InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Orientação sexual ou ausência de uma?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidado
Convidado
avatar


Orientação sexual ou ausência de uma? Empty
MensagemAssunto: Orientação sexual ou ausência de uma?   Orientação sexual ou ausência de uma? Empty29/9/2016, 18:46

Ja faz um tempo que tenho pensado nisso, assexualidade é uma orientaçao sexual ou é nao ter uma orientaçao? Ja vi falarem sobre isso antes e o que eu entendi é que ambas as opçoes podem ser corretas: no caso de ser uma orientaçao seria a orientaçao sexual caracterizada pela falta de desejo sexual, e outra forma de ver seria considerar a ausencia do desejo sexual como a ausencia de sexualidade, logo ausencia de orientaçao sexual.
O que eu quero nao é uma decisao definitiva, ja que isso parece bem dificil, quase impossivel para falar a verdade. Quero saber as opinioes de vcs sobre isso, acham que assexualidade é orientaçao ou ausencia de sexualidade? E por que? Acham que seria uma "vantagem" a condiçao de orientaçao? (em termos de visibilidade, as orientaçoes sexuais diferentes estao "na moda"). Ou o oposto? (pessoas desprovidas de sexualidade com certeza chamariam a atençao de psicologos e outros profissionais relacionados). E como ficariam as pessoas da area cinza se a assexualidade fosse considerada ausencia de sexualidade? Demissexual, por exemplo, seria uma orientaçao?
Ir para o topo Ir para baixo
rodrigoas9
Aprendiz
Aprendiz
rodrigoas9

Mensagens 109
Inscrição 22/11/2012

Orientação sexual ou ausência de uma? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou ausência de uma?   Orientação sexual ou ausência de uma? Empty29/9/2016, 20:41

Eu acho q a assexualidade está mais para uma ausência de orientação sexual! piscando

Mas eu acho que ambas as definições estão corretas, embora eu me incline mais para a ausência de orientação, acho q esta definição está mais correta!
Ir para o topo Ir para baixo
Alis-
Sabido(a)
Sabido(a)
Alis-

Mensagens 279
Inscrição 01/09/2016
Idade 28
Pensamento Aprenda a enxergar. Perceba que tudo se conecta a tudo o resto.
Gênero : Feminino

Orientação sexual ou ausência de uma? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou ausência de uma?   Orientação sexual ou ausência de uma? Empty3/10/2016, 19:20

Se orientação sexual significa para onde a sexualidade vai ser orientada, acho que sim, pode ser considerada uma "não orientação"; Mas eu acredito que essa sexualidade que falamos seria mais uma "energia sexual" do que a sexualidade enquanto sexo, então nós assexuais possuímos sim sexualidade, só não direcionamos para pessoas (lembrando que a definição de assexualidade para a A2 é "Assexual é a pessoa que não tem interesse na prática sexual com outra pessoa." e também encontramos no site a definição "Assexualidade é uma das formas de manifestação da sexualidade humana baseada na falta de atração sexual por pessoas."). Ou seja, assexualidade seria uma falta de atração sexual ou vontade de praticar o ato sexual com outras pessoas, não quer dizer que não existe sexualidade (enquanto uma energia ou uma fonte de prazer, enfim).

Não acredito que seja uma vantagem justamente por ser considerado patologia pra muita gente. Pelo menos as outras sexualidades já perderam o caráter patológico há muito tempo, com exceção da transexualidade, que não considero sexualidade, mas identidade de gênero (existem transexuais héteros, bis, etc). A gente ainda precisa ter muita visibilidade pra assexualidade deixar de ser considerada doença pra algumas pessoas, ou então vão aparecer psicólogos praticando "cura ace", o que não seria nem um pouco legal.

Fiquei muito curiosa pra saber como seria um estudo psicanalítico da assexualidade. Será que existe?
Ir para o topo Ir para baixo
Bells
Sabido(a)
Sabido(a)
Bells

Mensagens 208
Inscrição 04/09/2016
Idade 30
Pensamento See the line where the sky meets the sea? It calls me
Gênero : Feminino

Orientação sexual ou ausência de uma? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou ausência de uma?   Orientação sexual ou ausência de uma? Empty3/10/2016, 21:51

Alis- escreveu:

Fiquei muito curiosa pra saber como seria um estudo psicanalítico da assexualidade. Será que existe?

Na psicanálise, tudo que chamam de sexual na verdade tem mais a ver com energia psíquica e tal. Eu não me aprofundei nessa vertente, mas pelo o que eu me lembro das aulas, a falta de libido é considerada uma patologia e tal (o equivalente a depressão, na época em que o home bolou a teoria). Só que hoje em dia a sociedade usa o termo "libido" como referência a tesão, desejo sexual e aí confunde tudo. Vou até perguntar pras migas psicanalistas aqui xD


Daí entrando na pergunta: acho que tá mais pra ausência de orientação e o pessoal na área cinza estaria mais pra orientação que surge em circunstâncias específicas. E sobre ser vantagem...olha, eu acho que tudo na vida tem lados positivos e negativos e o mesmo pode ser dito da assexualidade HGUFHDGIFDHGIHD
Ir para o topo Ir para baixo
Sheldon
Sabido(a)
Sabido(a)
Sheldon

Mensagens 306
Inscrição 11/09/2016
Idade 34
Gênero : Masculino

Orientação sexual ou ausência de uma? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou ausência de uma?   Orientação sexual ou ausência de uma? Empty3/10/2016, 23:16

Pra contrariar eu acho que seja um orientação

pois tem definições românticas de hétero homo, bi, pan

os arromânticos que eu gostaria de saber mais, pois vi que alguns podem ter relações não românticas (squish) creio que nesse caso também haja uma preferência de sexo/gênero
Ir para o topo Ir para baixo
Alis-
Sabido(a)
Sabido(a)
Alis-

Mensagens 279
Inscrição 01/09/2016
Idade 28
Pensamento Aprenda a enxergar. Perceba que tudo se conecta a tudo o resto.
Gênero : Feminino

Orientação sexual ou ausência de uma? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou ausência de uma?   Orientação sexual ou ausência de uma? Empty4/10/2016, 19:06

Sheldon escreveu:

os arromânticos que eu gostaria de saber mais, pois vi que alguns podem ter relações não românticas (squish) creio que nesse caso também haja uma preferência de sexo/gênero

Se esse relacionamento for sexual, então se encaixa em heterossexualidade, bissexualidade, etc. A pessoa seria então hétero arromântico, por exemplo.
Ir para o topo Ir para baixo
Sheldon
Sabido(a)
Sabido(a)
Sheldon

Mensagens 306
Inscrição 11/09/2016
Idade 34
Gênero : Masculino

Orientação sexual ou ausência de uma? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou ausência de uma?   Orientação sexual ou ausência de uma? Empty10/10/2016, 17:30

Alis- escreveu:
Sheldon escreveu:

os arromânticos que eu gostaria de saber mais, pois vi que alguns podem ter relações não românticas (squish) creio que nesse caso também haja uma preferência de sexo/gênero

Se esse relacionamento for sexual, então se encaixa em heterossexualidade, bissexualidade, etc. A pessoa seria então hétero arromântico, por exemplo.

tipo para mim os arromânticos seriam aqueles que não tem algum desejo de se relacionar com as pessoas

mas dai leio que há casais arromânticos [ error1234... explicit logic_error(); ] scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Orientação sexual ou ausência de uma? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou ausência de uma?   Orientação sexual ou ausência de uma? Empty10/10/2016, 18:29

EXISTEM CASAIS ARROMANTICOS??????????????????????????????????????
Ir para o topo Ir para baixo
Sheldon
Sabido(a)
Sabido(a)
Sheldon

Mensagens 306
Inscrição 11/09/2016
Idade 34
Gênero : Masculino

Orientação sexual ou ausência de uma? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou ausência de uma?   Orientação sexual ou ausência de uma? Empty12/10/2016, 00:15

é isso que gostaria de saber
Ir para o topo Ir para baixo
Alis-
Sabido(a)
Sabido(a)
Alis-

Mensagens 279
Inscrição 01/09/2016
Idade 28
Pensamento Aprenda a enxergar. Perceba que tudo se conecta a tudo o resto.
Gênero : Feminino

Orientação sexual ou ausência de uma? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou ausência de uma?   Orientação sexual ou ausência de uma? Empty12/10/2016, 12:05

Sheldon escreveu:
Alis- escreveu:
Sheldon escreveu:

os arromânticos que eu gostaria de saber mais, pois vi que alguns podem ter relações não românticas (squish) creio que nesse caso também haja uma preferência de sexo/gênero

Se esse relacionamento for sexual, então se encaixa em heterossexualidade, bissexualidade, etc. A pessoa seria então hétero arromântico, por exemplo.

tipo para mim os arromânticos seriam aqueles que não tem algum desejo de se relacionar com as pessoas

mas dai leio que há casais arromânticos [ error1234... explicit logic_error(); ] scratch

hahaha Nunca ouvi falar, parece meio contraditória a ideia. Mas se a gente entender que arromântico é também quem não sente atração romântica, até pode existir sim. Se for uma pessoa sexual, e ela for arromântica, pode entrar num relacionamento apenas pelo sexo.

Agora um casal de assexuais arromânticos fica meio sem sentido, mas a maioria dos arromânticos descrevem que costumam sentir uma "vontade de ficar por perto" da pessoa que gosta, e a gente pode inferir que formam um casal apenas por causa desse sentimento. Acho que o termo arromântico serve tanto pra explicar quem não sente atração romântica quanto quem não quer ter um relacionamento romântico, então depende do sentido que a pessoa dá pra ele.

Eu formaria um casal de boa com outro arromântico se gostasse da companhia da pessoa. Claro que ia parecer mais uma amizade do que um namoro, mas não ia tornar a relação inválida xD
Ir para o topo Ir para baixo
Sheldon
Sabido(a)
Sabido(a)
Sheldon

Mensagens 306
Inscrição 11/09/2016
Idade 34
Gênero : Masculino

Orientação sexual ou ausência de uma? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou ausência de uma?   Orientação sexual ou ausência de uma? Empty12/10/2016, 21:34

Saquei
Ir para o topo Ir para baixo
 

Orientação sexual ou ausência de uma?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Orientação (As)Sexual
» Orientação sexual?
» Sobre orientação romântica
» Assexualidade: Quarta ou Quinta orientação sexual?
» Qual a minha sub-orientação assexual?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-