InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Orientação sexual?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

Orientação sexual? Empty
MensagemAssunto: Orientação sexual?   Orientação sexual? Empty16/4/2013, 21:28

O que quero compartilhar neste tópico não é uma ideia que acredito, mas sim uma dúvida que tenho há um bom tempo. A assexualidade seria realmente uma orientação sexual? Pensava que, aqui na comunidade, só eu tinha esta dúvida, mas percebi que não sou o único, por isso resolvi criar um tópico para que pudéssemos discutir o tema. Mas por que a assexualidade poderia não se constituir exatamente como uma orientação sexual?

A orientação sexual indicaria o(s) gênero(s) pelo(s) qual(is) a pessoa se sentiria atraída. Partindo deste princípio, é possível incluir a assexualidade como uma orientação sexual considerando que o assexual não sente atração por nenhum gênero, mas, analisando a atração romântica, percebemos que o assexual pode se sentir atraído por pessoas do mesmo sexo (homo), de sexo diferente (hetero), ou de ambos os sexos (bi), assim como acontece na ideia de sexualidade. Logo, a assexualidade faria parte de uma classe acima das orientações sexuais tradicionais, fazendo parte de uma categoria ainda sem denominação. Para ilustrar este meu pensamento, abaixo estão duas ilustrações que foram criadas considerando a parte masculina ao invés da masculina e feminina para maior didatismo.

ILUSTRAÇÃO 1
ILUSTRAÇÃO 2

Considerando a ilustração de número 2, que altera a distribuição das orientações sexuais e da assexualidade, chegaríamos a duas conclusões:

1- Esta nova divisão acabaria com a dicotomia, muitas vezes sentido, da atração romântica e da falta dela dentro da assexualidade, pois a discussão seria apenas se o assexual se sente atraído por homens, mulheres, ambos ou nenhum. Claro que não há uma divisão exata entre estas "atrações", pois sabemos que a sexualidade é fluida, mas me parece fazer mais sentido que a divisão atual de atração sexual, romântica e da falta de ambas dentro de uma orientação sexual.
2- A orientação sexual continuaria sendo definida como o(s) gênero(s) pelo(s) qual(is) a pessoa se sente atraída, e esta ideia passaria a valer também dentro da assexualidade. As classes sexuais se diferenciariam, então, pelo tipo de atração, pois enquanto a atração da classe sexual seria, como o seu próprio nome indica, sexual, a atração da classe assexual seria romântica, a qual também englobaria a falta deste tipo de atração.

Resumindo: não há exatamente uma mudança de conceitos, mas uma re-organização que, na minha opinião, torna a assexualidade mais compreensível, apesar de menos didática.

O lado negativo da aplicação deste conceito é que seria ainda mais difícil explicar para as pessoas a assexualidade, pois se as pessoas já não conseguem compreendê-la quando a incluímos entre as orientações sexuais que já são conhecidas, imagino que seria ainda mais difícil para as pessoas concebê-la dentro de uma classificação desconhecida acima das orientações sexuais.

Como disse inicialmente, esta é apenas uma dúvida que estou compartilhando com vocês, pois não sei se a assexualidade deve ser ou não deve ser considerada uma orientação sexual. E vocês, o que pensam?
Ir para o topo Ir para baixo
Solitary Star
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Solitary Star

Mensagens 1041
Inscrição 02/09/2012
Gênero : Feminino

Orientação sexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual?   Orientação sexual? Empty16/4/2013, 22:48

Tava lendo um texto q tenta explicar essa questão da orientação sexual. Pelo que entendi é bem isso mesmo. A assexualidade não é uma orientação. As orientações existem dentro da assexualidade e da sexualidade. Só que os termos homossexual, bissexual e heterossexual são usados para quem tem a atração sexual e os assexuais usam homorromantico, birromantico e heterorromantico. E quem não sente atração romântica nenhuma é conhecido como arromantico.
Ir para o topo Ir para baixo
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

Orientação sexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual?   Orientação sexual? Empty16/4/2013, 23:04

Elemento Neutro escreveu:
Tava lendo um texto q tenta explicar essa questão da orientação sexual. Pelo que entendi é bem isso mesmo. A assexualidade não é uma orientação. As orientações existem dentro da assexualidade e da sexualidade. Só que os termos homossexual, bissexual e heterossexual são usados para quem tem a atração sexual e os assexuais usam homorromantico, birromantico e heterorromantico. E quem não sente atração romântica nenhuma é conhecido como arromantico.

Sério? Nunca encontrei nada do tipo na web. Vc se lembra onde encontrou este texto?
Ir para o topo Ir para baixo
lee nunes
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
lee nunes

Mensagens 1524
Inscrição 12/12/2012
Idade 29
Gênero : Masculino

Orientação sexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual?   Orientação sexual? Empty16/4/2013, 23:06

eu tambem pensava nisso (penso ainda) e tenho certa duvidas por causa justamento do fato de uma pessoa nao poder usar "sexual" como orientação, realmente é mais certo essa palavra ser usado como um nivel acima mas por enquanto isso só seria entendido por quem é assexual... os que nao entendem sobre o assunto ficariam muito confusos rs
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Orientação sexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual?   Orientação sexual? Empty16/4/2013, 23:15

Conta desativada.


Última edição por Desativado em 27/7/2013, 19:54, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Conta desativada.)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Orientação sexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual?   Orientação sexual? Empty16/4/2013, 23:27

Conta desativada.


Última edição por Desativado em 27/7/2013, 19:52, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Conta desativada.)
Ir para o topo Ir para baixo
Solitary Star
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Solitary Star

Mensagens 1041
Inscrição 02/09/2012
Gênero : Feminino

Orientação sexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual?   Orientação sexual? Empty16/4/2013, 23:37

Saulo escreveu:
Sério? Nunca encontrei nada do tipo na web. Vc se lembra onde encontrou este texto?

Bom Saulo eu escrevi oq eu entendi. Mas tem q levar em consideração q eu devo ter viajado um pouco na maionese tb. xD
Eu achei nesse tumblr: http://www.tumblr.com/tagged/monosexuality

Isso que o Enzo explicou tb é bastante valido! No texto que eu achei as informações tb fala disso de uma pessoa se sentir sexualmente atraído a um gênero e se sentir romanticamente atraído por outro.
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Henrique
Aprendiz
Aprendiz
Paulo Henrique

Mensagens 105
Inscrição 10/04/2013
Idade 33
Pensamento Pode não haver uma boa alternativa, mas há diversas possibilidades para escolher. Então, sabiamente, preciso escolher aquela que melhor hamoniza com a questão em foco.
Gênero : Masculino

Orientação sexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual?   Orientação sexual? Empty17/4/2013, 01:09


ORIENTAÇÃO SEXUAL como o nome diz, é uma direção ao sexo literalmente ou "gênero"
hetero igual , homo oposto, ambos"bi" ..

.
Assexual como essa 4¤ opção que dizem..
não seria errado classificar como ORIENTAÇÃO SEXUAL?
.
e sim ORIENTAÇÃO ASSEXUAL ou ORIENTAÇÃO NÃO SEXUAL pois não nos direcionamos ao sexo e há quem não sente atração de "NENHUM TIPO" seja pelo igual ou oposto...
.
Daí não seria novamente ..outras novas opções o hetero não sexual, o homo não sexual, e o bi não sexual...?

E VÁRIAS OUTRAS SUB-CATEGORIAS relacionadas.
À que número de orientações isso vai acabar , se fosse mesmo verdade...!?
.
Estou´fazendo perguntas, não questionando..
.
São dúvidas a ser esclarecidas
e como assex q sou, tenho muitas...
..
Cansadaõ
..indo dormir até amanhã,
.
ops até mais tarde..
Ir para o topo Ir para baixo
lee nunes
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
lee nunes

Mensagens 1524
Inscrição 12/12/2012
Idade 29
Gênero : Masculino

Orientação sexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual?   Orientação sexual? Empty17/4/2013, 17:14

enzo eu simplesmente amei seu texto *---* cara o termo orientação afetiva me soou muito legal/mais apropriado *=*
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Orientação sexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual?   Orientação sexual? Empty17/4/2013, 17:41

Conta desativada.


Última edição por Desativado em 27/7/2013, 19:51, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Conta desativada.)
Ir para o topo Ir para baixo
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

Orientação sexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual?   Orientação sexual? Empty18/4/2013, 07:45

Concordo com o Lee Nunes. Excelente compreensão a sua Enzo. Sei que é complicado já querermos definir algo, mas, pelo menos por enquanto, adotarei majoritariamente a sua classificação nos meus entendimentos. Sim, ela não coloca a assexualidade acima das outras orientações sexuais, mas isso porque lida com a situação sob outra forma, o que eu não achei errado, pelo contrário.

E obrigado por me passar o link Elemento Neutro sorrindo
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Orientação sexual? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual?   Orientação sexual? Empty18/4/2013, 21:16

Só sei de uma coisa: Quando eu tiver coragem e oportunidade, se alguém me perguntar minha orientação sexual eu vou responder Assexual com toda a certeza do mundo.

E acho que pessoas deveriam se sentir confortáveis de responder qualquer coisa que der nas telhas delas e as deixe se sentirem confortáveis.

Infinita diversidade em infinitas combinações.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Orientação sexual?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Orientação (As)Sexual
» Sobre orientação romântica
» Orientação sexual ou ausência de uma?
» Assexualidade: Quarta ou Quinta orientação sexual?
» Assexual vs. assexuado

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-