InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Atração estética

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Atração estética   Atração estética Empty12/12/2012, 22:24

Oi gente!

Quem acompanha minhas postagens no fórum sabe que eu digo não sentir atração sexual e romântica. Entretanto, tem uma questão que me incomodava um pouco por eu não entender.

Apesar de eu acreditar não sentir os tipos de atração citados, as aparências físicas das pessoas têm um efeito um pouco difícil de explicar em mim. Normalmente eu não presto atenção na aparência das pessoas, mas, em algumas situações específicas, a minha reação diante da aparência de uma pessoa pode ir além da simples admiração física, mas continua sempre muito distante de qualquer tipo de atração.

Encontrei o conceito de atração estética com o qual eu não cheguei a me identificar, mas queria ainda assim saber qual a opinião de vocês sobre o tema e como se sentem em relação a isso?


Última edição por Saulo em 28/5/2014, 11:18, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Lara
Mestre
Mestre
Lara

Mensagens 563
Inscrição 12/10/2010
Idade 36
Pensamento Autoestima te livra das ciladas.
Gênero : Feminino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty12/12/2012, 23:48

Consigo identificar beleza nas pessoas, diferenciar feio do bonito, vamos dizer assim... mas não tenho atração estética, o que me atrai nas pessoas e que me faz se tornar amigas delas ou me simpatizar com as mesmas, é a personalidade, as atitudes, o comportamento...Diferente da maioria que a estética conta muito, para mim é o contrário, inclusive pessoas bonitas perdem a graça quando a personalidade e o comportamento são ridículos.
Ir para o topo Ir para baixo
lee nunes
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
lee nunes

Mensagens 1524
Inscrição 12/12/2012
Idade 29
Gênero : Masculino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty13/12/2012, 00:21

bom tambem sinto isso, não é uma atração mas como a lara falou, consigo diferenciar o feio de bonito, aliás tenho minha propria ideia de bonito/feio tanto q coisas que acho bonitas outras pessoas discordam ou o contrario, mas acho q é algo semelhante a um quadro mesmo, se eu vejo alguem que acho bonito(a) eu olho por admiração mesmo, por que acho bonito e quero ver feliz como a lara tb falou isso nao interfere em relacionamentos já que nesse quesito beleza é algo supérfulo e o que importa é carater, personalidade e essas coisas feliz
Ir para o topo Ir para baixo
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty13/12/2012, 08:23

Exatamente. As aparências físicas das pessoas também não interferem na forma com a qual eu me relaciono com elas até porque eu não acho que a estética seja algo realmente importante, e por isso mesmo que eu não me identifico totalmente com o conceito de atração estética.
Ir para o topo Ir para baixo
Lara
Mestre
Mestre
Lara

Mensagens 563
Inscrição 12/10/2010
Idade 36
Pensamento Autoestima te livra das ciladas.
Gênero : Feminino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty13/12/2012, 15:07

Essa questão da estética é muito engraçada, porque logo que entrei na adolescência, para as minhas amigas todos os garotos eram lindos, gostosos...se elas achassem eles bonitos, logo se apaixonavam. Eu conseguia até ver que eles tinham beleza, mas para mim eles eram só bonitos, o fato deles terem beleza física não fazia com que eu me sentisse atraída por eles ou os amasse...Ao contrário, pessoas não necessariamente com uma beleza incrível, mas vamos dizer normais ou até feias, assumiam um perfil lindo qnd eu passava a conviver com elas e conhecer o jeito delas...Não que eu me apaixonasse por elas, mas elas passavam a me encantar e despertar simpatia por elas...
Ir para o topo Ir para baixo
lee nunes
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
lee nunes

Mensagens 1524
Inscrição 12/12/2012
Idade 29
Gênero : Masculino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty13/12/2012, 22:12

lara vc falou tudo que eu penso :3 eu nao me aproximo de alguem pela aparencia, eu simplesmente começo a falar com ela e me encanto pelo jeito de falar, como essa pessoa lida com certas coisas enfim, acho que por mais que eu fosse sexual eu nao iria ser tao ligado a aparencia, as relaçoes em si sao tao boas pelo q elas são, sem rotulos ou aparencias, só pessoas interagindo por gostarem uma da outra por razoes puras e verdadeiras :3
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador
Admin
Admin
Fundador

Mensagens 449
Inscrição 16/08/2009
Idade 15
Gênero : Masculino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty13/12/2012, 23:01

Saulo, é bom você ficar esperto para o fato de que esse conceito de "atração estética" vem de uma abordagem extremamente fragmentária da sexualidade que algumas pessoas fazem no site da AVEN e outras comunidades.

Essa fragmentação pode ser útil como artifício para tentar compreender didaticamente a atração de um aspecto singular, nesse caso a beleza.

Contudo não existe atração "simples" ou "singular". Toda atração é complexa porque o objeto em questão é muito mais que um rosto bonito. O rosto só é bonito porque o interpretamos daquela maneira. A interpretação envolve uma história, educação, sigifnicados, etc. E por mais que sejamos viciados em "beleza" devemos reconhecer que no fundo o belo nem é tão belo assim... afinal a beleza é um dispositivo social para a discriminação e hierarquização (só existem os bonitos em relação aos feios e ser bonito é ser melhor que ser feio).
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.assexualidade.com.br
Bruno Barros
Sabido(a)
Sabido(a)
Bruno Barros

Mensagens 172
Inscrição 04/11/2012
Idade 33
Gênero : Masculino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty14/12/2012, 12:10

eu acho que o fisico nao deve ser notado pois quando vc olha a beleza estrutural da pessoas nos cometemos memso erro das pessoas sexuais estamos nos apegando ,em coisas nao duraveis enquantoo isso sim deve ser admirado ,agora o sentimento que a pessoa tem por dentro que deve despertar e a beleza singular e por ela que devemos apaixonar e o interior que a pessoa tem de bom poor dentro ,acho que quando isso entra em conexao ,eis a sintonia, rs
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/bruno.arley
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty14/12/2012, 13:45

Obrigado a todos pelas respostas e dicas.

Eu criei esta postagem algum tempo depois de conhecer o conceito de atração estética. Eu pude me identificar com um ou outro ponto em uma análise prévia, mas como achei a ideia um pouco estranha, preferi trazê-la para o fórum e partilhar com vocês para, ouvindo as suas opiniões, chegar a uma conclusão sobre o tema.

Por meio das respostas de vocês e por análises um pouco mais profundas que fiz depois de criar o tópico, consegui entender o porquê da superficialidade da ideia de atração estética e também pude perceber que, na verdade, eu acreditei me identificar com esta espécie de atração devido à uma interpretação não muito correta que fiz do tema. Por isso mesmo, obrigado a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Mikha
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Mikha

Mensagens 6
Inscrição 16/12/2012

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty16/12/2012, 18:05

Não sinto atração estética, por não conseguir diferenciar o que é bonito do que é feio dentro da estética humana, mas para objetos eu diferencio.
Ir para o topo Ir para baixo
Barbara.RGS
Aprendiz
Aprendiz
Barbara.RGS

Mensagens 88
Inscrição 15/12/2012
Idade 33
Gênero : Feminino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty16/12/2012, 23:50

Gostar ou se aproximar de alguém somente pela aparência e/ou atributos físicos é, com o perdão da palavra, uma burrice. Até porque com o passar dos anos, a aparência de qualquer um muda, aí a pessoa perde o interesse e dá a desculpa de qua foi porque a outra pessoa ficou "feia". O que conta mesmo numa pessoa é a inteligência, o bom caráter e os valores, que isso sim, numa pessoa sensata, não se perde com o tempo...
Ir para o topo Ir para baixo
lee nunes
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
lee nunes

Mensagens 1524
Inscrição 12/12/2012
Idade 29
Gênero : Masculino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty17/12/2012, 00:33

pois é barbara feliz e nem se perdoe pela palavra por que é isso mesmo, burrice, qualquer relação humana não dura ou da certo se depender de coisas superficiais feliz
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
Aprendiz
Aprendiz
Gabriel

Mensagens 54
Inscrição 09/11/2012
Idade 34
Gênero : Masculino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty11/2/2013, 13:06

Foi constatado em uma pesquisa científica, que até mesmo crianças de um ano demonstram se afeiçoar mais por imagens de pessoas que se enquadram dentro do padrão de beleza. Mesmo estando em uma idade em que os valores da sociedade (inclusive a valorização da beleza) ainda não foram devidamente assimiladas. Destarte, podemos concluir que um indivíduo com uma aparência aprazível, exerce sim um sentimento de encanto nas outras pessoas, independente dos valores sociais da sociedade. DEIXEMOS DE HIPOCRISIA!!!

No meu caso específico, confesso ficar encantado pela aparência de pessoas visualmente belas, mas isso não se traduz em um desejo de copular ou até mesmo de me relacionar amorosamente com essa pessoa. É mais uma admiração do que uma atração sexual.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty11/2/2013, 18:02

Pra mim estética é um conceito mutável. A forma que vejo as pessoas fisicamente tem muito a ver em relação com as atitudes e a personalidade delas. Os traços exteriores em si (olhos, boca, nariz,etc.) não determinam em nada minha opinião final.

É algo que além de mudar de ponto de vista para ponto de vista, também se aprende. Quando eu tenho uma pré-concepção de alguém (acabei de conhecer) eu trato a aparência exterior que nem uma casca. Ao decorrer do tempo que vou aprendendo mais coisas sobre o que a pessoa é, se é negativo ou positivo, vou formando outro jeito de ver ela.

Vale relevar que é totalmente pessoal. Não tenho direito de apontar o dedo na cara das pessoas e falar pra elas se eu gosto ou não delas. Talvez esse seja um dos maiores problemas. Alguns não sabem guardar seus palpites ofensivos para si.

E ah. Pra mim tanto faz se alguém procura ficar bonito ou não. Eu sei de mim... Nunca procurei ter beleza. Acho irrelevante, considero mil outras coisas mais importantes. Nasci assim, vou morrer assim.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty17/2/2013, 01:49

.


Última edição por ℓєαиdяα ℓuтħσя em 5/4/2013, 13:41, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Gioberto
Sabido(a)
Sabido(a)
Gioberto

Mensagens 335
Inscrição 11/01/2013
Gênero : Masculino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Atração estética   Atração estética Empty18/2/2013, 15:30

O ser humano é o único que dotado de senso estético portanto tudo o que é belo nos comove, não apenas rostos e corpos, objetos, paisagens e coisas também.É verdade que as pessoas consideradas belas obtem mais sucesso que as não belasl. Está no nosso DNA esse apuro visual que identifica de imediato como alguém saudável. Quando observamos a beleza de uma pessoa na verdade nossos genes estão nos indicando que aquela pessoa pode gerar filhos fortes portanto mais preparados para sobreviver. Claro que tudo isso sob o ponto de vista evolutivo.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty20/2/2013, 00:34

Conta desativada.


Última edição por Desativado em 27/7/2013, 20:02, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Conta desativada.)
Ir para o topo Ir para baixo
Gioberto
Sabido(a)
Sabido(a)
Gioberto

Mensagens 335
Inscrição 11/01/2013
Gênero : Masculino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Atração estética   Atração estética Empty20/2/2013, 15:17

Olha Nezumi a psiquê humana é tão complexa que para toda regra existem múltiplas exceções. Há cérebros que funcionam de forma contrária ao do dito "normal". Onde muitos veem verde alguns enxergam azul. É provável que as linhas harmoniosas de um rosto possam parecer disformes para algumas pessoas.
Ir para o topo Ir para baixo
WicCaesar
Novato(a)
Novato(a)
WicCaesar

Mensagens 30
Inscrição 22/02/2013
Idade 34
Gênero : Masculino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty22/2/2013, 04:49

Edgar Allan Poe disse que "não existe beleza sem algo estranho nas proporções". Eu não tenho medo em dizer que alguém é bonito quando acho, mas prefiro guardar para mim porque meu conceito é meio fora do usual. Sou péssimo fisionomista mas às vezes me deparo com detalhes, e fico fascinado. Um amigo meu, que é cisgênero, tem catarata, ou sei-lá-o-quê num dos olhos, e eu acho deslumbrante, me hipnotiza, um olho opaco e outro azul. Além disso, não sei se acontece igualmente convosco, quando elogio alguém ou faço algo que considero totalmente inocente, me parece que as pessoas (ou os amigos ao redor) acham que estou paquerando e começam a pôr em dúvida minha assexualidade.

Enfim, apesar de concordar que há de se tomar certos cuidados com valorização de padrões impostos pela sociedade, acredito que todo mundo tenha seu próprio conceito de beleza (e daí que seja igual ao que é imposto pela sociedade? desde que não aja com preconceito contra quem não preenche os requisitos...).
Ir para o topo Ir para baixo
http://wiccaesar.tumblr.com
Herculine Barbin
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Herculine Barbin

Mensagens 9
Inscrição 22/02/2013
Gênero : Masculino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty22/3/2013, 14:46

Já vi não-assexuadxs reclamando disso também, Caesar...

Parece que para a maioria das pessoas elogiar a beleza é sinônimo de paquerar.

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/herculine.barbin.14
maressa
Novato(a)
Novato(a)
maressa

Mensagens 30
Inscrição 19/07/2013
Idade 35
Gênero : Feminino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty19/7/2013, 01:38

sei admirar uma pessoa bonita, mas sem qualquer atração no sentido sexual, sem provocar desejos
Ir para o topo Ir para baixo
Tay Autunm
Aprendiz
Aprendiz
Tay Autunm

Mensagens 50
Inscrição 16/07/2013
Idade 32
Gênero : Feminino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty19/7/2013, 13:01

Sinto a atração estética, sem sentir atração sexual. Só que tem um problema: Embora seja hetero, a beleza androgina me atrai mais do que qualquer outra. O que levam meus amigos a terem certeza que sou uma lesbica enrustida kkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty13/11/2013, 23:41

Sinto uma certa atração estética por meninas. Não consigo caracterizar algum tipo de atração por garotos...não sei... a não ser, atração intelectual. Isso existe? rs

Mas essa atração não é nada ao ponto de mudar minha relação com as pessoas por causa disso. Se alguém é ridículo e bonito, nem ligo... Só penso que não merece a carinha que tem.

Mas meu conceito de beleza é realmente uma coisa diferente. De vez em quando tem aquelas conversas de "você acha fulano bonito?" E aí eu sempre digo que sim, porque não consigo definir a beleza em si. Acho que não sei o que é feio a não ser em atitudes... Penso que posso ter apenas uma atração estética mais forte e voltada para um certo tipo de aparência... que não exclui o "nível" de beleza dos outros.
Ir para o topo Ir para baixo
Turunah
Mestre
Mestre
Turunah

Mensagens 866
Inscrição 24/06/2011
Idade 60
Gênero : Masculino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty13/11/2013, 23:48

ruthjamison escreveu:
... atração intelectual. Isso existe?
Minha primeira paixão foi por critérios globais de um padrão de beleza socialmente aprovados.
Minha segunda paixão foi por olhos de um verde tão profundo que me hipnotizaram.
A última paixão que tive foi essa a que ruthjamison se referiu.
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Atração estética Empty
MensagemAssunto: Re: Atração estética   Atração estética Empty15/11/2013, 14:07

Me desculpem, mas não entendo ainda o conceito de atração estética completo.

Onde posso achar material que fale sobre isso? quer dizer, pessoalmente, eu reparo e muito na aparência das pessoas, até por estudar ilustração e similares, eu acabo reparando em muita coisa nas pessoas embora geralmente não tenha uma conotação sexual.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Atração estética

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Atração Estética?
» Atração estética altíssima
» Como funciona a atração sexual e a atração romântica?
» Qual a diferença de atração romântica de atração platônica?
» Atração Mista?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-