam. Se eu nunca tivesse ouvido falar na definição/rótulo "assexual", nunca tinha conseguido encontrar este fórum. Tipo, graças aos deuses que existe este rótulo!  cheers  Está a ajudar-me imenso poder ser "rotulada" desta forma e ter com este rótulo ter encontrado este sítio. sorrindo  E não é por me ter identificado como assexual que na prática a minha vida muda. Identifiquei-me como assexual por causa de uma característica que eu já tinha antes de encontrar esta definição.


Isto é o mesmo de sempre: a maldade está nas nossas cabeças e na intenção. Tudo depende da intenção com a qual nós dizemos uma coisa. Eu adoro todos os animais, não vejo nada de mal nos nomes deles nem nada disso, mas obviamente que se eu chamar "vaca", "cabra" ou "baleia" a alguém não é porque estou confusa quanto à sua espécie. piscando 
Ir para o topo Ir para baixo
Glacio
Aprendiz
Aprendiz
Glacio

Mensagens 51
Inscrição 15/07/2014
Idade 31
Gênero : Feminino

 Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty
MensagemAssunto: Re: Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?    Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty26/7/2014, 22:43

os rótulos são um "mal necessário". são importantes para o conhecimento dos que nos rodeia, pois só assim poderemos meter em gavetas o que conhecemos e usar ao longo da vida. contudo acredito que os rótulos não sejam estanques. que nem a sexualidade seja estanque. acredito que uma pessoa possa ser heterossexual durante 30 anos e só depois revele bissexualidade. da mesma forma que acredito que um assexual daqui a 20 ou 30 anos possa já não o ser.
por isso regra geral prefiro usar o verbo "estar" e não o "ser". será errado eu dizer que "estou assexual"? o "ser" para mim implica permanência. ao longo da minha vida só fui encontrando estados. sei que sou, como toda a gente. mas até agora é-me algo indefinível.

Isto lembrou-me uma das frases mais icónicas que li recentemente no Êxodo relativamente a Deus quando Este foi questionado por Moisés pela sua identidade no monte Horeb: "Eu sou aquilo que sou". No fundo até Deus ou deuses é um rotulo, um estado para designar a mesma substância (o Ser de Parménides, talvez) que ao longo dos séculos o Homem procurou para definir algo que o transcendesse. Já que referi o senhor, Parménides acreditava que as palavras limitavam o conhecimento das coisas. E pensando bem... uma vez detive-me a pensar no assunto numa sala e aula e olhei para uma cadeira vermelha de quatro pernas. Pensei "Isto é uma cadeira. Porque tem costas, quatro pernas e assento". Mas olhei em volta e vi cadeiras de 3 pernas, outras sem costas, etc... A definição não me satisfazia então reformulei "Cadeira é o objecto que serve para nos sentarmos e tem pernas." Mas um banco também tem pernas e serve para nos sentar-mos. E não é uma cadeira. E uma mesa também pode servir, se eu quiser sentar-me em cima dela... e... e... ... Quando dei por mim tinha uma frase e não uma definição. Apercebi-me que não sei sequer o que é uma cadeira. Imaginar isto numa extensão maior faz-me perceber que não conheço realmente nada de nada. Talvez a cadeira seja simplesmente a experiência que tiramos dela e não o que ela é. E subitamente qualquer coisa pode ser uma cadeira. Então para quê usar o vocativo "a cadeira", se afinal não há certezas de que aquela seja "a cadeira"?
Sei que preciso de comunicar. E comunicar implica que designemos as coisas, talvez abdicando do conhecimento de uma parte do que elas realmente são. Mas nós já as experienciámos antes, quando éramos tão pequenos que não sabíamos sequer falar ou compreender palavras. As coisas que víamos eram o que eram e não pensávamos sobre elas. Víamos o mundo como espectadores imparciais. Talvez o primeiro rótulo que tenhamos criado tenha sido o de bom/mau: o que nos dava prazer era bom, o que nos fazia sofrer era mau. E tudo isso é irreversível a partir do momento em que somos sencientes e sofremos com a exposição às coisas.
Não há como não criar rótulos. Mesmo que queiramos evitar, a partir do momento em que sentimos pela primeira vez fome ou sede na vida, abrimos a estrada para criar rótulos. Mesmo que racionalmente não criemos um conceito para um dado objecto, a sensação sobre ele continua a existir. Contudo, dentro de um mundo de rótulos, podemos torná-los elásticos. Assumir que não são para sempre. E o mundo vai-se revolvendo piscando
Ir para o topo Ir para baixo
syckoa
Aprendiz
Aprendiz
syckoa

Mensagens 59
Inscrição 20/07/2014
Idade 35
Gênero : Masculino

 Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty
MensagemAssunto: Re: Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?    Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty27/7/2014, 09:42

É uma pergunta interessante. Para mim os "rótulos" são adjectivos.
Por exemplo eu sou bastante Gray-a. Mas não sou a incarnação do que esse rótulo significa. Eu existo, e ao que parece, existe um rótulo que se coaduna PARCIALMENTE com a minha sexualidade.

Os olhos de uma rapariga que cá conheço são azuis.
O mar, ao espelhar o céu, também é azul.
Mas o azul que há nos olhos da menina é único. Como também é único o azul que separa Lisboa de Almada.

O azul em si não é nada. Porque quando penso no azul em si não penso nos olhos dela e por isso não penso em nada.

blá blá blá blá ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Glacio
Aprendiz
Aprendiz
Glacio

Mensagens 51
Inscrição 15/07/2014
Idade 31
Gênero : Feminino

 Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty
MensagemAssunto: Re: Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?    Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty27/7/2014, 19:00

syckoa escreveu:


Os olhos de uma rapariga que cá conheço são azuis.
O mar, ao espelhar o céu, também é azul.
Mas o azul que há nos olhos da menina é único. Como também é único o azul que separa Lisboa de Almada.

O azul em si não é nada. Porque quando penso no azul em si não penso nos olhos dela e por isso não penso em nada.

Esta foi uma ideia extremamente interessante. Contudo levantou-me uma dúvida (mais a última linha). Sobre o azul em si não ser nada e quando pensas no azul em si não pensas nos olhos dela e por isso não penso em nada. Mas até que ponto não pensaremos nalguma coisa? Se agora nos pedirem, a mim e a ti, para pensarmos em azul... e se por alguma razão fosse possível para os outros verem o azul em que pensámos, esse azul não seria o mesmo. Seria, como disseste, "único". Mas no final acaba por não o ser. Ninguém pode imaginar uma cor que nunca viu. À partida já vimos o azul em que pensámos, o que faz com que não seja único e algo mais que nada. E depois vem a dúvida: por que pensámos exactamente naquele tom de azul? Ao longo da vida vimos tantos "azuis"... Porquê associar aquela tonalidade em específico ao conceito de azul? Isso faz-me pensar que, retroactivamente, talvez esteja implícita outra coisa para além do azul (um céu que nos marcou... uns olhos, como no exemplo que deste... até pode ter sido o azul que vimos num livro infantil a explicar as cores... etc. E que por algum motivo foram tão especiais que nos deram a nossa ideia de azul, mesmo que conscientemente não tenhamos lembrança do objecto.
O azul em si não é nada, é verdade... tal como nenhum conceito é nada. O que é algo são as ideias. E nenhuma ideia pensada surge do nada. Quem sabe se quando penso no azul não estarei a evocar uns olhos que vi e não sei!... Mas por isso mesmo neste tipo de questões acho que temos que nos contentar com a dúvida ^^ (Pelo menos vem sempre o deleite de imaginar a possibilidade...)
De qualquer forma obrigada pela ideia. sorrindo Fez-me pensar sobre ela.
Ir para o topo Ir para baixo
Lih
Mestre
Mestre
Lih

Mensagens 730
Inscrição 19/02/2014
Idade 26
Pensamento Quem sabe o príncipe virou um chato Que vive dando no meu saco Quem sabe a vida é não sonhar...
Gênero : Feminino

 Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty
MensagemAssunto: Re: Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?    Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty27/7/2014, 21:22

As vezes, só as vezes mesmo... a auto-rotulação pode vir a ajudar, algumas pessoas passam a vida em volta disso: um rótulo, um título, para poder dizer que existe, para poder se identificar... ~Assim como para muitos de nós aces, foi um grande alívio termos descoberto sobre a assexualidade e podermos nos autorrotular assim.~ Não creio que eles estejam nos prejudicando. Mas sla, os rótulos não são as melhores maravilhas do mundo, não são tão bons assim... Vc inteirinho resumido em uma palavra... Não gosto muito disso, já fui e sou tão rotulada pelos outros, que me autorrotular é até algo difícil. Acho que se ajuda as pessoas, está ok...
Se as pessoas acham que, por exemplo, para estar amando outra de verdade precisam de um rotulo, ok, deixe que se rotulem de amantes, namorados, amigos, parceiros e sejam felizes. Se as pessoas acham que necessitam de uma palavra para que não se sintam estranhas, ok, dê a elas pilhas de dicionários, e deixem que achem a tal palavra, e se não acharem, que inventem, e se não conseguirem, esperem, porque uma hora ou outra ela será inventada. Todos nós rotulamos, todos nós somos rotulados, é normal...
Eu, Lih, vejo a autorrotulação como uma limitação positiva que todos buscam, portanto não é mau. É apenas algo para chamar de seu.
Ir para o topo Ir para baixo
http://1ameninasemnome.tumblr.com/
Convidado
Convidado
avatar


 Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty
MensagemAssunto: Re: Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?    Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty27/7/2014, 21:45

O ser um humano não é um produto para vir com rótulo. Somos todos iguais, e genuinamente diferentes de personalidade.
Ir para o topo Ir para baixo
syckoa
Aprendiz
Aprendiz
syckoa

Mensagens 59
Inscrição 20/07/2014
Idade 35
Gênero : Masculino

 Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty
MensagemAssunto: Re: Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?    Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty27/7/2014, 23:25

Sim Lih, concordo contigo, e é raro alguém pensar assim com 16 anos  piscando 
(não que eu seja velho)

Glacio, a minha última frase acho que não quer dizer muito. Se a escrevi foi por efeitos líricos. A questão que levantas está intimamente ligada com a busca platónica das ideias em si. Das coisas materiais serem uma representação imperfeita da ideia em si mesma: do azul, do amor, de um estádio de futebol.

Quando penso no azul, preciso forçosamente de um objecto que manifesta essa cor. Mas eu diria que esse "objecto" tanto pode vir dos olhos de uma menina, como do azul de Neptuno. Depende: são diferentes.

É claro que podemos teóricamente definir que o azul corresponde aos objectos cuja máxima energia emitida sob forma de radiação está contida entre os 300 e os 350 nanómetros (ou outro valor qualquer). E que, em última análise, o "verdadeiro" azul seria revelado pelo objecto que tivesse esse pico de emissão de energia nos 325. Mas a verdade é que no sistema radial de emissão de energia - tanto quanto sei das minhas aulas de física - existe um timbre, tal e qual como na voz. E por isso, os corpos/objectos são feitos (no que toca ao visível) de mistura de cores.
Olha bem para um golfinho e dir-me-às se a sua pele acinzentada não tende levemente para o azul.

Isso tudo claro, se as nossas sensibilidades fossem iguais. Mas a verdade é que há pequenas cores - num dos extremos do arco-íris - que eu vejo e que tu não vês. E vice-versa.

Voltando aos nossos rótulos, quando digo que sou Gray-a é porque me identifico com o entendimento que tenho do conceito.

Blá blá blá...sinto que o que estou a dizer está a perder interesse. Se quiseres, comenta. Caso contrário deixemos isso :p
Ir para o topo Ir para baixo
bragale
Aprendiz
Aprendiz
bragale

Mensagens 74
Inscrição 17/07/2014
Idade 28
Pensamento Sou errada, sou errante, sempre na estrada, sempre distante...
Gênero : Feminino

 Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty
MensagemAssunto: Re: Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?    Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty28/7/2014, 12:06

Eu acho que rótulos são muito genéricos. Eu acho que facilitam sim na busca por seus iguais. Porém, Heterossexuais são diferentes entre si, nem todos são taradões, Homossexuais são diferentes entre si, e Assexuais também, há muita diversidade entre a gente. O que eu não gosto é quando NÓS MESMOS nos limitamos pelo nosso rótulo, e não o nosso rótulo nos limita. Por exemplo, quantos heterossexuais nunca tiveram uma relaçao homossexual por pensarem "não faz sentido porque sou hetero" mesmo sentindo vontade/curiosidade de experimentarem isso. Quantos assexuais têm receio de gostar de sexo e sofrerem uma crise de "será que eu nunca fui, será que mudei". Já conheci uma garota que foi hétero toda a vida e um dia se apaixonou por uma garota. Ela não mudou sua orientação, ela apenas sentiu desejo após amar alguém. Isso faz dela uma demissexual homorromantica? Que só se apaixona pelo mesmo sexo depois de se apaixonar? Ela "era" hétero antes! Será que alguém pode ter duas orientações? Portanto se alguém me perguntasse minha orientação eu certamente fugiria do assunto, pois a minha orientação é essa : sempre senti atração pelos dois gêneros, mas sempre tive nojo dos dois no quesito sexual; e hoje eu amo e desejo um homem. Não por ele ser homem, mas porque eu o amo. Será que sou sexual? Será que sou assex? Demissexual afinal, está numa escala de sexualidade, então eu seria sexual por esse rótulo, mas para minha sexualidade aparecer eu precisaria de uma circunstância (amar muito alguém). Eu prefiro apenas ser livre pra dizer 'sim' e 'não' segundo o que meu coração diz.
E se um arromantico se apaixonar, será que ele não fugiria dessa paixão pra ele não sair do conforto que o rótulo dele proporciona?
Sim, rótulos ajudam muito na hora de conhecer outras pessoas para amizades e fins românticos, mas eu acho que não devíamos limitar nossas vontades nisso. Seria muito mais fácil dizer "gosto disso e daquilo" do que se definir, e depois de anos se de repende você ~sai~ do seu rótulo, ninguém vai jogar na sua cara "olha só, mudou de opinião". Afinal todo ser humano muda de opinião todos os dias.
Acho que é isso c:
Ir para o topo Ir para baixo
http://noitefavorita.tumblr.com
Lih
Mestre
Mestre
Lih

Mensagens 730
Inscrição 19/02/2014
Idade 26
Pensamento Quem sabe o príncipe virou um chato Que vive dando no meu saco Quem sabe a vida é não sonhar...
Gênero : Feminino

 Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty
MensagemAssunto: Re: Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?    Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty28/7/2014, 14:27

bragale escreveu:
Eu acho que rótulos são muito genéricos. Eu acho que facilitam sim na busca por seus iguais. Porém, Heterossexuais são diferentes entre si, nem todos são taradões, Homossexuais são diferentes entre si, e Assexuais também, há muita diversidade entre a gente. O que eu não gosto é quando NÓS MESMOS nos limitamos pelo nosso rótulo, e não o nosso rótulo nos limita. Por exemplo, quantos heterossexuais nunca tiveram uma relação homossexual por pensarem "não faz sentido porque sou hetero" mesmo sentindo vontade/curiosidade de experimentarem isso. Quantos assexuais têm receio de gostar de sexo e sofrerem uma crise de "será que eu nunca fui, será que mudei". Já conheci uma garota que foi hétero toda a vida e um dia se apaixonou por uma garota. Ela não mudou sua orientação, ela apenas sentiu desejo após amar alguém. Isso faz dela uma demissexual homorromantica? Que só se apaixona pelo mesmo sexo depois de se apaixonar? Ela "era" hétero antes! Será que alguém pode ter duas orientações? Portanto se alguém me perguntasse minha orientação eu certamente fugiria do assunto, pois a minha orientação é essa : sempre senti atração pelos dois gêneros, mas sempre tive nojo dos dois no quesito sexual; e hoje eu amo e desejo um homem. Não por ele ser homem, mas porque eu o amo. Será que sou sexual? Será que sou assex? Demissexual afinal, está numa escala de sexualidade, então eu seria sexual por esse rótulo, mas para minha sexualidade aparecer eu precisaria de uma circunstância (amar muito alguém). Eu prefiro apenas ser livre pra dizer 'sim' e 'não' segundo o que meu coração diz.
E se um arromantico se apaixonar, será que ele não fugiria dessa paixão pra ele não sair do conforto que o rótulo dele proporciona?
Sim, rótulos ajudam muito na hora de conhecer outras pessoas para amizades e fins românticos, mas eu acho que não devíamos limitar nossas vontades nisso. Seria muito mais fácil dizer "gosto disso e daquilo" do que se definir, e depois de anos se de repende você ~sai~ do seu rótulo, ninguém vai jogar na sua cara "olha só, mudou de opinião". Afinal todo ser humano muda de opinião todos os dias.
Acho que é isso c:


Acho que vc compartilha da mesma opinião de Glacio. A do "estar" e não "ser". Bem, concordo com as coisas que vc disse, às vzs depois das pessoas acharem um rótulo no qual se encaixem, tendem a viver por ele (-ok, talvz seja meio exagerado dizer isso, mas convenhamos-). Mas acho natural que depois de tanto tempo procurando algo para se encaixar, quando acham simplesmente aproveitam os "confortos de seus rótulos" como vc disse. Eu tenho esse grande problema de pensar sempre "será que eu vou mudar de ideia? E se isso..? e se aquilo... ? O que pode acontecer futuramente?" Até pouco tempo atrás me considerava arromântica, e esse ano foi tão doido, mas tão doido para mim que, até aquilo que eu não tinha dúvida (ser arromântica), passou a ser algo duvidoso quando caí na platonice da vida rsrs passei a me considerar Lithromantica, ao menos naquele período. Mas e aí?! O que isso tem a ver? Tem que, as pessoas talvez devessem aderir mais esse "eu estou tal coisa" do que "eu sou tal coisa", até porque na hora que isso tende a mudar, a gente fica confuso, *sem chão*, se perguntando o pq disso acontecer. O por que disso? Pq as ideias mudam, assim como Bragale disse: " todo ser humano muda de opinião todos os dias". Talvez não todos os dias, mas é normal que mudemos. Os rotulos tendem a nos limitar sim -ou nós mesmos que tendemos a nos limitar por rotulos pergunta - mas é uma limitação que buscamos. E se não existissem tantas subclassificações? Como ficariam os lithromanticos? Como ficariam os gray-as? E os demis? As pessoas necessitam disso. Algo para poderem ter certeza do que são, para encontrar outros como eles, e verem que não estão sozinhas.
~É algo ruim? Sim. É algo bom? Também.~
O bom e o ruim dos rótulos é imposto por nós mesmos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://1ameninasemnome.tumblr.com/
bragale
Aprendiz
Aprendiz
bragale

Mensagens 74
Inscrição 17/07/2014
Idade 28
Pensamento Sou errada, sou errante, sempre na estrada, sempre distante...
Gênero : Feminino

 Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty
MensagemAssunto: Re: Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?    Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty28/7/2014, 20:40

Concordo com você também Lih, mas acho que algumas vezes as pessoas focam demais nos rótulos, além do "necessário" ou "suficiente".
Me classifico como Demi. Sou assexual? sou sexual? Demi seria uma nova orientação? Não sei, e a partir do momento que me senti aliviada por encontrar a A2 e saber que o que eu senti minha vida toda é normal, isso me bastou. Encontrei pessoas como eu, encontrei pureza nas amizades que tenho com alguns de vocês e não interesse carnal e sexual, e CARA, isso tem tem feito toda a diferença pra mim. E tudo começou com rótulos. Minha observação é apenas que algumas pessoas supervalorizam os rótulos, enquanto eles (na minha opinião) servem para facilitar nossa vida mas não para moldarmos nossa vida ao redor disso. "Sou hétero, não posso me permitir beijar uma menina, vai que eu gosto e fico confusa" ; "Sou assex, tenho repulsa a sexo e ao mesmo tempo levíssima curiosidade, vai que eu experimento e gosto e fico confusa". Enfim, o que eu realmente quis dizer é: depois que as pessoas se encontram e se rotulam elas têm medo de experimentar outras coisas. SIM, existem as pessoas que têm certeza do que são e do que gostam. Mas também tem as pessoas que tem certeza só por enquanto e que quando acontece alguma mudança elas têm medo, e não to falando isso a toa, to falando porque leio tópicos assim aqui e porque eu já vivi assim.
Rótulos são sim importantes, mas não devemos ter medo de sair desses rótulos, ter medo da dúvida, ter medo de ~mudar sua definição~. Acho que deveríamos usar rótulos para encontrar grupos iguais a nós e fim, sem neuras. Como o gótico, como o religioso, como o assexual, como o burguês, etc. Por isso eu disse que rótulos são genéricos, só dizem UMA coisa a respeito de nós e não mais do que isso. Somos complexos demais pra nos limitarmos tanto.
Ir para o topo Ir para baixo
http://noitefavorita.tumblr.com
Lih
Mestre
Mestre
Lih

Mensagens 730
Inscrição 19/02/2014
Idade 26
Pensamento Quem sabe o príncipe virou um chato Que vive dando no meu saco Quem sabe a vida é não sonhar...
Gênero : Feminino

 Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty
MensagemAssunto: Re: Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?    Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Empty28/7/2014, 22:24

Podemos destacar do que você disse, isso aqui:
bragale escreveu:
Minha observação é apenas que algumas pessoas supervalorizam os rótulos, enquanto eles (na minha opinião) servem para facilitar nossa vida mas não para moldarmos nossa vida ao redor disso.

Cara, to adorando ler tua opinião. Bem, você chegou exatamente onde eu queria chegar. Talvez o problema na verdade seja a supervalorização dos rótulos. A partir do momento em que as pessoas passassem a vê-los apenas como auxilio e não como uma base, eles seriam bons.
Como mencionou também do fato de algumas pessoas não experimentarem outras coisas, por medo de não pertencer mais a tal  rótulo que se identificam... Só tenho a comentar que isso de certa forma é um preconceito megamente doido que a maioria das pessoas têm desde '-' sempre. Minha amada Katy Perry ao cantar: "I kissed a girl and I liked it. The taste of her cherry chapstick. I kissed a girl just to try it. I hope my boyfriend don't mind it" Uma garota heterossexual por beijar outra garota, se torna menos heterossexual? Não! A maioria das pessoas engolem todas as dúvidas por medo de experimentarem coisas novas e gostarem, porque se gostarem talvez não saberão como lidar. Afinal, ja estavam tão acostumadas com seus rótulos antigos que quando surge a possibilidade de ter um novo sentem medo. ~sem nem mencionar que: novos rótulos, novas barreiras a enfrentar, novos desafios, preconceito, pessoas se metendo na sua vida achando que tem o direito de te rotular, pessoas te olhando estanho, pq o diferente é muitas vzs visto como aberração, apesar de ja estarmos no seculo XXI. nos homens mais ainda, não querendo desvalorizar a luta das mulheres, mas se um cara mostrar jeito efeminado ja é taxado de varias coisas, imagina se sair experimentado coisas novas? as pessoas q não forem diferentes também, olharão feio. bla bla bla. O negócio é cada um procurar sua tribo, e ser feliz do jeito que é, sem se preocupar muito com um rótulo, sem se preocupar com que os outros vão pensar.. só tentar se aceitar e ser feliz

 Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários? Tumblr_mklqzhA92A1rqdxr9o1_500
Ir para o topo Ir para baixo
http://1ameninasemnome.tumblr.com/
 

Se definir ou não se definir, eis a questão! Rótulos são mesmo desnecessários?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Rótulos, classificações e definições...
» Sobre rótulos...
» Rótulos e definições de sexualidade
» pra que se definir?
» Difilculade em me definir: sou ou não sou?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Miscelânea-